Autor Tópico: Shotokai no Brasil  (Lida 63159 vezes)

Offline Senpai

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #105 Online: Maro 31, 2007, 21:47:49 »
Hai!

Tenho confirmação da vinda de um Mestre Shotokai (5° Dan) para o Brasil proveniente da Europa para o "I Seminário Shotokai Egamiryu".

Apesar de ainda não ter a data específica, o evento deverá ocorrer dentro de alguns meses, assim gostaria que os interessados em participar deste seminário de qualquer parte do Brasil já tivessem este acontecimento em mente para programação e entrassem em contato para as informações que se processarão:

shotokai.brasil@gmail.com

O evento ocorrerá na cidade São Paulo - Capital
Duração de 1 a 3 dias a definir.

Gentileza especificar se a participação é para:

a) Desenvolver o Shotokai em suas escolas
b) Conhecer a Escola Shotokai

O seu contato antecipado é muito importante!

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #106 Online: Abril 01, 2007, 21:28:18 »
Hai!

Aos amigos deste fórum uma notícia mais do que excelente:

"A partir de 01/04/2007 firmamos nossa união com uma grande organização européia que pratica o Shotokai na sua forma mais completa dentro do caminho dado por Mestre Egami. Assim o Shotokai no Brasil será implantado na sua forma mais pura.".

Em momento oportuno estarei passando maiores dados acerca desta união e com quem.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
Shotokai no Brasil
« Resposta #107 Online: Abril 01, 2007, 22:25:41 »
Senpai,

Desculpa o que vou escrever, inclusive porque não sou tão bom quanto vc com as palavras.

Pelo amor de Deus, escreva quando tiver uma coisa concreta, tipo: Fim de semana que vem teremos um treino aberto a todos os interessados em conhecer o Shotokai. . Esse bando de indas e vindas bem como essas historia de aonde vem a sua orientação e etc, já tão passando dos limites, ninguem acredita mais.

Abre logo um dojo e convida a gente pra ver como é. Que se dane de aonde vem a orientação, vc sabe ou não sabe esse shotokai?

Não é uma critica mas uma saculejada pra vc perceber que esta perdendo a credibilidade. Pelo menos apareça para nos conhecermos, vc ta muito etéreo para nós. Eu to começando a achar que vc é um gozador. Esses caras nunca te autorizam a fazer nada, ta sempre aguardando pra passar informações importantissimas que nunca chegam... Pense nisso.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #108 Online: Abril 02, 2007, 01:06:44 »
Hai!

Caro Gustavo,

Primeiramente não tem que pedir desculpas.

O que passo agui é uma informação concreta. Sim já existe uma nova união.

O acreditar nas indas e vindas não é problema. O fato é que aqui está havendo realmente um registro dos acontecimentos e creio isto ser de extrema importância para o histórico do Shotokai no Brasil. Aliás é o nome do tópico.

Quase sempre, devido ao ocultamento ou não disseminação de acontecimentos, muito se afirma sobre a história do Karatê e tristemente dentro das afirmações, vivemos às voltas com mais indagações do que com respostas. Estou tentando me desviar exatamente disto com relação ao Shotokai.

Estas "indas e vindas" conforme você disse me incomodam muito também. Queria eu que não tivesse ocorrido desta forma. Mas aconteceu.

Há algo que você (e talvez outros) tem que entender que diferencia o Shotokai de outras escolas no que se refere a sua implantação. No Brasil não há Mestres (5th Dan). Nao se pode simplesmente abrir um Dojo e nomeá-lo de Shotokai... Isto não é correto. É importantíssimo que quem vá treinar neste Dojo saiba que estará recebendo uma instrução Shotokai nos moldes em que ele foi concebido. Ademais tanto os usos dos nomes de Shotokan/Shotokai (copyright) estão dentro do escopo de direitos autorais. Para você ter uma idéia qualquer um que utilizar estes nomes sem a sua devida autorização está sujeito a processos... No momento me foi concedido a utilização do nome para o Shotokai que pratico como sendo Shotokai Egamiryu. Esta é uma designação que me foi concedida e posso utilizá-la pois me foi cedida documentalmente por Yudansha de Mestre Shigueru Egami de alto grau.

