Autor Tópico: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE  (Lida 17400 vezes)

Neto110

• Visitante
Re: PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #15 Online: Novembro 30, 2007, 16:14:18 »
Falando como quem trabalho dentro da administação do karate a nível estadual e nacional (uma experiência de participação, uma vez que conheço minha insignificância):  análises longe da prática são sempre lindas e sempre se encontra uma saíde. Infelizmente, a realidade não é o que se fala ou se lê.

Incentivo qualquer tentativa de tentativa de unificação e guardo para mim minhas opiniões a respeito.

Eu respeito todos os karatekas, mesmo discordando de suas idéias ou posições políticas.

A respeito de "culpar" a lei Zico pela bagunça que os karatekas fizeram dentro do karate é uma leitura simplista. A lei Zico naõ foi feita para o Karate: o karate se aproveitou dela enquanto esporte amador. Se ela ´[e boa para os outros esportes amadores, proque naõ é boa pra o karate?

MInha leitura é que  a lei Zico (e as que a antecederam) sempre preservavam o atleta em detrimento dos cartolas (tentaram, porque infelizmente os cartolas continuam sempre fortes e articulados para preservar/reaver suas vantagens) e os cartolas (entendidos como os administradores profissionais) do karate fizeram muito bem o dever de casa e desarticularam o grupo de japoneses que comandavam o karate brasileiro, usando a WUKO(a antiga, naõ aquela que foi criada com o memso nome para confundir quem não sabe a história), a lei Zico retirou o monopólio deste grupo, dando uma interpretação muito boa para o que se chama liberdade de associação: ou a confederção é boa mesmo e dá vantagens de se estar associada a ela ou naõ sobrevive.

Como a lógica de quem comandou a primeira Confederação não era democrática, mas reacionária (criada para desarticular um grupo de poder), ela nasceu condenada á divisão e tal o foi, com a criação da CBKT, que congregou parte dos japoneses que foi confrontada primeiro.

Bem. Lembro destes fatos, vi o nascimento da CBKT e de várias outras e quando ouço comentários sobre uma unificação vinda de quem não sabe a história fico torcendo que o que eu vi ocorrer tenha sido um equívoco de interpretação de minha parte e que minha avaliação tenha sido e seja ainda equivocada.

Offline Borchio

• Sr. Member
  • Votos: +3/-2
« Resposta #16 Online: Novembro 30, 2007, 16:45:07 »
tecnicamente eu acho impossivel unir... mas em termos de competicao,so se tivesse uma federacao q englobasse todos os tipos de regra... exemplo:light contact; que seria essa da wkf, medium contact; mais ou menos parecida com as competicoes da jka e uma full contact q seria um "k1" com luva menores... acho q so assim pra juntar o povo e ainda melhorar a imagem do karate dinovo, posso ta falando $%&! maaaaas EU pelo menos gostaria de participar de uma federacao nesses moldes

Oss
Experience is what you get when you don't get what you want

thoryu

• Visitante
« Resposta #17 Online: Novembro 30, 2007, 18:45:47 »
Senhores Amigos Karatecas;

Minha sincera opinião é a de que nós os Brasileiros não temos o monopólio da estupidez, da vaidade, tampouco da sabedoria Humana.
A cisão citada no post que originou o tópico ocorreu e ocorre em TODO o mundo.

A Itália por exemplo comporta o Shirai e os Valdesi e Maurino, França, Inglaterra, EUA, Até em Israel há Karate Tradicional e Karate Esporte-Olímpico.

Se o Karate Português conseguiu o louvável feito de retroceder na cisão em direção à uma RE-Fusão, é um mérito particular daquele povo, dos Karatecas daquele País.

Se isto foi interessante neste citado contexto, ótimo.

Sinceramente não vejo como essa fusão, ou reorganização em uma única entidade, poderia gerar os mesmos resultados nos outros países.

Sem querer me estender, nem ser deselegante ou agressivo, me vejo na obrigação de questionar sobre qual seria a vantagem de tal união ou fusão?

Eu acredito no meu Karate. Eu tento, mas como ser humano que sou, ponho em dúvida o Karate esporte. E acredito que não conseguiria incorporá-lo ao Meu Karate.

Ou seja, mesmo que houvesse uma possível união em termos de organizações, a cisão se deslocaria para dentro dos Dojos.

Com todo respeito as que postaram. Oss, Hai.

Lezon

• Visitante
« Resposta #18 Online: Novembro 30, 2007, 20:31:52 »
Amigos,

Em Portugal existe também a Federação Tradicional de Karate, a qual só diz respeito ao estilo Shotokan e que vive sem quaisquer apoios governamentais.

Todavia, todos os seus membros, quer sejam directores e /ou atletas, todos se encontram filiados na Federação Nacional de Karate Portugal, a única reconhecida pelo governo e COP, filiada à WKF. Esta foi a federação resultante das tais demarches feitas por uma Comissão de homens credíveis do Karate português que, impulsionados pelo Ministério da Educação e Desporto da altura, conseguiu juntar na mesma mesa todos os agentes ligados à modalidade.

É evidente que o facto do Ministério ter dito que " ou vocês se entendem numa só federação, ou então jamais haverá apoios e dinheiro "  , foi o mote decisivo para que todos chegassem a uma conclusão. Por isso eu disse que aqui no Brasil, a 1ª.Fase é dar conhecimento à tutela governamental do que realmente se pretende, para então sim, passar-se à 2ª.fase.

Em França, a federação engloba o Karate Desportivo e Tradicional, e ainda outras artes marciais. Possui Departamentos próprios para tratar de cada arte, seja ela desportiva ou não, e assim vai controlando as artes marciais no país.

Para se abrir um Dojo, tem que o mesmo ter as condições exigidas e ter o aval da federação. Os tais picaretas lá estavam "feitos ao bife"!...

Por falar em picaretas, vocês acham bem que eles andem por aí a denegrir o trabalho sério e competente dos outros? Bom, sinceramente que me desiludo um pouco com a situação. Nesse aspecto, as normas da CEE estão correctas, há que salvaguardar o cidadão dos charlatões. E por aqui me fico...

Hai!! Oss!!
« ltima modificao: Novembro 30, 2007, 20:34:25 por Jose Lezon »

Neto110

• Visitante
« Resposta #19 Online: Novembro 30, 2007, 21:06:09 »
Esta fase de conseguir que algum governante dê um ultimato aos karatekas seria um grande problema porque feriria princípios constitucionais.

thoryu

• Visitante
« Resposta #20 Online: Novembro 30, 2007, 21:19:28 »
Amigo Lezon

Talvez estejamos falando de coisar deferentes. Na minha contribuição ao post, me referi à ITKF, já que estamos nos referindo á organizações e não à escolas como a JKA. No meu entendimento, Tanto a ITKF como a WKF, pretendem representar a maioria dos estilos de Karate. Há Shotokan e outros estilos nas duas organizações mundiais e como reflexo, correspondências no Brasil, e nos Estados do Brasil. por exemplo FPKT e FPK no Karate do Estado de São Paulo. Ambas acolhem os estilos que buscarem acolhida. A coisa é meio entrelaçada e confusa.

Há ainda outras organizações como a Interestilos, - como se o Tradicional ou o Esportivo não o fossem...

Sensei Nishiyama tentou ao participar da criação da WKF promover essa cooperação - nem digo união, e o esforço não deu em nada. Em termos de competição, tentou criar essa união dentro da ITKF pelos estilos participantes ao promover a competição de kata e kumite alternado e ao criar o Kata Kitei, que deveria ser comum a todos os estilos.

A coisa é muito mais complexa do que parece. A questão é multidimencional e envolve além das organizações, estilos, escolas, filosofias (filosófico x pragmático) objetivos (budo x esporte) ...

Sem falar do praticante que quer perder a barriga e a garota que viu na TV que sendo Karateca vai escapar de qualquer assalto ou estupro.

