Autor Tópico: Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi  (Lida 73175 vezes)

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #270 Online: Fevereiro 17, 2012, 08:34:26 »
Prezado Cabadapest,

Eu conheço a filosofia do karatê, e isso não me faz saudar Funakoshi... E eu concordo com parte do que o amigo disse...

Concordo quando diz, que seu direito deveria ser preservado para que se evitasse toda essa discussão.

Discordo quando diz que a interpretação da aluna é absurda, pois não é... é a visão de uma pessoa que deve ser respeitada, assim como a visão daqueles que acham que devem se curvar diante da foto ou da memória de Funakoshi.

No mais amigo, fique com Deus!!!

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #271 Online: Fevereiro 17, 2012, 10:41:45 »
Eu concordo que ninguém deve ser obrigado a nada, mas deve seguir as regras do local, ou pegar a porta. É simples.
Com meu Sensei você não treinaria, comigo não ia ter problema.

Alexandre, você não faz reverência ao seu parceiro de treino ou Sensei antes de treinar? Mesma coisa.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

• Hero Member
« Resposta #272 Online: Fevereiro 17, 2012, 10:56:56 »
Grande Guicomes,

Fazia um tempo que não via uma postagem sua... espero que esteja bem em todos os campos de sua vida!

Prezado,

Certamente eu cumprimento a todos os meus colegas e sensei, e todos que estejam no dojo, sempre com o tradicional oss, e em seguida (quando possível) um aperto de mão, e aos mais próximos até com abraço. Mas isso é completamente diferente (na minha visão) de cumprimentar uma pessoa que já morreu.

No mais amigo, fique com Deus!!!

Offline Cabadapest

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #273 Online: Fevereiro 18, 2012, 00:37:18 »
Reconheço que não é interpretação absurda, acho que ela tem o direito de manifestar sua fé.
Eu particularmente, não acho correto reverenciar os mortos, mas dou significados diferentes,  cumprimento o dojo (e não a foto) em respeito ao recinto, os companheiros presentes e a tudo que acontece lá.

Para quem nunca viu Silas Malafaia apelando:
Pr.Silas Malafaia e o Trizimo da casa própria?
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline kamikaze

• Newbie
  • *
« Resposta #274 Online: Fevereiro 18, 2012, 18:06:36 »
regras são regras. na minha opnião, a ignorância é por parte da garota... por não compreender que se trata de um ato de respeito, e não um ato "idolátrico". também que foi ignorância do professor expulsar a garota e não ensinar a ela. acho que deve ser exigido o cumprimento, pois uma sociedade que cumpre leis e ordens trabalha rumo ao construtivismo. o respeito deve sempre vir em 1º lugar tanto no dojô, quanto na vida
sem mais,

Offline David Mendes

• Full Member
« Resposta #275 Online: Fevereiro 19, 2012, 03:08:08 »
Como evangélico acho que não tem nada a ver reverenciar a memoria de Funakoshi ou de outros karatecas.Acho que a grande diferença entre vc idolatrar e respeitar.Idolatrar seria vc elevar Sensei Funakoshi a patamar de Deus e fzer pedidos e ter fé que ele possa fazer algo em sua vida.Respeitar é vc ter reverencia pelo legado dele e cumprimentar sua memoria.Coisas distintas.Sou daquela opinião que o aluno nunca tem culpa e sim seu mestre  quando se trata de coisas que são dever de seu mestre ensina la.A Biblia nos ensina respeitar autoridades constituidas por sociedades e governos.Respeito é biblico.Em nossa academia ja tivemos este problema com um pai judeu por isso.Se vc não esta de acordo que vá treinar MMA que vc não precisa ter filosofia nenhuma. ::)

Oss
Sei o que é passar necessidade e o que é ter fartura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,seja bem alimentado,seja com fome,tendo muito ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.
Fp 4:12 e 13

