Tenho a impressão que todos parecem crer que esse termo ou o próprio conceito fazem parte do Karate desde sua concepção, mas eu não acredito nisso, primeiro falarei um pouco de historia e depois mostrarei porque discordo dessa idéia.
Esse foi o caso do lutador Russo que tomou um Haito do Choki Motobu. Demorou dias para morrer.
Citação de: Kohai_Taigen em Janeiro 07, 2012, 09:23:03Esse foi o caso do lutador Russo que tomou um Haito do Choki Motobu. Demorou dias para morrer.Foi por causa de um Haito? Não havia sido por causa de um chudan zuki? (não que isso seja muito relevante).
Citação de: Makoto em Janeiro 06, 2012, 23:54:40Já vi, na minha academia, um praticante ser hospitalizado após receber uma sequência de Mawashi-geris na coxa. Ele lesionou o músculo quadrÃceps e teve infecção hospitalar na região. Se não fosse a Penicilina, ele poderia ter morrido, ou na melhor das hipóteses ter amputado a perna...
Portanto deixo aqui meu aviso, pessoas que ensinam no Karate a treinar com Katana ou bokuto, que é a espada de madeira, e dizem que são armas do Karate ou do Kobudo estão enganadas ou até mesmo mentindo e neste último caso, muito provavelmente nem sequer sabem Karate. Para aprender as técnicas dos samurais é preciso treinar seus estilos de arte marcial e o Karate e o Okinawa Kobudo não o são de forma alguma.