Você mesmo conhece exemplos que comprovam que é possÃvel ter karatê esportivo e marcial no mesmo dojo (lógico que com treinos diferentes) eu também (inclusive onde treino é assim) e agora o Sensei Ari também afirma isto, mas isto não é suficiente.
Cara, o que mais vejo é karateka de técnica forte que não aguenta 1 minuto de luta e ta cansado. Podem até aguentar 1 hora de kihom no ar com todo o kime, mas habilidade atlética de luta é diferente. Pode não ser o objetivo pessoal de alguns por variados motivos, mas tem que ser o de "todo mundo" que procura karate? Porque eu vejo que quem pensa diferente é taxado de qualquer coisa, menos karateka. Eu por exemplo, tomaria pontos toda hora de um competidor top. Provavelmente vou ter bastante trabalho na minha luta de k1 este ano, pois nunca treinei clinch na vida (você já?). Provavelmente seria reprovado no exame de segundo dan também. Mas ir no dojo pra me sentir bem? No dojo você tem que sofrer. É esse o karate descrito pelo Funakoshi. Como alguém vai conquistar coisas difÃceis simulando coisas fáceis no dojo? Se sentir bem me sinto com a mulher e amigos num passeio. Em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa, menos no dojo.Essas coisas precisam de muito esforço pra serem alcançadas e se não for o papel do professor de karate exigir do aluno o máximo que ele puder dar, ele é um professor ruim. E isso é o que a gente mais vê no karate não importa o quanto neguem.
Olá Rodrigo e colegas,O caminho do meio é possÃvel. Entendo que os treinos cascudos são feitos separados do treino tradicional do karate-do (kihon, kata e kumite), foi assim que eu e muitos colegas sempre treinamos. No inÃcio tÃnhamos o modelo de luta da JKA depois veio WKF (ex WUKO) e outros sistemas com suas regras e mudanças. Por exemplo, em nosso dojo (eu e o Yama) separamos os alunos (elaboramos planilha de treinamento) que querem treinar mais forte (contato) e gostam de competir e posso garantir que lutamos em qualquer regra. O Yama e um estudioso das regras de competições e gosta de atuar como arbitro e treinamos de acordo com as regras. O problema maior não são as entidades mais as pessoas e não podemos transferir para a (s) entidade (s) problemas pessoais por A ou B ou C. Hoje em dia não tem desculpa vc pode treinar ou competir do jeito que quiser, temos k1, MMA, FULL CONTACTO, MT, JJ, karate (nas diversas entidades) se está insatisfeito saia e procure a que melhor convém e melhor do que ficar e ficar reclamando de fulano e sicrano e que o mestre tal te exclui e que as regras não são boas etc. etc. etc. Para mim está tudo justo e perfeito e treino com quem gosto e participo dos eventos que acho que devo participar. Hoje enxergo que a competição e apenas um complemento onde o “processo†e sempre mais importante do que ganhar uma medalha em um torneio ou campeonato. ...Mas posso estar errado, pois ainda tenho muito que aprender... E todos saÃram perdendo com a não inclusão do karate.Abs,Ari – Santos/SP
Duas coisas sempre deixaram o Sensei Flavio Costa fulo da vida:1- Gente que treinava bonitinho nas aulas, fazia kata e kihon com afinco e era machão durante o kumite mas, às vésperas de uma competição, sumia da academia e dos treinos. Alegavam as mais variadas desculpas quando reapareciam depois da competição. Trabalho, contusões, doenças, etc... mas era sempre perto de competições e sempre os mesmos!2- Gente que só treinava assiduamente e com afinco perto e para essas mesmas competições. Durante o resto do ano treinavam uma aulinha, 3X por semana, malhavam um ferrinho e, uns poucos mais aguerridos, faziam um jiu-kumitezinho sempre que podiam, mas não treinavam quase kata ou kihon, nem tampouco os via socando o makiwara ou chutando o saco de pancadas...Perto dos campeonatos, viravam o Rocky Balboa (som de Gonna Fly Now), correndo pra ganhar gás e perder os pneus e aparecendo em todos os treinos. Escolhendo um kata e pedindo ajuda pra lapidar como aquele cara que estuda pra prova na véspera!
Marquinhos,Um dado importante pra mim é que cerca de 90% das lutas amadoras é vencida pelo com melhor condicionamento fÃsico. Sim, concordo que a técnica é o mais importante, mas tem que ser técnica funcional, como você descreveu que treina.É por isso que eu digo que o karate do jeito que está (tirando o de todos aqui do fórum) não entrega resultado do jeito que eu descrevo heheh.Seria tão gentil em escrever meu nick de maneira correta? (GUICOMES). Você sempre escreve Gicomes. Apesar de eu geralmente não me importar, parece de propósito chapa.