Autor Tópico: O K está a caminho!  (Lida 137952 vezes)

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:O K está a caminho!
« Resposta #150 Online: Junho 02, 2013, 14:12:30 »
Big
Os resultados neste tipo de dojo muitas vezes não passam de achar que sabe, achar que treina, achar que faz bem pra saúde, quando nem o mínimo recomendado de exercício semanal atinge, quem dirá pra técnica e espírito necessários pra ser faixa-preta, mesmo que o mais importante seja se sentir feliz... Que valor tem uma faixa preta de um cara que treina 3 ou 4 horas por semana? Aqui é muita definição de dicionário e hipocrisia, você sabe do que eu estou falando.

Mesmo os seus objetivos descritos alcançam um platô e você nunca mais vai sair dali. Acha que treinando 1 ou 2 horas de kata por semana vai deixar teu kata melhor? Esse treino vai se reverter em que na técnica de defesa pessoal ou treino de espírito? É o melhor pra esses objetivos?
Você se matricula nas competições de kumite sem querer vencer os oponentes? Porque treinando sempre a mesma coisa não vai, só com tempo a mais de treino não vai.
Cara, o que mais vejo é karateka de técnica forte que não aguenta 1 minuto de luta e ta cansado. Podem até aguentar 1 hora de kihom no ar com todo o kime, mas habilidade atlética de luta é diferente. Pode não ser o objetivo pessoal de alguns por variados motivos, mas tem que ser o de "todo mundo" que procura karate? Porque eu vejo que quem pensa diferente é taxado de qualquer coisa, menos karateka. Eu pergunto essas coisas pra tentar entender mesmo, pois sou só um karateka um pouco burro.

Você descreveu "ótimos resultados" sim, BigBoy, mas isso tudo que você descreveu não é alcançado com 4 ou 5 horas por semana divididas entre 2 karates. O que o pessoal do fórum tinha que entender é que pode até ser que funcione num dojo perto da sua casa, no seu próprio ou consigo mesmo (pessoalmente não acredito), mas pode crer que foge à regra, e o karate só tem a perder com isso. Se é pra o karate ser a arte marcial que os pais colocam os filhos pra gastar energia, continuarem fisicamente fracos, mas se sentindo bem, então não me venham com história de "treinamos tanto o esportivo quanto o tradicional".

Dar aula pra gente que só quer ir no dojo pra se sentir bem consigo mesmo, pra pessoas que são inteligentes e educadas (como erroneamente dizem ser o público que permanece no karate), não se interessam em alcançar o pico fisicamente, aprender a se defender de verdade ao invés de dar desculpa que com karate demora 10 anos, é fácil. O difícil é entregar resultado visível. Pegar o moleque brigão e ensinar respeito. Pegar o garoto fraco e entregar a ele poder pra que nunca mais na vida tenha a grana do lanche roubada. Pegar a mulher banhuda que não gosta de $%&! de luz ligada e deixar feliz com seu corpo, pegar o cara que já entra derrotado em tudo o que faz e mostrar dia após dia que ele é capaz de mais. Pessoalmente considero ótimos resultados conseguir este tipo de coisa.
Apesar de não ser o objetivo de muitos, quase todo mundo diz que o seu karate entrega esses resultados, mesmo sendo mentira. É que ninguém quer sair por baixo.
Eu por exemplo, tomaria pontos toda hora de um competidor top. Provavelmente vou ter bastante trabalho na minha luta de k1 este ano, pois nunca treinei clinch na vida (você já?). Provavelmente seria reprovado no exame de segundo dan também. Mas ir no dojo pra me sentir bem? No dojo você tem que sofrer. É esse o karate descrito pelo Funakoshi. Como alguém vai conquistar coisas difíceis simulando coisas fáceis no dojo? Se sentir bem me sinto com a mulher e amigos num passeio. Em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa, menos no dojo.

Essas coisas precisam de muito esforço pra serem alcançadas (não é só montar um programa de porradaria sem filosofia como alguns simplificam) e se não for o papel do professor de karate exigir do aluno o máximo que ele puder dar, ele é um professor ruim. E isso é o que a gente mais vê no karate não importa o quanto neguem.