David Mendes

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #276 Online: Fevereiro 19, 2012, 08:35:33 »
Como evangélico acho que não tem nada a ver reverenciar a memoria de Funakoshi ou de outros karatecas.Acho que a grande diferença entre vc idolatrar e respeitar.Idolatrar seria vc elevar Sensei Funakoshi a patamar de Deus e fzer pedidos e ter fé que ele possa fazer algo em sua vida.Respeitar é vc ter reverencia pelo legado dele e cumprimentar sua memoria.Coisas distintas.Sou daquela opinião que o aluno nunca tem culpa e sim seu mestre  quando se trata de coisas que são dever de seu mestre ensina la.A Biblia nos ensina respeitar autoridades constituidas por sociedades e governos.Respeito é biblico.Em nossa academia ja tivemos este problema com um pai judeu por isso.Se vc não esta de acordo que vá treinar MMA que vc não precisa ter filosofia nenhuma. ::)

Oss

Tinha prometido não postar mais aqui e estava respeitando até agora, mas esse post resume tudo que penso.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Nelson Junior

• Full Member
« Resposta #277 Online: Fevereiro 19, 2012, 11:17:31 »
o comentario acima resumiu o meu pensamento tambem assim como o Gustavo-RJ falou tambem

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #278 Online: Fevereiro 19, 2012, 14:15:44 »
Oss,

Gostaria que o Sr. Alexander dos Santos me explicasse, se possível, os dogmas que o impedem de reverenciar (no intuito de reconhecimento) entes já falecidos segundo sua crença ou literatura adotada por ela.

Gostaria de compreender.

Desde já,
agradeço-o.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

• Hero Member
« Resposta #279 Online: Fevereiro 23, 2012, 15:59:42 »
Prezados,

Gostaria de pedir desculpas na demora em responder, mas é que aproveitei o carnaval para me desligar da internete e curtir minha família em passeios bacanas e outras atividades que serviram para reforçar mais ainda nossos laços familiares e também com alguns amigos.

Prezado Kamikase,

Sinceramente não acho que a menina, ou eu que tenho a mesma postura que ela a muito mais tempo, desrespeite o ambiente em não cumprimentar Funakoshi... eu vejo que se o dojo quer saudar a Funakoshi que o faça, mas se eu respeitosamente conversar com o sensei, e este autorizar que eu fique sem ter que fazer a saudação, é o melhor caminho a ser seguido. E é assim que eu faço... eu sempre converso com o sensei do dojo, explico meu posicionamento e pergunto se ele me aceita alí. Se ele autorizar, eu frequento e sem afrontá-lo, pois foi consentido... perceba que em nenhum momento eu digo que imponho isso... Eu só queria deixar isso claro ao amigo. Quanto a questão da idolatria, vou responder mais a frente certo?

Prezado David Mendes,

Seria possível o amigo me dizer se o amigo é católico ou evangélico, afinal existem diferenças entre os católicos e evangélicos no que tange a idolatria. Se o amigo for católico, eu compreenderei perfeitamente sua idéia, afinal os católicos pregam exatamente isso para justificar as imagens e santos que tem em seus altares. Se o amigo for evangélico, poderia me dizer qual denominação, pois esse pensamento mais liberal, é mais comum entre os plesbiterianos. De qualquer modo, o amigo fez uma citação que não torna correta sua postagem. "A Biblia nos ensina respeitar autoridades constituidas por sociedades e governos." O amigo deve estar se baseando em algumas passagens onde fica evidente a ordenação divina para o reconhecimento das autoridades humanas. Estou correto? Tem também outras passagens, em que fica claro que para o crente existe um limite até onde ele pode ir. Vou exemplificar a você... Em Daniel, conta a história que conseguiram convencer o rei a instituir uma lei onde ninguém poderia fazer pedidos a qualquer deus que fosse, se alguém o fizesse, deveria ser preso e morto. Daniel por sua vez não obedeceu a esta lei, mas ao contrário, continuou adorando a Deus e peticionando a Ele. Outro exemplo bem legal do antigo testamento, é José do Egito. Que após ser vendido como escravo, nunca deixou de reconhecer a hierarquia dos que estavam acima dele no comando, mas nunca se curvou a ninguém senão a Deus. Poderia citar vários exemplos, mas o espaço tem que ser bem utilizado. Portanto amigo, se for cristão evangélico, reflita um pouco mais sobre a situação... e peça orientação a Deus, e se mesmo assim isso não te ofender ou te incomodar, continue fazendo a sua saudação e fiquemos na paz.

Prezado PSekiMG,

Com muito prazer vou lhe dar algumas explicações (nada muito extenso) para atender sua postagem.

Funakoshi é um homem morto. Como tal, sua obra será lembrada sim, porém tudo o que fez e até mesmo ele, não passará de uma lembrança. Quando os amigos dizem que não há culto a um morto, eu até compreendo a visão dos amigos, mas qualquer ritual de memória, é um culto a um morto. Essa situação fica muito evidente e mais clara quando discutimos com católicos sobre idolatria, os amigos católicos falam a mesma coisa. "não há adoração a Maria, ou a Pedro, ou a Paulo, etc..., mas só a lembrança de tudo que eles fizeram e representam". Ledo engano amigos. Quando cultuamos (5º sentido da palavra "veneração, respeito") uma pessoa, seja ela morta ou viva, estamos cometendo um ato de idolatria!

A bíblia é a literatura que adoto (de forma direta), e esta me mostra que devo sim me sujeitar as hierarquias seculares, mas o limite desse respeito a hierarquia para quando este passa do que é devido ao homem e transcende ao que é devido a Deus. "de a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus!"

Estou receioso de me tornar muito longo nessa postagem, mas acaba sendo inevitável. Mas para concluir e pegar a chave de sua postagem.
"Gostaria que o Sr. Alexander dos Santos me explicasse, se possível, os dogmas que o impedem de reverenciar (no intuito de reconhecimento) entes já falecidos segundo sua crença ou literatura adotada por ela."

"E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.

E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus."
Lucas 9:57-60

Não vou me alongar mais, entretanto, se o amigo achar que devo explanar mais sobre o assunto, é só falar...

Um abraço e fiquem com Deus!!!

Offline Tsuki

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #280 Online: Fevereiro 23, 2012, 16:28:15 »
_"Bate-Seba ajoelhou-se e prostrou-se diante do rei. "O que você quer? ", o rei perguntou". 1 Reis 1:16

_"Então Bate-Seba prostrou-se, rosto em terra, e, ajoelhando-se diante do rei, disse: "Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre! " 1 Reis 1:31

_"Assim que informaram o rei que o profeta Natã havia chegado, ele entrou e prostrou-se, rosto em terra, diante do rei". 1 Reis 1:23

_"Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra", 2 Samuel 24:20

_"Então Joabe foi contar tudo ao rei. Este mandou chamar Absalão, que entrou e prostrou-se, rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo." 2 Samuel 14:33

_"Então Aimaás aproximou-se do rei e o saudou. Prostrou-se, rosto em terra, diante do rei e disse: "Bendito seja o Senhor teu Deus! Ele entregou os homens que se rebelaram contra o rei, meu senhor". 2 Samuel 18:28

_"Então o rei enviou alguns soldados, e eles o fizeram descer do altar. E Adonias veio e se curvou solenemente perante o rei Salomão, que lhe disse: "Vá para casa". 1 Reis 1:53

_"e atravessaram o rio a fim de ajudar a família real na travessia e fazer o que o rei desejasse. Simei, filho de Gera, atravessou o Jordão, prostrou-se perante o rei" 2 Samuel 19:18

Mesmo na bíblia, em meio ao povo escolhido, a reverencia ás autoridades era usada.
Isso não acontecia apenas com reis, mas tbm com profetas.

Quando vc cultua algo, vc não tem apenas respeito por ela, mas vc confia nela, fala com ela, pede coisas a ela, e acredita que ela de alguma forma está viva e pode atuar na sua vida. Isso é adoração.

