Por mais que eu tenha estudado e pesquisado, não consegui identificar esse novo estilo. Alguem poderia ajudar?
Amigos,Nem União Soviética nem oito nem oitenta, dizem vocês. Bom, estou num pequeno paÃs chamado Portugal, que é democrático, e no que diz respeito ao Karate, foi igualmente uma verdadeira bagunça, em que os picaretas proliferaram a seu belo prazer. Hoje, felizmente, é diferente, para bem de todos.Existe uma Federação (FNK-P) que tem o estatuto de utilidade pública, o que significa ser apoiada financeiramente pelo governo. Existe uma outra federação de Karate tradicional criada por personalidades do Shotokan, mas esta não tem o apoio governamental. No entanto, todos os elementos desta federação, estão simultâneamente federados, na FNK-P, pois, só esta tem poderes institucionais para realização de cursos de formação em várias áreas, sendo a de primordial importância a aquisição da Cédula de Treinador de Desporto emitida pelo Governo.Refiro que agora, e por Decreto-Lei, qualquer cidadão que seja Treinador de qualquer modalidade, como por exemplo, andebol, futebol, hoquei patins, ciclismo, natação, etc, tem que estar devidamente habilitado com Cédula de Treinador passada Instituto do Desporto Portugal, na qual consta o seu nÃvel ( Grau ). Os Graus de Treinador são: Grau I, II, III e IV. A referida Cédula diz: Treinador de Desporto. Quem quiser criar associações, federações, etc, pode fazê-lo, porém, sabe que à frente dessas organizações, tem que estar alguém certificado, caso contrário não pode exercer nem ter a porta aberta. Ora isto meus amigos, acabou com a picaretagem!Eu já estive no Brasil e deu para perceber bem o que se passa. Eu sabia bem como se caminharia no sentido de se resolver o problema... AbraçosLezon