--
Arivaldo
Não leve pro lado pessoal.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #151 Online: Junho 02, 2013, 16:44:33 »
   O texto tá extenso. Provavelmente não conseguirei comentar todas as passagens.

   Eu não tenho dados à minha disposição. Mas comentarmos acerca dos praticantes medianos, estes que vão religiosamente à academia três vezes por semana, cumprem com as determinações do sensei, a aula termina, praticam um makiwara, vão pro saco chutar e socar, fazem uma sombrinha com um colega, tomam uma ducha e dão continuidade às suas vidas.... e afirmarmos que ninguém desse time dá porrada, eu não me sinto à vontade em afirmar isso.

   Estas transformações que você citou (a mulher fora de forma, o favelado, as pessoas com baixa auto-estima) ocorrem todos os dias nos dojos de karatê de bons professores, Gui. O problema - e você sabe disso - é que no karatê demora e, caso a pessoa queira enganar a si própria, ela pode, já que um sensei que traz comida para seus familiares não vai deixar de tais pessoas perambulem por seus tatames. Um exemplo disso: sensei XXXX daqui de Pato Branco, ficou tão bravo comigo por não perder peso, que disse que traria uma balança toda as segundas-feiras. Caso eu aparecesse com o peso acima na semana seguinte, ia me tocar do dojo. Veja: ele não vive disso.

   E, fazendo um "link" com o tópico que estamos debatendo, insisto em afirmar que todos perdemos com um karatê fora das Olimpíadas. Todos os estilos de karatê são "pula-pula". Todos pulam e saltitam. Na década de 70 e início da década de 80 isso era mais raro. Tanto que apelidaram Robson Maciel de "pipoca".
   Regras? Elas mudam. Mudam de acordo com o resultado de estudos e de vontades políticas e técnicas. Debates políticos e técnicos participam quem é filiado. Quem está filiado vota e tira quem não está atendendo ao que se busca por um bom karatê.
   Daí para o confrontos com diferentes regras, como você citou, é um passo.

   Eu nunca usei o clinche. Os motivos é que são interessantes: ou a porrada foi tão forte que eu dobrava os joelhos; ou o clinche era uma transição para uma projeção (o que não há em regras de K-1).

   O objetivo de vencer um combate é intrínseco a qualquer tipo de kumite. Se assim não o fosse, bastaria ficar em kamae sem se mover e esperar a porrada entrar. Você sabe ao que me refiro quando escrevo superar-se a si próprio. Nem vou continuar.

[]´s
Big

   

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:O K está a caminho!
« Resposta #152 Online: Junho 03, 2013, 10:57:31 »
Você mesmo conhece exemplos que comprovam que é possível ter karatê esportivo e marcial no mesmo dojo (lógico que com treinos diferentes) eu também (inclusive onde treino é assim) e agora o Sensei Ari também afirma isto, mas isto não é suficiente.

GEM, Os maiores Karate-ka que vi em minha vida, grandes artistas marciais foram, no tempo apropriado, grandes atletas. Não há necessidade de separar "tipos de treino" mas de saber que, uma vez que  carreira desportiva acaba, a arte marcial continua.

Duas coisas sempre deixaram o Sensei Flavio Costa fulo da vida:

1- Gente que treinava bonitinho nas aulas, fazia kata e kihon com afinco e era machão durante o kumite mas, às vésperas de uma competição, sumia da academia e dos treinos. Alegavam as mais variadas desculpas quando reapareciam depois da competição. Trabalho, contusões, doenças, etc... mas era sempre perto de competições e sempre os mesmos!

2- Gente que só treinava assiduamente e com afinco perto e para essas mesmas competições. Durante o resto do ano treinavam uma aulinha, 3X por semana, malhavam um ferrinho e, uns poucos mais aguerridos, faziam um jiu-kumitezinho sempre que podiam, mas não treinavam quase kata ou kihon, nem tampouco os via socando o makiwara ou chutando o saco de pancadas...

