Como evangélico acho que não tem nada a ver reverenciar a memoria de Funakoshi ou de outros karatecas.Acho que a grande diferença entre vc idolatrar e respeitar.Idolatrar seria vc elevar Sensei Funakoshi a patamar de Deus e fzer pedidos e ter fé que ele possa fazer algo em sua vida.Respeitar é vc ter reverencia pelo legado dele e cumprimentar sua memoria.Coisas distintas.Sou daquela opinião que o aluno nunca tem culpa e sim seu mestre quando se trata de coisas que são dever de seu mestre ensina la.A Biblia nos ensina respeitar autoridades constituidas por sociedades e governos.Respeito é biblico.Em nossa academia ja tivemos este problema com um pai judeu por isso.Se vc não esta de acordo que vá treinar MMA que vc não precisa ter filosofia nenhuma. Oss
_"Bate-Seba ajoelhou-se e prostrou-se diante do rei. "O que você quer? ", o rei perguntou". 1 Reis 1:16_"Então Bate-Seba prostrou-se, rosto em terra, e, ajoelhando-se diante do rei, disse: "Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre! " 1 Reis 1:31_"Assim que informaram o rei que o profeta Natã havia chegado, ele entrou e prostrou-se, rosto em terra, diante do rei". 1 Reis 1:23_"Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra", 2 Samuel 24:20_"Então Joabe foi contar tudo ao rei. Este mandou chamar Absalão, que entrou e prostrou-se, rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo." 2 Samuel 14:33_"Então Aimaás aproximou-se do rei e o saudou. Prostrou-se, rosto em terra, diante do rei e disse: "Bendito seja o Senhor teu Deus! Ele entregou os homens que se rebelaram contra o rei, meu senhor". 2 Samuel 18:28_"Então o rei enviou alguns soldados, e eles o fizeram descer do altar. E Adonias veio e se curvou solenemente perante o rei Salomão, que lhe disse: "Vá para casa". 1 Reis 1:53_"e atravessaram o rio a fim de ajudar a famÃlia real na travessia e fazer o que o rei desejasse. Simei, filho de Gera, atravessou o Jordão, prostrou-se perante o rei" 2 Samuel 19:18Mesmo na bÃblia, em meio ao povo escolhido, a reverencia ás autoridades era usada.Isso não acontecia apenas com reis, mas tbm com profetas. Quando vc cultua algo, vc não tem apenas respeito por ela, mas vc confia nela, fala com ela, pede coisas a ela, e acredita que ela de alguma forma está viva e pode atuar na sua vida. Isso é adoração.Paulo mesmo fala que os idolos nada são, que o unico motivo para um Cristão não comer comidas sacrificadas a idolos é para não ferir a consciencia de outros que são mais fracos na fé.Imagine se os Cristãos japoneses levassem isso ao pé da letra?? Eles nunca mais poderiam comprimentar ninguém, pq eles fazem isso se curvando diante das pessoas.Na minha opnião isso é apenas um Dogma, que nada tem haver com o Cristianismo primeiro.Mas acho que cada um faz oq sua consciencia lhe permite no momento.