Autor Tópico: Estilos "agressivos" de karate  (Lida 28025 vezes)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #75 Online: Junho 28, 2011, 10:50:38 »
É tudo muito interessante na teoria...

na prática tenho um exemplo cabal.

Eu mesmo, quando entrei no karateca, nem karateca era... entrei apenas por estar indignado com a verdadeira face da politicagem dos cartolas da cbk/fpk, perseguindo amigos meus e familiares que treinam. Minha intenção era ingenuamente divulgar, informar, protestar para o máximo de pessoas possíveis dentro da comunidade de karatecas e o forum era uma delas.
Pois bem, a regra geral que eu encontrei aqui foi o "deixa pra lá", "o que importa é treinar", etc etc etc... por um bom tempo fui visto como chato, pedante, encrenqueiro ou outras coisas mais (ainda sou visto assim, por alguns, eu acho) e de nada adiantou... o que eu protestei veementemente logo no início foram palavras ao vento...

na prática o que ocorreu: ninguém se mexeu, ninguém apoiou, niunguém deu dicas...

resultado alguns anos depois ?
-Kawamura Sensei desfiliou-se da fpk, onde estava desde a fundação...
-Fundou uma nova federação, por absoluta falta de opções (quem conhece aqui o estado sabe do que eu falo)
-O Brasil inteiro tomou conhecimento da situação absurda da fpk aqui, acobertado por cbk e edgares da vida
-dezenas de yudanshas conhecidos desfiliaram-se também...

e la nave va....

na prática ? conheci muitas pessoas aqui, aprendi muito, acabei começando a treinar shotokan também... mas ajuda mesmo, luz no fim do túnel, dicas do pessoal daqui ? nada... de prático, nada... resolvi seguir o único conselho dado... treinar... me isolar... e ver o lado administrativo do karate ir cada vez mais para o ralo... lado técnico ainda sobrevive bem em vários dojos espalhados brasil afora... mas com a insistencia e a intransigencia das cbk, cbks, cbki etc... isso, pra mim, tem data pra se acabar de vez... apesar da excelencia das Mushinkans da vida...

espero que o Pedro esteja correto e que o curso como o do Ennio seja algo duradouro e modificante... mas, estando mancomunado com a cbk, já é meio caminho andado para no futuro passarem para trás o Ennio Sensei e a turma que tá movimentando esse curso, e capitalizar em cima... E quero muito crer que se pode fazer algo numa sociedade moderna sem ser afetado pelas "regras cagadas pelos cartolas" que acabam virando lei na mão de algum político safado (desculpem o pleonasmo) e interferindo na vida de quem tá quieto, fazendo um bom trabalho, como a mushinkan por exemplo.

ps. sem falar nas pedras e paus que foram inacreditvelmente atirados na pessoa que mais se indignou e brigou até hoje para moralizar a cbk e pela unificacao do karate como um todo... que foi o Guy sensei... sendo ou não prático e claro nas idéias, o que ele tentava mostrar aqui era justamente o que todo mundo agora tá "sugerindo" nos posts...

já escrevi demais e já perdi o fio da meada

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #76 Online: Junho 28, 2011, 11:10:32 »
OLá!
 Caro Amigo Farkatt, concordo com a sua opinião na postagem acima, e digo que a minha certeza de que os cursos do Ennio serão de vida longa, apenas por conhecer acompetência,
o carater e a determinação do Amigo Ennio.
Porém ele não está mancomunado com a cbk, apenas está  agindo pelos caminhos legais,
e digo mais, o projeto todo, assim como o conhecimento é de autoria e responsabilidade do Ennio, e se for para a politica ou descambar para outra coisa que não seja o Karate na sua essência, o Ennio o fará por conta própria sem apoio de organizações.
Porém para isso precisamos contar com o apoio de todos que querem a volta de um Karate de respeito.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

julianoferreira

  • Visitante
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #77 Online: Junho 28, 2011, 11:21:42 »
Quisera eu uma Mushinkan aqui em Florianópolis para me encostar e treinar. :)

Pedro-sensei, não rola adoções de Karatecas abandonados do Brasil por aí não? :)

Farkatt, como eu lhe disse em MP, acredito que seu sentimento é compartilhado por praticamente todos. Temos que ver quantos estão com as mãos atadas, e quantos podem efetivamente fazer algo.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #78 Online: Junho 28, 2011, 12:17:34 »
bom, só se for nesse forum, e "todos" é uma palavra muito forte...
mas a maioria sente isso.

