Autor Tópico: Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos  (Lida 21485 vezes)

Offline Troyman

• Hero Member
  • Votos: +5/-16
Re: Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos
« Resposta #45 Online: Janeiro 22, 2008, 22:02:11 »
Agora a discussão chegou a bom termo!

Grande Szczerbacki

Desta vez vc marcou um sanbon!  Onde vc foi achar essa referência, cara?  Tudo isso vem corroborar o que havia dito sobre o nome da nossa arte.  Valeu!  Mas mais valeu o que vc escreveu no final do seu post:

Apesar de o Sensei Funakoshi não ser citado, e de ser mencionado que o Chomo Hanashiro utilizava esta escrita desde 1905, não acredito que podemos afirmar quem "inventou" esta nova forma de escrita. Funakoshi, como outros, defendeu o seu uso, mas acredito que nunca saberemos quem realmente o "inventou". E, principalmente: acho que isso não tem qualquer importância.

Temos sim é que valorizar as grandes contribuições que ele e outros grandes mestres fizaram ao Karatê-Do.

Parabéns.

Em tempo, Chomo Hanashiro foi aluno direto de Mestre Anko Itosu, portanto colega do Grão-Mestre Choshin Chibana, que estava presente na referida reunião de 1936, em Okinawa, e, só para completar, Mestre Chibana foi professor do Grão-Mestre Yoshihide Shinzato.

Saudações   :)   ;)   8)
« Última modificação: Janeiro 23, 2008, 01:15:24 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #46 Online: Janeiro 22, 2008, 23:21:25 »
1- sensei lezon, esse video q o senhor postou da menina é ju jitsu? Extremamente similar ao aikido?

2- gostaria de saber se no wado,  ja q o senhor praticou shotokan por tantos anos, os fundamentos dos golpes são a mesma coisa, não estou falando de katas, de bases, das torções ou não, estou falando do alfabeto basico, do chute, do soco, fico me perguntando se é possivel inventar a roda quantas vezes entende.?

3- fiz essa pergunta e fui ignorado, a "cientificidade" aplicada por nakayama no shotokan existe no aprendizado dos golpes basicos desses estilos de okinawa? foram absorvidos? Essa ciencia da mecanica do meu corpo no aprimoramento dos golpes é o q mais me atraiu sempre no karate shotokan, não vi isso no estilo shotokai, nos videos q pude observar.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #47 Online: Janeiro 23, 2008, 01:26:16 »
Oss

Pessoal dêem uma sapeada no tópico "REUNIÃO EM OKINAWA"aberto por mim em 2006 que fala justamente desta reunião ,tem informações interessantissímas dadas por Katsumoto Sensei,Rengo-Kai,Marascas Sensei,Ari Sensei e outros tão importantes aqui.

Eu ainda acho que Nakayama Sensei pegou tudo que Funakoshi Sensei passou(Shorin) para ele e cientificou,deu explicações melhores que só o corpo e isso fez a diferença para a evolução do Shotokan.

Oss
alberto/Santos.

yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

• Hero Member
« Resposta #48 Online: Janeiro 23, 2008, 01:28:23 »
Avi

Os mestres antigos de Okinawa aprendiam pela observação e experiência própria.  Lá se foram muitos anos de prática errando e acertando, coisa que não pode ser ignorada nos dias de hoje.  Sensei Nakayama, por sua vez, viveu numa época onde o método científico já estava mais desenvolvido e teve oportunidades de aplicá-lo com muito mais critério.  Os estilos de Okinawa, nos dias de hoje, são praticados no mundo todo, principalmente nos EUA onde muitos praticantes têm background suficiente para conduzir pesquisas baseadas em métodos científicos tão bons quanto os que Sensei Nakayama aplicou sobre o estilo de Karate-Do que praticava.

Saudações   ;)
ACTroyman
RJ

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #49 Online: Janeiro 23, 2008, 03:00:01 »
HAHAHAHAHAHA.

Não entro uns dias e quanta novidade (e quanta bobagem também).

Patentear o nome KARATE na década de 20 ou 30 seria impossivel, pois o Japão só assinou o tratado internacional de registro de marcas e patentes por imposição norte-americana depois da segunda grande guerra.

