Autor Tópico: Revolta de um EX faixa preta  (Lida 53374 vezes)

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
Re:Shotokan tem tempo mínimo pra passar de faixa?
« Resposta #30 Online: Maio 17, 2010, 14:36:34 »
Dizer "tem que respeitar o tempo" é ser turrão, teimoso e lutar contra os fatos...

É claro! Imagine se aparece no Dojo o Sr. George Saint Pierre, conhecedor de MT, JJ, e Karate Kyokushin. Ele amarra uma faixa branca na cintura por nunca ter treinado Shotokan. E depois? Vou tratar o cara como um iniciante?!? Vou treinar os Kihon e Kumite de da mesma forma que treino com um faixa amarela que tem 4 meses de artes marciais (afinal, ele é mais graduado!!!)?!?!?!?
Sou o primeiro a achar que NÃO SE DEVE DAR A FAIXA PRETA PARA MINGUÉM, deixa o cara treinar com a branquinha, mantenha-se o Dojo-Kun, o respeito e a hierarquia. Mas o treino de um cara desses não pode ser da mesma forma que o faixa amarela de 4 meses...

Eu falei isso! Quando treino como um garoto de faixa colorida, meu treino rende muito menos do que quando treino com um faixa preta tarimbado. Fico feliz quando tenho (e quase sempre tenho) a oportunidade de treinar com a galera "da pesada" da Mushinka! E mais ainda, vejo que não sou poupado de treinos duros por estar de faixa BRANCA.

Que se $%&! a cor da faixa! E é meu conselho para você meu caro Erick Davi. Se treinar com vermelha, laranja, verde, rosa Pink com bolinhas azuis, QUE SE DANE! Não fique se ligando na cor da faixa e sim no conteúdo que está sendo passado. Aprenda o Karate, seus conceitos, sua técnica e sua filosofia, afinal, quando tudo começou lá em Okinawa os japinhas treinavam com os trapos que usavam...

...Eu sou faixa verde primeiro estágio, já tinha 2 anos na faixa qnd eu tive um grave problema no joelho, agora que eu vou voltar a treinar, já sou adulto, então eu queria saber se eu voltaria na verde msm ou na roxa, visto que o exame da verde para a roxa, e verde p/ primeiro estágio é exatamente o mesmo e eu já fui aprovado. o que me impedia de pegar a roxa era soh mesmo a idade, mas agora que ja sou adulto..... na verdade isso nao seria nem pular de faixa. bem, espero que meu sensei aprove (7 anos na verde já vou fazer!)

Leonardo, a faixa roxa vai te fazer ficar melhor ou pior? Imagine voce com uma faixa Verde, enfrentando em Jiu Kumite um roxa, ou um marrom, ou até um preta... vai que o cara perde... e aí?!

O que importa Leo, é que voce voltou a treinar!

Oss.
« ltima modificao: Maio 18, 2010, 14:22:09 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline erickdavi

• Full Member
  • Oss!
« Resposta #31 Online: Maio 17, 2010, 16:06:56 »
Sim caro Shaolin do Norte!
Os conceitos, e filosofia em que o karate se fundamenta são os mais importantes para mim e sempre foram com certeza!
Sei também que faixa não me defende dos perigos na rua("imagine os pés e mãos do seu adversário como se fossem espadas"; "Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários"
) nem muito menos os evita("reprimir espírito de agreção"; "no karate não existe atitude ofensiva").

Ps: Vou procurar um estilo que tenha como graduação faixa pink com bolinhas coloridas, minha namorada talvez ache "fashion" e se matricule no dojo.

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #32 Online: Maio 17, 2010, 16:11:43 »
Caro Shaolin, n se ensina clichês como 'côr de faixa n interessa ou faz-se citação de DOJO-KUN' a velhos Karatecas, isso sim foi feio p caramba, se vc está começando deve se ater a seus ensinamentos ok? Minha opinião sobre n 'pular' faixa se dá a simplesmente fortalecer o aluno...se ele é excepcional e tal, na minha cademia ficará o tempo q tdos os outros por questão de respeito e hierarquia...mas como eu disse, ninguém é obrigado a seguir essa filosofia, cada qual treina a sí mesmo e seus alunos da meneira q acha q pode melhorar os aspectos q levem a se tornar um bom Karateca. Pô teve gente q falou q daria a faixa preta p George Saint Pierre...fala sério...GSP treinou Kyokushin...e caro 22 se estou sendo turrão e teimoso deixo pros meus alunos decidirem isso....até hj faço um trabalho responsável e coerente...n vou deixar de ter minha opinião pq vcs n concordam ou n a respeitam...

Offline Leonardo-kaneda

• Newbie
  • *
« Resposta #33 Online: Maio 17, 2010, 16:48:58 »
agora falando sobre o pular de faixa, eu não concordo porque hoje observo muitos faixas preta que são fraquissimos, e já estão dando aula. eu sou professor de ciências, e no colegio onde eu dou aula, tem aula de karatê e o professor de la...

não sabe fazer nem uma base direito!

essa semana chegou um aluno novo lah com uma faixa verde, o professor o aceitou como  verde, mas esse mesmo aluno, não sabe fazer nem o heyan sho dan. ou seja, estava na cara q foi uma faixa emprestada! mesmo assim, esse tal faixa verde continua lah, e jah está programado para fazer exame.....

eu axo assim, enquanto algumas academias estão muito rápidas para a formação de um faixa preta, outras (as realmente boas) demoram MUITO, com meu sensei msm.... da branca para a amarela foi 1 ano e meio.

eu considero a faixa como os anos que agente passa na escola, eu axo que qnd atingimos o nivel para mudar de faixa temos sim, axo que ateh uma obrigação de passar para o proximo estagio, ateh por que, mudando de faixa, vêm novos movimentos, novos kata....
tbm confesso que tenho muuuita vontade de fazer um kata superior em um exame de faixa hehe

oss

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #34 Online: Maio 17, 2010, 16:57:32 »
Oss

Caro Fabrício Sensei, fique claro que: não sou a favor de se pular faixa, não quero dar palpite em vosso trabalho, muito menos estou interessado em lhe ensinar coisa alguma. Você comentou que tem 21 anos de Karate, então, quando você estava aprendendo o Heian Shodan eu já amarrava uma faixa preta na cintura, porém não era o estilo que venho praticando hoje, e muito naturalmente amarro uma faixa branca e presto atenção a todos os detalhes que venham a enriquecer meus conhecimentos como Karateca. Porque isso é o certo!

Meu comentário foi para aqueles que estão ansiosos em ostentar faixas que demonstrem que o cara é graduado.

Oss.
      Gustavo

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #35 Online: Maio 17, 2010, 17:10:20 »
...Vou procurar um estilo que tenha como graduação faixa pink com bolinhas coloridas, minha namorada talvez ache "fashion" e se matricule no dojo.

Oss Erick San, Olha que bonitinho são os acessórios de hoje! ;D ;D ;D

...hoje observo muitos faixas preta que são fraquissimos, e já estão dando aula... axo que qnd atingimos o nivel para mudar de faixa temos sim...

Leo San, ao meu ver isso deve ser encarado como algo natural. Se voce realmente levar a prática a sério, quando menos perceber estará com anos de prática, com uma faixa preta na cintura e vai parecer que foi ontem. ;)
      Gustavo

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #36 Online: Maio 17, 2010, 17:15:01 »
(...)caro 22 se estou sendo turrão e teimoso deixo pros meus alunos decidirem isso....até hj faço um trabalho responsável e coerente...n vou deixar de ter minha opinião pq vcs n concordam ou n a respeitam...

Impressionante isso: tudo aqui vira briga, tudo vai pro lado pessoal.

Fabrício Novaes, isso aqui é um fórum de internet.. e é comum as pessoas terem opiniões contrárias... até porque se não fosse assim, não haveria debate e o fórum não teria razão de existir.

Mas é claro que as discussões devem ser sempre pautadas pelo respeito...

E acho que até agora, a discussão têm se mantido em um nível aceitável.

Porém, você me parece estar um pouco melindrado. Relaxa cara!

Dito isso.. vamos prosseguir.

Eu acho que melhor exemplo que o apresentado pelo Shaolin não há. (tipo: e se fosse o George StPierre? E se fosse o Anderson Silva? E se fosse um prodígio desconhecido?) Foi incisivo e praticamente matou a questão...
Mas $%&!, tu insiste em não aceitar, pondo suas crenças e convicções acima dos fatos...
Há um posicionamento quase dogmático em relação ao tempo de faixa na sua concepção.

E uma pergunta que eu acho que ainda não foi feita objetivamente e que precisa ser levada em consideração, pra servir de base para argumentação: Afinal de contas, PRA QUE SERVE A FAIXA?

(essa pergunta ninguém respondeu satisfatoriamente)

Eu não sou o tipo do cara que acha que faixa não serve pra $%&! nenhuma.. acho que serve sim... serve pra indicar em que nível de conhecimento e domínio da arte o cara está.

Exemplificando: um cara que domina tais tais tais movimentos dentro de determinada arte é um faixa tal.. a partir do momento que além disso, disso e disso, ele passar a dominar também mais isso, aí então ele passará a faixa tal.. e assim vai...

O Shaolin mesmo, por exemplo, não é faixa branca nem em karate, nem muay thay, nem capoeira, nem lambaeróbica, nem aqui e nem na China. Pode não ser faixa preta, mas faixa branca com certeza ele não é. Não sei em qual graduação ele se encaixaria, pois só o sensei dele pra avaliar e dizer isso, mas um cara que é faixa preta de kung fu estilo garça com câimbra perneta caolha dos dedos atrofiados, também faixa preta de fullcontact (kickboxer), ex brigador de rua, sobrevivente do carandiru, ex gogoboy, ex membro militante do pt.. bicho, não pode ser um faixa branca... Não tem como... é impossível.

Simplesmente pelo fato de a faixa branca significar o que? Significar a ausência total, a pureza, o vazio, a beleza de um iniciante...
E isso é tudo que o Shaolin não é.
Além do cara não ser bobo na arte de lutar, o cara ainda mostra tremendo respeito e dedicação e desapego (ao ser humilde e treinar com sua faixa branquinha... e ao mesmo tempo meter a porrada na rapaziada que treina com ele..).. mas ao mesmo tempo, fica até feio, você vai na academia e ver um faixa branca metendo a $%&! em um (sei lá...) verde? Marrom? Roxa? Preta?...
Sei lá...
Fica feio...

Então bicho, eu acho que nessas horas, agente tem que pegar nosso orgulho e engolir, e ter hombridade e culhões suficientes pra reconhecer os méritos alheios e outorgar ao outro o que lhe é de direito.
É o que eu falo: pode não ser faixa preta.. mas branca também é sacanagem...

Mas enfim, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

E com certeza o número de pessoas que queimam algumas etapas é infinitamente pequeno... a maioria das pessoas precisa e seguem os padrões pre-estabelecidos...

Ficou bolado não né? Lembre-se: não é nada pessoal.. é só um debate virtual... não vale a pensa se estressar com isso.. apesar dos estresses nos acometerem constantemente... rsrs

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Leonardo-kaneda

• Newbie
  • *
« Resposta #37 Online: Maio 17, 2010, 17:21:16 »
O que eu quero dizer eh:

enquanto os melhores karatecas não se importam em se graduar, os piores chegam na preta e vão passando um pessimo karate adiante, por isso que eu quero dizer: eu quero me graduar no bom karate, para poder passar o bom karatê adiante, por isso que eu acho que é uma obrigação se graduar, por que não é soh uma questão de "sou branca, mas sei que tenho nivel de preta" e sim "devo me graduar, adotar aprendizes, e passar o karatê adiante". por isso acho importante chegar na faixa preta (mas com responsabilidade). por que daqui a algum tempo, vai ser raro achar uma academia boa para treinar

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #38 Online: Maio 17, 2010, 17:30:01 »
...kung fu estilo garça com câimbra perneta caolha dos dedos atrofiados, também faixa preta de fullcontact (kickboxer), ex brigador de rua, sobrevivente do carandiru, ex gogoboy, ex membro militante do pt.. bicho, não pode ser um faixa branca...
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Esqueceu de RUBRO NEGRO PUTO COM O TIMINHO QUE ALÉM DE NÃO JOGAR NADA AGORA ANDA MAL VESTIDO!!!

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
      Gustavo

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #39 Online: Maio 17, 2010, 17:36:35 »
Hehehe....Primeiro 22..se o cara chega na cademia e já é faixa preta de jiujitsu,taekwon do ou seja lá oq for de uma coisa eu tenho certeza.....faixa preta de karate shotokan ele n é!!!Senão n tava querendo aprender nossa nobre arte...Então tem q passar por tdo o processo. Segundo, e isso te juro....por onde eu passei no shotokan, nunca ví ninguém pular de faixa cara, meus professores nunca fizeram isso e n serei eu a querer inovar...terceiro eu axo q a gente tem q perguntar o pq de se promover um aluno dando uma faixa acima da dele? qual o objetivo disso? Agradá-lo? Sinceramente n vejo muito sentido. E vc meu amigo virtual, pode ter certeza q eu teria a hombridade de aceitar esse 'fato' se na minha concepção n ferisse tdo q me foi ensinado...Cara p falar a verdade n axo q nosso Karate mereça ficar mais bagunçado do q já está se 'dando' faixa por aí e nem 'pulando' graduações. E mais uma vez caro Shaolin se vc tem 50 anos de treino em artes marciais parabéns, mas n é Karate-do.
Oss.

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #40 Online: Maio 17, 2010, 17:40:06 »
O que eu quero dizer eh:

enquanto os melhores karatecas não se importam em se graduar, os piores chegam na preta e vão passando um pessimo karate adiante, por isso que eu quero dizer: eu quero me graduar no bom karate, para poder passar o bom karatê adiante, por isso que eu acho que é uma obrigação se graduar, por que não é soh uma questão de "sou branca, mas sei que tenho nivel de preta" e sim "devo me graduar, adotar aprendizes, e passar o karatê adiante". por isso acho importante chegar na faixa preta (mas com responsabilidade). por que daqui a algum tempo, vai ser raro achar uma academia boa para treinar

Pô Leonardo san....vc disse tdo...A palavra chave é Responsabilidade!!!!

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #41 Online: Maio 17, 2010, 18:15:56 »
sinceramente, acho essa discussão pouco importante... mesmo porque as carencias de faixa são pequenas no karate e tenho certeza que se o cara é bom mesmo, passa nos exames de olhos fechados...

logo logo o Shaolin vai estar de fx preta...

outra coisa... não é porque o cara é preta mirabolanteDan em outra arte marcial que deve pular etapas... num Jiyu Kumite o Shaolin arregaça, tem experiencia de combate, mas não é karate, então... nada mais justo que comece do início...

o fato dele render mais com um faixa graduado é fato, mas é fato também com os inexperientes... um fx branca também aproveita MUITO mais o treino num frente a frente com um faixa preta do que com outro branca...

e mais uma... só percebe como os detalhes do karate são difíceis quando o cara começa a treinar... vendo de fora é só meter a porrada... fazendo kihon, mesmo depois de milhares de anos em OUTRA arte marcial, você percebe o quanto é detalhista, preciso e DIFÍCIL fazer karate corretamente... não é só meter o pau... é meter o pau do jeito específico que só se aprende com o TEMPO... tempo esse que é justamente o passar das faixas, não importando o quanto cabuloso o cara seja em outras artes marciais...

resumindo... é só pra segurar o Wagui....

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #42 Online: Maio 17, 2010, 18:18:44 »
ps... eu também sou branca de karate... mais especificamente tenho 5 aulas...e hoje eu engulo qualquer frase do tipo "Ah eu acho fácil, não entendo porque reclamam tanto..." que eu possa ter dito outrora...

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #43 Online: Maio 17, 2010, 22:41:14 »
Prezados Karatekas,
em 1972 era Shodan da Shorin-jiu, há 4 anos, quando após a visita a uma academia do estilo Shotokan, em que pedi para lutar com o professor e seus alunos, fui convidado a participar de um exame para o Curso Profissional ministrado pelo Okuda Sensei. Fui aprovado e a primeira determinação foi a que à partir daquele momento deveria a usar a faixa branca (dava aulas em 3 academias e em dois colégios, lecionar era meu meio de vida) no que prontamente atendi face a oportunidade conquistada. Em 3 meses já usava a marrom e com mais 5 meses fiz exame para Shodan.
Creio no valor dos exames com seus períodos de carência para a realização dos mesmos, mas certamente a importância que se dá à obtenção de faixas superiores e maior graduação é inversamente proporcional a maturidade que o karateka obtém ao longo dos anos.
Oss
Ricardo

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #44 Online: Maio 18, 2010, 08:25:00 »
E agora?
Vamos questionar o que, quanto ao caso apresentado por Delia Sensei?

é como eu falo: cada caso é um caso, e deve ser analisado individualmente.

DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)