Prezado Tsuki, Sempre com muita inteligência e bem articulado (falo com sinceridade, seus postes são muito interessantes), mas há algo que gostaria de colocar que pode servir-lhe para acrescentar em seus conhecimentos ou não, como vc achar melhor... Realmente era comum as pessoas se dobrarem diante de reis e profetas, mas isso tem uma explicação bacana...Deus só colocou reis em Israel, porque assim o povo quis. Quando estes reis foram colocados, Deus os ungiu e lhes deu autoridades. Até aà não falei nada, mas serve para as explicações a frente.Na bÃblia, vc vai encontrar dois tipos de "protração". A de reconhecimento de autoridade, visto que o subalterno reconhecia a autoridade do superior se este não fosse um que não tentasse se equivaler a Deus (exatamente como nos exemplos que citei, ok?). E a prostração diante de uma autoridade divina. Na bÃblia só se encontrará prostração deste tipo para figuras não carnais, anjos de Deus e em algumas passagens do A.T. personificações evidentes de Jesus, e no novo testamento para uma única figura carnal que é Jesus.Perceba que faço boa diferenciação entre as figuras humanas (reis e profetas) que recebiam sim prostração de reconhecimento de autoridade, e de figuras não humanas (anjos, EspÃrito Santos, Jesus) que recebiam prostração e adoração.Isso permite inclusive, que eu diga que nenhum mal há em curvar-se em reconhecimento de autoridade e de saudação a um sensei e a um colega de dojo. Creio que sua pesquisa (ou colocações, pois não sei qual intimidade que o amigo tem com a bÃblia) foi motivada pela minha citação "Quando cultuamos (5º sentido da palavra "veneração, respeito") uma pessoa, seja ela morta ou viva, estamos cometendo um ato de idolatria!" eu quis dizer exatamente de cultuamento mesmo, não do ato de se curvar a um amigo para cumprimentá-lo em um dojo... quer um exemplo de cultuamento a uma pessoa viva que é uma idolatria? Uma pessoa que tem um cantor do qual goste muito, e que seja capaz de fazer deste cantor um motivador para sua vida, imitando seus jeitos, sua forma de vestir, sua forma de falar, além de fazer um verdadeiro altar dentro de casa deste cantor, e ser capaz de viver quase que exclusivamente em favor desta pessoa que ela nem conhece. (acreditem, existem pessoas assim) Lógico que devemos observar o que é fase da adolescência e o que é o exagero... exemplos de artistas idolatrados? Elvis Presley, Madona, Zezé di Camargo... alguma coisa que eu tenha contra eles? nada, eu particularmente gosto muito das músicas do Elvis Presley.Mas voltando ao ponto.Todas as passagens que vc colocou, e a explicação que eu lhe coloquei (quem sou eu para dar explicações, eu só as coloco), são entre vivos. Você não vai encontrar prostração de reconhecimento de autoridade para mortos na bÃblia. Não no meio do povo escolhido.Quanto aos Ãdolos, meu amigo... rsrsrsrs posso tecer uma eternidade posts aqui sobre o tema, e te garanto, em nada minhas negativas contra os Ãdolos será conflitante com o que Paulo diz.Te afirmo meu amigo (me permite chamá-lo assim?), o cristianismo primitivo, nunca teve ponderação sobre a idolatria. Os Ãdolos foram colocados dentro do cristianismo por Roma, que ao institucionalizar o cristianismo, o fez colocando suas doutrinas pagãs. Daà a explicação para a incersão de imagens nos altares católicos e as adorações a santos. Mas isso é papo pra mais de metro que se o amigo quiser, podemos discorrer mais detalhadamente em MP.Uma abraço e fique com Deus!!!(Me perdoem se em algum momento minha escrita fica confusa, mas é que estou no trabalho, e as vezes tenho que parar e depois continuar, e pode acontecer de eu perder a linha de raciocÃnio...)
Vixe, pensei que este assunto tinha "morrido" mas voltou com tudo! Tá pior de morrer que o Jason, do sexta-feira 13.
Prezado David Mendes,Seria possÃvel o amigo me dizer se o amigo é católico ou evangélico, afinal existem diferenças entre os católicos e evangélicos no que tange a idolatria. Se o amigo for católico, eu compreenderei perfeitamente sua idéia, afinal os católicos pregam exatamente isso para justificar as imagens e santos que tem em seus altares. Se o amigo for evangélico, poderia me dizer qual denominação, pois esse pensamento mais liberal, é mais comum entre os plesbiterianos. De qualquer modo, o amigo fez uma citação que não torna correta sua postagem. "A Biblia nos ensina respeitar autoridades constituidas por sociedades e governos." O amigo deve estar se baseando em algumas passagens onde fica evidente a ordenação divina para o reconhecimento das autoridades humanas. Estou correto? Tem também outras passagens, em que fica claro que para o crente existe um limite até onde ele pode ir. Vou exemplificar a você... Em Daniel, conta a história que conseguiram convencer o rei a instituir uma lei onde ninguém poderia fazer pedidos a qualquer deus que fosse, se alguém o fizesse, deveria ser preso e morto. Daniel por sua vez não obedeceu a esta lei, mas ao contrário, continuou adorando a Deus e peticionando a Ele. Outro exemplo bem legal do antigo testamento, é José do Egito. Que após ser vendido como escravo, nunca deixou de reconhecer a hierarquia dos que estavam acima dele no comando, mas nunca se curvou a ninguém senão a Deus. Poderia citar vários exemplos, mas o espaço tem que ser bem utilizado. Portanto amigo, se for cristão evangélico, reflita um pouco mais sobre a situação... e peça orientação a Deus, e se mesmo assim isso não te ofender ou te incomodar, continue fazendo a sua saudação e fiquemos na paz.
Sinceramente, a questão pra mim é SIMPLES!É um contrato privado com suas condições. Se a pessoa não quer cumprir sua parte, o professor tem o direito de expulsar ela.Estado não tem nada que se meter nisso, não tem que processar o cara.