Paulo mesmo fala que os idolos nada são, que o unico motivo para um Cristão não comer comidas sacrificadas a idolos é para não ferir a consciencia de outros que são mais fracos na fé.

Imagine se os Cristãos japoneses levassem isso ao pé da letra?? Eles nunca mais poderiam comprimentar ninguém, pq eles fazem isso se curvando diante das pessoas.

Na minha opnião isso é apenas um Dogma, que nada tem haver com o Cristianismo primeiro.

Mas acho que cada um faz oq sua consciencia lhe permite no momento.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #281 Online: Fevereiro 23, 2012, 17:07:14 »
Vixe, pensei que este assunto tinha "morrido" mas voltou com tudo! :o
Tá pior de morrer que o Jason, do sexta-feira 13. :P
Karate Wado Ryu

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #282 Online: Fevereiro 23, 2012, 18:15:35 »
_"Bate-Seba ajoelhou-se e prostrou-se diante do rei. "O que você quer? ", o rei perguntou". 1 Reis 1:16

_"Então Bate-Seba prostrou-se, rosto em terra, e, ajoelhando-se diante do rei, disse: "Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre! " 1 Reis 1:31

_"Assim que informaram o rei que o profeta Natã havia chegado, ele entrou e prostrou-se, rosto em terra, diante do rei". 1 Reis 1:23

_"Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra", 2 Samuel 24:20

_"Então Joabe foi contar tudo ao rei. Este mandou chamar Absalão, que entrou e prostrou-se, rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo." 2 Samuel 14:33

_"Então Aimaás aproximou-se do rei e o saudou. Prostrou-se, rosto em terra, diante do rei e disse: "Bendito seja o Senhor teu Deus! Ele entregou os homens que se rebelaram contra o rei, meu senhor". 2 Samuel 18:28

_"Então o rei enviou alguns soldados, e eles o fizeram descer do altar. E Adonias veio e se curvou solenemente perante o rei Salomão, que lhe disse: "Vá para casa". 1 Reis 1:53

_"e atravessaram o rio a fim de ajudar a família real na travessia e fazer o que o rei desejasse. Simei, filho de Gera, atravessou o Jordão, prostrou-se perante o rei" 2 Samuel 19:18

Mesmo na bíblia, em meio ao povo escolhido, a reverencia ás autoridades era usada.
Isso não acontecia apenas com reis, mas tbm com profetas.

Quando vc cultua algo, vc não tem apenas respeito por ela, mas vc confia nela, fala com ela, pede coisas a ela, e acredita que ela de alguma forma está viva e pode atuar na sua vida. Isso é adoração.

Paulo mesmo fala que os idolos nada são, que o unico motivo para um Cristão não comer comidas sacrificadas a idolos é para não ferir a consciencia de outros que são mais fracos na fé.

Imagine se os Cristãos japoneses levassem isso ao pé da letra?? Eles nunca mais poderiam comprimentar ninguém, pq eles fazem isso se curvando diante das pessoas.

Na minha opnião isso é apenas um Dogma, que nada tem haver com o Cristianismo primeiro.

Mas acho que cada um faz oq sua consciencia lhe permite no momento.

Eu não sei se deixei passar alguma, mas todas os versículos citados foram reverências a pessoas vivas.

A bronca do Alexsander é reverência a mortos.

Na página 8745 deste tópico tem uma explicação de um pastor que realizou a diferenciação em relação a este embate que nós temos aqui e era para ser supostamente o tópico final. ....rs
Triste ilusão... ;D

[]´s
BigBoy

• Hero Member
« Resposta #283 Online: Fevereiro 23, 2012, 18:40:45 »
Prezado Tsuki,

Sempre com muita inteligência e bem articulado (falo com sinceridade, seus postes são muito interessantes), mas há algo que gostaria de colocar que pode servir-lhe para acrescentar em seus conhecimentos ou não, como vc achar melhor...

Realmente era comum as pessoas se dobrarem diante de reis e profetas, mas isso tem uma explicação bacana...

