Só pra me manifestar...É preciso vocês entenderem que o Gustavo é do tempo em que faixa preta eram os japas e um ou outro brasileiro. O faixa-preta era alguém muito acima dos outros, havia toda uma "mÃstica" em chegar lá. Mas se a gente for observar no Japão é fácil pegar a preta. Eles realmente entendem que o treinamento começa na preta, não tem a importância que atribuÃmos aqui. Ainda é assim, a faixa-preta é um atestado de que o cara sabe muito ou então que concluiu o estudo da arte (pelos leigos, é claro). Na prática eu entendo que não há essa importância toda que mesmo os praticantes atribuem, acho que deveria haver uma diferenciação grande a partir de 3º dan, por exemplo. Professores e talvez competidores sérios devessem ter tal diferenciação. Dizer que só pode pegar a preta uma minoria muito superior à média eu acho exagerado, da mesma forma que é exagero a facilidade com que hoje se chega lá.
O velho Funa só ensinava pra elite. Não foi por acaso que foi pras melhores universidades.Sou contra popularização de qq coisa, sempre estraga.