Autor Tópico: Shotokai no Brasil  (Lida 63157 vezes)

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #135 Online: Abril 12, 2007, 10:04:39 »
Tornar se uno com seu oponente?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
Shotokai no Brasil
« Resposta #136 Online: Abril 12, 2007, 10:23:52 »
Bom,

Como o Sensei Carlos me disse um dia desses que fui na Mushinkan treinar com os amigos.
O Karate em seu nivel mais avançado torna-se igual ao Aikido, onde os movimentos podem fluir com a mesma circularidade dos movimentos do Aikido.

Avi,
sim unir-se ao oponente, o Aikido não bloqueia o golpe do oponente ele uni-se a ele e apenas redireciona o ataque.
Muito bonito falando mais a pratica é cuel, por isso antigamente o Aikido só era ensinado a graduados de outras Artes como Karate, Judo, etc.

OSS

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
Shotokai no Brasil
« Resposta #137 Online: Abril 12, 2007, 11:07:06 »
Gostei do questionamento do maurotak, muito bem embasado.

Apesar que a intenção de tornar-se uno com seu oponente deve também ser buscada no karate respeitando-se a particularidade de cada arte.

Um deai perfeito é um exemplo disso, onde você não perde seu kime, muito pelo contrário.

Para antecipar o ataque do seu adversário  Ã© preciso uma perfeita sintonia com quem irá lhe atacar ou seja você precisa estar em "mushin".

Chega de filosofar.... :lol:

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Senpai

• Full Member
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Shotokai no Brasil
« Resposta #138 Online: Abril 12, 2007, 12:20:46 »
Hai!

Obrigado pela pergunta.

Aproveito para deixar aqui novamente a minha satisfação em como este fórum tem-se desenvolvido. Com momentos de descontração, de brincadeiras e momentos também sérios para tratar s assuntos com vontade de aprender sempre mais e mais. Isto tudo é muito bom e salutar e com certeza quem sai ganhando é um Karatê-do mais forte e atuante no meio de nossa sociedade.

A sua pergunta não tem uma resposta simples e também demandará maiores conversações de minha parte, também procurando conseguir entender a profundidade do Karatê-do como um todo, a partir de meus diálogos com alguns dos Mestres de outrora ainda vivos.

Muitas vezes somos ensinados que, por exemplo, na pratica de um Kata existem várias possibilidades que temos. Apenas para ilustração através dela, entramos na mente daquele que o criou. À medida que se pratica, mais vamos assimilando-o, pelo corpo, pela mente...

O Karatê-do como um todo, não é diferente.

Para podermos compreender o Karatê-do, temos também através da prática que chegar a compreender melhor a mente do seu criador, Mestre Funakoshi, para melhor entendermos o objetivo de sua arte.

Quando O´Sensei trouxe o seu aprendizado a partir de Okinawa para o Japão, ele trouxe o que poderíamos dizer, os primeiros tijolos, a areia, a água, o cimento e por aí vai, o material com o qual seria construída a sua arte, o Karatê. O conhecimento deste material a composição deste material muito ajuda na compreensão do que hoje praticamos. Contudo O´Sensei não parou por aí. Antes buscou incessantemente a sua evolução. O sentido ele já tinha e ao observar outras artes, concluiu que havia algo de comum entre elas: Do.

Assim, estudando-as incorporou o Do ao seu Karatê e foi progressivamente transmitindo o que significava a sua junção ao Karatê.

Determinou em que rumo a sua arte deveria estar assentada e instigou os alunos a pesquisas conjuntamente come ele.

Assim o Karatê começou a realmente se metabolizar. Diversas pessoas tiveram papel, fundamental neste processo. Pessoas que nem as mencionamos hoje em dia... Algumas devido a distancia que nos separa, ou devido as escassos relatos. Mas houve.

Uma coisa que devemos refletir é na realidade, como O´Sensei, encarava o que chamamos de arte marcial.

Se formos bem ao pé da letra, o termo marcial é apenas um conceito ocidental nascido aí por volta do ano 1300 (se não estou enganado), que faz alusão ao deus da guerra, Marte. Em suma, dentro do nosso conceito, ao vermos o que os orientais faziam, ancoramos o nosso referencial como sendo "marcial" em sua estética.
Agora estética é estética. Está dentro do universo do mundo objetivo, visual e daí, vermos beleza, feiúra, imediata utilização, etc.

Mas a visão que temos é como ver o mar por cima. No momento em que mergulhamos... A coisa muda. O mar continua sendo o mar, mas, agora visto por dentro, é um outro Universo.

Aqui está a revolução feita por nosso O´Sensei. É como se ele colocasse em nós uma câmera pela qual simultaneamente pudéssemos ver o que está em cima e o que está em baixo. Temos a simultaneamente a possibilidade de estarmos nos dois mundos, real-time, sentindo-os, vivenciando-os. Em outras palavras, unindo o externo com o interno e vise-versa.

O´Sensei somente chegou à conclusão desta possibilidade durante anos de prática e meditação. Olhou para as diversas artes, e aqui está o ponto de virada, deu claras indicações, palavras, treinamentos, etc. de que o seu Karatê, com o Do, é a união de tudo.

A bem da verdade, se todas as artes que tem o Do participam da mesma mesa, iremos encontrar técnicas de uma dentro da outra... No Karatê-do, tem Aikidô, tem Tai-Chi, Kendô, Ju-Jutsu, Ken-Jutsu, etc E dentro de cada uma tem Karatê-do.

Unindo as duas, teremos um Karatê sem Kime (não irá cumprir a meta para que foi criado),

Eu já fui perguntado a respeito do Kime dentro do Shotokai. Tenho visto de que não existe uma definição real ou compreendida para o mesmo. Talvez se 10 pessoas falarem, vamos ter 10 definições com diferenças. Já solicitei que trouxessem exatamente o que Nakayama Sensei afirma sobre o mesmo pois acho, apenas isto, de que ele tenha sido mal interpretado em sua explicação e a medida que o tempo passa maiores podem ser os distanciamentos.

Talvez a melhor posição que eu tenha a respeito seja de que depende do que se afirma ser o Kime.

Soube que Nakayama Sensei passou muitos anos na China e depois voltou. Então quantos anos exatamente ele passou treinando com O´Sensei?

Temos que ter em mente de que O´Sensei não parou nunca as incorporações que  achava necessárias. E isto era para todos em geral, independente de suas graduações.

Assim, tenho ouvido falar de que foi Nakayama que desenvolveu o Kime.

Mas, exatamente o que foi que Nakayama estudou ao lado de O´Sensei?

Isto nos leva compulsoriamente a uma situação do porque O´Sensei não incorporou o Kime, seja lá o que fosse. Deve haver um motivo para isto, caso contrário estaria dentro do Shotokai com absoluta certeza dada a importância a ele referida.  Assim Mauro, eu não tenho como evitar de que o Karatê-do (transmitido direto de O´Sensei) tinha outras metas e nada em relação a Kime o definiu em sua criação. Dependendo de como ele é realmente definido haja importância.

na tentativa de se tornar uno com o seu oponente e ao mesmo tempo, teremos um Aikido com propósitos de "finalizar" o oponente com um golpe, também não cumprindo a sua meta de criação de tornar-se uno com seu oponente. Temos um Aikidô sem o Aiki e temos o Karatê sem Kime, logo temos uma terceira Arte tentando transitar nas duas esferas, descaracterizando ambas.

O caminho apontado por O´Sensei nos mostra claramente de que existe toda uma gama de possibilidades dentro do Karatê-do. Eu não tenho dúvidas de que ao olhar para os Mestres temos uma lição a ser aprendida.

Agora imagine que um oponente que você tenha, seja um camaleão. De repente você procura por ele e não está mais ali(!?), de repente você vê uma borboleta vindo na sua direção, e diz consigo, é somente uma borboleta eu quero o camaleão e você já era... Esqueceu-se que o seu oponente era um camaleão, pensou que a borboleta era borboleta mas não era. Cuidado!! a borboleta é o camaleão! Você tem que ser um com ele, é ser ele. Como camaleão você tem que igualmente a ele, transitar entre as esferas, pois as barreiras estão na mente. Passamos a vida tentando entender, como um determinado Mestre ou mesmo uma pessoa usa de sua técnica.

Parece-me que existe uma... percepção por alguns de que anos de prática levam a uma suavidade dos movimentos. Estaríamos começando a falar acerca de uma maior naturalidade na execução técnica/espiritual? Creio que sim.

O Karatê-do de O´Sensei foi asseverado por ele como sendo completo em sua base e rumo. O nosso conhecimento é que ainda está parcial.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Zkorpione

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #139 Online: Abril 12, 2007, 13:50:49 »
Obrigado pelas respostas Senpai.
P.s.: Interessante a posição da Shotokai em relação aos seus 5º Dan, dá uma liberdade incomum.

OSS.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline maurotak

• Jr. Member
  • **
Shotokai no Brasil
« Resposta #140 Online: Abril 12, 2007, 15:05:36 »
Muito obrigado pela sua resposta, porém, vou tentar ser menos prolixo e ver se me faço entender.
1. O Aikido como o Samurai ali acima colocou, utiliza por princípio, a energia do oponente e une esta energia à sua própria em movimentos circulares (tenkan) ou semi-circulares (irimi), não utilizando de força explosiva em seus golpes.
2. O Karate como bem colocado pelo meu grande amigo Luiz, usa em todos os seus golpes por princípio, a força explosiva.
Não vou falar filosoficamente, pois não é meu forte, mas fisiologicamente e biomecanicamente, as duas artes possuem princípios físicos muito diferentes e se juntarmos os dois, ficamos com algo sem nexo. Ou seja, o karatê sem a valência física denominada força explosiva e/ou o aikido sem o Irimi e o Tenkan.
Como o caminho possui uma só finalidade e trilhamos ele por "rotas" diferentes, não é incomun uma pessoa que domina o caminho compreender também outras rotas. O problema é fazer o mix das rotas com iniciantes, isso pode tornar-se um tanto confuso.

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #141 Online: Abril 12, 2007, 16:25:34 »
Hai!

Os questionamentos estão começando a entrar dentro de um patamar bem profundo e começa a ficar difícil a apreensão fora do Keiko.

Em linhas gerais, existe sim um passo adiante que se pode dar em termos de artes. Você se fixa no Aikidô.

No Shotokai usa-se muito Irimi tanto a grau de técnica como de vida. Mas desconsiderando este lado porderíamos definir como sendo a atitude usada, através de movimentação e/ou impacto psicológico, que "penetra a fortaleza" (nos recorda algo isto?), "rompe o encastelamento",  destituindo a vontade de luta do oponente. Isto é Irimi!

Quando pensamos em força explosiva, temos que ver como isto se preocessa. Se isto se refere a estancar um determinado movimento em sua trajetória é uma história. Mas se nos referirmos como sendo a geradora da expansividade do movimento é outra.

A rota diferente é assumida por diferenciações táticas apenas.

Em princípio, todas as artes são confusas para o iniciante. Mas não só. Ao se chegar a Shodan, inicia-se a confusão devido a certas coisas que lhe parecem incompreensíveis (ainda). Caberá através do caminhar para maiores níveis entendê-las e delas usarem.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Luiz

• Hero Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #142 Online: Abril 12, 2007, 17:07:01 »
Um caminho para o bom entendimento de tudo que está sendo discutido são os katá (já que foi citado romper a fotaleza, pode ser com o Bassai-dai).

Estudar, treinar, saber o porque desse ou daquele movimento, bunkai, força, explosão, kime, flexibilidade, não adianta nada tentar entender tudo isso sem treinamento exaustivo.

Alias tentar entender tudo isso sem treinamento é "por o carro na frente dos bois"

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #143 Online: Abril 12, 2007, 17:19:50 »
Hai!

Com certeza Luiz, somente dentro do treinamento é que se consegue captar algumas destas coisas.

Em palavras somente fica dificil.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline kime

• Newbie
  • *
Shotokai no Brasil
« Resposta #144 Online: Abril 12, 2007, 20:36:36 »
esse completa vergonha, eu mata voces com pum meu
oss
nem a pau juvenal !

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #145 Online: Abril 13, 2007, 00:04:35 »
Hai!

Zkorpione

O caminho do Karatê-do é da liberdade e do respeito. Respeito ao que nos é igual e ao que nos parece diferente.

Uma de nossas mãos não é exatamente igual a outra, mas ambas trabalham para o bem do corpo.

Exercitar o Caminho da Paz, é fundamental.

O verdadeiro Samurai é aquele que serve. E o que melhor ele pode servir, sendo um guerreiro, é a Paz, é a Liberdade.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Kime, Toate & etc
« Resposta #146 Online: Abril 18, 2007, 13:03:47 »
Hai!

Estimados,

Dada uma certa falta de compreensão gerada por alguns sobre aspectos de ensino dentro do Shotokai, acho que devo passar alguns detalhes para todos aqueles que encaram o assunto com imparcialidade.

O Shotokai tem uma prática diferenciada de muitas escolas. Jamais tenta impor suas escolhas, sob qualquer pretexto. Antes sempre incentiva o caminho da pesquisa, nunca degradando qualquer escola por seus desenvolvimentos, seus pontos de vista, etc julgando que por algum motivo em específico, ela se deva colocar em supremacia.

Dentro dos ensinamentos de O´Sensei isto é absolutamente vergonhoso e com certeza devemos ser espelhos polidos de seus seus ensinamentos em relação ao Karatê que ele criou ou então, é melhor deixar de prestar reverências aos seu criador.

Agora devo salientar, que realmente não é suficiente, deixar de participar de torneios, de competições ou coisa que o valha. É necessário também uma reforma interior. Ou seja interiormente também temos que deixar de ser competitivos dentro da prática do Karatê. O mundo já nos dá suficientes competições na vida. Contudo o Karatê é um outro mundo e é um mundo que traz uma mensagem exatamente para ser utilizada quando os efeitos daninhos da competição e/ou superioridades egocentricas levam o homem a ter uma imagem deturpada de si e dos outros.

Se internamente, nossa mente continua a ser competitiva, mesmo fora de competições, a nossa técnica também o vai ser. E exatamente neste ponto o Karatê morre. Pior, os alunos estarão pagando para continuar aperfeiçando o egoísmo, a falta de respeito, a falta de cavalherismo, a falta de humildade, o caminho da eficácia - este que pode ser traduzido de diversas formas.

Igualmente temos que tomar cuidado quando nos amparamos que o desenvolvimento X ou Y é baseado na ciência biomecânica, etc. A mecânica funcina de acordo com os dados submetidos como parâmetros de modelagem e seus resultados dependem deste input. Muda-se os parâmetros e os resultados também mudarão. E o que dizer da parte Bio? Neste esfera a coisa fica muito mais complicada onde Bios atua.

Talvez a melhor compreensão resida apenas com base na observação dos fenômenos da natureza e nada mais. Há quem diga que por exemplo o Aikido não funciona. Mas o princípio físico funciona na natureza até sem braço... Um pião girando vai arremessar para longe a pedra que vem em sua direção. E para fazer isto ele não precisa de dois´pés...

Significaria isto que quem utiliza um pé é superior ao que tem dois? Ou o que tem dois é superior porquê tem duas vêzes mais possiblidades? Temos que ver, que dependendo do que vai se usar, dois pode ser sinônimo de solução ou de um problema e multplicado por 2... O inverso tabém é verdadeiro.

Então conversas de quem é melhor, mais fraco, duelos(!)... bem que haja sensatez!

Existem críticas severas quanto ao que recentemente foi mostrado em alguns vídeos de Kata Shotokai. Quero fazer lembrar, que tudo se resume a desconhecimentos de nossa prática a ao ensino corrompido de se julgar precipitadamente as coisas.

Tais vídeos foram feitos ha mais de 30 anos atrás na presença de Mestre Egami. Nenhum dos críticos foram formados dentro da prática Shotokai de Mestre Egami e nem sabe para que servem ou o objetivo de suas práticas.

Muito bem, a pratica Shotokai é dividida em vários níveis. Os kata e/ou outras práticas também e tem diversas formas de execução.

O mostrado é apenas uma delas.

Não há motivos para apreensões maiores aqui, pois Mestre Egami foi interpelado em Gakushuin (Universidade do Imperador) acerca dos golpes sendo executados sem força, sem "kime" e dando uma grande risada respondeu:

"Você está certo, mas te explicarei."

Ao que nos interessa aqui, a execução apenas visou mostrar aos alunos pretas, como a maciez e fluidêz podem ser executados dentro dos Kata. NADA MAIS.

O Shotokai estuda a fundo o Kime e também tem sua prática neste sentido e tem perfeita segurança e conhecimento de causa como e onde se desenvolve. Infelizmente não é através destas linhas que isto seja possível de ser colocado.

Gostaria de retornar a Mestre Harada, salientando que ele tem uma prática diferenciada da prática de Mestre Egami (a qual é a linha adotada pelo Egamiryu Brasil).

Ao mesmo tempo que submeti a postagem dos vídeos aqui também os enviei para a França e assim efetuar uma análise mais detalhada.

Portanto, comunico que o posicionamento oficial é de que o "toate" de acordo com o mostrado no vídeo, está na esfera das influencias psicológicas que os alunos foram ou estão submetidos.

Existe um significado mais compreensivo para "To ate". Em um momento oportuno isto me será apresentado.

Não obstante ao fato em si, permance a idéia de que o Karatê sempre irá nos fornecer caminhos de aprofundamento.

Como última palavra, o trabalho concluido por Mestre Egami, focou todos os pontos que O´Sensei o instruiu a fazer. O´Sensei levou Mestre Egami a aprimorar extenuadamente sua forma diferente de prática, comprovada por muitos, pois sua prática refletia o que O´Sensei queria e sempre exortou a todos a seguirem. Nas mãos de O´Sensei o Karatê modificou-se drásticamente do apresentado nos anos 20, e tornou-se extremamente complexo e completo. Muito deste conhecimento não é encontrado costumeiramente tendo sido passado para Mestre Egami ensinar aos pretas que dedicassem suas vidas ao Karatê-do.

Assim foi feito.

Muitas perguntas foram feitas para Mestre Egami mostrando não compreender o processo. Seu jeito amistoso dava uma grande risada pela natural confusão. Mas pegava este aluno com amor e o direcionava em Keiko pelas respostas corretas. Por isto ele foi o Mestre apontado por O´Sensei, por ter tido a qualidade de conhecer, praticar e ensinar as minúcias dadas por ele, Mestre Funakoshi.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Shotokai no Brasil
« Resposta #147 Online: Maio 01, 2007, 10:48:28 »
Hai!

Estimados amigos

É com grande alegria que informo que nos princípios de Maio viajarei para a França. Caso não haja contratempos estarei embarcando no dia 07 de maio e retornando no dia 09 de junho.

Estarei o mês inteiro em treinamentos junto a William Schneider Sensei. presidente da AKSER International, que gentilmente me ofereçeu todas as condições necessárias para que este encontro pudesse se concretizar.

Ao chegar em Paris , seguirei viagem para a cidade de Toulouse e a partir dali os treinamentos se iniciarão.

Serão dias de árduos treinamentos envolvendo diversas disciplinas e estudos.

Muitos assuntos serão tratados e, abrindo também uma janela de oportunidade a vocês que tão perto estão de mim, caso queiram enviar ao Sensei qualquer pergunta sobre o mundo do Karatê-do por favor remeta para:

shotokai.brasil@gmail.com
Assunto: Pergunta sobre o Karatê-do

É uma grande oportunidade para se confirmar conhecimentos ou adquirir novos, através de uma pessoa que figura entre as raridades em nossos tempos, que foi testemunha ocular de muitos acontecimentos no mundo do Karatê-do a partir de 1955.

Schneider Sensei representa uma das maiores autoridades Shotokai em termos da prática de Mestre Egami, tendo sido aluno graduado pelo Mestre, convivido com ele e estando ativamente dentro da prática do Karatê-do por mais de 50 anos.

É uma rara oportunidade de obter de fonte fiel os ensinamentos tanto de O´Sensei como de Mestre Egami.

Saudações de Budo!

Hai!

http://www.shotokai.com.br
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Re: Shotokai no Brasil
« Resposta #148 Online: Junho 11, 2007, 08:23:00 »
Hai!

Queridos amigos

Já me encontro de volta a SP e ainda sentindo alguns efeitos da mudança de fuso horário...

Bem, passei por um período intensivo/extensivo de treinamentos junto a Schneider Sensei em termos da prática Shotokai de Mestre Egami.

A bem da verdade foi um período bem complexo em termos de correções técnicas em virtude de minha prática ainda estar ligada a um treinamento que sofreu profundas modificações.

Por outro lado, estar em treinamentos com uma pessoa que conviveu diretamente com Mestre Egami, estando hoje com 71 anos de idade em plena atividade e se esforçando de todas as maneiras para conservar os desenvolvimentos finais para o Karatê-do com total fidelidade aos ensinos de Mestre Funakoshi e de Mestre Egami, me deu um alento e uma esperança grandiosa.