Deus só colocou reis em Israel, porque assim o povo quis. Quando estes reis foram colocados, Deus os ungiu e lhes deu autoridades. Até aí não falei nada, mas serve para as explicações a frente.

Na bíblia, vc vai encontrar dois tipos de "protração". A de reconhecimento de autoridade, visto que o subalterno reconhecia a autoridade do superior se este não fosse um que não tentasse se equivaler a Deus (exatamente como nos exemplos que citei, ok?). E a prostração diante de uma autoridade divina. Na bíblia só se encontrará prostração deste tipo para figuras não carnais, anjos de Deus e em algumas passagens do A.T. personificações evidentes de Jesus, e no novo testamento para uma única figura carnal que é Jesus.

Perceba que faço boa diferenciação entre as figuras humanas (reis e profetas) que recebiam sim prostração de reconhecimento de autoridade, e de figuras não humanas (anjos, Espírito Santos, Jesus) que recebiam prostração e adoração.

Isso permite inclusive, que eu diga que nenhum mal há em curvar-se em reconhecimento de autoridade e de saudação a um sensei e a um colega de dojo. Creio que sua pesquisa (ou colocações, pois não sei qual intimidade que o amigo tem com a bíblia) foi motivada pela minha citação "Quando cultuamos (5º sentido da palavra "veneração, respeito") uma pessoa, seja ela morta ou viva, estamos cometendo um ato de idolatria!" eu quis dizer exatamente de cultuamento mesmo, não do ato de se curvar a um amigo para cumprimentá-lo em um dojo... quer um exemplo de cultuamento a uma pessoa viva que é uma idolatria? Uma pessoa que tem um cantor do qual goste muito, e que seja capaz de fazer deste cantor um motivador para sua vida, imitando seus jeitos, sua forma de vestir, sua forma de falar, além de fazer um verdadeiro altar dentro de casa deste cantor, e ser capaz de viver quase que exclusivamente em favor desta pessoa que ela nem conhece. (acreditem, existem pessoas assim) Lógico que devemos observar o que é fase da adolescência e o que é o exagero... exemplos de artistas idolatrados? Elvis Presley, Madona, Zezé di Camargo... alguma coisa que eu tenha contra eles? nada, eu particularmente gosto muito das músicas do Elvis Presley.

Mas voltando ao ponto.

Todas as passagens que vc colocou, e a explicação que eu lhe coloquei (quem sou eu para dar explicações, eu só as coloco), são entre vivos. Você não vai encontrar prostração de reconhecimento de autoridade para mortos na bíblia.

Não no meio do povo escolhido.

Quanto aos ídolos, meu amigo... rsrsrsrs posso tecer uma eternidade posts aqui sobre o tema, e te garanto, em nada minhas negativas contra os ídolos será conflitante com o que Paulo diz.

Te afirmo meu amigo (me permite chamá-lo assim?), o cristianismo primitivo, nunca teve ponderação sobre a idolatria. Os ídolos foram colocados dentro do cristianismo por Roma, que ao institucionalizar o cristianismo, o fez colocando suas doutrinas pagãs. Daí a explicação para a incersão de imagens nos altares católicos e as adorações a santos. Mas isso é papo pra mais de metro que se o amigo quiser, podemos discorrer mais detalhadamente em MP.

Uma abraço e fique com Deus!!!

(Me perdoem se em algum momento minha escrita fica confusa, mas é que estou no trabalho, e as vezes tenho que parar e depois continuar, e pode acontecer de eu perder a linha de raciocínio...)

• Hero Member
« Resposta #284 Online: Fevereiro 23, 2012, 18:42:54 »
Grande BigBoy,

Vc acertou em cheio, foi até minha postagem agora...

Mas com relação ao post do pastor, eu já disse que tenho argumentos para rebater, mas preferi me calar... e como as postagens dos amigos foram bem bacanas, eu achei de responder com todo o bom grado...

Um abraço e fique com Deus!!!