Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Janeiro 15, 2025, 03:10:30
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Organizações, estilos, polÃtica, filosofia e cultura associada ao karate
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos

« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
3
4
5
Autor
Tópico: Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos (Lida 21479 vezes)
Kaiko
Visitante
Re: Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos
«
Resposta #15 Online:
Janeiro 21, 2008, 16:46:16 »
Troyman,
Não entendo o motivo do espanto. Sou praticante, e não teórico de karatê. Tudo o que expus foi baseado em fontes que tive oportunidade de consultar. Não possuo tratados sobre a história do karatê de Okinawa. O karatê para mim é prazer, estudo porque gosto e quando tenho oportunidade. Não é minha profissão.
Se você tiver referências de onde tirou seus argumentos ficarei contente em saber, é mais um pouco que vou aprender, pois eu disse de onde tirei as informações que comentei.
Dizer que a opinião dos outros é infeliz, ou tentar desqualificar alguém ao alegar deconhecimento por não ter a mesma informação/ opinião que você, também é um modo "tacanho" de argumentação. Acho que há maneiras mais elegantes de discordar.
OSS.
Hero Member
Votos: +5/-16
«
Resposta #16 Online:
Janeiro 21, 2008, 17:21:39 »
Kaiko
Porque toda essa animosidade para comigo? Em momento algum tentei desqualificar ninguém aqui no Fórum. Também nunca achei que vc fosse um teórico do Karate-Do e não é preciso possuir tratados para consultar sobre qq assunto, pois a Internet está aà para nos ajudar, basta ter um pouco de paciência que a gente encontra muita informação na Web. Aqui somos todos praticantes e sentimos o mesmo prazer em praticar o Karate-Do. Minhas exposições são baseadas em material que tive também oportunidade de ler e em conversas com meus mestres. Se vc quiser, posso te passar uma infinidade de referências sobre a História de Okinawa e do Karate-Do e os grandes mestres que o criaram (por ex.: "Okinawan Karate - Teachers, styles and secret techniques" de Mark Bishop, A & C Black Publishers). Alguns, mais que outros, se interessam mais em saber sobre a teoria e a História da nossa arte marcial. O que ocorre é que alguns não perdem tempo em puxar a sardinha para a sua frigideira e colocam opiniões perante as quais ninguém é obrigado a baixar a cabeça. E vc também devia se posicionar de uma forma mais corajosa quando alguém vier e dizer que o seu estilo é picareta ou obsoleto, pois para mim foi isso o que foi dito aqui no tópico.
Saudações
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ
Lezon
Visitante
«
Resposta #17 Online:
Janeiro 21, 2008, 17:44:36 »
Ao contrário do que muitos possam pensar, o
WADO
é que é de facto o estilo
genuÃno Japonês.
E volto a repetir o que disse anteriormente:
SE FUNAKOSHI SENSEI SE ESTAVA A REFERIR A OHTSUKA SENSEI, ( O QUE EU NÃO ACREDITO ), A SER VERDADE,
ENTÃO ELE ESTAVA A DAR UM TIRO NO SEU PRÓPRIO PÉ!
[/color]
Hai!!! Oss!!
«
Última modificação: Janeiro 22, 2008, 07:52:16 por Jose Lezon
»
Hero Member
«
Resposta #18 Online:
Janeiro 21, 2008, 17:48:39 »
Eita! Agora o Sensei Lezon se abufelou!
RJ
Kaiko
Visitante
«
Resposta #19 Online:
Janeiro 21, 2008, 20:24:27 »
Troyman,
Não apresentei nenhum tipo de animosidade, como em nenhum momento disse que que estou espantado pelo senhor não saber de nada, pelo simples fato de não concordar com o que escreveu. Ou seja, não o ofendi, nem desqualifiquei o que escreveu. Do mesmo jeito que o senhor pediu referências ao Pablo, também pedi ao senhor, pois fundamentei o que falei. É assim que estou acostumado. Wikipédia para mim não é algo digno de confiança. Obrigado pela indicação do livro, é assim que estou habituado...
Desculpe-me, mas acho que cada um tem uma opinião, e eu ficar em um forum virtual tentando convencer os outros de que o estilo que pratico é ou não picareta...pff, tenho mais o que fazer. Se o senhor acha que posicionar-se com coragem é perder horas tentando convencer quem não quer ser convencido disso, tem meu apoio em continuar o debate.
Eu pessoalmente leio a post, escrevo o que acho sem precisar afirmar meu pensamento desqualificando o que a outra pessoa acredita, ou faz, mesmo que vá ao lado oposto da idéia. Isso se chama tolerância. Se agem ao contrário, fazer o quê?
A propósito, não pratico Goju há um ano. Atualmente pratico Wado-ryu, e gosto muito. E o senhor acha que perderia meu sono porque Funakoshi pensava tratar-se de algo esdrúxulo?! rs... A questão que coloquei no inÃcio foi mera curiosidade histórica, só isso. Acho legal trocar idéia a respeito das origens.
Sem ressentimento, ok
OSS.
Hero Member
Votos: +2/-1
«
Resposta #20 Online:
Janeiro 21, 2008, 20:44:25 »
Os estilos "okinawanos" são praticados com a mesma "cientificidade" desenvolvida por nakayama?
Digo, por mais que um estilo as bases sao mais altas, outras mais baixas, umas com nunchaku, outras sem, um mae geri é um mae geri, um soco frontal é um soco frontal, no unico estilo que estou começando a aprender sou ensinado a potencializar o uso do meu corpo pra aprimorar esses golpes, se voce por exemplo nao utiliza o quadril pra "arremessar" o punho num gyaku voce nao usou todo potencial do seu corpo pra soltar o gyaku mais eficiente possivel e isso independe de estilo ou pais de origem, é fisica pura. Os estilos okynawanos se diferem nisso? O pouco que vi de videos de shotokai por exemplo pareceu me abrir mão disso.
Sensei ari e yama são conhecedores de ambos os métodos, é muito diferente esse "be a ba" dos golpes?
oss
"Permanecer no EucarÃstico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."
katsumoto
Hero Member
Votos: +2/-19
«
Resposta #21 Online:
Janeiro 21, 2008, 21:05:51 »
Troyman,
Acho que vc esta equivocado.
A JKA foi fundada em 1949 e os Torneios so começaram em 1957. Alias a JKA da enfase no treinamento basico e somente promove Campeonatos para a divilgacao da arte marcial.Mundial somente de 3 em 3 anos.
Vc aceite ou não ainda é reconhecido como o Karate mais eficiente do mundo, justamente pelo trabalho que Nakayama fez.
Ou sera a toa que é praticado por mais de 70% de todos os Karatecas do Planeta??
O Karate que Funzakoshi queria era o japones, Shotokan foi o nome dado a academia dele.
O Karate da JKA não é um Karate esportivo.
Lezon
Visitante
«
Resposta #22 Online:
Janeiro 21, 2008, 21:49:08 »
Caro Katsumo,
Se o Shotokan é o estilo de Karate mais eficaz do mundo, é na sua ideia e na concepção que faz dele, que eu apenas respeito como sua opinião, mas nao concordo de maneira nenhuma.
Aliás, tal questão nem sequer devia ser ventilada qui no fórum, quanto mais não fosse, por respeito a todas as outras as pessoas que frequentam este espaço e que são de outros estilos.
Relativamente à percentagem deve estar enganado, a começar no próprio Japão...
Mas, sinceramente, não adianta estarmos aqui a esgrimir argumentos, porque de nada vai adiantar...A sua opinião é a sua, vale por ela e dos demais que pensam igual, como a minha e dos que me acompanham, vale o que vale, e jamais se chegaria ao fim...
Acho que este tipo de conversa só atrapalha o desenvolvimento do Fórum, porque no fundo, por muito calmos e sensatos que sejamos, há momentos em que nos sentimos, e como diz o ditado, quem não se sente não é filho de boa gente.
Vamos todos ponderar mais as palavras, e pensar na sensibilidade dos outros e dar a este fórum um espaço de conhecimento e amizade entre todos!
Hai!! Oss!!!
«
Última modificação: Janeiro 22, 2008, 07:48:23 por Jose Lezon
»
Global Moderator
Hero Member
Votos: +5/-2
«
Resposta #23 Online:
Janeiro 21, 2008, 21:57:56 »
Se nós estivessemos a discutir estilos de JiuJitsu, era facil decidir isso, botava todo mundo pra rolar e via quem ganhava. Assim o Gracie JJ PROVOU ser o melhor do mundo, ninguem por mais imbecil que seja tem duvudas disso.
No nosso karate cheio de KI´s e DO´s não se pode fazer isso. Se fosse possivel, quem ficasse em pé era o melhor, não importa se com base alta ou baixa ou até em neiko ashi.
Eu particularmente acho que o Funakoshi ficou pra tras assim como a locomotiva a vapor. O mundo mudou e por isso as vezes me questiono se a WKF não é uma evolução. Mas no meu caso sou 100% Takudai.
Gustavo-RJ
Troyman
Hero Member
«
Resposta #24 Online:
Janeiro 21, 2008, 22:27:22 »
Katsumoto
Eu mencionei JKA porque vc mesmo falou em JKA. Agora, ponha-se no lugar dos mestres de Okinawa. Um aluno seu, ou na melhor das hipóteses, um colega seu vai para uma terra um tanto ou quanto distante, difunde a arte que aprendeu ou treinou contigo lá, depois os alunos dele fundam uma associação e te convidam para fazer parte dessa associação que vai ser comandada pelos alunos do seu aluno ou colega. Você aceitaria? Como ficaria a relação "senpai x kohai" nessa associação?
O Karate de Nakayama ser o Karate mais eficiente do mundo é uma opinião sua e tenho certeza que muita gente vai concordar comigo. Primeiro porque Karate-Do é Karate-Do, não importa o estilo e a eficiência da modalidade vai depender muito mais da habilidade do praticante do que da luta em si. Se o estilo Shotokan é o mais praticado do mundo, isso se deve, não só à boa qualidade de alguns dos seus divulgadores, mas também ao excelente processo de divulgação empregado, isso eu até reconheço.
Agora, se o Karate da JKA não é esportivo, então eu já não estou entendendo mais nada.
Kaiko
Realmente a Wikipedia não é muito confiável e eu já postei por aqui sobre isso. Mas existem outros lugares na Web onde procurar informações. Não há ressentimentos, pode acreditar. Trocar idéias é sempre muito bom, senão eu nem estaria aqui neste Fórum. Faço votos que vc seja muito feliz no Wado-Ryu, um estilo que praticaria se já não estivesse tão enraizado como estou no Shorin-Ryu. Quando comecei, Sensei Shinzato ensinava katas de Shorin-Ryu e de Goju-Ryu. Depois ele ficou só com o Shorin e passou a sistematizar a sua linha Shin Shu-Kan de Kobu-Do. Hoje dou aulas de Kobu-Do na academia do Roberto Pimentel e, tanto o Zé Pimentel como o José Lezon, o Gama e outros alunos são meus discÃpulos. Aos sábados, quando terminamos o treino de Kobu-Do normalmente eles praticam o Karate-Do com o Lezon e, ultimamente até, tenho participado com eles, trocando informações, fazendo comparações de kata, de kihon e de yakusoku kumite. Tem sido uma ótima experiência. Quer saber? Também acho uma tremenda perda de tempo tentar convencer quem não quer ser convencido. Acho que vou ficar com essa discussão por aqui e me ater a responder sobre o Kobu-Do e colocar algumas comparações de kata de estilos diferentes. Valeu!
Saudações
RJ
Kaiko
Visitante
«
Resposta #25 Online:
Janeiro 21, 2008, 22:42:51 »
Troyman,
É isso aà o que gosto, trocar idéias, estudar aprender. Confesso que minha adaptação ao Wado-ryu não está fácil, pois eu estava muito enraizado ao estilo Goju. Foi uma interrupção abrupta em meu caminho.
Entretanto, a organização, a seriedade, as técnicas desse novo estilo, me dão muita segurança para continuar. Tenho que agradecer também, todo o apoio e incentivo do Sensei Lezon, que muito me ajuda.
Aproveito para dar os parabéns pelo trabalho que vocês têm feito aà no Rio. Parece-me um intercâmbio bastante enriquecedor.
OSS.
Hero Member
«
Resposta #26 Online:
Janeiro 21, 2008, 23:04:39 »
Valeu, Mr. Kaiko Bean (esse seu avatar é um barato!)
Quando vier ao Rio teremos muito prazer em recebê-lo para treinar. Só não sei se vc chegou a treinar Kobu-Do. Quando vc treinava Goju, o seu professor não praticava com armas? Porque a grande maioria do pessoal que faz Kobu-Do também pratica o estilo Goju-Ryu.
Saudações
RJ
Kaiko
Visitante
«
Resposta #27 Online:
Janeiro 22, 2008, 07:55:04 »
Olá Troyman,
Treinávamos sim, mas raramente. Praticávamos bastão, tonfa e sai. Eram treinos muito bons. Quando eu for ao Rio, tenha certeza que os procurarei.
OSS.
Hero Member
«
Resposta #28 Online:
Janeiro 22, 2008, 12:46:30 »
Troyman,
Ja leu alguma coisa sobre a historia da JKA??
JKA, esportivo???
Vc deve estar brincando ne??
VC ainda nao aprendeu a diferenciar uma competicao de Karate e um treino de Karate??? Competicao na JKA so pra SOCIAL, entende isso???
Marcketing para angaeriar alunos......
Entre no site deles oficial e de uma lidinha na ideia da organizacao.
Sobre eu dizer Karate mais eficiente..confesso queme espressei mal. O certo seria...O karate que produziu os mais fortes praticantes do Karate do mundo ,principalmente nos anos 60 a 80.
Nao me recordo de grandes nomes do Karate de outros estilos....vao dizer aqui que campeonato nao é Karate..OK... Mas qual era a outra opcao para avaliarmos a qualidade de atletas então?
?
katsumoto
Hero Member
«
Resposta #29 Online:
Janeiro 22, 2008, 13:09:34 »
Sensei Lezon,
Desculpe se o ofendi com meu post.
Mas contra fatos não ha argumentos.
Nao digo hoje,mas entre 60-80 a JKA foi a organização de Karate que mais produziu SAMURAIS no Japao, tanto em numero quanto em qualidade de Professores envolvidos. Poderia citar algunsa problemas que aconteceram entre a JKA e a WADO decorrentes de maus entendidos entre Tatsuo Suzuki e Kanazawa Sensei, mas vou deixar pra lá para evitar desconforto.
Para mim, hoje em dia Karate é tudo igual, uma me... geral.
De quem é a culpa não me interessa,mas aqueles que se desviaram do caminho estão pagando preço, ja que nossa arte marcial esta desmoralizada no mundo inteiro, salva algumas excessões como a KWF, a JKS e algumas outras organizaçoes privadas..
Karate melhor ou pior depende de cada um, estava me referindo ao metodo que mais sucesso alcançou na area.Sobre a porcentagem estar errada..OK. Pode ser.
Mas que tem muito mais praticante Shotokan no mundo, isso tem mesmo.
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
3
4
5
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual