pois é Ilson... claro que existe o grau verdadeiro, testado, examinado, cumprindo a ordem do exame ou rigorosamente analisado pelo sensei durante os treinos, esse é o que nós realmente damos valor, o grau por técnica, ou jutsu-danmas existem outros, honorários, dados a personalidades que de alguma forma contribuíram para uma determinada organização de karate, por exemplo... estou certo de que a JKA deve ter outorgado vários desses para personalidades mundo afora e não tem nada de errado nisso...o que nao pode, como é o caso aqui em PE, é que um desses "graus" seja dado a um leigo, em pé de igualdade aos dados para quem treina, faz exame etc... e o dono do "grau" de agradinho, ostente-o como um verdadeiro jutsu-dan, sendo chamado até de professor pelos jovens mais incautos e ingênuos... que belo exemplo não ?só por curiosidade, a ética manda dar nos casos de graus honorários, apenas o grau... sem denominacao de dan nenhum, ou seja... é uma mera homenagem...e nos casos de graus de alinhamento ou de reconhecimento por tempo, para srs já com idade avançada que "não podem mais" se submeter a exames iguais a de jovens, reza a lenda que se pode sim dar mais graus, mas sempre para quem já é pelo menos faixa preta de fato, tecnicamente... nunca para quem nao sabe nem veztir o gi... mas... isso é muita palavra ao vento...
IMPORTANTE Faixa Preta de Karate não é sinônimo de professor de Karate, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente.
O que é Suisen do japao??Eles devem estar com medo de vc.
Citação de: PSekiMG em Abril 06, 2010, 13:06:29Oss,22,Eu aprendo essas coisas assistindo os filmes da Sessão da Tarde na Globo! -//-Lembro de uma história que ouvi de um grande professor quando falava de seu mestre:- Sensei, sou faixa preta de Karate. Tenho vários títulos.- Ó, você fazer Karate! Ser campeão. Bom...- Isso, Sensei! Gostaria de treinar em seu Dojo!- Ó, você querer treinar Karate. Bom. "Enton" faz Gedan-Barai.O cara se preparou pra fazer aquele Gedan-Barai, juntou toda a força e fez a melhor postura que havia feito em toda sua vida.- Ó, Gedan-Barai bonito...- ... Serve de nada! Você faixa branca pra começar treino próxima semana, hai!Eu ri muito!Oss.Isso me fez lembrar o que o sensei de onde eu estava treinando me falou semana passada quando estive na cidade onde estava morando antes de vir para onde estou agora. Comentei com ele que onde eu estava treina-se muito KIhon e Kumite e pouco kata. Ele foi direto: "Quem treina kata consequentemente é bom em kumite, mas o contrário não acontece"
Oss,22,Eu aprendo essas coisas assistindo os filmes da Sessão da Tarde na Globo! -//-Lembro de uma história que ouvi de um grande professor quando falava de seu mestre:- Sensei, sou faixa preta de Karate. Tenho vários títulos.- Ó, você fazer Karate! Ser campeão. Bom...- Isso, Sensei! Gostaria de treinar em seu Dojo!- Ó, você querer treinar Karate. Bom. "Enton" faz Gedan-Barai.O cara se preparou pra fazer aquele Gedan-Barai, juntou toda a força e fez a melhor postura que havia feito em toda sua vida.- Ó, Gedan-Barai bonito...- ... Serve de nada! Você faixa branca pra começar treino próxima semana, hai!Eu ri muito!Oss.