Não sei mais o que dizer, mas acredito em tudo o que eu disse. Oss. Hai.

P.S. Leson;
Sem querer constrangê-lo, gostaria que apontasse as vantagens da União do Karate nos níveis organizacionais. Outra coisa, é que temos um ranço contra a tutela do Estado nas organizações civís. Portugal também sucumbiu à uma ditadura, nós a várias. A Consolidação das leis trabalhistas - CLT - que rege os contratos trabalhistas no Brasil, estão vigindo desde a ditadura do Getulio, que copiou as leis do Mussolini, só para o senhor ter uma idéia. Uma m... dos anos 30 ainda está em vigência hoje. O Estado nem sempre ajuda ou contribui.

E centralizar, unificar, pode dar uma $%&! maior ainda do que o que temos hoje. Vide o FDP do Ricardo Teixeira no Futebol. Oss Hai.

Complementando meu post... Graças à Deus que somos complexos.  Com todo o respeito, mas se fossemos praticantes de cama elástica ou tênis de mesa, não haveria polêmica.
« ltima modificao: Novembro 30, 2007, 21:28:26 por thoryu »

Lezon

• Visitante
« Resposta #21 Online: Dezembro 01, 2007, 09:31:20 »
Amigo Augusto,

O que o governo fez em Portugal, não foi um ultimato, mas sim uma tomada de posição, face a um problema existente que era a todos os títulos lamentável e prejudicial aos Karatecas e à própria modalidade.

As pessoas que geriam as organizações tinham duas opções livres para tomarem: ou se entendiam em acabar com a "bagunça" das federações existentes, criando uma só federação, ou nenhumas delas teria apoio governamental nem reconhecimento do COP. Portanto, as pessoas é que tinham de escolher se deviam continuar a viver como até então, ou se de facto deveriam enveredar pela extinção das federações e criar uma só.

Embora a muito custo e depois de quase dois anos de conversações, felizmente que o bom senso acabou por imperar, tendo-se extinto as federações dando lugar à que existe hoje.

Saiba o Augusto e os demais deste fórum que em Portugal há liberdade de associação e mais qualquer coisa...as pessoas são livres para criarem as federações que quiserem, apenas sabem à partida que não terão quaisquer apoios, pois têm que viver às suas custas, e tudo o que fazem não têm reconhecimento algum, ficam à margem de tudo.

Amigo Thoryu, eu estaria aqui todo o dia a escrever sobre o assunto que falou, e pouco ou nada iria resolver...no entanto, no que diz respeito ao Sensei Mishyama, devo dizer que ele é um dos causadores das divisões existentes e dos que mais se insurgiu contra a antiga WUKO.

Se o Amigo Thoryu estiver presente no I Seminário do Karateca.Net, poderemos falar destes assuntos todos. Sobre a ITKF, ela não é mais que uma organização do estilo Shotokan e que nasceu para afrontar a tal ex WUKO, hoje WKF.

Relativamente à "ditadura" eu estarei talvez melhor colocado em relação ao amigo Thoryu para falar disso e de Portugal, não por ser português, mas sim por ter vivido na época dela, até porque, infelizmente, fiquei marcado indelevelmente por ela para toda a minha vida, em consequência de ter sido obrigado a ir para uma guerra que durou 13 anos para nada, a qual só causou desgraças, tristezas e traumas, com milhares de mortos e feridos .

Hoje, Portugal, é de facto, um país democrático. Me desculpe ter que lhe dizer uma coisa, no Brasil não é tanto assim, já que é imposto ao cidadão a obrigatoriedade de votar, o que fere verdadeiramente a liberdade de cada um.

Com isto não quero que interprete mal as minhas palavras, pois elas são apenas e só um exemplo de uma constatação óbvia.

Hai!!  Oss!!
« ltima modificao: Dezembro 01, 2007, 12:20:47 por Jose Lezon »

Offline Mulinari

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • www.karateashi.hpg.com.br
PELA DIGNIFICAÇÃO E UNIÃO DO KARATE
« Resposta #22 Online: Dezembro 01, 2007, 16:58:04 »
Prezado José Lezon,

Meu nome é Marcos Mulinari, 35 anos, praticante de Karatê desde 1983.  Faixa Prtea Shotokan e Karatê Ashi 2° Dan.

Sou uma das pessoas responsavéis pelo treinamento e ensinamento do Karatê Ashi, nosso estilo esta fundamentdao nas bases do Shotokan, mas com aplicações e lutas voltadas para o Budô.

Chegamos a ter 3.000 Karatecas e uns 300 Faixa Preta, alguns anos atrás tivemos a grande decepção de apoiar a formação da FPKI, na verdade fomos usados para formar esta nova federação, e posteriormente nossos Katas não mais foram aceitos nos campeonatos desta federação (mais uma vez, algumas pessoas identificaram o dinheiro como seu verdadeiro caráter).

O Estilo Karatê Ashi, foi desenvolvido pelo Mestre Luiz Ribeiro Tavora - 6° Dan Shotokan e 9° Dan  Karatê Ashi, uma pessoa de grande conhecimento das artes marciais, falo em seu nome e em nome de todos os praticantes do Karatê Ashi.... estamos a disposição para qualquer movimento, desde que este seja para engrandecimento do Karatê no BRASIL.

Mas vale lembrar, que em um último episódio, os Karatecas brasileiros, não conseguiram nem mesmo se unir para proibir a exigência arbitrária dos Confef's e Cref's deste País. Que fizeram por força maior, que todos os artistas marciais se enquadrassem em uma Leí, que nada tem a ver com a prática e ensinamento do Karatê. O Karatê Ashi, foi um dos poucos que efetuou um manifesto contra esta Leí absurda, o que infelizmente em nada resultou, pela falta de união dos Karatecas.

Esta absurda Leí, queiram ou não, serviu e serve, somente para arrecadação das anuidades dos profissionais provisionados em Educação Fisica, e que não veio para ajudar ou ensinar os Karatecas alguma coisa relacionada a Educação Fisica ou Fisiologia do Exercício, mas veio sim, para tirar uma casquinha desses atletas (veio tirar um dinehirinho dos nossos bolsos).

Estamos a sua disposição, seja para treinamentos, conversas, cursos, seminários, etc...

Sabemos que será dificil sua jornada, mas estamos prontos e aquecidos para este novo COMBATE!!!

CONTE COM O KARATÊ ASHI - SBK

SALVE!!!!!

Marcos Mulinari
Karatê Ashi
2° Dan
Marcos Mulinari
Cel.: 11 8181-9178

Neto110

• Visitante
« Resposta #23 Online: Dezembro 01, 2007, 19:34:17 »
Lezon, seu primeiro desafio: entender que naõ há bagunça na estrutura federativa do karate no Brasil.

Não há bagunça, há diversidade. Não há autoridade suprema, naõ há palavra de autoridade. Quem é bom tem seus seguidores e estes seguidores fazem a vida dele melhor ou pior de acordo com que sua consciência determina ou conforme tenham aprendido.

Sobre o governo nosso decidir isto politicamente, espere sentado, eles vendem a mãe e não entregam, acordam em um partido, votam por outro de tarde e traem seus ideais por uma favor de noite. O karate é amador e, como naõ temos grana e naõ representamos grana nenhuma nunca seremos "apetitosos" para eles

Lezon

• Visitante
« Resposta #24 Online: Dezembro 02, 2007, 16:57:34 »
Prezado José Lezon,

Meu nome é Marcos Mulinari, 35 anos, praticante de Karatê desde 1983.  Faixa Prtea Shotokan e Karatê Ashi 2° Dan.

Sou uma das pessoas responsavéis pelo treinamento e ensinamento do Karatê Ashi, nosso estilo esta fundamentdao nas bases do Shotokan, mas com aplicações e lutas voltadas para o Budô.

