Autor Tópico: O K está a caminho!  (Lida 138970 vezes)

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:O K está a caminho!
« Resposta #135 Online: Maio 30, 2013, 21:28:50 »
O ruim do karate é que faixa preta gordo e ruim, que nunca treina, continuará faixa preta (e exemplo) pra sempre.
Enquanto os exames de preta exigirem saber o nome da tia-avó do Funakoshi, trocentos kata e um kumite mixuruca e os praticantes não conseguirem se puxar numa barra, correr 1km ou fazer meia-dúzia de flexões sem dizer "ai" vai continuar tudo uma $%&!.
E um grande problema, se não o maior, é que 9/10 dos dojo nem sabem o que ensinam, ou ensinam kihom pra exame + kumite de competição.
Não tem currículo estruturado, treina gente de tudo que é nível junto, ninguém aprende $%&! nenhuma, competem só em uma regra (quando o fazem) e alguns, que treinam mais forte e ajustam a posição do polegar no curso com algum super-herói idoso acham que sabem se defender até do Mike Tyson.

Curto e grosso, acho que os professores de karate deveriam sentar e pensar se estão mesmo entregando resultado pra quem os procura e sair da década de 1920 com o papo "karate é isso, karate é aquilo". Pessoalmente acho que em geral quem procura a arte arte marcial que for, antes mesmo da defesa-pessoal em si, saúde mental, questões espirituais e etc quer pertencer a um grupo de pessoas vencedoras.
Acho que qualquer dos aspectos que o praticante deve buscar desenvolver só podem ser alcançados através da parte física, além do que é a maneira de se sentir motivado a sair de casa pra praticar. Não é com conversa que se atinge os outros atributos da arte, mas com a prática contante, porém o que te leva pro dojo pra essa prática constante é o resultado do treino no corpo e conquistas individuais.

Os professores tem que se preocupar mais com isso, melhorar seus currículos, também melhorar a administração das escolas e segurança, e puxar forte no físico.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #136 Online: Maio 30, 2013, 21:47:44 »
Osu,

Neste sentido, caro GUICOMES, deve-se ter afinidade com Karate-Do em sua totalidade, qual seja o estudo teórico e prático constante! Não estou falando em aprender Nihongo, embora os comandos num Dojo devessem ser todos no dialeto tradicional (assim como fazemos no Kendo), mas de buscar compreender o que faz.

Muitos Karatecas de meia tigela, quando se deparam com literaturas puramente técnicas como aquelas publicadas em autoria de Masatoshi Nakayama Sensei, preferem se fazer de analfabetos (se assim já não forem) para manter aquilo que chamam de Karate (no sentido exclusivo do Jutsu). Outros possuem um Jutsu muito bom, mas não possuem atitudes de um verdadeiro Karate-Doka.

Certamente a literatura deve ser um apoio para dúvidas e garantia de conhecimento teórico, mas se não houver prática exaustiva dos exercícios, nem adianta perder tempo lendo qualquer livro de Karate-Do, pois será em vão!

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #137 Online: Maio 30, 2013, 22:09:27 »
Já que falamos do auge do karatê, este aí de baixo é fera e com 66 anos (mesma idade do Yahara) - Dominique Valera.

espetacular

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #138 Online: Maio 30, 2013, 22:13:53 »
   Rodrigo, concordo com o fato da gurizada atualmente ser fracamente apegada a praticamente tudo.

Entretanto, eu te pergunto: como que continuam as academias de JJ e MT cheias e com gente em todas as faixas?

Outra coisa: JJ e MT trazem elementos 'da rua' e dos torneios de MMA para suas aulas. Enquanto eles fizerem isso eu aposto contigo um carneiro enfarinhado (vocês não têm isso aí nos pampas... babem).

[]´s
Big

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
« Resposta #139 Online: Maio 31, 2013, 03:13:10 »
Bigboy:

Por aqui não vejo tanta gente assim no Mt e no JJ. Mais gente que no Karate, com certeza; mas, menos do que havia um tempo atrás. E pra mim parece óbvio o porquê: quando apareceu o Bruce Lee, todo mundo queria KF; quando apareceram Chuk Norris e Van Damme, Karate; Seagal, Aikido. Hoje quem são os ídolos? Anderson e Wanderlei Silva, Minotauro, Werdum, Jon Jones, etc. Nós tivemos o Lyoto que deu um impulso bom, mas ele é um caso isolado.

