Prezados companheiros, bom dia a todos - OSS!
Gostaria de levantar, com este novo tópico, a seguinte discussão de idéias: No âmbito do nosso querido estilo Shotokan, do qual tenho sido praticante, há grande divisão polÃtico-administrativa, como vocês bem o sabem, contudo, talvez a mais antiga destas se refira à questão da "tradicionalidade", ou seja, a divisão entre um Karatê Shotokan credenciado pela WKF e outro, dito "tradicional", subdividido entre algumas organizações (ITKF, SKIF, JKS, WTKO, etc). Muitas vezes, infelizmente, tais divisões costumam basear-se apenas na sua maneira de encarar e arbitrar o Karatê desportivo, tendo todas as escolas sérias (gostaria que nos ativéssemos apenas aos sérios, por favor) de Karatê Shotokan origens comuns (Funakoshi Gichin Sensei e os seus alunos diretos, etc). Porém, não quero abrir uma discussão acerca de algo já por demais discutido (acerca dos porquês disto tudo), senão queria perguntar-lhes o seguinte:
- Usando a "tradicionalidade" para descrever um Karatê sério, bem treinado e de origens reconhecidas, independente do estilo ao qual uma determinada escola se vincule, indo para além do Shotokan, por que motivo as instituições ditas "tradicionais" (ITKF, WTKO, etc) apenas têm se dedicado ao Shotokan?
- Ou seja, não haveria "Karatê tradicional" (conforme o sentido descrito acima) relacionado aos demais estilos (Goju, Shito, Wado, por exemplo)
?
- Então, não deverÃamos abandonar o significado atualmente usado de "tradicional" em favor daquele acima exposto? Ou seja, "tradicional" não deveria ser usado para adjetivar um Karatê sério, com origens reconhecidas e bem treinado, independente do estilo em questão?
- Afinal de contas, há tanto Karatê (senseis, dojôs, etc) tradicional na WKF (no âmbito dos quatro estilos por ela reconhecidos) quanto nas organizações ditas "tradicionais" dedicadas ao estilo Shotokan, não é mesmo?
PS: Tenho treinado, nos últimos tempos, com gente serÃssima, tradicional (no melhor sentido do termo), vinculadas ao Shotokan (em Santa Maria - RS, até ter-me mudado de cidade, mais uma vez) e ao Wado (em Curitiba - PR, atualmente). No âmbito organizacional, ambos os dojôs estão ligados à s federações gaúcha e paranaense, CBK e WKF.
Abraços a todos vocês, ótimo tempo natalino e feliz ano novo! Que Deus os abençoe!
OSS!