Perto dos campeonatos, viravam o Rocky Balboa (som de Gonna Fly Now), correndo pra ganhar gás e perder os pneus e aparecendo em todos os treinos. Escolhendo um kata e pedindo ajuda pra lapidar como aquele cara que estuda pra prova na véspera!

Ele detestava isso e sempre disse que o Karate-ka deve treinar KARATE pra saber Karate e estar pronto, seja pra se defender ou para ganhar um troféu.

A mesma coisa fazia e pregava o Marco Ruas e passou isso para seus alunos. Mesmo durante o período pré-UFC em que ninguém queria lutar com ele, nem vale-tudo nem MT, ele SEMPRE se mantinha treinado pro que desse e viesse. Sempre apto técnica e fisicamente... sempre acrescentando novas experiências e conhecimentos ao seu arsenal!

Claro que sei que não é viável ficar 8h no dojo de segunda a sábado como eu fazia, mas treino cerca de 1h e meia a 2h por 5 dias na semana e em 2 dias eu malho forte. Consigo treinar kata (e não só a rotina solo), kihon e kumite de tipos variados. Nunca mais vou ser como era? Nem de longe, até porque os 46 anos estão chegando... mas dá pra conciliar o treino do básico e da forma com o condicionamento físico e com a técnica de porrada.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:O K está a caminho!
« Resposta #153 Online: Junho 03, 2013, 11:47:35 »
Cara, o que mais vejo é karateka de técnica forte que não aguenta 1 minuto de luta e ta cansado. Podem até aguentar 1 hora de kihom no ar com todo o kime, mas habilidade atlética de luta é diferente. Pode não ser o objetivo pessoal de alguns por variados motivos, mas tem que ser o de "todo mundo" que procura karate? Porque eu vejo que quem pensa diferente é taxado de qualquer coisa, menos karateka.

Eu por exemplo, tomaria pontos toda hora de um competidor top. Provavelmente vou ter bastante trabalho na minha luta de k1 este ano, pois nunca treinei clinch na vida (você já?). Provavelmente seria reprovado no exame de segundo dan também. Mas ir no dojo pra me sentir bem? No dojo você tem que sofrer. É esse o karate descrito pelo Funakoshi. Como alguém vai conquistar coisas difíceis simulando coisas fáceis no dojo? Se sentir bem me sinto com a mulher e amigos num passeio. Em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa, menos no dojo.

Essas coisas precisam de muito esforço pra serem alcançadas e se não for o papel do professor de karate exigir do aluno o máximo que ele puder dar, ele é um professor ruim. E isso é o que a gente mais vê no karate não importa o quanto neguem.

GUICOMES,

Só pra começar...  VC tem sorte, pois não tenho visto muito karate-ka de técnica forte. Infelizmente!

Depois, eu não acredito, apesar de saber que o gás da movimentação em luta é diferente, que um cara que faça 1h de bom kihon, sem parar, com todo kime, não aguente lutar 1 min do tipo de kumite que for! Só não tem muita gente capaz de fazer esse kihon...

Habilidade atlética é sempre bom e quanto mais melhor, mas em se tratando de porrada, habilidade técnica é mais importante. Digo isso porque agente deixa de ser atleta mas tem que continuar eficiente...

É aí, porém, que a coisa fica legal! Pra conseguir essa eficiência tem que treinar e treinar corretamente, o que melhora o condicionamento. Pelo menos o específico. Por isso que, sim, tem que ser o objetivo de "todo mundo" que treina Karate o de fazer Karate.

Karate não é segmentado. É uno, mas é trino... é um só e indivisível, mas é multifacetado em kata, kihon e kumite.

Kata é imprescindível pra defesa pessoal e certo tipo de condicionamento. Tem que fazer só e em grupo! Mas tem que fazer!!! e treinar as situações com os colegas!

Kihon é necessário pra técnica e forma, assim como o condicionamento. Uso o kihon como em HIIT (hi intensity interval training) fazendo 4min com força e kime e descansando 30 seg.