Para se dar uma instrução  tem-se que ter, além da graduação, o título de Menkyo de Gakushi da organização Shotokai.

Portanto Gustavo, as coisas não podem ser feitas como se vê por aí afora. Eu não sei a qual escola você pertence, mas vamos supor que alguém praticasse o Shotokan de Gustavo, abrisse o Dojo Shotokan de Gustavo com TradeMark sua, entende? Se você fosse perguntado a respeito dele o que diria? Por certo ficaria surpreso e diria que não o conhece. Se te perguntassem se ele tem autorização sua o que diria? Veja bem ele está usando aquilo que te pertence!

Existe um caso de separação da esfera do Shotokan de Nakayma que se nomeou Japan Karatê Shotokai. Sabe o que aconteceu? Foi processado e teve que mudar de nome para Japan Karate Shoto-renmei. Verdade ou mentira?

No tocante ao meu conhecimento de Shotokai a guarida dada por dois Mestres ambos 5th Dan apontam para algo que com certeza dispensa comentários pois, a confiança deles em mim existe. Sou o único em avaliação Shodan Shotokai puro. Por falta de instrutores no Brasil, tenho ficado com meu 1st Kyu acho que desde meados da década de 80, então de 20 à 25 anos, tendo recusado muitas ofertas de faixa preta aqui. De acordo com orientação dada hoje, devo continuar com minha prática solitária talvez por alguns meses.

Não existe nada de mais em eu conhecer qualquer praticante. Aliás muitos já me conhecem e muitas das pessoas mencionadas aqui como exemplo dos tempos áureos do Karatê foram meus conhecidos também. Já percorri caminhos nesta vida. Aliás tenho desconfiança mas não certeza de que a Mushin de hoje está localizada no mesmo lugar onde havia a academia Yamasaki, que foi um dos locais que tive muitos treinamentos de Karatê-do.

Sei que muitos estão querendo ver como é o Shotokai para ver se é bom ou ruim, que diferenças tem, etc. Meu trabalho é estabelecer a semente. E ela germinar e crescer. Quando o Shotokai iniciar verão a semente apenas e muitos devido a mentalidade julgarão de pequeno, invisível, fraco, etc . 10 ou 20 anos após a história será outra pois, esta semente crescerá e aí se tornará uma grande árvore tendo visível os seus fundamentos. O Shotokai se inicia aqui com uma faixa branca em sua semente mas ao crescer terá uma faixa-preta no seu tronco. E muitos o respeitarão.

Infelizmente tive que aguardar um certo tempo para ver que o Brasil tem necessidades outras e parti em busca de quem as supra com maior intensidade. Nestes dois dias recebi muito mais do que nos últimos dois anos e foi firmada uma união. Isto não é decisão de uma única pessoa isoladamente mas fruto de uma reunião do Mestre com seus Yudanshas para aprovação. E foi aprovado. Isto é um marco histórico para nós brasileiros como o foi na introdução do Karatê-do no Brasil por Mestre Harada. Somente após mais de 40 anos este fato está se repetindo. Entende o que é isto e seu significado? Nos meses seguintes será firmada a representação direta a qual deverá coincidir com a presença do Mestre com Yudanshas aqui. Ainda hoje me foi feita a menção para a existência do Seminário.

Com relação ao Seminário talvez tenha que dividir entre os interessados em desenvolver o Shotokai Egamiryu em suas escolas e aqueles que gostariam apenas de uma apresentação. Neste intuito é que já disponibilizei a informação para que tenham este evento nas programações aqui de São Paulo.

Os que tem interesse de qualquer parte do Brasil por favor entrem em contato, pois já estou começando a montar o banco de dados e com o número de pessoas em mãos é que poderei ver o local adequado para este evento.

Gustavo pode estar certo que já efetuei mudanças exatamente levando em consideração ao que foi apontado por você, mudando inclusive de continente para tal. E tenho visto desde o princípio um total empenho da ala européia. Vou conversar com eles a respeito da divulgação de seus nomes mesmo porque estaremos com indicação em seu site internacional.