Mas a realidade "lá fora" é outra... para quem infelizmente domina a cena nacional (para a opinião pública, imprensa e entidades) que são os "atletas" de karate, dirigentes e técnicos de equipes de competição, o karate pregado pela maioria daqui, é "ultrapassado", "violento" e "perigoso"... que "esporte não é isso" e etc, etc etc... Para esses, o sentimento é o contrário... o karate está se modernizando e o caminho é esse mesmo... a maioria cai na estorinha da carochinha que a maioria dos dirigentes conta na tv e não tem noção da situação real...

Como sugestões eu tenho três:

Se você é professor, funcionário de educação física que usa o Karate como disciplina e trabalha em alguma instituição que necessita de burocracia e documentação. (ou nas palavras do Pedro sensei: "Agir pelos caminhos legais")

1- infelizmente mantenha-se em alguma federação e se acostume a ceder vez ou outra para "cumprir" com as obrigações da tal federação. Mas no geral mantenha-se o mais afastado possível dela.

2-Funde outra federação respaldado por pessoas de alta qualidade pessoal, técnica e didática. Apenas para cumprir "os caminhos legais" e ter mais liberdade e consciencia tranquila de não estar compactuando com falcatruas, mas pra isso, NUNCA deixe um salafrário virar presidente da federação nova, pois assim ela vira mais uma igual as outras.

Se você não é professor, nem pretende ser, quer apenas aprender karate:

3-Enfie a cabeça num buraco de ema, ignore todas as falcatruas, treine o melhor karate possível com o melhor sensei que tenha a sua disposição, independente de organização, estilo, federação etc... fique fora da politicagem, não se filie a nada, não tenha carteirinha de nada, não pague anuidade de ninguém, mas tenha consciencia que cedo ou tarde esse karate vai se perder, a não ser que você faça como os Gracie e tenha dezenas de filhos e passe seu karate para todos e force todos a repassar para os seus netos e funde uma dinastia.

eu atualmente estou num misto entra a 3 e a 2... vamos ver o que dá...

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #79 Online: Junho 28, 2011, 12:22:01 »
Perdoem minha ausência ao debate, mas é que estava realizando provas...

Enfim...

Prezado amigo Higino,

Eu tenho certeza que o senhor é um abnegado na tentativa de trazer um karatê dedicado e fiel a sua origem marcial. Vejo isso aqui pelo seu empenho em mostrar o que acha certo. Como já disse outra vez, posso não concordar com tudo que o senhor fala, mas respeito e admiro sua visão sobre o karatê.

Tenho certeza também que no Brasil existem outros como o senhor, os senseis da Mushin kan, sensei Lezon, sensei , e outros tantos que tentam ainda ensinar um karatê de qualidade. Incluo aqui o amigo Juliano, que com seus projetos sociais tenta ensinar um karatê que forme cidadãos, meu sensei João que tenta ensinar um karatê-dô de qualidade e acima de tudo formar homens e mulheres de valores.

Mas o que questionei e continuarei questionando, e estou determinado a levar essa bandeira, é: Por que manter a distância das federações ao invés de lutar para mudá-las dentro de suas entranhas?

Muitos me dirão e até mesmo o senhor, que tudo está corrompido e que há protecionismo entre os pilantras que comandam o karatê no Brasil. Mas quem disse que não podem ser vencidos?

Enquanto o senhor batalha com a ASKAM-PB, outras tantas são controladas pelo sistema que o senhor questiona.

Enquanto a Mushin-kan tenta manter-se como um consulado do karatê-do em santos, em todo o estado de SP, centenas de outras academias fazem tudo da forma que Mushin-kan condena.

É essa postura que eu gostaria que mudasse daqueles que podem fazer mais do que eu!

Pô, será que ninguém percebe que temos 5 milhões de associações, federações, confederações, exatamente porque sempre teve alguém que disse que não concordava com alguma coisa e fundava a sua, e com o tempo os valores se perdiam e ficava igual ou pior a primeira?

Essa história de dizer que não adianta berrar que ninguém dá ouvidos, é papo de quem ficou tão desanimado que não quer nem que outras pessoas tentem... Mas vocês, todos os senseis de nome que frequentam e postam nesse forum, assim como os demais senseis que mesmo sem ter escrito ainda seu nome na história do nosso karatê, são líderes, formadores de opinião e agente de mudança. Vocês tem a obrigação com vocês mesmos e principalmente com seus alunos e com o próprio karatê de nunca abdicarem do dever de arrumar as brigas que forem necessárias dentro da CBK (que é o orgão principal), para que as mudanças necessárias sejam realizadas.

Sei que estou berrando ao vento, mas quem sabe alguém não "ouve". Afinal dizem que as palavras que saem do coração, nunca retornam sem atingir outros corações!!!

Um abraço a todos!!!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #80 Online: Junho 28, 2011, 12:25:48 »
Oss a todos.

Vou dar meu palpite com a visão de um novato faixa roxa Shotokan, um Laose (como 4 Dan Karate) Shaolin Norte Kung-fu e um 2 Dan Karate Kickboxing WAKO.

1º - OS Combates,

Vi comentários do tipo “levar o contato total para o Karate é algo simplório”. Concordo se você associa isso a uma briga, no Karate você não Briga, você LUTA e luta Karate! Acho tão absurdo se discutir se é certo treinar Jyu Kumite quanto por em dúvida a prática de Kata e Kyhon...  Para mim discutir isso é perda de tempo. O que seria válido é COMO se realizar esses treinamentos de forma que o Karateca se desenvolva em todos os aspectos, de forma eficaz e segura. Logo, vamos mudar o rumo das discussões, não se deve ou não treinar e sim como.

2º - Nossos Mestres

O meu último Kumite antes de estourar essa $%&! de joelho, foi da seguinte forma:

Estava lutando num rodízio de adversários e quando percebi, entrou na fila para me encher de porrada meu estimado Sensei D’Elia que já passou dos 60. Já de início percebi a dificuldade de enfrentá-lo pois ele me caçou, me encurralando de forma extremamente inteligente. Foi quando resolvi atacar por perceber que ele estava me colocando onde queria e para minha surpresa, ele já havia se posicionado em uma distância em que ao tentar acertá-lo com um kizami geri seu punho já estava na minha cara... Só não me sangrou porque mesmo na hora do “sapeca iá iá” temos total controle e consciência do que estamos fazendo. E afirmo sem pestanejar, enfrentar os 60tões D’Elia, Carlos Rocha e Pedro, tem que ser alguém bem treinado em artes marciais, porque se for um bombadinho de 20 anos que se acha machão por ser fortinho, vai tomar um pau bonito!

3º - Política.

Mau exemplo:

Kung-Fu/Whushu – é uma zona. A principal entidade internacional chama-se International Wushu Federation ou IWF. Conseguiu na China, organizar as competições de Sanshou, de resto mais nada. Ninguém se entende. A quantidade de estilos complica pelos fatos de que cada uma acha que se deve fazer de um jeito e acham que quem deve mandar são eles.  O mesmo ocorre por aqui com a CBKF e as demais federações. As regras (de tudo, de graduação as competições) mudam toda hora de acordo com interesses e se vê academias espalhadas Brasil a fora dos mais estapafúrdios estilos, sem o menor controle de onde vieram os professores um caos...

Bom exemplo:

WAKO e a CBKB. A frente da CBKB temos o meu amigo e Mestre Paulo Zorello. Sob a sua batida, o Kickboxing cresceu de forma organizada. Hoje temos um ranking que é reconhecido nas competições mundiais dentre elas o K1. Os atletas possuem bolsa e apoio. As academias explodiram e o número de praticantes juntamente com o Jiu-Jiutsu, é a arte marcial que mais tem adeptos visto que há academias de Muay Thay filiadas a CBKB. Para mim, uma das grandes virtudes da CBKB é não impor a forma da prática do Kickboxing e sim aprimorar as várias técnicas. Vejam, do Mestre Nelio Naja veio o Karate Mejiro e o Muay Thay. O Mestre de Hapki-do Maurício Misray fincou o estilo japonês Mejiro Kan, treinado na Holanda com os Senseis Kurosaki e Jean Plas (um dos alunos dele foi Marco Rua). Sensei Batarelli foi buscar o estilo americano vindo do Karate Shoryn, e dessa salada, cada um na sua, com seus estilo de treinamento, sem se meterem uns com os outros, fizeram o Kickboxing crescer.

O problema da política, em toda a sua abrangência, é quando (e na maioria das vezes) deturpa o seu objetivo porque sempre quem está com o poder, faz o que ele quer pensando apenas nos interesses próprios. Se eles pensasse um pouco no objetido (porque pensar somente no objetivo nem meu amigo Zorello) a maioria seria beneficiada.
« ltima modificao: Junho 28, 2011, 14:27:13 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #81 Online: Junho 28, 2011, 13:23:30 »
OSS, Camaradas Karatê-Dôkas...


Eu estava lendo um Manual Militar para tempos de Guerra sobre a diferença em ser CHEFE e ser LÍDER, que me fez comparar com esse conflito de ser FAIXA PRETA.

O Chefe e o Líder, ambos têm a mesma “Autoridade Diplomada” seja por patente ou por designação, assim como todos os Faixas Pretas.

O que difere ambos:

“O Chefe usa o poder da hierarquia para arrogar qualidade de Comando que não possui, enquanto o Líder Comanda porque todos reconhecem nele essa autoridade.”

Não vale o que você pensa ser ou sonha ser, o que importa no final é se os outros reconhecem em você essa qualidade.

É patético ver um incapaz tentando se enturmar no meio dos capazes (já vi isso acontecer, é humilhante, eu senti vergonha por ele).

................................

OBS:
Não levem isso para o lado pessoal, pois somente os tolos se ofendem com subjetividades.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #82 Online: Junho 28, 2011, 13:46:56 »
Citação de: Shaolin do Norte
Vi comentários do tipo “levar o contato total para o Karate é algo simplório”. Concordo se você associa isso a uma briga, no Karate você não Briga, você LUTA e luta Karate! Acho tão absurdo se discutir se é certo treinar Jyu Kumite quanto por em dúvida a prática de Kata e Kyron...  Para mim discutir isso é perda de tempo. O que seria válido é COMO se realizar esses treinamentos de forma que o Karateca se desenvolva em todos os aspectos, de forma eficaz e segura. Logo, vamos mudar o rumo das discussões, não se deve-se ou não treinar e sim como.

Esse garoto fala cada coisa legal.

Não me lembro de ninguem ter dito algo sobre o "COMO" realizar tal coisa até hoje. Lendo os discursos do sensei HIGINO as vezes chego a pensar que ele tem uma idéia ou proposta para isto.

Já ouvi dizer que atitude as vezes é melhor do que palavras. Talvez a resposta para "O COMO" seja a chave para as mudanças.

OSS!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #83 Online: Junho 28, 2011, 13:50:31 »
Citação de: Shaolin do Norte
Vi comentários do tipo “levar o contato total para o Karate é algo simplório”. Concordo se você associa isso a uma briga, no Karate você não Briga, você LUTA e luta Karate! Acho tão absurdo se discutir se é certo treinar Jyu Kumite quanto por em dúvida a prática de Kata e Kyron...  Para mim discutir isso é perda de tempo. O que seria válido é COMO se realizar esses treinamentos de forma que o Karateca se desenvolva em todos os aspectos, de forma eficaz e segura. Logo, vamos mudar o rumo das discussões, não se deve-se ou não treinar e sim como.

Esse garoto fala cada coisa legal.

Não me lembro de ninguem ter dito algo sobre o "COMO" realizar tal coisa até hoje. Lendo os discursos do sensei HIGINO as vezes chego a pensar que ele tem uma idéia ou proposta para isto.

Já ouvi dizer que atitude as vezes é melhor do que palavras. Talvez a resposta para "O COMO" seja a chave para as mudanças.

OSS!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #84 Online: Junho 28, 2011, 14:28:11 »
Citação de: Shaolin do Norte
Vi comentários do tipo “levar o contato total para o Karate é algo simplório”. Concordo se você associa isso a uma briga, no Karate você não Briga, você LUTA e luta Karate! Acho tão absurdo se discutir se é certo treinar Jyu Kumite quanto por em dúvida a prática de Kata e Kyhon...  Para mim discutir isso é perda de tempo. O que seria válido é COMO se realizar esses treinamentos de forma que o Karateca se desenvolva em todos os aspectos, de forma eficaz e segura. Logo, vamos mudar o rumo das discussões, não se deve ou não treinar e sim como.

Esse garoto fala cada coisa legal.

Não me lembro de ninguem ter dito algo sobre o "COMO" realizar tal coisa até hoje. Lendo os discursos do sensei HIGINO as vezes chego a pensar que ele tem uma idéia ou proposta para isto.

Já ouvi dizer que atitude as vezes é melhor do que palavras. Talvez a resposta para "O COMO" seja a chave para as mudanças.

OSS!

Obrigado pelo garoto! ;)
      Gustavo

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #85 Online: Junho 28, 2011, 14:57:29 »
O nosso problema é que temos memória curta (eu incluso) ou seletiva...

Lourival, desde que entrei no forum que lembro que o Higino tem sim uma idéia em desenvolvimento para por em prática o que ele proclama... já li questionamentos de tipos de treinamento, equipamentos de proteção ou não (lembro até que ele procura o capacete do daido-juku pra ver se presta ao que ele treina) e por diante...

nada pessoal, apenas estou constatando um fato, eu mesmo caio nessa armadilha...

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #86 Online: Junho 28, 2011, 15:50:45 »
Citação de: Farkatt
O nosso problema é que temos memória curta (eu incluso) ou seletiva...

Lourival, desde que entrei no forum que lembro que o Higino tem sim uma idéia em desenvolvimento para por em prática o que ele proclama... já li questionamentos de tipos de treinamento, equipamentos de proteção ou não (lembro até que ele procura o capacete do daido-juku pra ver se presta ao que ele treina) e por diante...

nada pessoal, apenas estou constatando um fato, eu mesmo caio nessa armadilha...

Relaxa Farkatt.

Vc esta certo em dizer isto, concordo. Mas só a inclusão de equipamentos (sei que vc citou mais coisas) seria o suficiente? Sei bem pouco do jyu kumite no shotokan mas acho que não seria o suficiente. Um só descuido e poderia ficar igual aos outros estilos de contato. "O COMO" colocar isto em pratica dentro de um estilo igual ao shotokan sem descaracterizar-lo é o X da questão ao meu ver.

OSS!

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #87 Online: Junho 28, 2011, 17:43:45 »
Treinar com luvas de boxe, ou um capacete da interestilos e luvinha de karate (opcional) de vez em quando não machuca ninguém.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #88 Online: Junho 28, 2011, 19:22:35 »
Tranquilo, apenas estou exemplificando que especificamente o Higino, sempre declarou que ainda está buscando uma forma ideal de treinar o jiu kumite, e que ainda não chegou ao formato ideal, pelo menos é isso que eu entendo...

pra ver como voces todos tem razao... treinar com o interesse marcial é complicado, sempre foi... é por isso que os mestres dos koryu transformaram as técnicas marciais (JUTSU) em caminhos (DO) aliviando ou mesmo eliminando técnicas "nocivas" a um treinamento para a vida toda e sem interesse marcial exclusivamente.

Não podemos esquecer que o karate-do, judo, aikido e outros "do" na verdade NÃO tem o interesse principal em serem marciais, e sim um caminho...  a marcialidade é consequencia, no fundo no fundo é muito fácil confundir isso.

O restinho de marcialidade que os mestres modernos deixaram é que não pode desaparecer por causa desse treino exclusivamente esportivo de shiai que tem hoje... isso sim é que acho importante resgatar.

mais uma vez, falo muito e explico pouco... é a fome e o trabalho que não acaba...
vou cedo pra casa treinar meu heian shodan pra ver se eu não esqueço ele no exame esse final de semana... fui

oss..

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Estilos "agressivos" de karate
« Resposta #89 Online: Junho 29, 2011, 08:53:52 »

Me lembrei de um video que o sensei HIGINO incluiu no youtube. Para quem não viu eis a chance de ver.



A primeira vez que me falaram sobre jyu kumite eu imaginei que fosse desta maneira, não por achar que é certo ou errado e sim por dizerem que haveria mais contato. Mas quando fui pesquisar encontrei coisas bem diferentes, inclusive videos feitos fora do país.

O conteúdo do video pode parecer agressivo para alguns, mas para mim é o que mais se aproxima da idéia que tenho sobre karate.

OSS!