Ao fim de uma sessão eu escolho uma sequência mais cascuda, tipo: jiu-kamae, chuta mawashi-geri, cai atrás, soca kizami e gyaku, chuta de novo, cai à frente e soca gyaku-zuki... ou algo do tipo e faz com o máximo de velocidade e força que puder por 20. seg e descansa 10 seg. repetindo 8 vezes e no final, terá feito 4 min. do método Tabata.

Comprovadamente aumenta o gás anaeróbico e o aeróbico, além de ser mais eficiente na perda de gordura que o aeróbico. Kihon engloba também os treinos físicos com anteparos, como manoplas, makiwara, saco e elásticos. Sempre usando HIIT.

Kumite. O cara que luta TEM QUE SAIR NA PORRADA! Quem treina Karate tem que lutar. Simples assim...  Tanto pra aprender a aplicar o gás adquirido nos kihon na dinâmica de movimentação quanto pra afinar Maai e encascorar o couro e o espírito. Não precisa ser todo dia, 30 min. duas vezes na semana são o suficiente.

Jiu-kumite, shiai-kumite, jiu-ippon-kumite. Tudo... tem que fazer frente-a-frente! Aconselho eventualmenta, colocar luvas, caneleiras, protetores bucais e capacetes e fazer uma porradinha à vera. Chão e o escambau. Vale muito à pena!

Pra concluir, VC está certo! OSSU é suportar a pressão. Vai-se treinar pra se sentir no inferno e não pra se sentir bem. Sentir bem acontece depois que acaba...

E o professor que não exige o melhor que cada aluno pode dar não é um professor...

OSS!

« ltima modificao: Junho 03, 2013, 21:36:11 por Marquinhos »
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #154 Online: Junho 03, 2013, 12:18:35 »
Gem:
Em primeiro lugar, acho que se referir a quem discordda de ti como "eles" uma sacanagem. Sacanagem porque coloca todo mundo no mesmo balaio de gatos e, ao mesmo tempo, não aponta ningu´m especificamente. Minha opinião é diferente da opinião do Guicomes, que difere da do Gustavo, que difere do Marquinhos, etc.

Em segundo lugar, da maneira que tu fala, alguém com menos tempo de karate ou menos idade pode achar que a opinião dos outros é "achismo" e que a tua está embasada cientificamente. Não é verdade, tua opinião é só o modo como tu enxerga as coisas. Nada além disso, é o teu "achismo". Na verdade, pra mim, achismo é aquilo que fazem as pessoas que nem sequer treinam karate e vêm aqui dar aula de tudo. E tem bastante gente assim.

Pela última vez, neste tópico aqui ou em qualquer outro, vou manifestar minha opinião sobre o assunto.
Poucos aqui são contrários à competição. Por um motivo muito simples: desde os anos 60 os maiores karatekas, do Brasil ou do exterior, competiram. São nossos ídolos, aprendemos com eles. Então seria loucura dizer que competição não presta. Além disso, muitos aqui também já competiram bastante. Acredito que, bem feita, a competição tem mais qualidades que defeitos.  Minha crítica é direcionada especificamente aos moldes de competição da WKF. Acho que desvirtua totalmente o karate, pois que se afasta da efetividade da luta. Quem, como o Ari, viu o karate dos 70/80/90 não pode fechar os olhos pra essa diferença. É gritante. Não é questão de lutar pulando ou estático, é questão de aplicar os fundamentos do karate.
Discordo totalmente que seja possível, para a média dos mortais, conciliar um treino voltado para ganhar competições WKF com um treino pra dar porrada. Com 3 ou 4 treinos por semana falta tempo pra treinar as duas coisas e acredito que o condicionamento perca muito. Não dá pra treinar pra só tocar e lutar batendo de verdade, ou vice-versa.  Basta tentar mesclar as duas coisas que qualquer um vai sentir dificuldade de aplicar. Vai encontrar dificuldade na distÂncia, no tempo, no ritmo e na estratégia. É tudo diferente. E é óbvio que o treino condiciona, é balela a história de que o cara que treinar pra bater vai conseguir lutar só tocando e trabalhando velocidade. Não digo que não possa, digo que simultaneamente é muito difícil. Dá pra conciliar as duas coisas em um mesmo dojo? Dá, mas com pessoas diferentes. Não digo que não haja progresso treinando assim, só acho que o cara fica meia bomba nas duas vertentes. Quem realmente quiser ver isso coloque protetores, capacetes, luvas e experimente lutar forte. Ou faça o inverso, caso treine de maneira oposta: tente lutar pra tocar antes, nada mais.