Te agradeço pelas palavras pois, sei que no fundo denotam uma preocupação muito pertinente.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
Shotokai no Brasil
« Resposta #109 Online: Abril 02, 2007, 07:02:55 »
Entendi.
Boa sorte. Estamos no aguardo.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #110 Online: Abril 02, 2007, 09:46:55 »
Hai!

Somente mais uma coisa Gustavo.

Através do que exponho aqui, mostra claramente todas as dificuldades encontradas e estas não são poucas. Na realidade por vêzes até parecem que não são verdadeiras tal o seu grau de dificuldade e números.

Silêncios, desistimulo, solidão, dúvidas, distancias e desesperanças foram momentos terríveis nesta caminhada. Muitos estão vendo que já dei minha cara para quebrar, quebrei a cara, me recompus e continuo perseverando.

Poderia resolver esta questão da maneira mais fácil mas respeitei os bons costumes, os valores, agi com ética e decência em tudo procurando fazer da forma correta. E fazer da forma correta pode não ser a forma mais fácil.

Amanhã quando alguém falar nos bastidores mentirosamente sobre minha caminhada ou conduta, terei o testemunho de todos vocês sobre a verdade.

Obrigado Gustavo.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Sobre o Toate
« Resposta #111 Online: Abril 02, 2007, 11:19:47 »
Hai!

Tomo a liberdade de colocar aqui algumas postagens em dúvidas lançadas no tópico abaixo:

http://karateca.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1058&postdays=0&postorder=asc&highlight=senpai&start=15

Estou fazendo uma colagem de algumas das postagens para facilitação:

Opasto:
"Lendo esse tópico me lembrei na hora do Egami.

Quando ele era jovem era um animal. Era treino de kumite o dia inteiro, batia um sem número de vezes no makiwara, treinava com máxima força. Tem fotos dele dessa época e o japa era puro músculo.

Porém muito tempo atrás ele chegou a conclusão que "o makiwara era mais nefasto que útil", abandonou o chamado "JKA" kime e passou a buscar o ki, chegando ao ponto, segundo ele, de conseguir executar um "golpe a distância".

Será que a teoria do Ricardo Costa do ciclo, da qual também sou simpatizante, é verdadeira e daqui a alguns anos os mestres, que hoje defendem o makiwara, também terão estas mesmas ideias? Ou seja, esse é o Do natural do Karate.

O mais importante, como já foi dito, e que todos eles se entregaram ao treino duro pra depois chegar ao suave, ou seja, não adianta querer pular as etapas.

Por falar nisso, uma vez ouvi de um grande Sensei, se eu não entendi mal, que a dificuldade que muitos encontram no Aikido é que ele já se iniciava com as técnicas suaves."

Neto110
"...O senhor Egami é, no mínimo, estranho. Golpe à distância? Só vendo. Em nossa cultura, acreditar nisto não é muito fácil.

le fez este caminho, mas alguém aqui já treinou com ele? Alguém já viu alguém fazer um golpe à distância? Ou estamos falando de lendas? estamos falando que acreditamos em lendas?

Exercício físico contra resistência, comprovadamente aumentam a eficiência do seu golpe. Se é seu objetivo conseguir isto, naõ poderá fugir disto.

Fazer exercícios com a máxima força força seu organismo a adaptar-se ao esforço, naõ dá para discurtir isto. Não gostar de fazer forte naõ vai tornar um treino levinho um bom meio de conseguir condicionamento físico nunca, naõ importa quão forte seja sua fé."

Opasto
"Neto,

A discussão já tinha ido por esse caminho faz tempo (nesse tempo estava sem computador). Eu só resgatei.

O objetivo do meu post era continuar a discussão, já iniciada, acrescentando que o Egami também tinha chegado mais ou menos a mesma conclusão dos citados mestres. E questionando se esse não era um caminho natural, pelo menos na cultura japonesa.

Na verdade o Egami extrapolou isso alterando o próprio karate. Se ele acertou ou errou não sei. Não treino Shotokai, mas gostaria muito de conhecer. Tenho muita curiosidade sobre o estilo, justamente por ele se opor em muitos momentos ao que treinamos, e por ter vindo de alguém que treinou como treinamos. Espero que um dia o Senpai possa nos satisfazer essa curiosidade.

Quanto ao "golpe a distância", concordo que seja duro de crer. Mas tendo ele conseguido aplicar o golpe ou não, não deixa de ser uma busca pelo ki. Vale lembrar que ele chegou a esse ponto após passar por complicadas cirurgias, não conseguir treinar a fundo pelo seu péssimo estado de saúde, passar por um enfarto seguido de ressuscitação. Ou seja ele estava num cenário bastante particular. Talvez por isso tenha "exagerado na dose".

Mas se quiser iniciar um novo tópico e trasportar para lá fique a vontade."
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #112 Online: Abril 02, 2007, 12:49:48 »
Esclarecendo algumas coisas:

Quando ele era jovem era um animal. Era treino de kumite o dia inteiro, batia um sem número de vezes no makiwara, treinava com máxima força. Tem fotos dele dessa época e o japa era puro músculo.

Verdade. E fêz o que muitos defensores do uso do Makiwara nunca fizeram. Treinava até estourar o Makiwara. Certa feita falando sobre este assunto com um Sensei que defendia o uso dele este me falou que em sua escola este tinham 2 Makiwaras e que eram os mesmos já há quase 5 anos e que tinham devoção em sua prática... Comecei a rir e lhe falei sobre Mestre Egami. Acabamos rindo juntos.

Porém muito tempo atrás ele chegou a conclusão que "o makiwara era mais nefasto que útil", abandonou o chamado "JKA" kime e passou a buscar o ki, chegando ao ponto, segundo ele, de conseguir executar um "golpe a distância".

Verdade sobre a conclusão do makiwara, sobre o Ki e sobre o toate. Quanto ao aspecto JKA, por favor Opasto, efetue uma pesquisa histórica de quem eram os seus dirigentes fundadores no princípio. De sorte também, por gentileza, poste as palavras literais do Sr. Nakayama explicando sobre o Kime. Tenho uma desconfiança de que ele não foi bem interpretado em sua explicação.

Mestre Egami jamais abandonou o chamado "JKA Kime" pois não havia esta espécie de enfoque.

Será que a teoria do Ricardo Costa do ciclo, da qual também sou simpatizante, é verdadeira e daqui a alguns anos os mestres, que hoje defendem o makiwara, também terão estas mesmas ideias? Ou seja, esse é o Do natural do Karate.

O mais importante, como já foi dito, e que todos eles se entregaram ao treino duro pra depois chegar ao suave, ou seja, não adianta querer pular as etapas.

Por falar nisso, uma vez ouvi de um grande Sensei, se eu não entendi mal, que a dificuldade que muitos encontram no Aikido é que ele já se iniciava com as técnicas suaves."

É possível mas não mandatório. Temos que fazer uma distinção de "treino de duro X uso desnecessário de força"

Existe a falsa noção de que um treino duro é aquele que se mostra com movimentação seca, bruta e mecanizada dandos Kiais a ponto de desintegrarem com as cordas vocais. Vou citar o que o Shogundai membro do fórum afirmou no tópico "A evolução do Karaté Shotokai":

O estudo e treino do Karate Shotokai fundado pelo Mestre Egami, aluno directo de Mestre Gingin Funakoshi, é talvez um dos estilos mais dificeis e penosos quanto ao seu treino e prática física. No aspecto mental dificilmente outro sistema ou estilo de Karate o poderá superar.

É verdade. E no entanto procura-se dar uma ênfase a naturalidade e relaxamento corporal. Então entendendo a perspectiva, a ótica, o treinamento duro conduz a suavidade. Dependendo do que você define em termos de treinamento duro sendo ele mecanizado, estancado, etc não te levará a suavidade do Shotokai de Mestre Egami mesmo com o transcorrer dos anos. Neste particular temos que tentar ver um pouco da própria forma que O´Sensei executava a sua movimentação que apontava para o onde o Karatê-do deveria prosseguir. Sua movimentação era mais suave do que hoje é visto nos treinamentos da JKA. Veja que até mesmo fisico-culturistas tem seus corpos moldados a base de movimentos suaves com seus pesos indo contra a gravidade.

"...O senhor Egami é, no mínimo, estranho. Golpe à distância? Só vendo. Em nossa cultura, acreditar nisto não é muito fácil.

le fez este caminho, mas alguém aqui já treinou com ele? Alguém já viu alguém fazer um golpe à distância? Ou estamos falando de lendas? estamos falando que acreditamos em lendas?

Concordo que realmente é difícil para a nossa cultura. Talvez o seu feito esteja ao nível de se tornar lendário. Eu não treinei com Mestre Egami. Mas tenho alguns dados a passar.

Quando estive com um Mestre Shotokai, indaguei a este respeito (golpe a distancia). Ele me disse de que não havia conhecido ao Mestre mas havia estado com quem o conheceu e com ele treinou e que estes lhe afirmaram ter visto. Também me disse que Mestre Egami nunca havia ensinado a ninguém esta técnica e qualquer que fosse ela, ele levou consigo.

Em uma outra ocasião, estava numa festividade com um outro Mestre que foi aluno de um Mestre que treinou com Mestre Egami. Lhe dei o nome em japonês da técnica e ele disse que não sabia do que eu falava. Reformulei a questão lhe perguntando como se poderia golpear uma pessoa sem tocá-la. Estávamos sentados à cabeceira de uma mesa, com pessoas passando por todo o lado, vozes de todas as direções e ele começou a falar baixinho comigo. Levantou-se e quase encostando o seu corpo ao meu me fêz referência para me concentrar em seu movimento de mão, bem curto, emitindo um som similar ao de um "pintado" (peixe). Quem já pescou, sabe que ele emite um som fora d´água. Bem mas isto é apenas uma ilustração do que me pareceu similar. Evidentemente se tratava de algo bem interno. Pelo movimento de sua mão que veio a curta distancia em minha direção mas não me tocou meu corpo balancou em sentido contrário ao do seu movimento, ou seja para frente. Neste momento ele muito pouco dizia como se querendo que eu captasse algo ali. Após me falou explicando como uma pessoa sentia a movimentação da outra, percebendo, por exemplo se ela estava com movimento de abaixar seu corpo ou de suspender o seu corpo e mostrou-me em que sentido deveria se agir de forma a trazê-la para instabilidade. Confesso que não cheguei a compreender pois exatamente neste momento fomos interrompidos e não tive mais oportunidade de conversarmos. Existe uma instrução dada por ele no chute frontal do Gankaku, em cuja defesa o corpo simplesmente se arqueia no ar como para receber o golpe (mas este não chega até ele) e simultaneamene ataca na região do rosto levando o atacante ao chão sem tocá-lo. Contudo os alunos ficaram por aí (3 no total) e não sabem efetivamente esta técnica nos seus detalhes para aplicação com sucesso. O sabor ficou em minha boca também.

Existe o caso de um Mestre (que treinou diretamente com Mestre Egami) que também afirmou ter visto mas para espanto de alguns viu a execução sendo feita por uma garota que nunca havia treinado Karatê. Quando ele perguntou como ela havia conseguido, ela simplesmente respondeu que havia feito o que ele havia lhe dito para fazer...

Atualmente estou ao lado de um Mestre que treinou com Mestre Egami e com certeza é o maior nome em termos precisos do que ele ensinou. Não sei se ele viu ou se ela sabe como isto é feito. Quando eu tiver uma oportunidade de falar a este respeito com ele por certo indagarei e quem sabe venha a compreender melhor. Ou jamais compreender.

Quanto ao "golpe a distância", concordo que seja duro de crer. Mas tendo ele conseguido aplicar o golpe ou não, não deixa de ser uma busca pelo ki.

Não tenho dúvidas a este respeito Opasto.
É de minha conclusão de que existe uma técnica dentro da técnica do Karatê-do. Observe que não digo Karatê e sim Karatê-do. O que postei acerca é o que está a minha altura atual de responder, sendo na realidade apenas testemunhos. Talvez haja aqueles que aqui já tiveram experiências neste sentido e possam também acrescentar para um melhor entendimento.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Mestre Harada
« Resposta #113 Online: Abril 07, 2007, 18:25:39 »
Hai!

Mestre Harada, um dos poucos discípulos ainda vivos de O´Sensei e de Mestre Egami inicia ensinamentos a respeito da técnica do Toate.

O vídeo abaixo mostra a técnica sendo aplicada.

http://www.shotokai.com.br/_filie/har6.mpg

http://www.shotokai.com.br/_filie/har_toate.mpg

Esta técnica Mestre Harada mostra ter conseguido a partir de anos de busca e treinamento, com certeza em reflexão aos ensinamentos recebidos, particularmente dentro do desenvolvimento de Mestre Egami.

Isto vindo do próprio Mestre Harada, ensinando publicamente os conhecimentos que levam a sua maestria e uma futura publicação em livro nos dá uma firme convicção de sua possibilidade aos que fervoramente buscarem significados maiores dentro da arte do Karatê-do.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #114 Online: Abril 07, 2007, 22:07:44 »
oss sempsi

não da pra entender direito o que é, o video tem só um segundo?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #115 Online: Abril 07, 2007, 22:58:08 »
Hai!

Deve ser algum problema...

Copie o link para o seu windows media player em abrir Url.

Deverá funcionar.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Shotokai no Brasil
« Resposta #116 Online: Abril 08, 2007, 09:23:06 »
Caro Sempai,

Nao tenho nada com a conversa,mas gostaria de colocar minha opiniao.
 O Karate de Egami Sensei, ainda quando treinava com Funakoshi e Yoshitaka Sensei realmente era muito bom, um dos melhores do japao, sem duvida.
Porém, o que fez a diferen´ca, divisor de aguas no Karate do foi mesmo o trabalho de Nakayama Sensei, criando o Curso de formacao de Instrutores da JKA(apenas um nome), e o estudo que ele fez para melhorare a qualidade tecnica do Karate do Shotokan.
Isso fez do Karate do Shotokan o mais respeitado do mundo.
Sei que no inicio da JKA, alunos muito chegados a Funakoshi como Obata Sensei, Kamata entre outros faziam parte do grupo, mas resolveram deixar a JKA por motivcos POLITICOS que nao nos interessa aqui. Se eloes achavam a ideia muito comercial é problema deles, por isso mesmo pagaram o preco, ficaram para trás tecnicamente falando.
Nao pode se comparar o Karate daquele tempo com o de hoje.
Concordo que aqueles que foram para o lado competitivo, perderam a direcao do Karate, porem dentro da JKA a enfase é no Karate Budo, apesar de algumas pessoas dentro da organizacao tbém estarem apoiando as competicoes.
Competicao em si existe em tudo nesta vida. Um combate REAL o que é senao uma competicao?
Como avaliar o progresso tecnico do Karate senao numa contenda entre dois???
O problema sao as pessoas,nao a competicao em si.
Funakoshi, antes de falecer aceitou a competicao de Karate, conforme Okazaki Sensei nos relata no ultimo numero da Revista Shotokan Magazine.E aceitou porque achou que Nakayama Sensei estava certo quando inventou a regra do SUNDOME, desta fortma preservando a integridade fisica dos lutadores e a essencia da arte marcial.
O Karate de Harada Sensei tecnicamente é ridiculo,conheco faixas amarela que poderiam facilamente brincar com ele.
Isso nao tem nada a ver com organizacoes, apenas analise tecnica mesmo. Bom pelo menos é minha opiniao.
Olhando o livro Heart of Karate do de Egami, só de ver a maneira que ele fecha o punho dá até medo. De um soco assim num saco de pancadas ou num makiwara e vc tera ganho uma fratura na mao.....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Zkorpione

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #117 Online: Abril 08, 2007, 11:38:14 »
Competicao em si existe em tudo nesta vida. Um combate REAL o que é senao uma competicao?
Como avaliar o progresso tecnico do Karate senao numa contenda entre dois???
O problema sao as pessoas,nao a competicao em si.

Desculpe-me, Katsumoto, se estou sendo impertinente, mas achei interessante complementar sua resposta.

Em sociologia diz-se que os seres humanos são naturalmente sociáveis, e existem dois tipos de processos sociais: associativos e dissociativos. Nos dissociativos encontramos a Competição e o Conflito:
"Competição é a forma de interação que implica luta por objetivos escassos: essa interação é regulada por normas, pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força e da violência" (Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987. p. 218)
"Quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito."

Comparando a competição e o conflito, podemos destacar as seguintes características:

1.  a competição pode tomar a forma de luta pela existência, como a que se estabelece entre indivíduos para obtenção de alimento ou emprego;

2. o conflito pode tomar a forma de rivalidade, disputa, revolta, revolução, litígio e guerra;

3. a competição pode se transformar em conflito;

4. a competição pode ser consciente ou inconsciente; o conflito é sempre consciente, ou seja, os adversários sabem que estão em conflito;

5. a competição é impessoal; o conflito é pessoal e, portanto, emocional;

6. o conflito pode implicar violência ou ameaça de violência; já a competição não envolve violência;

7. enquanto a competição é contínua, o conflito não pode durar permanentemente com o mesmo nível de tensão;

8. no conflito, o primeiro impulso dos oponentes é tentar agredir e destruir o adversário.

Oliveira, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo, Editora Ática.

P.s.: Katsumoto, esta revista "Shotokan Karate Magazine" onde poderia ser adquirida ou tem alguma versão digital?

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Zkorpione

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #118 Online: Abril 08, 2007, 11:43:31 »
Sei que no inicio da JKA, alunos muito chegados a Funakoshi como Obata Sensei, Kamata entre outros faziam parte do grupo, mas resolveram deixar a JKA por motivcos POLITICOS que nao nos interessa aqui. Se eloes achavam a ideia muito comercial é problema deles, por isso mesmo pagaram o preco, ficaram para trás tecnicamente falando.

As pessoas são realmente chatas e ignorantes, a divisão só diminuiu a abrangência do trabalho de Funakoshi..., por pura politicagem e ideologia eles não se unem!

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #119 Online: Abril 08, 2007, 12:08:35 »
Hai!

Estimado Katsumoto

Em primeiro lugar gostaria de dizer de que aprecio muito a sua forma de defender os princípios dados por Nakayama Sensei bem como a pessoa dele.

Não raras foram as vêzes em que muitos chegaram até mim falando mal de seu Sensei e particularmente acho que assim não deveria ser. Eis que todos os que nos precederam e que contribuiram para o nosso saber merecem o nosso respeito.

Concordo muito com o que você fala e entendo o acontecimento de tantos anos atrás e que de fato deram origem a um divisor de águas. Antes todos estavam dentro do Shotokai e esta mesma associação foi quem fundou a NKK (atual JKA).

Quando falamos em qualidade técnica, temos que observar, o que exatamente estamos comparando. Comparar o Shotokan de Nakayama após as suas evoluções com o Shotokan da época em que se deu o afastamento, é como comparar madeira com couro e com relação ao Shotokai madeira com água. Mesmo que tenhamos os mesmos átomos, os temos em dosagens e em combinações diferentes. O que determina isto tudo é como o homem é visto basicamente.

Apenas comentando pelo final sobre a maneira de socar, você está correto. Não é possível socar desta forma o makiwara ou mesmo um saco de pancadas. Isto não significa que não se pratica a forma "normal" de se fazer o punho. Para cada circunstância existe uma técnica que se adapte. Ao realizar o Kata sozinho, imaginamos estar batendo em que ou nos defendendo do que? A menos que imaginemos estar lutando contra um makiwara ou saco de pancadas, o nosso adversário é móvel, é flexível, revida. Na realidade ele é feito de carne, osso e cheeeio de liquido... e pode ser atravessado, rasgado, etc. Conforme lhe disse dependendo das circunstâncias, onde você irá bater, a técnica deverá mofificar-se. No Shotokai procura-se atravessar o corpo, perfurar o corpo. Não exatamente quebrá-lo (mas pode até ser) e isto é ditado pelas circunstâncias e oportunidade. Um olho, estando ele fechado ou aberto, o dedo entra cegando e para isto não é necessário muito requinte.

Quanto a Harada Sensei, ele é uma figura singular dentro do Shotokai. Acho que ele deve ser melhor encarado levando-se em consideração suas devidas fases. Praticamente durante o seu tempo de isolamento, procurou um sentido próprio, efetuando algumas alterações. Eu não o conheço pessoalmente mas sei como ele é encarado pelas altas esferas aqui do Brasil, inclusive pela organização de Mestre Shinzato da Shorin-Ryu entre outras escolas. Na década de 80 ele esteve aqui no Brasil e houve um encontro na Rua Vieira de Moraes (SP) onde ele apresentou muitas inovações e a Shorin-Ryu estava presente com Mestre Shinzato, seu filho e demais integrantes. Todos ficaram surpreendidos, e o comentário foi de que ele flutuava entre as bases e demonstrando-as sua solidez. Efetuou demonstrações recebendo ataques não programados e absolutamente de pé, desmantelou seus atacantes. Quase que necessitaram de hospital e vi o braço de um deles e o estado era lamentável. Em algum momento ele virá ao Brasil. Sugiro que quem quer que se aventure com ele, pratique com pessoas que fiquem em pé e imóveis, pois de acordo com seus desenvolvimentos atuais é assim que ele tem permanecido. E pode ficar despreocupado por que ele aguardará pelo ataque. Existe uma infinidade de pessoas de diversas origens de dentro do mundo do Karatê que com ele efetuaram seminários e gostaram... O que sei é o que dizem.

De igual maneira respeito o trabalho desenvolvido por Nakayama Sensei. Imaginemos que em um determinado momento, por motivos que não nos interessa discutir, ele tenha ficado sozinho para dar andamento ao trabalho da JKA. Ele lançou mão do que melhor tinha em mãos que era o seu conhecimento e buscou melhorá-lo. Mostrou o que concluiu e foi adotado por milhões de pessoas que igualmente gostaram. Não creio haver nada de errado nisto, em sua busca. Não gosto de ouvir ninguém falando mal dele, pois afinal de contas ele se esforçou pela busca. Isto é valoroso. De minha parte, e isto é particular meu, não gosto do aspecto competitivo. Quanto ao fato de O´Sensei ter aceitado, acho que isto deveria ser investigado mais a fundo pois, pesa as declarações de Nakayama Sensei ao longo dos anos pós-morte de O´Sensei de que não havia esta concordância. Tal fato é também abalisado pelos herdeiros diretos de O´Sensei, alunos (mesmo aderindo a modalidade competitiva). De igual maneira todos os documentos que vieram diretamente de O´Sensei e assinados por ele apontam para uma direção contrária... Temos também preocupações de Nakayama no que concerne ao rumo competitivo.

Agora no que tange aos trabalhos de Nakayama, o trabalho do Shotokai o procede e já estava sendo difundido pela Europa a partir de 1965, tendo estado circunscrita ao Japão até aquela época. Até em certas doses, o próprio Nakayama Sensei, recebeu influências do Shotokai mas estas estariam mais circunscritas aos praticantes mais próximos. Prova disto é que após a sua morte e a divisão que sucedeu dentro da JKA, estes fundaram outra(s) linha(s) Shotokan, com alguns outros ingredientes. Tais ingredientes não pipocaram do nada pois, na realidade estavam germinados dentro da própria JKA, através do próprio Nakayama Sensei para seu círculo mais chegado.

Então, não devemos encarar a vinda do Shotokai como partindo de alguém que queira metralhar outras escolas. Nakayama Sensei sempre soube que para pilotar desde um teco-teco até um Airbus-800 são necessárias duas asas para voar. Isto ele passou aos seus mais imediatos.

Como todos estavam dentro do Shotokai, no Dojo colocaram a placa com escrita branca Shotokan como presente a O´Sensei, a NKK sendo fundada pelos seus integrantes e O´Sensei tendo permanecido nela ativo até seus últimos dias dando todos os pormenores acerca dos rumos a serem tomados, ela é sem dúvida o grande tronco, a mãe de todos nós.

Zkorpione

Devemos estar atentos quanto a conceitos ocidentais e abrangentes sobre o homem. Por vêzes nos ajudam a esclarecer o entendimento, por vêzes não, em virtude de aspectos culturais que devem ser levados em conta, modificando suas definições sociológicas

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial: