Autor Tópico: Karatê não tem filosofia  (Lida 39569 vezes)

Offline icefusion

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
  • Votos: +0/-0
  • Leões Karatê - Rolandia / PR
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #45 Online: Agosto 17, 2009, 08:24:10 »
o karate é uma aula de conhecimento de si mesmo....e o primeiro passo para filosofia creio que seja auto-conhecimento....você conhecerá sua força, suas falhas....se isso for transportado para sua vida real, vc terá um maior poder de dicernimento das coisas e de suas atitudes....


Karate educa a mente e o corpo.....é nisso q acredito!
Karatê...
Para treinar a mente e o corpo...
Para ambos estarem em sintonia...
Atingir o Equilíbrio e aplica-la em seu dia a dia....

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #46 Online: Agosto 20, 2009, 12:11:37 »
Pois é... eu acho isso uma forma "romântica" de ver a coisa...

Eu entrei no karate pra me exercitar e aprender a dar porrada (a melhor defesa é o ataque! rs)

filosofia, eu aprendi e gostei através de Platão ("A revolução" o primeiro livro da linha que eu li e recomendo! muito bom!)

Na verdade eu tento sempre desvincular o karate da parte religiosa que muitos tentam imputar a coisa. Karate não é religião. É uma arte de guerra!

Até  porque, karate, como arte de guerra, de combate, de defesa, é fantástica, maravilhosa, perfeita!
Já como filosofia, existem outras muito melhores.
Essa é minha opinião.
Respeitosamente falando. (não sou o dono da verdade. é só como vejo!)

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #47 Online: Agosto 20, 2009, 12:56:15 »
Eu acho que é um estilo de vida.
É claro que Karate-dô é porrada. Acima de tudo, é uma arte marcial. Quem quiser aprender filosofia que leia bons livros.
Mas lembre-se de que o Dojo Kun é composto por ensinamentos muito importantes com um significado muito profundo. E que se seguidos podem se tornar um estilo de vida. Mas não tem adianta seguir esses ensinamentos do Karate-dô e não saber dar porrada.
Acho que está tudo interligado.
Aliás, daqui um pouco vem algum colega dizer que tem um monte de profetas aqui! Hauhauhau...
Oss...

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #48 Online: Agosto 21, 2009, 01:15:51 »
Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

^acho que karate por si só, pode não ser filosofia. karate-do, parece ir ao encontro do que, em tese, filosofia significa.


minha visão pessoal - filosofia vem da observação da natural. toda e qualquer coisa elaborada pelo homem, vem da natureza, de sua relação com ela e de sua observação. Acho o karate-do parte disso. Fica muito evidente naquele vídeo do Asai Sensei, em que ele compara as formas do karate, com as dos animais. Claro, é só minha visão extremamente pessoal.


[profetizei  :D]

Offline gafanhototaichi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
FILOSOFIA E KARATÊ...
« Resposta #49 Online: Agosto 21, 2009, 01:38:00 »
Sou professor de filosofia e faixa preta 1º dan karatê (FPK).

O vídeo dá uma idéia bem aproximada do que é filosofia:


Esse cara é bom de filosofia: Paulo Ghirardelli. Inclusive foi amigo pessoal de Richard Rorty.
http://ghiraldelli.pro.br/
Richard Rorty foi para a filosofia pragmática americana, como Nakayama foi para o karatê shotokan.

Penso que o karatê primeiro dá força para o cara que pratica. Depois de muito tempo que ele vai começar a aprender aplicar a parte "espiritual", ou "filosofar"..(é óbvio que tem raras exceções). Aliás, acho o termo "filosofar" completamente inapropriado para este "recolhimento espiritual", pois filosofar é submeter o pensamento a um sistema racional, submetido a argumentos lógicos etc.
Acho que o melhor seria dizer que o karateca faz da arte uma religião e começa a encontrar o Sagrado em cada movimento que executa...

Engraçado, comecei a praticar o tal de Tai Chi tem um mês e esta arte faz justamente o contrário. Ou seja, primeiro desenvolve a parte interior e depois com o tempo o praticante vai adquirindo a força física...

Bom, e para finalizar, muito das "verdades" que carregamos desde tenra idade, na verdade são grandes "pré-juízos", os quais pensamentos que podem ser aplicados no "universal" e esquecemos que cada pessoa é um mundo. Ou seja, cada indivíduo tem uma representação do mundo.

Ou seja, cada pessoa é única. Veja o programa abaixo, caso queira se aprofundar sobre isso (PRÉ-JUÍZOS).






Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #50 Online: Agosto 21, 2009, 10:03:33 »
Quando leio essas bobagens todas, lembro-me do yahara Sensei que dizia...

-Karate não tem filosofia...Dojo Kun nao serve pra nada. A unica coisa que Karate tem que ter é golpe pra matar...se não tem isso, não é Karate.

Educação a gente traz de berço.
O entendimento de Karate do passa pelo SHUGYO, quem nao passar por isso nem faz ideia do que é Karate do.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #51 Online: Agosto 21, 2009, 10:41:11 »
Tive que pesquisar na internet!  ::)

Citar
Shugyo   
 
(Prof. Wagner Bull)
Fonte: Home Page do Instituto takemussu: http://www.aikikai.org.br/


 O relógio toca bem cedo. Levante e vá treinar!. Está frio e chovendo? Vá treinar! Cansado? Esgotado depois de uma jornada de trabalho durante o dia todo? Vá treinar ! Dar continuidade ao espírito de perseverança, mantendo a disciplina proposta. Este é o requisito do (shugyo), para o praticante de artes marciais que realmente quer alcançar a sabedoria do “ DO” ( Caminho). Isto é muito difícil de ser percebido pelos iniciantes. O individuo começa a praticar uma arte marcial e dentro de todo aquele entusiasmo inicial ele não imagina a quantidade de obstáculos que aparecerão em sua vida que lhe farão pensar em abandonar o treinamento e parar. Isto acontece porque ainda a arte que ele está praticando ainda não penetrou em sua vida, em seu coração, em seus nervos em sua alma.

É no SHUGYO, que nestas horas o praticante tem que buscar as forças para ir adiante e sobrepujar as forças negativas que aparecem visando fazê-lo desistir de seu intento inicial. Há outra hipótese, pois quando na maior parte das vezes, o iniciante atinge rapidamente um certo nível inicial, e fica claro que conseguiu algo razoável, percebe que para subir ao próximo estágio, tudo vai ser mais difícil. Na medida que o individuo vai progredindo e ficando competente, adquirir novos conhecimentos e habilidades vai-se no caminho , exigindo-se cada vez mais tempo e esforço para um ganho proporcionalmente cada vez menor. Aí ocorre um grave erro. Muitas vezes as pessoas se satisfazem com o nível que conseguiram, entendendo que a pratica de artes marciais é apenas um “ hobby”, ou um esporte, e ou diminuem o ritmo de treinamento ou até mesmo chegam a parar .

Na verdade o “ BUDO” , não é um passatempo uma diversão, mas um caminho muito importante, e não importa quão dedicado seja o praticante, sempre ocorrem momentos onde aparecem duvidas, aborrecimentos, cansaço e desilusão. Muitas vezes surge pensamentos sobre a validade da continuidade na prática diante das inúmeras oportunidades que surgem no dia a dia para utilizar o tempo no mundo moderno. Aí, parece que existem centenas de razões para se parar, e praticamente nenhuma motivação para se seguir avante. Ao procurar o mestre, o aluno não encontra nenhum tipo de motivação de sua parte, alguma novidade, um estímulo, para seguir avante. Pelo contrário, encontra apenas a rigidez e a monotonia de se deparar com os mesmos exercícios, a mesma rotina, as mesmas praticas. Ao questionar o mestre sobre o que deve fazer, a resposta vem inexorável...: “ Treine!”.

Aparentemente o mestre está indiferente , mas no fundo, está muito atento quanto ao comportamento do praticante nestes momentos, para verificar se ele terá forças para buscar dentro de si motivações para seguir avante, pois sabe que se o praticante não tiver capacidade para buscar em si mesmo as motivações para progredir, jamais o conseguirá e nunca atingirá o “ DO” (Caminho). Porém, se o budoka consegue ir avante nesta fase, certamente um novo horizonte se abrirá para ele, pois ele se elevará na senda por ter sido capaz de praticar o “ SHUGYO” . Quando o praticante consegue atingir este estado, quando não dá atenção aos obstáculos que aparecem em sua frente para interromper seu caminho, e não necessita de nenhuma razão para seguir avante, então sim ele começa realmente a evoluir, pois sua única busca agora é a realização de seu “self” (sua missão nesta Terra). Muitos aikidoistas entram nos dojos, e depois de 2 ou 3 meses de treinos desistem.

Vieram pela primeira vez no dojo viram praticantes avançados fazendo coisas fantásticas e um enorme desejo de também poder fazer o mesmo surgiu neles. Compram o dogui, e se matriculam, e depois de algumas aulas percebendo o quão difícil é seguir treinando, param, desistem, e jogam seu sonho fora.Faltou, a determinação a consciência de que nada é fácil neste mundo. Por esta razão poucas são as pessoas que são ricas, sábias, saudáveis, e felizes. Para se conseguir fugir da regra dos homens comuns é necessário persistir muito, e conseguir pequenas diferenças com muito, mas muito esforço, pois são estas pequenas diferenças que transformam o homem medíocre em alguém notável. E o pior de tudo, é que da mesma foram pela qual ele desiste de aprender o Aikido , também ele desistirá de concluir o curso superior, de conseguir a casa própria, de abrir seu próprio negócio, ou de realizar seu sonho dourado. Treinar artes marciais e dominar o “Shugyo”, no fundo, é um caminho certo para se aprender a realizar os nossas expectativas em nossa vida e sermos felizes.
 

só pra constar... mais pessoas devem ter ficado em dúvida também....

eu tirei do endereço: http://br.geocities.com/zanshin.karate/sugyu.htm
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #52 Online: Agosto 21, 2009, 10:57:40 »
Interessante também outra coisa!
Podemos perceber que dá pra "profetizar" sobre qualquer coisa!  :P
Até sobre o Shugyo!

hehehe
 :-*
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #53 Online: Agosto 21, 2009, 10:59:06 »
Eu não conhecia!
Mas é muito legal! 8)
Oss...

Offline gafanhototaichi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #54 Online: Agosto 21, 2009, 16:27:04 »
Vocês usam o termo "filosofia" com o sentido de "um determinado sistema de pensamento correspondente a execução de determinados movimentos ritualísticos".

Pelo que lí das msg postadas no fórum,  a "filosofia" do Katsumoto é a mais "original":
My God!!!!!

PORRADA PRÁ TODO LADO...

Sócrates e Platão levantariam do caixão. Acho que o Funakoshi e Nakayama também...
Abraços...


Offline JRicardo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #55 Online: Agosto 21, 2009, 18:28:19 »
Eu acho que é um estilo de vida.
É claro que Karate-dô é porrada. Acima de tudo, é uma arte marcial. Quem quiser aprender filosofia que leia bons livros.
Mas lembre-se de que o Dojo Kun é composto por ensinamentos muito importantes com um significado muito profundo. E que se seguidos podem se tornar um estilo de vida. Mas não tem adianta seguir esses ensinamentos do Karate-dô e não saber dar porrada.
Acho que está tudo interligado.
Aliás, daqui um pouco vem algum colega dizer que tem um monte de profetas aqui! Hauhauhau...
Oss...

Te apoio. Karatê-dô é um estilo de vida. Quem luta karatê, usa de todos os seus princípios pelo o resto da vida.
Quem disse que o Dojo-Kun não é importante? Não preciso nem comentar.

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #56 Online: Dezembro 26, 2009, 22:33:29 »
Oss! Será que não?
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #57 Online: Dezembro 27, 2009, 00:01:43 »
Oss,

É impressão minha ou estão realmente desenterrando esses tópicos jurássicos?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #58 Online: Dezembro 27, 2009, 00:09:17 »
Oss! Crise de insônia, mesmo
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê não tem filosofia
« Resposta #59 Online: Dezembro 27, 2009, 00:41:40 »
Oss

    Crise braba essa em Katashotokan... Desenterrou uma duzia desses jurrasic topic's...  ;D  ;D  ;D

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)