Guicomes:

Não entendi; os praticantes das outras artes não engordam?  Ou engordam e perdem a faixa preta? Acho que isso não existe só no karate e sempre existiu; se hoje está virando regra, podemos até discutir (embora eu não saiba dizer). Concordo que o nível dos professores caiu e acredito que isso se deva às federações. Infelizmente, temos dirigentes que não têm interesse algum além de fazer dinheiro.
Por outro lado, acho que continua tendo muita gente boa dando aula. Acho que tudo pode e deve ser revisto, mas acredito ainda que o karate seja algo realmente demorado pra aprender. Sem dúvida, é possível pegar um leigo e dar a ele condições básicas de defesa pessoal em um ano utilizando técnicas de karate. Dá pra fazer isso com um treino totalmente diferente do tradicional. Acho que isso, a longo prazo, tornaria o karate um fast food da luta; seria o fim, definitivamente.
E acho engraçado o pessoal querer professores altamente profissionalizados no ensino da arte, com muitos horários de aula e divisão de aula pelos mais diversos níveis e coisa e tal. Pouquíssima gente vive do karate; quase a totalidade deles tá falido há muito tempo. E assim é desde sempre. Nosso país não tem cultura de praticar esportes, embora isso esteja mudando. Muita gente já corre, anda de bicicleta, vai à academia. Hoje, acredito que o custo pessoal de ter tanta disponibilidade pro karate não possibilitaria ao professor pagar as contas. E não me digam que isso é incompetência do professor, pois aí teríamos que concluir que só incompetentes dão aula de karate. Uns anos atrás abriu uma filial da Chute Boxe em Porto Alegre. Foi um enorme fracasso. Se carregando o nome da CB, tendo o know how, boas instalações, já é difícil...
E pra finalizar: faça um dojo com todas as qualidades que o pessoal exige e cobre o preço adequado; todo mundo quer o melhor, mas pagar...
Abraços,
Rodrigo

Offline muluk

• Full Member
    • clube do karate
« Resposta #140 Online: Maio 31, 2013, 08:55:18 »
Aqui no rio as academias de JJ e MT estado cheias. Aonde Dou aula e uma academia especializada em artes marciais e essas artes estado bem concorridas. Eu estou tendo que tornar minha aula mais dinâmica e isso tem me ajudado, procuro por o nosso tradicional e junto com um treinamento diversificado, trabalhando combinações de golpes, etc. sou sincero, dou aula porque gosto, não vivo disso. Ao contrato de muitos professores, eu treino junto com eles, saio molhado dois treinos. Isso e bom para eles e principalmente para mim. Agora o maior problema de evasão creio que não tem sido pela falha de mestres, mas pela moda atual, todo mundo que ser um anderdom silva e praticar o que eles praticam. Cabe aos professores de Karate e encontrar meios de tornar mais atrativo suas aulas, obviamente ser perder a tradição e esquecer um pouco nossos campeonatos eb treinar Karate mais agressivo
« ltima modificao: Maio 31, 2013, 09:08:43 por muluk »
Luis Fernando dos Reis
Faixa preta 2ºDan
www.facebook.com/luisfernando.reis1

Offline Caio Lucena

• Newbie
  • *
« Resposta #141 Online: Junho 01, 2013, 09:39:53 »
Honestamente , não creio que o Karatê esteja à beira de um AVC como algumas pessoas pensam . Karatê é um pouco chato sim , e daí ? Tenho amigos que praticam outras artes marciais (que não são MT e JJ) e as aulas estão sempre cheias .

O que percebo é que os professores deles não são arrogantes (como muitos professores de Karatê são) e conseguem ensinar com um ambiente descontraído sem fomentar baderna.

Hoje em dia não se pratica artes marciais pra se defender (deve-se treinar com 100% de esforço mas com o intuito de nunca utilizar), apenas pra se auto realizar . Os professores de Karatê deveriam tentar investir em um público específico . Pessoas que possuem um bom emprego e um nível educacional bacana tendem a escolher treinar Karatê ao invés de se arrebentar em uma academia pela-porco de MT ou JJ

Além do mais a publicidade em torno de uma arte marcial é um evento cíclico . O que me irrita no meio do Karatê é o sentimento de inferioridade que alguns praticantes possuem quando comparados com outras artes marciais , como se não tivessem compreendido que a nossa arte exige maior tempo de aprendizado , mas em compensação os frutos são mais duradouros 

Só sei de uma coisa : não importa a imagem que o Karatê possua para o público leigo , se no dojo há muitos ou poucos alunos , irei continuar treinando . Sou um felizardo por ter me permitido praticar essa arte e por ter encontrado pessoas sérias dispostas a ensiná-la.

Agora vou parar de falar e voltar a estudar

Abraços

Offline Platão

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #142 Online: Junho 01, 2013, 21:19:33 »
O que é bom é para poucos!
« ltima modificao: Junho 01, 2013, 21:24:49 por Platão »

Offline Arivaldo

• Hero Member
« Resposta #143 Online: Junho 02, 2013, 08:38:03 »
...É uma pena, pois quem sai perdendo são os que são “Pró e Contra” a entrada do K.  Uma pergunta. Por que num Dojo não se pode trabalhar os três K (kihon, kata e kumite) de forma tradicional e em separado um grupo que gosta de participar de competições e/ou fazer jyu kumite ou mesmo um karate de mais contato?
Em nosso dojo (meu e do Yama) eu trabalho o lado tradicional e o Yama cuida da parte de competição (conhecimento das regras e treinamento especifico para aquele torneio em que vão participar) tudo sem conflito do marcial x esporte.
Abs,
Ari – Santos/SP

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #144 Online: Junho 02, 2013, 08:47:50 »
   Pronto... agora eu quero ver os debatedores!

Eu, um pé-de-chinelo aqui, vivia sempre comentando, quase que com as mesmas palavras isso que o sensei Ari perguntou: um grupo em separado para a competição e outro pro tradicional.

Só que agora é o sensei Ari... hehehe.

Assistindo aqui de camarote...

Ah sim: os grupos são "misturáveis", rs.

[]´s
Big

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #145 Online: Junho 02, 2013, 12:15:43 »
Eu acho que a melhor coisa pra quem treina karatedo de defesa pessoal é competir em variadas regras, sempre respeitando os adversários.

O que sou contra é essa estória de "no meu dojo treinamos tanto o esportivo quanto o tradicional". Da minha experiência isso é desculpa de quem treina kihom pra exame de faixa e kumite de campeonato pula-pula. Pode até ser possível, apesar de eu crer que os conceitos de um sempre vão acabar anulando o outro, mas no dojo regular onde os caras treinam umas 4 ou 5 horas por semana nunca vai ser possível. Nem treinando um deles isoladamente se consegue ótimos resultados.

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #146 Online: Junho 02, 2013, 12:34:54 »
   Sei de pelo menos três sensei que praticam este conceito. Todos acima do quarto dan. Não tenho autorização de nenhum deles para citá-los na Internet, pois se assim o tivesse, assim o faria.

Em um deles, nos horários (estou olhando para o cartão da academia) há a seguinte divisão: "karate-dô" e "karate".

Outro deles, participou do único campeonato (é isso mesmo que vocês estão lendo: um campeonato) de jyu-kumite que ouvi falar, com assinatura de termo de responsabilidade, mais de 100 participantes e o escambau.

O que seriam 'ótimos resultados' segundo seu ponto de vista?
   Ganhar? Ser campeão? Certamente um praticante de 1aula/3x/semana dificilmente conseguirá tal façanha.
   Pra mim, obter um resultado ótimo é conseguir realizar um kata melhor em uma avaliação de um campeonato, obter uma nota melhor que a anterior, entrar num shiai mais confiante do que entrei da vez anterior, aplicar golpes e técnicas que eu não aplicava anteriormente, conseguir controlar meu medo, minha boca seca, converter estas coisas em ação, etc.

[]´s
Big

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #147 Online: Junho 02, 2013, 12:45:45 »
Oss

e eu que não , o faça  >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( :D :D :D :D :D :D :D :D

socorrro  ::) ::) ::) ::) ::) ::)

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #148 Online: Junho 02, 2013, 13:22:31 »
Big, não adianta. Desiste.
Venho argumentando o mesmo que você a muito tempo, mas os que são contra não cedem. Nem quando apresentamos fatos. Ficam nos argumentos do "eu acho", "eu não concordo" e assim vai.
Você mesmo conhece exemplos que comprovam que é possível ter karatê esportivo e marcial no mesmo dojo (lógico que com treinos diferentes) eu também (inclusive onde treino é assim) e agora o Sensei Ari também afirma isto, mas isto não é suficiente. Os "achismos " deles valem mais.... :P
Karate Wado Ryu

Offline Arivaldo

• Hero Member
« Resposta #149 Online: Junho 02, 2013, 13:40:19 »
Ok! Eu confesso e uma desculpa... Mas também quem sou eu para contestar o gaúcho da fronteira com sua vasta experiência “internacional”... rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Abs,

Ari - Santos/SP