Concordo em parte com o Guicomes, muita gente passa anos e anos em lugares onde a única coisa que treinam é uma nova maneira de ficarem enganando a si próprios. Mas sou mais comedido que ele, menos idealista, certamente por causa de uma diferença de idade e experiência. Não acho que o dojo tenha que ser este inferno que ele prega pra que haja pogresso pessoal. Acho que karate bem treinado, 3 vezes por semana, combinado com outras atividades físicas dá excelente resultado. Hirokazu Kanazawa também acha. E acho que a coisa pode ser mais light porque karate não é a única maneira de realização possível, existem muitas outras. Pode ser uma ferramenta auxiliar, pode ser a principal. Aí acho que é pessoal. Porque se for adotar a linha de pensamento dele vou concluir que todo mundo que não tenha a dedicação de um Yahara é um $%&! (o que não é verdade). Acho que se o cara treinar com dedicação - dentro daquilo que pode reservar de tempo ao karate -, se expuser a trocar experiências com gente de fora e, obviamente, sair na porrada com certa frequência vai cumprir com a sua obrigação de karateka.


Basta olhar pra gente como Yahara e tantos outros mestres que há por aí e ver se o que praticam se parece com as competições que vemos aí, especialmente na WKF. Entre os mestres e os atuais competidores não tenho dúvida de quem eu gostaria de imitar.

Ô Ari, vê se para de aparecer por aqui só pra ficar cornetando. A patroa não deixa tu ir aos cursos e depois tu vem descontar nos amigos do fórum. Ok, amigo é pra essas coisas. Mas deixa o meu conterrâneo na dele, tem muito mais gente no fórum com ares de expert  e, pelo que dizem, duvido que treinem. Tinha um presente pra ti mas acabei não levando porque o Alberto disse que tu não iria. Fica pra próxima, que só entrego presente em mãos.
Abraços,
Rodrigo

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:O K está a caminho!
« Resposta #155 Online: Junho 03, 2013, 12:34:02 »
Estou sem saco de ler tudo mas,....

Competição é o máximo, desde que as regras não disvirtuem o karate. A WKF é legal, mas não é karate.

Tem de ser luta por 1 ponto, rosto tem de valer mais que barriga. Uma coisa que nunca gostei mesmo na regra antiga é que um cara que acerta uma barriga, 1 decimo antes de levar na cara, ganha o ponto, isso é ridículo.

Ao meu ver existem 4 karates, o competitivo, o DO, o defesa pessoal e o enganação. Eu tento ficar no defesa pessoal, ainda mais já com a idade que tenho é o que pode me ser útil algum dia.

Só uma nota: O Yahara falou igualzinho ao Kanazawa sobre o Takeuchi, bom de porrada pra $%&! e maluco. Conosco ele era nota 10, mas imagino que tenha sido cruel com os Japas.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #156 Online: Junho 03, 2013, 12:38:49 »
   Eu não estou treinando.... escrevo um monte de pitacos aqui. Todos na maior parte com quem gosta de um prosa, de um debate.

   Agora fiquei preocupado. Será que sou um desses que tem ares de expert? hehehe

[]´s
Big
« ltima modificao: Junho 03, 2013, 12:56:32 por BigBoy »

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:O K está a caminho!
« Resposta #157 Online: Junho 03, 2013, 14:06:45 »
Não consegui ler tudo.. kkkk!

 ;D ;D ;D ;D
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:O K está a caminho!
« Resposta #158 Online: Junho 03, 2013, 14:46:04 »
Marquinhos,
Também uso treino intervalado. Pesquiso bastante a respeito. Da pra dizer que meu karate deu um salto enorme desde que adicionei em meus estudos um regime alto de condicionamento físico.
A questão que eu exponho é que, entre dois lutadores de nível técnico similar o condicionamento físico vai ser o diferencial.
Em uma luta real usamos percussão, mas também clinchamos, caímos, levantamos, empurramos e puxamos, saltamos e usamos todos os músculos do corpo de maneira explosiva e tensionada, o que demanda bastante do físico e variações na respiração, como você que é estudioso dos kata e experiente no kumite sabe.
Um karateka mais técnico não vai necessariamente vencer se seu condicionamento for baseado no que vemos tradicionalmente nos dojo de karate (kihom no ar, kata solitário, luta parando a cada golpe, e aquela coisa toda que estamos carecas de discutir). Por isso esses praticantes que treinam assim cansam tão rápido quando fazem um treino diferente.

Um dado importante pra mim é que cerca de 90% das lutas amadoras é vencida pelo com melhor condicionamento físico. Sim, concordo que a técnica é o mais importante, mas tem que ser técnica funcional, como você descreveu que treina.

É por isso que eu digo que o karate do jeito que está (tirando o de todos aqui do fórum) não entrega resultado do jeito que eu descrevo heheh.

Seria tão gentil em escrever meu nick de maneira correta? (GUICOMES). Você sempre escreve Gicomes. Apesar de eu geralmente não me importar, parece de propósito chapa.

Um abraço!
Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #159 Online: Junho 03, 2013, 16:21:16 »
Olá Rodrigo e colegas,
O caminho do meio é possível. Entendo que os treinos cascudos são feitos separados do treino tradicional do karate-do (kihon, kata e kumite), foi assim que eu e muitos colegas sempre treinamos.
No início tínhamos o modelo de luta da JKA depois veio WKF (ex WUKO) e outros sistemas com suas regras e mudanças. Por exemplo, em nosso dojo (eu e o Yama) separamos os alunos (elaboramos planilha de treinamento) que querem treinar mais forte (contato) e gostam de competir e posso garantir que lutamos em qualquer regra. O Yama e um estudioso das regras de competições e gosta de atuar como arbitro e treinamos de acordo com as regras.
O problema maior não são as entidades mais as pessoas e não podemos transferir para a (s) entidade (s) problemas pessoais por A ou B ou C. Hoje em dia não tem desculpa vc pode treinar ou competir do jeito que quiser, temos k1, MMA, FULL CONTACTO, MT, JJ, karate (nas diversas entidades) se está insatisfeito saia e procure a que melhor convém e melhor do que ficar e ficar reclamando de fulano e sicrano e que o mestre tal te exclui e que as regras não são boas etc. etc. etc.
Para mim está tudo justo e perfeito e treino com quem gosto e participo dos eventos que acho que devo participar.
Hoje enxergo que a competição e apenas um complemento onde o “processo” e sempre mais importante do que ganhar uma medalha em um torneio ou campeonato.
...Mas posso estar errado, pois ainda tenho muito que aprender... E todos saíram perdendo com a não inclusão do karate.
Abs,
Ari – Santos/SP

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #160 Online: Junho 03, 2013, 17:45:59 »
Olá Rodrigo e colegas,
O caminho do meio é possível. Entendo que os treinos cascudos são feitos separados do treino tradicional do karate-do (kihon, kata e kumite), foi assim que eu e muitos colegas sempre treinamos.
No início tínhamos o modelo de luta da JKA depois veio WKF (ex WUKO) e outros sistemas com suas regras e mudanças. Por exemplo, em nosso dojo (eu e o Yama) separamos os alunos (elaboramos planilha de treinamento) que querem treinar mais forte (contato) e gostam de competir e posso garantir que lutamos em qualquer regra. O Yama e um estudioso das regras de competições e gosta de atuar como arbitro e treinamos de acordo com as regras.
O problema maior não são as entidades mais as pessoas e não podemos transferir para a (s) entidade (s) problemas pessoais por A ou B ou C. Hoje em dia não tem desculpa vc pode treinar ou competir do jeito que quiser, temos k1, MMA, FULL CONTACTO, MT, JJ, karate (nas diversas entidades) se está insatisfeito saia e procure a que melhor convém e melhor do que ficar e ficar reclamando de fulano e sicrano e que o mestre tal te exclui e que as regras não são boas etc. etc. etc.
Para mim está tudo justo e perfeito e treino com quem gosto e participo dos eventos que acho que devo participar.
Hoje enxergo que a competição e apenas um complemento onde o “processo” e sempre mais importante do que ganhar uma medalha em um torneio ou campeonato.
...Mas posso estar errado, pois ainda tenho muito que aprender... E todos saíram perdendo com a não inclusão do karate.
Abs,
Ari – Santos/SP


PERFEITO.

Eu entendo que Karate é um só. Sua forma tradicional de treinamento é correta para todas as circunstâncias(luta, esporte, caminho). Se um praticante quer se profissionalizar seja como atleta, professor, preparador físico, técnico, árbitro, dirigente, empresário, etc. não pode ser entendido como desonra. Que tenhamos grandes oportunidades. Fora das olimpíadas corremos risco de ser sempre amadores.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #161 Online: Junho 03, 2013, 17:56:21 »

Duas coisas sempre deixaram o Sensei Flavio Costa fulo da vida:

1- Gente que treinava bonitinho nas aulas, fazia kata e kihon com afinco e era machão durante o kumite mas, às vésperas de uma competição, sumia da academia e dos treinos. Alegavam as mais variadas desculpas quando reapareciam depois da competição. Trabalho, contusões, doenças, etc... mas era sempre perto de competições e sempre os mesmos!

2- Gente que só treinava assiduamente e com afinco perto e para essas mesmas competições. Durante o resto do ano treinavam uma aulinha, 3X por semana, malhavam um ferrinho e, uns poucos mais aguerridos, faziam um jiu-kumitezinho sempre que podiam, mas não treinavam quase kata ou kihon, nem tampouco os via socando o makiwara ou chutando o saco de pancadas...

Perto dos campeonatos, viravam o Rocky Balboa (som de Gonna Fly Now), correndo pra ganhar gás e perder os pneus e aparecendo em todos os treinos. Escolhendo um kata e pedindo ajuda pra lapidar como aquele cara que estuda pra prova na véspera!


Marquinhos, realmente isto acontece muito (mais o caso 1 do que o 2).



Rodrigo, me referi a eles porque são muitos para citar nomes. Se você acha que não se enquadra nos mesmos, ótimo.  Simples assim.

P.S.: você também generalizou quando escreveu:"...achismo é aquilo que fazem as pessoas que nem sequer treinam karate e vêm aqui dar aula de tudo. E tem bastante gente assim."  E nem por isto eu te considero meu inimigo mortal......



« ltima modificao: Junho 03, 2013, 20:30:42 por GEM »
Karate Wado Ryu

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #162 Online: Junho 03, 2013, 21:14:19 »
Gem, de modo algum me senti atingido pessoalmente. Não é essa a questão. O problema é a maneira como se tem rebatido argumentos aqui, só isso. Jamais disse que tinha algum inimigo mortal, não entendi tua resposta. E também não entendi onde foi que generalizei. Disse que tem muita gente que não treina e vem aqui dar aula. É mentira???
É bem diferente de dizer "eles que discordam de mim não treinam".

Entendo perfeitamente o que diz o Ari mas não concordo com tudo. Principalmente porque o Arivaldo ninguém sabe quem é - mas a WKF é a cara do karate no mundo. Também não tenho certeza sobre os ganhos com Olimpíadas, que desfiguraram o Judô e hoje o cara pode ser campeão do mundo sem derrubar nenhuma vez o adversário. É o meu modo de pensar e, pelo pouco que vi do Ari pessoalmente, entendo que é uma pessoa com larga experiência mas também muito humilde e, certamente, ele considera a opinião contrária.

Não cultivo inimizades, por isso disse que foi minha última manifestação sobre o assunto. O fórum virou embate e quando acontecem os cursos e demais eventos ninguém aparece. Karate é no dojo, então acho que aqui talvez esteja virando mais um meio de autoenganação ou autoafirmação. Vou aproveitar meu tempo de maneira mais útil, assim como outros tantos já fizeram.

Com exceção de 1 ou 2 falcatruas, só fiz amigos aqui. Gustavo, Yama, Ari, Katsumoto, o pessoal da Mushin, Simões e os demais cariocas; e outros, que talvez tenha esquecido. Pude vestir o kimono e treinar com eles, que é o que realmente me importa. Pra situações assim continuarei por aqui; pras demais discussões, estou fora.

Oss!
Abraços,
Rodrigo

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:O K está a caminho!
« Resposta #163 Online: Junho 03, 2013, 21:42:46 »
Marquinhos,

Um dado importante pra mim é que cerca de 90% das lutas amadoras é vencida pelo com melhor condicionamento físico. Sim, concordo que a técnica é o mais importante, mas tem que ser técnica funcional, como você descreveu que treina.

É por isso que eu digo que o karate do jeito que está (tirando o de todos aqui do fórum) não entrega resultado do jeito que eu descrevo heheh.

Seria tão gentil em escrever meu nick de maneira correta? (GUICOMES). Você sempre escreve Gicomes. Apesar de eu geralmente não me importar, parece de propósito chapa.

Pô, cara, foi mal. Claro que não é de propósito! Foi burrice, mesmo. Detesto parecer desrespeitoso... já editei o post e tudo!

De volta ao tópico, com certeza em uma luta, um combate esportivo, se acabar o gás, pode ser o Bruce Lee das galáxias que vai levar um tremendo piá.

Pra defesa pessoal, e o todome waza, a técnica é primordial, assim como a atitude mental e o espírito.

O que eu falei é: pra obter essa eficiência técnica tem que treinar tanto, que o condicionamento é uma consequência natural da coisa. Mas como falou, tem que ser um treino funcional!

Realmente, não se vê muito por aí...

OSS!

Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:O K está a caminho!
« Resposta #164 Online: Junho 03, 2013, 22:08:21 »
Rodrigo,

Acho que não estamos nos entendendo, por isto fiz questão de copiar o que escrevi e está abaixo.

Big, não adianta. Desiste.
Venho argumentando o mesmo que você a muito tempo, mas os que são contra não cedem. Nem quando apresentamos fatos. Ficam nos argumentos do "eu acho", "eu não concordo" e assim vai.
Você mesmo conhece exemplos que comprovam que é possível ter karatê esportivo e marcial no mesmo dojo (lógico que com treinos diferentes) eu também (inclusive onde treino é assim) e agora o Sensei Ari também afirma isto, mas isto não é suficiente. Os "achismos " deles valem mais....


Em nenhum momento disse que quem discorda de mim não treina! Inclusive, dentre os que discordam estão alguns amigos, de quem gosto muito, como o Gustavo e o Pedrão.
Quanto ao que escrevi de não te considerar um inimigo mortal, foi uma maneira de dizer que não levei para o lado pessoal o que você escreveu, embora ainda ache que foi uma generalização sim.
Espero que tenha conseguido esclarecer o assunto, mas não abro mão de ter minha opinião, independente se os outros gostem ou não, concordem ou não.
Sinceramente, eu é que não entendi sua manifestação anterior. Tive a impressão de que você se sentiu atingido. Mas se não foi isto, melhor ainda, falha minha de interpretação do seu texto.
Da mesma maneira que você, pretendo ainda fazer muitas amizades aqui no fórum, conhecendo pessoalmente quem ainda não tive a oportunidade, participando quando me for possível, de cursos e eventos.
Se tudo der certo, teremos o 2o. encontro de karatecas do Sul ainda este ano e você será muito bem-vindo.

OSS!
Karate Wado Ryu