Quanto ao nome ser karate, se vc comprar um filhote de pitbull, tanto faz se vc vai chamá-lo de Demo ou de Lulu, ele vai continuar a ser o que é.

O afastamento do Mestre Otsuka do Dojo do Mestre Funakoshi foi por um atrito entre Otsuka e Jigo sobre uma questão de dinheiro.

Antes desse afastamento, o próprio Hanshi Jigoro Kano descreve sobre a impressão que Mestre Funakoshi passava de que Mestre Otsuka deveria criar seu próprio estilo de treino, incutindo a este sistemas de treinamento que ele acreditava serem benéficos, diferentes aos que eram praticados no dojo central Shotokan.

Quanto ao que era praticado nos primordios do Shotokan ou do Wado-Ryu, pergunto a todos: "Você realmente acredita que o que você faz hoje (ou fez, ou tem vontade de fazer) é realmente o que era treinado em 1920, 30, 40 ou 50 ?"

Conversando PESSOALMENTE com Mestre Kanazawa em sua primeira vida ao Rio de Janeiro, ouvi jantando num restaurante ni Leme a seguinte explicação: Meu Mestre sempre comentava que no inicio apareciam praticantes de artes diversas para participar dos treinos. Na verdade, vinham testar o recém surgido Karate. Quando o clima piorava, era sempre o Mestre Otsuka que defendia a honra da casa, pois ainda não existiam outros aptos a isso.

Particularmente, acredito piamente nisso.
Assisti ao video
Para os padrões de hoje são uns bunda-mole.

E PRIMORDIALMENTE:  VCS ESTÃO TRATANDO ESTILOS COMO SE FOSSEM CLUBES DE FUTEBOL.

COMPREENDO (APESAR DE NÃO ADMIRAR) UM TORCEDOR DO CORINTIAS FICAR BERRANDO TIMÃO, ENQUANTO O FLAMENGUISTA DIZER QUE É O MELHOR DO MUNDO, O GREMISTA SE ACHAR O MÁXIMO E UM OUTRO DOIDO GRITAR GAAALOOOOOO. PAIXÃO INSANA E SEM LUCIDEZ, MAS É PAIXÃO.

ESTILOS DE KARATE SÃO PONTOS DE VISTA DIDÁTICOS. PESSOAS COM CAPACIDADE ELEVADA TRANSFORMAM (NÃO CRIAM) ALGO QUE SE FAZIA EM COISA DIFERENTE POR ACREDITAR EM NOVA ABORDAGEM DIDÁTICA. O VALOR DESSA NOVA ABORDAGEM SERÁ MEDIDA PELO TEMPO QUE ESTA DURAR. SE FOR DE VALOR PÍFIO, ACABARÁ LOGO, SEM SER REPASSADA.

SE DISCUTE MUITO POR AQUI SOBRE O BJJ E SEU MARKETING DE "SER BOM DE PORRADA".
O BJJ REALMENTE TEM SEU VALOR COMO PRÁTICA E EM CONJUNTO AO BOXE OU AO KICKBOXE SE TRANSFORMA NA MAIS EFETIVA MODALIDADE PARA MMA.       

PARA MMA.   

NÃO PARA PORRADA, QUE É OUTRA COISA.

MAS MARKETING É MARKETING.

NO KARATE TEM O CARA QUE MATA TOUROS E TODO MUNDO VIAJA QUE ELE ENTRAVA NUMA ARENA COMO UM TOUREIRO MALUCO SEM CAPA E LUTAVA CONTRA UM TOURO BRAVO. MARKETING.

PESSOALMENTE TENHO UMA CRITICA SEVERÃŒSSIMA AO BJJ (QUE POR SINAL PRATICO) QUANTO A OPORTUNIDADE QUE PERDERAM.

DIFERENTEMENTE DO KARATE, QUE DIVIDIU COM KUNG FUS, TAEKWENDOS E OUTROS, NA ÉPOCA QUE ESSES TIPOS DE LUTA ERAM MODA; O BJJ NO BRASIL TEVE TODA UMA GERAÇÃO NAS MÃOS.

E ENSINARAM O QUE? BELIGERANCIA. ALUSÃO A PORRADAE A VIOLENCIA. MARRA.

FALHARAM FEIO (SALVO POUCAS EXCEÇÕES) A VALORIZAR A CIVILIDADE, A BOA EDUCAÇÃO, A RETIDÃO DE PRINCÍPIOS E CONDUTA, A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS NÃO SÓ FISICAMENTE MELHORES, MAS TAMBÉM MORALMNTE MAIS PODEROSOS - CAPAZES DE EXERCER INFLUENCIA E LIDERANÇA POSITIVAS EM SEUS CÍRCULOS DE CONVIVÊNCIA.

E NÓS KARATEKAS, QUE PRIMORDIALMENTE TERÍAMOS ESSAS COISAS COMO AMAGO NO ENSINO DE NOSSA ARTE, FICAMOS AQUI DISCUTINDO SE SALTITA OU NÃO, SE É SHOBU IPON OU MELHOR DE TRÊS, SE A MULHER DO FUNAKOSHI ERA MAIS GOSTOSA QUE A DO OYAMA, SE A JKA, A WADO-KAI, A BBC OU A PQP SÃO MELHORES.

TOMARA QUE SURJA UMA NOVA ARTE MARCIAL CHAMADA BUNDALELÊ OU SEI LÁ O QUÊ E VENHA A FORMAR OS PIORES LUTADORES DO MUNDO, MAS QUE SEUS INSTRUTORES E DIRIGENTES REALMENTE SE PREOCUPEM E CONSIGAM CONTRIBUIR PARA A MELHOR FORMAÇÃO DOS JOVENS E PARA A MANUTENÇÃO DO PODER MENTAL E MORAL DE SEUS PRATICANTES.  SE ALGUEM SOUBER QUAL É, POR FAVOR ME INFORME ONDE É O DOJO. VOU PRA LÁ SER FAIXA BRANCA E SE CONSEGUIR, VIRO PROFESSOR.

ATÉ PORQUE ESSE NEGOCIO DE PORRADA JÁ FICOU SEM SENTIDO DESDE A CRIAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO. COMO DIZIA MEU SÁBIO AVÔ, DESTINO DE VALENTE É MORTE VIOLENTA.

SAUDAÇÕES.

Lezon

• Visitante
« Resposta #50 Online: Janeiro 23, 2008, 08:43:15 »
Perante TANTA VERDADE que acaba de ser dita por Sensei Roberto Pimentel, "acordei" e me sinto "envergonhado" de ter de certa forma alimentado tanta polémica!

Todavia, estou de consciência tranquila que o fiz sempre no sentido da moderação e compreensão.

Perante o que foi dito,  eu me recuso a fazer mais comentários sobre este tópico, a não ser que surjam factos graves que firam a minha honra e dignidade.

Agora procurarei falar de coisas mais interessantes  e participar  menos.

Hai!!!  Oss!!!
« Última modificação: Janeiro 23, 2008, 09:18:42 por Jose Lezon »

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #51 Online: Janeiro 23, 2008, 09:18:25 »
Minha pergunta foi apenas sobre a forma de ensinar vossos estilos, eu nao ofendi ninguem, voces é q estao centrados em suas discussoes politicas, agora se é uma ofensa perguntar essas particularidades do wado, do shoryn, não pergunto mais.

Agora sensei pimentel

em meio a tantas verdades e criticas a bobagens q realmente sao ditas aqui, o senhor realmente acredita q academia de arte marcial é lugar de formar carater? de forjar cidadaos? Acho isso tão besteira quanto o resto. E acho q os brigoes do jiu jitsu ja eram dessa indole antes de pagar a matricula.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

• Visitante
« Resposta #52 Online: Janeiro 23, 2008, 10:14:04 »
Venho somente dar uma resposta cuja pergunta me tinha passado despercebida.

Caro Avi,

Desculpe mas sinceramente passou-me despercebida a sua pergunta. No entanto, vendo bem o que pretende, para além de o tópico não ser propício, eu já disse falei das características do meu estilo na entrevista que me foi feita pelo Samurai para o Karateca.net.

Apesar disso,  para não levar mais tempo, fui lá fazer copiar para inserir aqui. Então lá vai...

Tecnicamente o Wado-Ryu não é um estilo fácil para um iniciado e muitas
vezes até para praticantes mais evoluídos. As técnicas realizam-se com
movimentos muito curtos e precisos, com conjugação da rotação do corpo,
fazendo-se projecções, que foram introduzidas por H. Ohtsuka, trazidas do
Shindo Yoshin-Ryu JuJutsu Kempo. São técnicas utilizadas e que originam
diversas acções motoras, o que dificulta a sua aprendizagem. Só com muito
treino e com o decorrer do tempo, se conseguirá tirar o verdadeiro  proveito
e torná-las verdadeiramente eficazes. As posições têm o centro de gravidade
mais alto, contrariamente aos restantes estilos. Só assim se consegue fazer
as deslocações e esquivas  com maior velocidade, fluidas e sem necessidade
de recorrer à utilização da força, fazendo-se o aproveitamento a força do
adversário para desferir o contra-ataque, que geralmente é feito em
simultâneo, ou seja, o chamado Nagashi Tsuki, técnica principal do Wado.
Este tem por base três elementos muito importantes: Nagasu, que é a forma de
deixar passar o ataque do adversário de forma muito simplificada, não se
afastando demasiado do mesmo para facilitar o contra-ataque; o Inasu, que é
a forma de desviar o ataque com os braços ou as mãos, do ponto em que o
ataque era direccionado, e contra-atacar no momento em que o adversário
utiliza a sua força, tornando assim o contra-ataque mais forte; e o Noru,
que significa entrar no adversário. Conclusão, o estilo Wado-Ryu se
diferencia dos restantes essencialmente por recorrer a técnicas de esquiva
(tai-sabaki e nagashi), a torções, projecções, imobilizações,
estrangulamentos e quedas (Kansetsu-Waza, Nage-Waza, Osae-Komi-Waza,
Shime-Waza, Uke-mi-Waza). É um estilo muito natural, fluído, onde todos os
movimentos se enquadram na forma natural do corpo humano. Para que se
entenda bem, quando se pratica as técnicas defensivas (Ukewaza), tudo é
praticamente feito em esquiva, com movimentação simultânea da cintura em
direcção ao oponente, fazendo-se o contra-ataque quase em simultâneo à
defesa (esquiva), aproveitando o máximo da força do adversário utilizada no
seu ataque. Este é  um dos princípios do Wado-Ryu, obter o máximo de
eficácia com o mínimo dispêndio de energia e que o distingue dos demais,
para além do imenso  manancial de técnicas trazidas do Shindo Yoshin Ryu
Jujutsu algumas das quais muitos poucos conhecem. A somar a outras, as
treinadas regularmente e que caracterizam o estilo, são os Yakusoko Kumite /
Kihon Kumite, - Treino com parceiro, com ataques e defesas onde os conceitos
avançados do Wado são treinados e que Sensei Ohtsuka criou e introduziu com
as bases do Shindo Yoshin Ryu Jujutsu. Em que se utilizam constantemente
técnicas de Yaku (chaves) e Nage (projecções), para além da grande
importância do ma-ai (distância), o Timing ( momento certo da acção e da
reacção), e o Zanshin (espírito de alerta). Trata-se de um treino em que é
exigido o máximo de concentração, a qual deve ser aliada a um relaxamento
muscular para permitir uma rápida reacção de movimentos imprescindíveis para
efectuar uma defesa eficaz.

Hai!!

Offline Pablo Vinícius Smanioto

• Full Member
  • Votos: +3/-18
« Resposta #53 Online: Janeiro 23, 2008, 11:06:11 »
Primeiramente Oss:

Apenar para dar mais um exemplo, tem uma entrevista com o Mestre Kanazawa onde le falava dos encontros de amizade onde vários karate-kas de vários estilos se reuniam e treinavam em conjunto e lutavam tb.

Ele explica que embora todos sejam karate-kas as sutilezas dos estilos eram detectadas:

Karate-kas da Goju ryu (Goju Kai) lutavam em neko-ashi, chutes baixos e sempre a curta distância e frequentemente agarravam o oponente e jogavam ele ao chão.

Karate-kas da Shorin, estilo rápido, golpes muito rápido, fluidez nos movimentos.

Karate-kas da Shotokan, baseados em fudo-dachi, chutes altos e mawashi geri (não é brincadeira, é fato mesmo, os outros não usam Mawashi geri e chutes acima da linha de cintura).

Wado ryu, bases altas, praticamente sem guarda de mãos (kamae) trabalhando sempre com esquivas e contra ataques.

Interessante isso não é?

Oss!

Offline Troyman

• Hero Member
« Resposta #54 Online: Janeiro 23, 2008, 11:36:01 »
A visão simplista do Sensei Roberto Pimentel é de uma lucidez fantástica.  A forma com que a polêmica foi colocada é que levou a toda essa querela, mas um outro aspecto, acho, passou despercebido pelo Roberto:  a da "farinha pouca, meu pirão primeiro", ignorando a dignidade dos demais participantes do Fórum.  Sabe quando a gente encontra um flamenguista depois do time dele ganhar e escapar da segundona e ele começa a dizer "rumo a Tóquio!"?  Isso é uma coisa, é direito de torcedor sadio.  Outra coisa muito diferente é o flamenguista dizer "só o Mengão é que é timaço, o resto não tem a menor chance!"

A propósito, Roberto, a nova modalidade teria que se chamar "Bundalelê-DO"!  Senão...  ;D

Mas sabe de uma coisa?  Esse assunto já se esgotou!

Saudações   :)
« Última modificação: Janeiro 23, 2008, 11:41:39 por Troyman »
ACTroyman
RJ

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #55 Online: Janeiro 23, 2008, 18:45:27 »
Retirado do excelente tópico que o Yama ressuscitou, Reunião em Okinawa:

"Um outro personagem importante para a história do Karaté foi Hironori Ôtsuka (1892-1982) que grandemente marcado pela lógica do combate, principalmente influenciado pela sua prática de jujustu e do sabre japonês desde os cinco anos, após ano e meio de iniciar a prática de Karaté com G. Funakoshi, no sentido do aprofundamento dos seus conhecimentos de jujustu, sente que nos quinze Kata então ensinados por G. Funakoshi existiam elementos inaplicáveis em combate"

Parece estar aí o motivo das críticas de Funakoshi. Para quem foi iniciado no karate praticando durante 3 anos um único kata (que segundo diversas fontes parece ser o desenrolar normal de todos na época) deve ter sido uma heresia o Otsuka fazer tais críticas em tão pouco tempo de treino.

Abraços,
Rodrigo

Lezon

• Visitante
« Resposta #56 Online: Janeiro 24, 2008, 18:22:28 »
Amigos,

É com tristeza que vou dizer umas certas coisas…

Há muito tempo que a minha mente estava em litígio com muita  forma de pensar e agir de alguns intervenientes deste fórum.

De facto, é de todo em todo doloroso estar a assistir  tanta baixaria e ficar silencioso perante elas. Também é doloroso ler coisas como sendo factos verdadeiros, quando tudo não passa de suposições e/ou se tiram conclusões ao gosto da fruta criada e nascida no seu quintal, porque para esses plantadores, a fruta do quintal dos outros não presta para nada…

A evolução em todas as coisas nesta vida, para alguns ela passou ao lado, já que seus olhos somente só vêm um só sentido, o resto é paisagem…

Falam de Funakoshi Sensei como se fosse um “deus” e inigualável. Ele teve a sua importância reconhecida no Karate, disso ninguém duvida, mas não foi o único.

Voltamos ao caso do Sensei Hironori Ohtsuka.  Na eventualidade de Funakoshi Sensei estivesse a referir-se a Ohtsuka, digo com todas as letras que foi incorrecto, incoerente e desrespeitoso ao preconizado nas máximas do DOJO KUN. E quando eu disse anteriormente que ele estaria a dar tiros no próprio pé, volto a afirmar a mesma coisa. A seguir transcrevo o que diz TOKITSU

" Paralelamente, alguns praticantes dos próprios budo do Japão vão tendo influência no desenvolvimento do Karaté. Já esboçamos a clara influência do Judo de Jigoro Kano. Um outro personagem importante para a história do Karaté foi Hironori Ôtsuka (1892-1982) que grandemente marcado pela lógica do combate, principalmente influenciado pela sua prática de jujustu e do sabre japonês desde os cinco anos, após ano e meio de iniciar a prática de Karaté com G. Funakoshi, no sentido do aprofundamento dos seus conhecimentos de jujustu, sente que nos quinze Kata então ensinados por G. Funakoshi existiam elementos inaplicáveis em combate (TOKITSU, 1994, p.133).

Quando G. Funakoshi foi convidado por Jigoro Kano (fundador do Judo) para dar uma demonstração no dojo do palácio imperial, com H. Ôtsuka decidiu que, querendo afirmar o Karaté como BUDO, seria insuficiente mostrar apenas os Kata. Ôtsuka elaborou a partir do modelo de treino do jujutsu alguns Kata de combate que foram muito apreciados. Tornando-se Ôtsuka assistente no dojo de Funakoshi, vão-se desenvolvendo vários yakusoku-kumité ou exercícios convencionados de combate a partir do jujutsu.

Mas TOKITSU refere-nos que Ôtsuka não fica por aqui já que vai avançando para a elaboração no treino de Karaté de espaços e exercícios de combate livre importando modelos tanto do kendo como do boxe. Acaba por se separar de Funakoshi que o criticava expressamente: "Ele modifica o essencial do karaté trazendo demasiados elementos de jujutsu" (in: TOKITSU, 1994, p. 133). Nasceu então o Wado-ryu.

E agora digo eu:

Depois de tudo isto, a ser realmente verdade que Funakoshi se estava a referir ao Sensei Ohtsuka, só podemos concluir que foi totalmente incoerente, incorrecto para com ele próprio, e para Ohtsuka, demonstrando ainda que os ciúmes já naquele tempo existiam…

A bagagem técnica que Sensei Ohtsuka possuía, facilmente aprendeu o Karate ensinado por Funakoski Sensei. Porém, a visão de Ohtsuka era muito mais ampla e inovadora, pelo que fez o que devia, criar o seu próprio estilo. Fê-lo com toda a propriedade e de direito, sendo devida e inequivocamentemente reconhecido por isso.

E ao contrário da afirmação feita sob o efeito dos ciúmes, Ohtsuka Sensei não só manteve a essência do Karate-do, como inovou e  introduziu novas técnicas de Jujutsu que são um legado e uma mais valia para o Karate.

Para finalizar, quero somente fazer uma alusão ao que tenho constatado ao longo dos anos. Todas as polémicas acérrimas sobre o Karate, tradicional ou não, contra federações, confederações, campeonatos, jogos olímpicos, etc, sempre são protagonizadas por intervenientes do Shotokan tradicional, e muito raramente dos outros estilos. Isto é uma verdade indesmentível.

Acho que este fórum perdeu o interesse que tinha há uns bons 6 mêses atrás. Fico muito triste com isso!

Ah, já me esquecia de dizer que se todos fossem rigorosamente iguais no pensar de Funakoshi Sensei, provavelmente nem sabiamos o que era Kumite, pois para ele bastava só treinar Katas ...

Vou descansar uns dias...

Hai!!!

« Última modificação: Janeiro 24, 2008, 20:12:48 por Jose Lezon »

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #57 Online: Janeiro 24, 2008, 20:08:48 »
Caro Sr. Lezon,

Me parece aqui que o Sr. quer fazer nos acreditar que Otsuka era o cara...
A demonstração a que o Sr. se refere não foi com Otsuka, foi com Hironishi Sensei, outro aluno de Funakoshi.Não preciso aqui salientar os predicados do Sr. Funakoshi, todos ja sabem. Ele é respeitado no Japão e no mundo como o pai do Karate do moderno. Esse Tokitsu ai, que vive na França tem um Karate horrivel, conheço ele a varios anos, vive escrevendo bobagens sobre o Karate. DEve ter alguma coisa mal resolvida com alguem da JKA.
Otsuka foi um bom aluno d Funakoshi, tiveram um problema que sómente eles sabem ao certo  ficar aqui tentando decifrar o que foi falado naquela reunião é no minimo, ridiculo.
Todos os anos temos reuniões na JKA do Brasil e sinceramente nem me lembro o que foi falado na ultima.
O Sr apareceu aqui no forum a pouco tempo, os seus colegas aqui na maioria são SHOTOKAN e seu post foi no minimo desrespeitoso.
Pelo menos vi assim.
NUm post recente, colocaram que o Otsuka era o escolhido para enfrentar os DESAFIOS no Dojo de Funakoshi. Errou de novo. Era o Okazaki e ele era o unico que tinha alguma chance contra o pessoal da Goju na epoca.
Isso foi a muito tempo, antes da revolução Nakayama. Após o Kenshusei da JKA, a coisa mudou no Japão. Não preciso contar a história de novo. Todos ja sabem....
Kanazawa, Enoeda, Asai, Osaka, Yahara são apenas alguns nomes que o mundo conheceu...
Mas para nao parecer que eu sou puxa sacos da JKA, concordo que hoje em dia a coisa esta feia pra todo mundo.....mas naquela epoca.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Lezon

• Visitante
« Resposta #58 Online: Janeiro 24, 2008, 20:35:51 »
Caro sr.Katsumoto,

Já imaginava que o sr. ia responder mais ou menos como fez. No entanto, a sua interpretação está errada.

Um não desrespeitei ninguém, até porque sei escrever português. Posso sim, é ser incisivo e as minhas palavras podem fazer transparecer isso. Mas creia que  não é, longe disso.

Todavia, masi uma vez quero dizer-lhe que não fui eu que disse que Ohtsuka era o escolhido para enfrentar os desafios. Quem o disse foi o Sensei roberto Pimentel que apenas se limitou a transmitir o que disse KANAZAWA sensei. Mas saiba que eu acredito na capacidade que o Ohtsuka tinha para o efeito, até porque sabia mais do que Karate.

As vossas reuniôes, elas também se fazem lá em Portugal. Conheço todos os mais graduados do Shotokan e nenhum deles falam assim. Peté Pacheco, 7º.Dan, um dos que fez o tal curso no Japão na companhia do Enio Vezzuli, não fala dessa forma.

Mas agora cá para nós, todos esses Mestres foram importantes para o Karate, sem eles se calhar não o faziamos, mas como já aqui foi dito, pela realidade actual e em comparação, o que se vê em alguns vídeos, nomes importantes do Karate, eram uns bunda-mole.

O assunto encerrou aqui e vou descansar um pouco.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #59 Online: Janeiro 24, 2008, 20:41:42 »
    Aqui no Brasil temos 2 grandes nomes da Wado. Buyo Sensei e Takamatsu Sensei, ambos de Sao Paulo. Eles tambem nao falam assim, engraçado ne???
Deve ser porque não falam Portugues corretamente...só pode ser isso.

Sobre o preço cobrado pelo Sensei Okuda....colocaram errado. No Dojo dele a mensalidade cobrada depende no numero de aulas semanais, começando em 260 Reais por 2 aulas semanais.
Com o ele é um Mestre formado na ELITE do Karate, pode cobrar o que quiser que sempre terá alunos...Alias, o Kenshusei veio para dividir o joio do trigo.
O problema é que aqui no Brasil, as pessoas confundem Profissional de Karate com Poetas do Karate.Outro dia apareceu um cara no Dojo do meu Sempai Carlao que sabia até a hora que o Mestre Funakoshi ia ao banheiro....Quando foi convidado a mostrar seu Karate disse::
_Meu mestre não me autoriza a mostrar...
Como dizia Helio Gracie,,,perdeu a oportunidade de mostrar na vida real o que mostra ser no..cinema.
« Última modificação: Janeiro 24, 2008, 21:17:16 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna