Autor Tópico: Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi  (Lida 73174 vezes)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #285 Online: Fevereiro 23, 2012, 19:05:26 »
Prezado Tsuki,

Sempre com muita inteligência e bem articulado (falo com sinceridade, seus postes são muito interessantes), mas há algo que gostaria de colocar que pode servir-lhe para acrescentar em seus conhecimentos ou não, como vc achar melhor...

Realmente era comum as pessoas se dobrarem diante de reis e profetas, mas isso tem uma explicação bacana...

Deus só colocou reis em Israel, porque assim o povo quis. Quando estes reis foram colocados, Deus os ungiu e lhes deu autoridades. Até aí não falei nada, mas serve para as explicações a frente.

Na bíblia, vc vai encontrar dois tipos de "protração". A de reconhecimento de autoridade, visto que o subalterno reconhecia a autoridade do superior se este não fosse um que não tentasse se equivaler a Deus (exatamente como nos exemplos que citei, ok?). E a prostração diante de uma autoridade divina. Na bíblia só se encontrará prostração deste tipo para figuras não carnais, anjos de Deus e em algumas passagens do A.T. personificações evidentes de Jesus, e no novo testamento para uma única figura carnal que é Jesus.

Perceba que faço boa diferenciação entre as figuras humanas (reis e profetas) que recebiam sim prostração de reconhecimento de autoridade, e de figuras não humanas (anjos, Espírito Santos, Jesus) que recebiam prostração e adoração.

Isso permite inclusive, que eu diga que nenhum mal há em curvar-se em reconhecimento de autoridade e de saudação a um sensei e a um colega de dojo. Creio que sua pesquisa (ou colocações, pois não sei qual intimidade que o amigo tem com a bíblia) foi motivada pela minha citação "Quando cultuamos (5º sentido da palavra "veneração, respeito") uma pessoa, seja ela morta ou viva, estamos cometendo um ato de idolatria!" eu quis dizer exatamente de cultuamento mesmo, não do ato de se curvar a um amigo para cumprimentá-lo em um dojo... quer um exemplo de cultuamento a uma pessoa viva que é uma idolatria? Uma pessoa que tem um cantor do qual goste muito, e que seja capaz de fazer deste cantor um motivador para sua vida, imitando seus jeitos, sua forma de vestir, sua forma de falar, além de fazer um verdadeiro altar dentro de casa deste cantor, e ser capaz de viver quase que exclusivamente em favor desta pessoa que ela nem conhece. (acreditem, existem pessoas assim) Lógico que devemos observar o que é fase da adolescência e o que é o exagero... exemplos de artistas idolatrados? Elvis Presley, Madona, Zezé di Camargo... alguma coisa que eu tenha contra eles? nada, eu particularmente gosto muito das músicas do Elvis Presley.

Mas voltando ao ponto.

Todas as passagens que vc colocou, e a explicação que eu lhe coloquei (quem sou eu para dar explicações, eu só as coloco), são entre vivos. Você não vai encontrar prostração de reconhecimento de autoridade para mortos na bíblia.

Não no meio do povo escolhido.

Quanto aos ídolos, meu amigo... rsrsrsrs posso tecer uma eternidade posts aqui sobre o tema, e te garanto, em nada minhas negativas contra os ídolos será conflitante com o que Paulo diz.

Te afirmo meu amigo (me permite chamá-lo assim?), o cristianismo primitivo, nunca teve ponderação sobre a idolatria. Os ídolos foram colocados dentro do cristianismo por Roma, que ao institucionalizar o cristianismo, o fez colocando suas doutrinas pagãs. Daí a explicação para a incersão de imagens nos altares católicos e as adorações a santos. Mas isso é papo pra mais de metro que se o amigo quiser, podemos discorrer mais detalhadamente em MP.

Uma abraço e fique com Deus!!!

(Me perdoem se em algum momento minha escrita fica confusa, mas é que estou no trabalho, e as vezes tenho que parar e depois continuar, e pode acontecer de eu perder a linha de raciocínio...)

Li com toda a atenção, e compreendo seu ponto de vista, visto que já tive o mesmo ponto de vista.  ;)  Já fui evangélico durante 10 anos, e já fiz parte de denominações que nem mesmo a arte marcial era permitida, justamente por causa desse ponto, e outros pontos totalmente sem  noção.
mas levo muito em consideração os ensinamentos de paulo sobre nossa consciencia. Eu, como Cristão sei quem presto culto, em quem confio, em quem tenho fé. Ninguém está me obrigando a adorar Funakoshi, como fizeram com Daniel, nem mesmo eles tem a intenção de adorá-lo. Não é um culto nem consciente, e nem incosciente, pq não há culto.

Como já tinha dito, compreendo perfeitamente seu ponto de vista, e o respeito. E creio que cada um segue o caminho que lhe foi proposto, pq como disse Paulo:

"_Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.
Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.
Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus. "
Romanos 14:3-6

GAMBATE!!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #286 Online: Fevereiro 23, 2012, 22:14:27 »
Vixe, pensei que este assunto tinha "morrido" mas voltou com tudo! :o
Tá pior de morrer que o Jason, do sexta-feira 13. :P

 ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D

KKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jason e o Fred Kruger perdem feio... Esse assunto esta mais para os zumbis mortos-vivos de algum filme B tipo uma noite alucinante, só que essa discussão parece não ter fim...

 :P  :P  :P
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #287 Online: Fevereiro 23, 2012, 23:39:48 »
PUUUUUUUTZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!

SÉRIO MESMO QUE VÃO VOLTAR COM ESTE TÓPICO?! FALA SÉRIO!


Acho que vou começar a falar do tempo... divagar um pouco... qualquer coisa é melhor do que falar novamente deste assunto!

Aqui tá chovendo pra caramba...
Ai ai... acho que vou fazer um lanchinho e assistir um pouco de TV
(desculpem a zuação!)
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline David Mendes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #288 Online: Fevereiro 29, 2012, 01:28:28 »


Prezado David Mendes,

Seria possível o amigo me dizer se o amigo é católico ou evangélico, afinal existem diferenças entre os católicos e evangélicos no que tange a idolatria. Se o amigo for católico, eu compreenderei perfeitamente sua idéia, afinal os católicos pregam exatamente isso para justificar as imagens e santos que tem em seus altares. Se o amigo for evangélico, poderia me dizer qual denominação, pois esse pensamento mais liberal, é mais comum entre os plesbiterianos. De qualquer modo, o amigo fez uma citação que não torna correta sua postagem. "A Biblia nos ensina respeitar autoridades constituidas por sociedades e governos." O amigo deve estar se baseando em algumas passagens onde fica evidente a ordenação divina para o reconhecimento das autoridades humanas. Estou correto? Tem também outras passagens, em que fica claro que para o crente existe um limite até onde ele pode ir. Vou exemplificar a você... Em Daniel, conta a história que conseguiram convencer o rei a instituir uma lei onde ninguém poderia fazer pedidos a qualquer deus que fosse, se alguém o fizesse, deveria ser preso e morto. Daniel por sua vez não obedeceu a esta lei, mas ao contrário, continuou adorando a Deus e peticionando a Ele. Outro exemplo bem legal do antigo testamento, é José do Egito. Que após ser vendido como escravo, nunca deixou de reconhecer a hierarquia dos que estavam acima dele no comando, mas nunca se curvou a ninguém senão a Deus. Poderia citar vários exemplos, mas o espaço tem que ser bem utilizado. Portanto amigo, se for cristão evangélico, reflita um pouco mais sobre a situação... e peça orientação a Deus, e se mesmo assim isso não te ofender ou te incomodar, continue fazendo a sua saudação e fiquemos na paz.




Alexander
Como falei no ínicio do post sou evangélico  ::)
Pertenço ao Senhor Jesus e congrego na Renascer em Cristo (uma igreja Neopentescostal).Como deduziu eu gosto muito da linha de pensamento dos Presbiterianos e para aumentar o raio de ação do pensamento eu também admiro os Batistas.Em momento algum me sinto acusado cumprimentando a memória de Sensei Funakoshi ou de outros Senseis mas confesso que no ínicio foi um tabu para mim até entender realmente de que se tratava.Diferente da sua linha de pensamento eu creio que no caso de Daniel ele estava sendo coagido a aceitar Nabucodonosor no lugar de Deus ou adora lo como tal ou mensageiro do deus babilonio.No caso de José ser fiel ao Deus de Israel não impediu que José participasse da cultura e da politica egipcia haja vista que seu reconhecimento rendeu lhe um nome de honra egipcio Ẓáfənat paʿnéaḥ que significa "Descobridor das coisas ocultas" (por sua habilidade dada por Deus de decifrar sonhos).Por estas e outras creio que José participou da cultura e do ambiente egipcio porém sem deixar que isso abalasse sua fé.No caso de Sensei Funakoshi vc esta reconhecendo sua importancia para que vc chegasse a praticar aquela arte.E muitos outros que morreram para que o Karate chegasse a nós.Pessoas de um legado notavel.Mas nosso reconhecimento é sem o elevar a estado de deus ou de intermediario entre Deus e mim.
Mas ressaltando eu não acho que a menina foi de todo culpada.Onde já se viu vc chegar a faixa verde sem o minimo de conhecimento de uma  tradição comum da aula?Fora que faltou um tato do Sensei dela para transmitir a disciplina a ela.Nada que um pouco de educação não ajudasse.
Só me permita uma pergunta:
Você pratica Karate?Caso sim qual sua graduação?E como lida ou lidou com essa questão.
Deus o abençõe e a todos!
Abraços


Oss
Sei o que é passar necessidade e o que é ter fartura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,seja bem alimentado,seja com fome,tendo muito ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.
Fp 4:12 e 13

David Mendes

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #289 Online: Fevereiro 29, 2012, 09:37:37 »
Prezado David Mendes...

Antes de lhe responder, só quero fazer um apêndice a sua leitura de José do Egito. Ele participou e viveu a sociedade egípicia, mas em nenhum momento ele VIVEU a cultura egípicia em sua plenitude, pois isso implicaria em reconhecer Faraó como um deus, além de outras atitudes que não tornavam o egípicio um modelo a ser seguido. Vestimentas, alimentação e leis sociais foi o máximo que ele viveu (é só um apendice para não ficar algo muito solto, ok).

Mas me atendo a sua pergunta...

Pratico karatê sim, desde meus 14 anos. Sou faixa marrom a 8 anos, por N motivos diferentes, grana foi o principal motivo que me impediu de chegar a preta, coisa que estou tentando fazer este ano. Bom, graças a Deus, nunca sofri reprimenda quanto a minha postura de não saudar Funakoshi, mas deixo claro que nunca impus isso a nenhum sensei, eu sempre ia até o sensei e conversava com este, e ele decidia se me aceitaria em seu dojo ou não... por incrível que possa parecer, nunca me foi proibido a participação em um dojo por causa disso.

Foi até uma coisa que muito me surpreendeu quando vi tantas postagens duras contra a não saudação a Funakoshi.

Espero ter respondido sua pergunta.

Se o amigo tiver interesse, podemos papear em MP sobre este e outros temas do cristianismo e as artes marciais, ou outros temas relacionados.

No mais, um abraço e fique com Deus!!!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #290 Online: Fevereiro 29, 2012, 10:09:39 »
começou de novo..
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #291 Online: Fevereiro 29, 2012, 10:35:23 »
http://opiniaododavid.files.wordpress.com/2012/02/desespero.jpg?w=323
Moderador:
PELO AMOR DE FUNAKOSHI! BLOQUEIE ESSE TÓPICO!
Talvez a próxima notícia será:
Participante de forum se mata depois de não aguentar mais ler tópico de karate X religião!


Agora pra chutar o pau da barraca!!!
Alguns participantes se mostram muito conhecedores da biblia e de religião. Mas será que sabem o equivalente sobre karate.
Me parece que não!
 ;D ;D ;D


Agora uma pequena dica:
forumgospel.com.br
forumevangelho.com.br
vida-em-cristo.forumeiros.com
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #292 Online: Fevereiro 29, 2012, 10:44:34 »
Acabem com isto!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #293 Online: Fevereiro 29, 2012, 10:54:47 »
    Entra no tópico quem quer. Da mesma forma que escrevem no tópico quem esteja interessado.

    O assunto tem a ver com karatê e por isso é correlato ao fórum. Nosso moderador já entrou e também informou isso.

    Por exemplo, tópicos abertos por Newbies com perguntas simples, algumas vezes acabam recebendo 4 a 5 páginas de debates acalorados (em que eu também me meto).

    O que a gente poderia é comentar mais tecnicamente acerca de nosso karatê, talvez, né?

[]´s
BigBoy

   

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #294 Online: Fevereiro 29, 2012, 13:36:49 »
Caramba, pelo visto fiz o maior tópico da comunidade.

skydaykar

  • Visitante
viagra without prescription 14608
« Resposta #295 Online: Outubro 18, 2012, 01:49:25 »
buy viagra online - <a href=http://purchaseviagrahere.com/#lbzfk >buy viagra online</a> , http://purchaseviagrahere.com/#qxdix cheap viagra

Offline David Mendes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #296 Online: Outubro 18, 2012, 03:32:35 »
é um debate interessantissimo, mas imbuido de paixões e sentimentos, o que o torna uma discussão quase que sem fim.
Sei o que é passar necessidade e o que é ter fartura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,seja bem alimentado,seja com fome,tendo muito ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.
Fp 4:12 e 13

David Mendes

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #297 Online: Outubro 18, 2012, 08:08:58 »
Karate e Religiáo, cada um tem o que merece ter.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #298 Online: Outubro 18, 2012, 17:41:21 »
Sinceramente, a questão pra mim é SIMPLES!
É um contrato privado com suas condições. Se a pessoa não quer cumprir sua parte, o professor tem o direito de expulsar ela.

Estado não tem nada que se meter nisso, não tem que processar o cara.

Offline Ruivão

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 66
  • Votos: +0/-0
Re:Garota evangélica se nega a cumprimentar Funakoshi
« Resposta #299 Online: Outubro 18, 2012, 18:25:33 »
Sinceramente, a questão pra mim é SIMPLES!
É um contrato privado com suas condições. Se a pessoa não quer cumprir sua parte, o professor tem o direito de expulsar ela.

Estado não tem nada que se meter nisso, não tem que processar o cara.

Concordo se ela não quer cumprir as determinações do local, por que se presta a ir???