Autor Tópico: Revolta de um EX faixa preta  (Lida 53378 vezes)

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:Revolta de um EX faixa preta
« Resposta #75 Online: Outubro 08, 2010, 09:28:57 »
pois é Ilson... claro que existe o grau verdadeiro, testado, examinado, cumprindo a ordem do exame ou rigorosamente analisado pelo sensei durante os treinos, esse é o que nós realmente damos valor, o grau por técnica, ou jutsu-dan

mas existem outros, honorários, dados a personalidades que de alguma forma contribuíram para uma determinada organização de karate, por exemplo... estou certo de que a JKA deve ter outorgado vários desses para personalidades mundo afora e não tem nada de errado nisso...

o que nao pode, como é o caso aqui em PE, é que um desses "graus" seja dado a um leigo, em pé de igualdade aos dados para quem treina, faz exame etc... e o dono do "grau" de agradinho, ostente-o como um verdadeiro jutsu-dan, sendo chamado até de professor pelos jovens mais incautos e ingênuos... que belo exemplo não ?

só por curiosidade, a ética manda dar nos casos de graus honorários, apenas o grau... sem denominacao de dan nenhum, ou seja... é uma mera homenagem...

e nos casos de graus de alinhamento ou de reconhecimento por tempo, para srs já com idade avançada que "não podem mais" se submeter a exames iguais a de jovens, reza a lenda que se pode sim dar mais graus, mas sempre para quem já é pelo menos faixa preta de fato, tecnicamente... nunca para quem nao sabe nem veztir o gi... mas... isso é muita palavra ao vento...

Oss! Complementando seu post, acrescento o seguinte; MEY-DAN = pessoa que por colaborar na divulgação do Karate-do tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorária.

SUISE-DAN = (grau por antiguidade) Karateca regularmente, mas não possui nível técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado.

JITSU-KYOKU-DAN = praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação.

IMPORTANTE Faixa Preta de Karate não é sinônimo de professor de Karate, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente.

“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #76 Online: Outubro 08, 2010, 11:21:54 »
OSS...

Aqui na Paraíba não é diferente!
E o pior é que quando esses “manés-sem-braços” recebem esses DAN’S eles também mudam a FAIXA PRETA, e aparecem com uma novinha de “CETIM CINTILANTE”.

UMA ABERRAÇÃO!

OSS...

Offline Lourival Silva

• Sr. Member
« Resposta #77 Online: Outubro 08, 2010, 13:08:40 »
Citação de: katashotokan
IMPORTANTE Faixa Preta de Karate não é sinônimo de professor de Karate, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente.

O sr. Oyama já pensava que ao receber a faixa preta o individuo estaria apto a iniciar o aprendizado do karatê. Ou seja, UM INICIANTE no longo caminho. Tudo antes da faixa preta trata-se apenas de uma preparação para o inicio da jornada.

Conheci um faixa preta 6 meses após receber sua faixa. A sua técnica estava muito mais aprimorada do que quando ele fez o exame (vi o filme).

Acho que faz sentido.

OSS!

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #78 Online: Outubro 08, 2010, 23:13:59 »
Uma vez entrei em polêmica sobre dar valor a cor de faixa... realmente acho isso uma bobagem. O artista marcial que faz por merecer a admiração e respeito, o cara pode estar com a roupa que quiser.

O que é inaceitável é banalizar as coisas assim. Admirávamos os nossos mestres...
      Gustavo

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #79 Online: Outubro 09, 2010, 15:47:33 »
Pelo que eu entendi sobre a ISKA, está escrito que os que constam na lista não podem usar o nome da entidade, não que deixaram de ser faixa-preta, até porque, isso é o que menos importa pra uma federação
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Shaolin do Norte

• Hero Member
« Resposta #80 Online: Outubro 09, 2010, 21:33:33 »
Oss,

Realmente é o menos importa!

Oss.
      Gustavo

Offline Prof: Antonio Marcio

• Full Member
  • "Deus é Fiel"
« Resposta #81 Online: Outubro 12, 2010, 18:10:14 »
Nessa Época em que  a ISKA  era um auge eu era da WAKO  e batia de frente com eles direto, vi e treinei muito com Paulo Zorelli, hoje me encontro afastado das atividades da WAKO.
Concordo com o Sensei não existe ex- faixas pretas.

Oss.
" Golpear com precisão significa definir mentalmente o golpe que irá se aplicar e colocá-lo em prática assim como foi planejado"
Miyamoto Musashi,Gorin no sho

Offline ChicoLima

• Newbie
  • *
Retorno ao Karate depois de muitos anos.
« Resposta #82 Online: Janeiro 17, 2011, 06:32:50 »
Olá amigos, sou novo no forum e esta é a minha primeira postagem. Tenho 41 anos e estou afastado oficialmente do Karate fazem muitos. Revendo velhos amigos e por outros motivos, criei um grande desejo de retornar à pratica depois de todo este tempo. Como fazem uns anos e vi um amigo passar pela mesma situação que vou relatar e pelo constrangimento o mesmo desistiu, venho pedir ajuda e opinião de vocês.
Fui graduado faixa preta em 1994, desde então, treinei alguns meses na academia, fui morar em outro país e nunca mais retornei. Tive a oportunidade de visitar a Federação do local de onde treinei e para minha surpresa eles não possuem qualquer registro meu e de muitos outros da minha época, alegando que a academia que frequentei fechou a muitos anos e registros inativos por determinado tempo são descartados. Ao visitar uma academia buscando somente uma reciclagem, fui informado que não seria possível e se quisesse treinar teria que iniciar da faixa branca pois não tenho como comprovar que sou faixa-preta. Não é algo absurdo? Do que adiantam esses certificados que tenho desde meu exame de branca para amarela até preta, com carimbos, assinaturas e números de registro se não tem valor para uma mera academia? Não existe nenhum registro oficial? Quer dizer que, se pratico uma arte marcial por anos e paro, ao retornar não tenho como provar que já treinei antes???
Sobre meu amigo, o caso dele foi que o mesmo é faixa preta por suisen-dan obtido no Japão, passou anos afastado também e ao tentar buscar uma academia somente com intuito de trainar, sem nenhuma outra pretensão, também não permitiram que ele utilizasse sua faixa preta por alegar que o suisen não tem validade perante a Federação.
Qual a opinião de vocês sobre esta novela?
Tudo que desejo é um local para treinamento e não tenho problema algum em usar qualquer faixa na cintura, só não acho justo que tantos anos de dedicação sejam menosprezados pela incompetência de uma Federação.
Abraços!

Offline bruno_leite

• Sr. Member
  • Espírito Inabalável...
Re:Retorno ao Karate depois de muitos anos.
« Resposta #83 Online: Janeiro 17, 2011, 08:56:37 »
Oss, amigo!
Primeiramente, seja bem vindo!
Neste caso, eu buscaria outro dojo... Se vc tem os certificados, o que interessa se a federação não tem o seu registro? Se tem certificado o registro pode até ser feito novamente, não é?
Aqui no forum já houveram algumas discussões a respeito dessas federações, que só visam embolsar dinheiro, e nada mais.... é uma pena.
Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #84 Online: Janeiro 17, 2011, 11:20:33 »
: Modo PEDRO Activado :

Coloque a faixa branca e treine como um faixa preta.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #85 Online: Janeiro 17, 2011, 11:30:50 »
O que é Suisen do japao??

Eles devem estar com medo de vc.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline ChicoLima

• Newbie
  • *
« Resposta #86 Online: Janeiro 17, 2011, 13:10:57 »
O que é Suisen do japao??

Eles devem estar com medo de vc.

Ele prestou exame até faixa marrom, mas atuou como instrutor, divulgou o Karate, fez muito trabalho social aplicando o Karate e se afastou de atuações oficiais... Ficou muitos anos com essa faixa marrom e certo dia ganhou uma preta pelos seus serviços à arte marcial. Não que ele não tenha mérito tecnico. O conhecimento dele ultrapassa em muito a maioria dos que tem N Dans por aí. A definisão do Suisen é grau por antiguidade, como já foi postado antes. No caso dele foi um mix de suisen e may. Tanto pelos serviços dele quanto pelo tempo e idade.

Offline Rhonin

• Newbie
  • *
Re:Shotokan tem tempo mínimo pra passar de faixa?
« Resposta #87 Online: Abril 03, 2011, 18:28:14 »
Oss,

22,

Eu aprendo essas coisas assistindo os filmes da Sessão da Tarde na Globo! :D ;D :P

-//-

Lembro de uma história que ouvi de um grande professor quando falava de seu mestre:

- Sensei, sou faixa preta de Karate. Tenho vários títulos.
- Ó, você fazer Karate! Ser campeão. Bom...
- Isso, Sensei! Gostaria de treinar em seu Dojo!
- Ó, você querer treinar Karate. Bom. "Enton" faz Gedan-Barai.

O cara se preparou pra fazer aquele Gedan-Barai, juntou toda a força e fez a melhor postura que havia feito em toda sua vida.

- Ó, Gedan-Barai bonito...
- ... Serve de nada! Você faixa branca pra começar treino próxima semana, hai!

Eu ri muito!

Oss.
Isso me fez lembrar o que o sensei de onde eu estava treinando me falou semana passada quando estive na cidade onde estava morando antes de vir para onde estou agora. Comentei com ele que onde eu estava treina-se muito KIhon e Kumite e pouco kata. Ele foi direto: "Quem treina kata consequentemente é bom em kumite, mas o contrário não acontece"

praticamente o q ira refinar as suas habilidades será o kata.

oss..

Offline Rhonin

• Newbie
  • *
« Resposta #88 Online: Abril 03, 2011, 18:32:42 »
no dojo em q treino são no minimo 6 meses, ai pra laranja 8 meses, verde 1 ano e 2 meses, roxa 2 anos, marrom 2 anos, e pra preta tem q ser avaliado (ai só deus sabe hauhuahuauhahua)

oss...

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #89 Online: Abril 03, 2011, 19:48:54 »
Chico,

Com 41 anos vc esta moço, com pouco treinos todos notarão que vc é preta de uma boa academia. Se não é, comece de baixo mesmo. Qto ao seu amigo, tem criterios de graduação no minimo suspeitos, assim como eu, porem eu boto preta e treino em qq lugar do mundo.

Claro que não sou melhor que todos mas tenho jeitão de preta, todos sabem que sou no 1o frente a frente.

Outra coisa, minha melhor fase foi na marrom aonde fiquei 18 anos era ótimo ir em academias que não frequentava e meter a mão nos pretas recem graduados. Me diverti muito. Portanto, faixa é bobagem.
« ltima modificao: Abril 03, 2011, 20:10:16 por Gustavo-RJ »
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