Como queria que fosse meu último pitaco... Mas o assunto descambou pra religião (e religião, futebol, polÃtica, ... quem discute sabe o que vai encontrar). Saudação a Funakoshi é uma reverência a um morto. Perguntei talvez lá na página 1.230 deste tópico, lá pelo post 1.234.897, a respeito da reverência aos antepassados. Recebi de algum dos colegas uma explicação que buscou mostrar que era um hábito. Mas, vendo recentemente alguns documentários (queima de papel banhado a ouro, etc) e constatei. Não é um hábito. É um ritual. Um ritual a um morto. Como cristão, qualquer cristão, estou cometendo um pecado ao fazer a saudação. Ser cristão é 8 ou 80 sim, ao aceitar a BÃblia. Ou você crê nela ou não. Há até seitas que se dizem cristãs que só seguem ao Velho Testamento, outras só ao Novo Testamento. Mas isto não é ser cristão. O que pode haver é uma ou outra chave hermenêutica adotada por este ou aquele grupo religioso. Faço a saudação a Funakoshi, a Chojun Myagui, enfim ao quadro do morto que o meu grupo estiver fazendo reverência. Estou ciente do pecado que estou cometendo...e quero ver o primeiro religioso que me apontar o dedo por estar fazendo isto que seja livre de pecados praticados (não existe pecadinho ou pecadão) no mesmo dia, na mesma manhã em que isto tenha acontecido.[]´sBigBoy