Chegamos a ter 3.000 Karatecas e uns 300 Faixa Preta, alguns anos atrás tivemos a grande decepção de apoiar a formação da FPKI, na verdade fomos usados para formar esta nova federação, e posteriormente nossos Katas não mais foram aceitos nos campeonatos desta federação (mais uma vez, algumas pessoas identificaram o dinheiro como seu verdadeiro caráter).

O Estilo Karatê Ashi, foi desenvolvido pelo Mestre Luiz Ribeiro Tavora - 6° Dan Shotokan e 9° Dan  Karatê Ashi, uma pessoa de grande conhecimento das artes marciais, falo em seu nome e em nome de todos os praticantes do Karatê Ashi.... estamos a disposição para qualquer movimento, desde que este seja para engrandecimento do Karatê no BRASIL.

Sabemos que será dificil sua jornada, mas estamos prontos e aquecidos para este novo COMBATE!!!

CONTE COM O KARATÊ ASHI - SBK

SALVE!!!!!

Marcos Mulinari
Karatê Ashi
2° Dan

Caro Mulinari,

Sobre a sua postagem e que eu cito uma parte, tenho a dizer o seguinte:

Como por certo já devia ter  imaginado, seria quase impossível que os vossos Katas que, apesar do vosso estilo se basear no Shotokan, eram e /ou são, com toda a certeza diferentes, não seriam obviamente aceites.

Digo isto não com o sentido pejorativo, mas por uma questão de lógica e da falta de  reconhecimento oficial.

Saiba que o estilo SHUKOKAI que foi criado por CHOJIRO TANI, em 1952, o qual foi discíplo de KENWA MABUNI, fundador do Shito-Ryu. Depois o estilo foi divulgado a nível mundial por SHIGERO KIMURA, o qual se radicou nos EUA, criando a Kimura Shukokai Internacional (K.S.I.).Portanto, trata-se de um estilo muito bem enraízado e praticado por muitos milhares de estudantes.

Apesar disso, saiba que nas federações nacionais de cada país, os atletas do SHUKOKAI que competem em Kata, fazem-no sim apresentando Katas de Shito-Ryu e algumas vezes de Goju-Ryu. Por isso, não estranhe pois que os Katas do seu estilo, e que muito sinceramente lhe digo que nunca tinha ouvido falar dele, seriam aceites para serem avalidados na competição.

Quando no contacto que o Mulinari fez com a FPKI, todas essas questões deviam ser logo devidamente esclarecias, penso eu.

Sobre a sua disponibilidade em apoiar a minha iniciativa, agradeço desde já a sua atenção, mas acho que infelizmente as coisas não são tão fáceis assim, mas eu continuo firme no desejo e no querer, apesar eu ser de um país diferente.

Sobre cursos de Karate também estarei disponível em ajudar quem o desejar, pelo que se o amigo quiser conhecer-me mais e melhor, fique a saber que vai haver um Seminário do Karateca. Net, que está agendado para os dias 18 e 19 de Abril de 2008, em Santos, em que vão estar em acção os estilos Shotokan, Goju, Shorin e Wado, este por mim ministrado.

Portanto, meu caro, será uma boa altura para nos onhecermos e trocarmos algumas ideias.

Hai!!  Oss!! 

« ltima modificao: Dezembro 02, 2007, 17:16:17 por Jose Lezon »

Offline Mulinari

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
    • www.karateashi.hpg.com.br
« Resposta #25 Online: Dezembro 02, 2007, 23:03:28 »
Olá José Lezon,

Antecipadamente agradeço seu retorno.... e gostaria de obter mais informações sobre o Seminário que sera realizado em Santos.
Com certeza suas ideias, e seu grande conhecimento, em muito ira contribuir para minha evolução no Karatê.

SALVE!!!

Marcos Mulinari
Marcos Mulinari
Cel.: 11 8181-9178

Lezon

• Visitante
« Resposta #26 Online: Dezembro 02, 2007, 23:18:30 »
Caro Mulinari,

Clique no Fórum e vá à secção de Karate e a seguir clique no tópico de: " Pessoas, História e Organizações do Karate" , depois clique em I SEMINÁRIO KARATECA.NET que terá lá todas as informações.

Todavia, não deixe de estar atento a esse tópico pois a todo o momento surgirão mais notícias sobre o Seminário em questão.

Hai!!
« ltima modificao: Dezembro 02, 2007, 23:20:54 por Jose Lezon »

Lezon

• Visitante
« Resposta #27 Online: Dezembro 19, 2007, 08:16:15 »
Amigos do Fórum,

O tema deste tópico tem assunto de sobra para que todos fossemos dialogando, mas, pelos vistos, parece que não há interesse...

Falar-se de um assunto de uma suposta pedagoga, cujo conteúdo (montado) que apresenta fere a dignidade de tudo e de todos, parece bem melhor...Por vezes se esquece que este fórum trata de Karate e de Karatecas e muitas vezes se discutem coisas que praticamente nada tem a ver com a arte.

Como este tópico já estava adormecido, quando devia estar bem vivo e permanente discussão, trago-o novamente à ribalta na tentativa de lhe dar vida...

Hai!!  Oss!!
« ltima modificao: Dezembro 19, 2007, 13:16:08 por Jose Lezon »

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #28 Online: Dezembro 20, 2007, 22:59:20 »
Mulinari, esse Karate Ashi que vc treina tem algo a ver com o Te Ashi Do inventado no Espirito Santo?

Offline Troyman

• Hero Member
  • Votos: +5/-16
« Resposta #29 Online: Dezembro 21, 2007, 00:24:49 »
Caro Lezon

Vou colocar aqui um ponto de vista que pode até parecer preconceituoso, mas que acho bastante pertinente a este tópico.  Estilos de Karate-Do deviam ser calcados em fundamentos históricos e tradicionais que remetam a pelo menos três Ko-ryu de Okinawa: o Shuri-Te, o Naha-Te e o Tomari-Te.  Estilos que não apresentam um mínimo de influência de pelo menos uma dessas três raízes não deveriam ser chamadas de "Karate".  Podem, outrossim, ser chamadas de qualquer outro nome, chinês, coreano, até japonês, tais como Kung-Fu, Kenpo, Tae Kwon-Do, Tang Soo-Do, Capoeira, Savate, Krav-Magá, o que for.  Veja bem, não estou dizendo que essas modalidades não sejam artes marciais sem valor, muito pelo contrário.  Tenho a maior admiração, e até uma ponta de orgulho, pela nossa Capoeira, que até tem a sua tradição histórica, muito rica por sinal.  A maioria dos estilos de Karate-Do que são mencionados neste forum têm, em sua maioria, influência dessas três raízes:

Shorin-Ryu linha Kobayashi  >  Shuri-Te
Shorin-Ryu linha Matsubayashi  >  Shuri-Te e Tomari-Te
Goju-Ryu linha Goju-Kai  >  Naha-Te
Goju-Ryu linha Seigo-Kan  >  naha-Te
Shotokan-Ryu  >  Shuri-Te e Tomari-Te
Shito-Ryu  >  Shuri-Te e Naha-Te
Wado-Ryu  >  Shuri-Te e Tomari-Te
Ishin-Ryu  >  Shuri-Te
Uechi-Ryu  >  Naha-Te

Outros estilos mencionados, que neste momento não me lembro, poderiam ser colocados por participantes deste forum e ter sua influência devidamente atestada.  Quando aparecem estilos inventados por picaretas que, por exemplo, chamam o estilo de "Karate Brasileiro", acho que devíamos, de alguma forma, tentar inibir o uso do termo ou enquadrá-lo em outro tipo de arte marcial.  É mais ou menos como a história de não permitir que um vinho pró-seco gaseificado seja chamado de "champagne", a menos que seja produzido na região de Champagne, na França.  Estes "estilos" malucos que surgem por aí só fazem é ferir a dignidade do nosso Karate-Do.

Estarei aguardando pelas opiniões dos participantes deste forum.

Saudações   8)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