Autor Tópico: Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos  (Lida 21768 vezes)

Lezon

• Visitante
Re: Questão: Critica de Funakoshi a criação de novos estilos
« Resposta #60 Online: Janeiro 24, 2008, 21:34:33 »
Antes de ir descansar,quero dizer dizer ao Sensei Katsumoto, que discordo com a afirmação Elite que atriribui ao Sensei Okuda.

Pergunto, aqueles que do Shoto e dos outros estilos que não fizeram o curso Kenshusei são o quê? Ah, já sei, são picaretas...

Uma afirmação dessas é de uma total ignorância de conhecimento e das capacidades dos outros, e/ou pensam que estão sós no mundo do Karate. Esses outros, eu incluido, como não fizemos tal curso, resta-nos fazer o quê?

Francamente, é de uma petulância e prepotência dizer-se que a Elite está naqueles que fazem o curso Kanshusei. Se assim é, não adianta sequer eu e os outros andarmos aqui a opinar sobre nada, não acha?

Bom, acho que devemos dar um bom exemplo, vamos ambos serenar que é o melhor que temos a fazer.

« Última modificação: Janeiro 24, 2008, 21:45:44 por Jose Lezon »

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #61 Online: Janeiro 24, 2008, 21:47:08 »
Caro Lezon,

Quando Mestre Funakoshi pediu a Nakayama que ordenasse um Curso de formação para Profissionais do Karate, ele o fez porque sim, existia muita gente no Japão sem nenhuma formação dando aulas de Karate.
Essa turma de Instrutores fizeram do Karate, uma arte marcial respeitada no mundo todo. Em nenhum momento chamei os outros de PICARETAS,senão estaria dano um tiro no meu proprio pé...
Os Professores formados no Kenshusei da JKA foram sim a ELITE do Karate na epoca.
Não existia nada no Japão que chegasse perto da habilidade daqueles homens. Tanto que todas as outras escolas mandavam  seus atletas na JKA para dar uma espionada nos treinos(ler a obra de Kanazawa Sensei-My way of life).
Todos estavam curiosos em saber o que havia de tao extraordinario ali.
Depois disso, as escolas copiaram o modelo e hoje todos tem um Curso assim.

KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline fcsergio

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #62 Online: Janeiro 24, 2008, 22:12:32 »
Ouvi o nome do Sensei Mishizo Buyo e senti saudades do pouco tempo que treinei com ele no Brooklin no final da década de '70 (eu acho).
Na época o campeão paulista da Wado era o Carlos Martinez. O S. Buyo chorou de rir quando eu, faixa laranja ou verde, acertei um mawashi na lata dele. Ele ficou puto e me deu um gyaco e abriu minha a boca um pouquinho, Acho que foi justo!!!
O Sensei Buyo, apesar de sizudo, tinha um bom senso de humor e era muito forte, eheheheheheheheh... Bons tempos aqueles que treinei Wado. Fiz bons amigos lá na academia Ono.
Depois que passa é uma delícia lembrar de tudo isso, inclusive do Gashuku em Curitiba (que organização !), realizado na Cidade Universitária, do qual participei (fui e voltei de carona na Belina branca do Sensei Buyo pq não dirigia ainda.
Um paizão, gostava de mim (eu eu dele)!
Como sempre digo, todos os meus ex-professores foram sempre muito importantes para mim. Aprendi com todos eles.
Oss!

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #63 Online: Janeiro 24, 2008, 23:08:51 »
Gostei dessa, vou usar.

"Meu Mestre não me autoriza a mostrar"
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Kaiko

• Visitante
« Resposta #64 Online: Janeiro 25, 2008, 08:55:15 »
Amigos,

Pessoalmente, acho bastante interessante o que foi postado até aqui. Que cada um tenha uma posição e a defenda a sua maneira eu entendo. Mas, o mais importante que isso, são os fatos que surgem da polêmica e acrescentam muito àqueles que se interessam pela história do karatê, o que é meu caso. Às vezes, a partir de um embate de idéias, surgem coisas boas. Nesse caso, a partir da discordância entre Funakoshi e Otsuka surgiu o Wado, dois estilos muito importantes para o karatê.

OSS

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #65 Online: Janeiro 27, 2008, 16:27:39 »
Oi AVI.

Desculpe a demora em responder tua pergunta, mas entro no forum poucas vezes.
Acho que gosto mais de Karaete de  quimono do que de Karate de teclado.

Acredito mesmo que tanto o Karate quanto outras atividades culturais e/ou esportivas podem influenciar tremendamente na formação dos pequenos e na orientação dos jovens.

Quanto a questão dos jovens, exemplifica muito bem o enfoque dado a tais práticas aqui no Rio e em outras cidades para a inclusão social em comunidades carentes. Se deixarmos aquelas crianças achando que o mundo se resume a tiroteio de policia e traficantes, o que teremos mais adiante ? Vão querer estudar pra que? Trabalhar pra que?

Quanto aos adultos, tiro por mim: treinar e me preparar para o treinamento me mantém muito bem. Me sinto forte e estruturado. Física, mental e intimamente (evito o chavão "espiritualmente" porque dá uma conotação religiosa - e isso já tem outro tópico em debate).

E pense bem na enorme quantidade de influencias de pessoas que vc teve na vida, para formar o homem que é hoje. Sejam familiares, em sua vida escolar, seus amigos, professores (de Karate e de outras disciplinas). Tudo soma um pouquinho em nossa formação.

Agora pense no gota-a-gota que cada aula/treino de uma prática com conceitos de disciplina e retidão mental pode fazer para um menino ou uma menina. Além da oportunidade de receber orientação de um "instrutor" em quem ele(a) confia.

Dou aulas faz pouco mais de trinta anos.
E não vivo disso. Aliás acho que em termos financeiros, gasto mais do que recebo no Karate.
E continuo por pensar assim.
Se fosse só pra trocar sopapo, pouquissimo valeria.

Saudações a todos.

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #66 Online: Janeiro 27, 2008, 16:36:29 »
Oi PABLO.

Esse resumo que vc fez das cracteristicas de cada estilo é correto.

Mas veja bem que é uma visão muito simplista. Com o progresso pessoal na arte, cada praticante irá desenvolver sua maneira própria de lutar, independente do estilo.

Usando o estilo Shotokan com exemplo, vc encontrará praticantes dele que:
lutam com enfase no ataque ou na defesa,
tem preferencias por socos, chutes ou ambos,
se defendem com bloqueios, com taissabaki, com esquivas, com deai, com alguns desses ou com todos esses.

A visão clássica de um estilo é o km zero da estrada de cada um. Todas as estradas se encontram adiante.

Saudações a todos.

Offline Pablo Vinícius Smanioto

• Full Member
  • Votos: +3/-18
« Resposta #67 Online: Janeiro 27, 2008, 19:16:28 »
Primeiramente Oss:

Ah sim Roberto Pimentel. Karate é um só, eu só exemplifiquei o que o mestre Kanazawa quis demonstrar: somos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes. Essa é a riqueza do Karate.

Pss!

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #68 Online: Fevereiro 02, 2008, 01:27:07 »
Olá Katsumoto.

Sobre Okazaki, o que vc diz está correto, só que saão fatos de épocas distintas.

Quando a barra peava em 1930, Otsuka garantia a honra da casa. Okazaki nasceu em 1931.

Por volta de 1955 sim, ele era o lutados mais poderoso da JKA. Aí era com ele.

Saudações.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #69 Online: Fevereiro 02, 2008, 07:57:41 »
Ola Sensei Pimentel...

Vc tem razão mesmo. Esses dias estava lendo uma entrevista com o filho de Otsuka, atual representante Mundial do estilo e ele contou essa história também...Confesso que nunca havia lido sobre isso e minha total ignorancia no campo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Lezon

• Visitante
« Resposta #70 Online: Fevereiro 02, 2008, 08:26:24 »
Caro Sensei Katsumoto,

Somente para fazer a seguinte observação:

Sensei Jiro Ohtsuka, mais conhecido por Ohtsuka II, é o representante Mundial do estilo, mas somente no que diz respeito à Wado-Ryu Karate-do Renmei, tal como Sensei Tatsuo Suzuki que é o representante Mundial da Wado International Karate-do Federation.

De igual modo, a Wado-Kai representa Mundialmente o estilo Wado-Ryu, só que, como muito deve saber, há uma diferença entre esta e as outras entidades, pois a Wado-Kai é a única entidade que o governo japonês reconhece como legítima, assim como a JKF - Japan Karate-do Federation.

Hai!!!   Oss!!

« Última modificação: Fevereiro 02, 2008, 08:30:28 por Jose Lezon »