Autor Tópico: Revolta de um EX faixa preta  (Lida 53372 vezes)

Fabrício Novaes

• Visitante
Re:Shotokan tem tempo mínimo pra passar de faixa?
« Resposta #15 Online: Maio 14, 2010, 12:25:24 »
Sinceramente nunca ví no Karate ninguém 'pular' faixa...por aqui n interessa se o cara espanca tdo mundo na cademia ou se foi campeão mundial...ele vai passar o tempo certo da respectiva faixa...esse negócio de 'pular' de faixa é coisa do jiu jitsu..ihh tem gente q n vai gostar!  :D  ;D ;)

Offline erickdavi

• Full Member
  • Votos: +0/-0
  • Oss!
« Resposta #16 Online: Maio 14, 2010, 12:40:17 »
Oss Fabricio,

Obrigado por sua opnião!
Depois levantarei alguns questionamentos sobre a mesma.

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #17 Online: Maio 14, 2010, 12:56:30 »
No Jiu Jitsu não é comum pular faixa... pelo contrário... nego passa anos na mesma faixa...até mesmo porque antes da preta só tem 4 faixas, incluindo a branca...

agora... se for ver algumas federações de karate, ditas "oficiais", tem gente que pula até DAN, imagine faixa...

Offline Lourival Silva

• Sr. Member
« Resposta #18 Online: Maio 14, 2010, 13:55:02 »
Onde treino tem um aluno que pulou de faixa, ele disse que não gostou da experiencia. Segundo seu relato, foi exigido muito dele os kumitês não foram nada fácil.

Acho que quiseram ter certeza que ele merecia a faixa.

OSS!

Offline erickdavi

• Full Member
  • Oss!
« Resposta #19 Online: Maio 14, 2010, 14:00:35 »
Só uma dúvida!
Seria diferente se em 2002 eu tivesse feito o exame(que seria duas semanas depois de eu ter parado, vide acima), passado para a laranja(tenho plena certeza que passaria, eu treinava todos os dias, tarde e noite) e logo em seguida parado de praticar sem ter no mínimo treinado com a faixa laranja e retornado a praticar em 2009(Julho) e feito o  exame para a verde em abril? Ou será que o mais certo numa situação dessas seria retornar à faixa branca e ir trilhando novamente o caminho, refazendo os exames e tal?

Estou a questionar porque confio na expêriencia dos senseis desse fórum que venho seguido desde antes de retornar aos treinos e gostaria de saber o que fariam com um aluno nessas situações.

Oss

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #20 Online: Maio 14, 2010, 14:17:02 »
Eu acho que se o cara é bom, tem condições, está em condições, porque não pular a faixa?

Nem todo mundo precisa do mesmo período de tempo pra aprender determinadas coisas...
uns aprendem mais rápido, outros mais demoradamente.. alguns nem aprendem...

Existem pessoas que têm aptidão natural pra "coisa". (e tem outros que são uma negação... eu por exemplo sou muito ruim com essas coisas.. só mesmo com muita martelada e muita dedicação...)

Então, os professores, senseis, têm que ter sensibilidade a essas particularidades e saber avaliar cada aluno individualmente.

Pra refletir: Imaginem esses moleques prodígios, que desde novinhos resolvem complicadíssimas operações matemáticas ou mostram grandes habilidades em outras áreas (como música, arte, etc..) sendo obrigados a cursar o maternal, Jardim, CA e depois ensino fundamental.. só porque "tem que respeitar o tempo".. (imaginaram?) bicho, ia ser desperdício de talento...

.. eu por exemplo, sempre fui ruim em questões esportivas e físicas...
mas fui promovido no colégio quando pequeno.. enquanto alguns de meus colegas foram cursar o jardim, a professora percebeu que eu tinha uma certa facilidade de aprender e me mandou direto pro Curso de Alfabetização... (eu tinha 15 anos.. :D sacanagem... eu era pequeno.. não lembro.. mas era bem pequeno...) e já na primeira série, a professora queria me passar também direto pra segunda série.. mas dessa vez ela resolveu embarreirar, só porque eu era muito novo e pequeno e tinha letra feia... (filha da $%&!! )

Mas, enfim.. é a vida.

Oss!

DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #21 Online: Maio 14, 2010, 14:54:15 »
Sou contra nego 'pular' de faixa em qualquer arte marcial, principalmente no Karate....acho um desrespeito p com os outros alunos...e n interessa(como disse antes) se tem aptidão natural, é filho de kancho, campeão da P.qo pariu....Tem q passar o tempo certo da faixa, eu n deixaria e n deixo aluno meu 'pular' faixa nenhuma...Tem q passar o tempo, pagar o exame e mostrar q no dia aguenta aquela pressãozinha do exame...eu passei por isso e acho q o verdadeiro aluno p se fortificar na sua trajetória tem q passar por isso!!!(mas é minha opinião)- só um lembrete: o atleta do jiujitsu Frédson Paixão(excelente por sinal) 'pulou' da roxa p preta ...graduação essa dada por mestre Osvaldo Alves. Essa prática é sim muito comum no jiujitsu...infelizmente.
Oss

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #22 Online: Maio 14, 2010, 16:08:04 »
Sinceramente,

Acho esse negócio uma tremenda babaquice. Que importa a cor da faixa que lhe segura a roupinha que você usa para praticar seu treino?!?
Acha mesmo que é isso que fará seu Karate ser melhor ou pior?
Para mim que venho treinando Shotokan a pouco tempo, o único inconveniente que venho percebendo em não usar uma faixa preta, é quando tenho que fazer o kihon e kumite com um faixa colorida que ainda não tem a "arte marcialidade" encrunhada no DNA é que meu treino não produz como quando treino com alguém mais experiente! Quero dizer que eu, que tenho mais tempo de artes marciais que alguns faixa preta tem de vida, quando treino com um garoto que não tem no golpe direção, foco, firmeza e etc., acabamos treinando mau. Por isso fico feliz quando o treino é rotativo, ou seja, quando realizamos os exercícios com vário colegas, dentre eles os mais experientes.
Quando treino com Pedrão Sensei, Luizão Sensei e Renato Sensei, é muito diferente...
Oss.
      Gustavo

Offline erickdavi

• Full Member
  • Oss!
« Resposta #23 Online: Maio 14, 2010, 18:32:46 »
Oss, sensei Fabio Novaes

Creio que vc tenha lido os meus posts, então pesso sua opinião de acordo com o fato que relatei sobre a minha condição.

Não sou Filho de Kancho, nem campeão da pqp, acontece que como havia postado anteriormente, "eu ja era para ser faixa laranja" a única coisa que me impedia de tal era o fato de eu não ter feito o exame de faixa em 2002(estava inclusive pago, o que prova que o meu sensei na época me julgava capaz de fazê-lo). Porém infelizmente acabei tendo problemas na época que me impediram de ir fazer o exame.

Gostaria de sua opinião em relação a isso, não de uma forma genérica de distribuição de faixas por interesses políticos por parte do sensei ou simplesmente se esse quiz puxar o saco do aluno.

Oss

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #24 Online: Maio 14, 2010, 20:06:38 »
Oss, sensei Fabio Novaes

Creio que vc tenha lido os meus posts, então pesso sua opinião de acordo com o fato que relatei sobre a minha condição.

Não sou Filho de Kancho, nem campeão da pqp, acontece que como havia postado anteriormente, "eu ja era para ser faixa laranja" a única coisa que me impedia de tal era o fato de eu não ter feito o exame de faixa em 2002(estava inclusive pago, o que prova que o meu sensei na época me julgava capaz de fazê-lo). Porém infelizmente acabei tendo problemas na época que me impediram de ir fazer o exame.

Gostaria de sua opinião em relação a isso, não de uma forma genérica de distribuição de faixas por interesses políticos por parte do sensei ou simplesmente se esse quiz puxar o saco do aluno.

Oss
Prezado Erick, no seu caso em particular oq deveria ser feito(ao menos oq eu faria se fosse meu aluno) seria prestigiar seu tempo de treino em determinada faixa, no seu caso a vermelha....e esperaria vc se condicionar nos treinos e faria novo exame englobando programas das  duas faixas, e se tivesse condições passaria; senão ficaria na laranja mesmo...Minha opinião é essa ok? Agora qto à faixa servir só p segurar 'a roupinha q usa p treino' e ser uma tremenda babaquice...pode até ser no contexto geral...só sei dizer q nos meus 21 anos de Karate todas as faixas foram valorizadas assim como os kimonos q usei e uso até hj com muito orgulho, mas se algumas pessoas n usam e já entram no dojo achando q a hierarquia e os bons modos q levamos anos p aprender dentro do Karate é babaquice devia treinar outra coisa. Espero ter colaborado com vc Erick.
Oss.

Offline erickdavi

• Full Member
  • Oss!
« Resposta #25 Online: Maio 14, 2010, 22:42:16 »
Oss sensei Fabricio.
Foi exatamente isso que aconteceu, fiz um exame puxado englobando ambos os programas.  Tanto é que saí do exame exausto e faminto!
Os exames dos demais foi normal, somente o meu que foi o mais puxado tanto no kihon, kata e kumite(ipon, sanbom, jyu contra 1, jyu contra 2).

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #26 Online: Maio 14, 2010, 23:49:11 »
Oss,

A minha faixa ainda não dá super-poderes! :) :( :-\

Oss.

A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #27 Online: Maio 17, 2010, 12:54:56 »
Oss,

Caro Fabrício, Seu comentário direto ao que escrevi mostra que incomodaram minhas palavras. Deixa eu ser mais "polido" em minha colocação para que não se ofenda.

Me referi foi ao fato de algumas pessoas valorizarem ao extremo a cor da faixa e não o conhecimento do praticante da respectiva arte marcial. Novamente, para mim pouco importa a cor da faixa que estou usando e de quem está treinando comigo. O que realmente importa é o conteúdo do livro e não a capa!
Oss, A minha faixa ainda não dá super-poderes! :) :( :-\ Oss.
Concordo pois, como tenho um tempinho a mais que você de artes marciais, digo que já vi muitos, mas muitos mesmo, faixa pretas, uns até com três e quatro graus, de vários estilos que eram verdadeiros fiascos. Conheço gente que NUNCA treinou em uma academia e se diz faixa preta em um determinado estilo e ministra aulas como se fosse o Bruce Lee! Esses pessoas são reféns da faixa preta, assim como tem gente que precisa expor uma grife na roupa que usa do contrário acaba se sentido inferior... Faixa, meu caro, você compra na lojinha...

... mas se algumas pessoas n usam e já entram no dojo achando q a hierarquia e os bons modos q levamos anos p aprender dentro do Karate é babaquice devia treinar outra coisa...

Aí sim você tocou no ponto onde importa muito. Há colegas que treinam comigo Karate Shotokan que certamente estarão lendo este tópico e peço que se manifestem se eu estiver mentindo. Como sou a faixa menos graduada do treino, sento bonitinho no fim da fila, espero todos a minha frente se levantarem, e abaixo minha cabeça quando os comprimento em sinal de respeito pelos meus colegas mais graduados. Isso chama-se DOJO-KUN algo que aprendi a muito tempo e respeito como acho fundamental pois, para mim, faz parte do estilo de vida de quem pratica uma arte marcial.

Só para terminar: Não venha dizer quem deve ou não treinar Karate ou o que for, isso sim é muito feio!

Oss.
      Gustavo

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #28 Online: Maio 17, 2010, 13:51:02 »
Dizer "tem que respeitar o tempo" é ser turrão, teimoso e lutar contra os fatos...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Leonardo-kaneda

• Newbie
  • *
« Resposta #29 Online: Maio 17, 2010, 14:02:45 »
me bati com uma questão parecida tbm.

Eu sou faixa verde primeiro estágio, já tinha 2 anos na faixa qnd eu tive um grave problema no joelho, agora que eu vou voltar a treinar, já sou adulto, então eu queria saber se eu voltaria na verde msm ou na roxa, visto que o exame da verde para a roxa, e verde p/ primeiro estágio é exatamente o mesmo e eu já fui aprovado. o que me impedia de pegar a roxa era soh mesmo a idade, mas agora que ja sou adulto..... na verdade isso nao seria nem pular de faixa. bem, espero que meu sensei aprove (7 anos na verde já vou fazer!)