Muitas conclusões cheguei e sem dúvida procuro me alinhar à comprovação histórica das mesmas.

Tive a oportunidade de me inteirar dos principais acontecimentos que permearam a existência do Shotokai tanto no Japão como na Europa e Brasil. Os dados por mim coletados me levaram a indubitável conclusão de que William Adolph Schneider é o legítimo sucessor da prática Shotokai de Mestre Egami.

Falar a respeito dele pode parecer falta de modéstia e então vou me dar por contente em apenas dizer que ele é um grande guerreiro e que seu trabalho continua firme e resistente quanto aos desenvolvimentos finais alicerçados por O´Sensei e Mestre Egami.

Insisto na designação dos desenvolvimentos finais, pois estes estão relacionados a todo o conhecimento adquirido por O´Sensei e Mestre Egami onde traçaram e/ou estipulou como o Karatê-do deveria ser praticado no seio Shotokai-Shotokan. As mudanças não foram exclusivamente técnicas, mas, sobretudo na maneira de se pensar.

Existem parâmetros que podem ser entendidos por escrito. Outros não.

Destarte, haverá momentos de interrogação em diversos níveis, mormente no que reside a prática do Shotokai num momento em que muita coisa começa a aparecer pela Internet.

O que posso prometer é que procurarei dar as respostas mais honestas possíveis.

No tocante ao trabalho a ser desenvolvido no Brasil, fui formalmente incumbido da dura e honrosa responsabilidade de introduzir o Shotokai praticado por Mestre Egami, também conhecido como Shotokai EgamiRyu®.

Talvez o primeiro dado que posso passar é sobre o nome Egami Ryu. A bem da verdade trata-se de uma designação a fim de se diferenciar de praticas de escolas que usam a designação Shotokai e que não incorporaram o Shotokai conforme desenvolvido por Mestre Egami e que deveria ter sido incorporado por instruções claras e diretas de O´Sensei.

Tais escolas, ora utilizam a maneira antiga da prática de O´Sensei resistentes a alterações, ora estão com algumas incorporações da nova prática e ainda existem aquelas que incorporaram a prática Shotokai executada dentro das Universidades Japonesas, que na realidade foram uma acomodação da prática do Shotokai como educação física, contudo não esportiva, mas desprovidas totalmente do aspecto marcial. Tal acomodação foi uma alternativa para a permanência da instrução do Karatê como atividade física em função das exigências das legislações acadêmicas.

A prática do Shotokan de Nakayama consta apenas com o desenvolvimento do próprio Nakayama e sua visão. Nakayama embora sendo aluno de O´Sensei não fazia parte do seu grupo de Seniors e tendo o seu conhecimento partido das Universidades determinou o nível de estruturação do seu Shotokan. O Shotokan de Nakayama expressa uma alternativa ao modelo antigo enfatizando o movimento sincopado, sendo, contudo extremamente influenciado pela prática universitária com ênfase para o aspecto desportivo.

Portanto existem diferenças entre Shotokan de Nakayama e o Shotokan de escolas chamadas de Shotokai. Isto pode parecer um pouco confuso, mas é o fato em si. Colocando de outra maneira o que afirmei anteriormente existem escolas que levam o nome de Shotokai, porém praticam Shotokan mas não o desenvolvido por Nakayama que seria um modelo mais novo, com a visão de Nakayama.

O que tem que ser levado em consideração aqui é a existência de um determinado fato relacionado à cadeia de transmissão de ensino efetuado por O´Sensei que não veio à luz para o público em geral e que aproveito para ser colocado. O que era ensinado dentro das Universidades era apenas um resumo do Karatê praticado por O´Sensei. O segundo fato é que não havia tempo de se passar todo o conhecimento que ele havia trazido de Okinawa para todos os alunos e que portanto ele selecionou alguns poucos de seus Seniors para se encarregarem de um aprendizado mais profundo. Dentro todos, ele encarregou Mestre Egami da parte técnica de promulgação estabelecendo diferenças de ensino, em termos de profundidade para o que era praticado nas Universidades, no Dojo Shotokan e entre os Seniors que seguiriam o Karatê pela vida. A título de exemplo, aqui se encontra então o aprendizado ou não de muitos Kata, a prática Shotokai do Bojutsu e Kenjutsu para níveis avançados, os diferentes tipos de Kumitê. Evidentemente é notória a indagação de muitos do porque no Karatê de hoje em dia não se tem o conhecimento de muitas coisas que são vistas sendo executadas pelo próprio Mestre Funakoshi e a resposta reside preponderantemente no fato de que isto não era ensinado nas Universidades, nem para todos os Seniors.

Tudo isto deu origem a atual maneira como o Shotokai-Shotokan é praticado em diversos locais pelo mundo.

O Shotokai EgamiRyu® se difere tremendamente destas práticas pois obteve todos os conhecimentos passados diretamente por Mestre Egami no máximo que ele pode ensinar e é portanto o único celeiro das práticas transmitidas (Kata, Bojutsu, Kenjutsu e Kumitê – prisma Shotokai), no circulo interno de Seniors de O´Sensei pois as incorporou em totalidade. De todos os Seniors somente um está formalmente em atividade sem desvios: William Schneider Sensei e pode-se dizer que seu Karatê é o Shotokai puro, o Shotokai de O´Sensei e de Mestre Egami.

Poderia fornecer uma boa lista daqueles que receberam tais treinamentos mas é suficiente dizer que não deram continuidade a prática Shotokai de Mestre Egami.

Estarei nos dias que se seguem colocando algumas diretrizes sobre a AKSER Brasil onde estarei explicando os enfoques iniciais para a implantação do Shotokai EgamiRyu®.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar aberto a todos os interessados em desenvolverem o Shotokai que entrem em contato comigo por e-mail para podermos agendar detalhes de um encontro pessoal.

Hai!
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial:

Offline Senpai

• Full Member
Re: Shotokai no Brasil
« Resposta #149 Online: Junho 13, 2007, 20:15:50 »
Hai!

Estou colocando aqui, algumas perguntas que frequentemente me são enviadas por e-mail.

Uma delas se refere ao Shotokai nos Estados.

Bem, o Shotokai está vindo para ficar e se expandir. Vou falar primariamente em relação à cidade de São Paulo onde o meu acesso é mais fácil.

Dojo / Treinamento em SP

Está sob minha responsabilidade encontrar um local adequado para treinamentos aqui. Tenho algumas dificuldades neste sentido. Estou procurando um local onde o acesso seja fácil e rápido. A priori estou em acertos para um local próximo ao Aeroporto de Congonhas, numa travessa da Av. Sta. Catarina. Contudo o local abrigava uma enorme academia com inúmeras atividades, num terreno de 500m com 1.000m de área construída e hoje está inativa e à venda. Então a permanência seria provisória e algumas infra-estruturas não estão disponíveis.

Eventualmente alguém que esteja a ler, e tenha uma melhor idéia pode entrar em contato comigo para conversarmos. De igual maneira talvez existam pessoas envolvidas em outras disciplinas ou artes que também estejam buscando um local e quem sabe possamos trocar algumas idéias.

Estou também à procura de uma escola, clube ou academia já estabelecida onde não haja o Karatê e onde o Shotokai possa ser inserido como arte marcial em horários que estão ociosos. Fica aqui este registro, pois esta é uma possibilidade que considero aberta.

Outras cidades e Estados

Estarei entrando em contato com todos aqueles que manifestaram seu desejo em desenvolver o Shotokai.

Os motivos que levam a isto são vários, mas acredito que a maior sensibilização seja o desejo de se iniciar uma prática onde o Karatê-do esteja amparado por uma estrutura sólida em termos de ensino técnico e de Budo, pois, o Shotokai EgamiRyu® é o legado do Mestre. Um legado onde existe o respeito tanto pelos iguais como pelos diferentes, interação entre membros e não-membros e o desejo de se construir um Karatê-do forte.

Para tal estou me disponibilizando sempre que possível a ir ao encontro dos interessados e estudar como o desenvolvimento pode ser feito bem como abrir a possibilidade de se ligarem a AKSER Brasil, representante oficial do Shotokai EgamiRyu® e prepara-los para avaliação Shotokai.

Assim me coloco muito aberto a conversar com os responsáveis de outras escolas que desejam desenvolver o Shotokai em suas cidades.

Procedimentos semelhantes serão adotados na cidade de São Paulo.

Hai!

« Última modificação: Junho 13, 2007, 20:21:15 por Senpai »
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段

Site Oficial: