Karateca.net - O nosso dojo virtual
Karate => Organizações, estilos, polÃtica, filosofia e cultura associada ao karate => Tópico iniciado por: Antonio Pêcego em Fevereiro 06, 2009, 08:02:06
-
Fonte: www.karatedasmeninas.com (http://www.karatedasmeninas.com)
WKF - GRADUAÇÃO NO KARATÊ
Requisitos MÃnimos Para Graduação no Karatê
Novas regras da WKF trazem embutidas requisitos de qualificação.
Requisistos mìnimos para a emissão de Certificado de homologação de Dan da WKF
Apêndice 1
Dan ...................Qualificação................... Anos no Karate .......... Idade
1er ............................... - .................................. - ..........................16+
2o ...........................1er dan .................................- ......................... 16+
3er ...........................2o dan ................................. - ........................ 16+
4o ........................... 3er dan durante 3 anos ........ 11 .......................... 30+
5o .......................... 4o dan durante 4 anos ........... 16 ......................... 35+
#6o ............................... 5o dan durante 5 anos ........ 21...................... 41+
#7o ......................... 6o dan durante 6 anos.............. 28 ...................... 48+
#8o ............................. 7o dan durante 7 anos ............ 38 ................... 58+
#9o ....................................... 8o dan durante 8 anos ......... - .............. 60+
#10o ................................ 9o dan durante 9+ anos ............ - ............... 70+
# significa que os graus devem ser aprovados pelo Comitê Executivo da WKF.
-
Eu acho que as Organizações (entidades esportivas) deveriam cuidar apenas das competições e deixar as graduações para as "Escolas" do estilo decidirem isso...............
Ari - Santos/SP
-
Eu acho que as Organizações (entidades esportivas) deveriam cuidar apenas das competições e deixar as graduações para as "Escolas" do estilo decidirem isso...............
Ari - Santos/SP
Concordo com você Ari, pois ninguém melhor que os Senseis que acompanham o dia-a-dia dos alunos para avaliá-los nas suas capacidades.
Oss!
-
Ari, assino embaixo! Nem todos os praticantes têm objetivos esportivos, e por isso, não vejo sentido seguir normas de uma entidade que, essencialmente, privilegia o desporto em detrimento às especificidades técnicas de cada escola.
OSS
-
Organização esportiva = esporte
Escola = técnica
Misturar isto é gerar confusão.
Além isto, entendo que uma organizaçao desportiova só poderia dispensar 2 faixas: AKA ou SHIRO... ou se usa outra faixa dentro de uma competição.
Outra coisa, árbitros nem precisariam ser karatekas, basta ensinar as regras e pronto. Nas escolas o ponto tem um significado técnico, por isto há necessidade de graduação (entendida como mais domÃnio técnico), ou eu naõ estou entendendo direito?
-
Bom, na generalidade eu oncordo com tudo o que foi dito antes, pois acho que a WKF que é vocacionada para o desporto, assim como outras que existem neste planeta, deviam preocupar-se mais com toda a parte desportiva e deixar-se destas coisas...
Mas, como sabemos, o dinheiro faz "mal e bem" a muita gente, pelo que, na perspectiva de embolsarem mais uns $, recorreram a mais este artefacto para o conseguir e que resulta, pois vai enchendo o ego de muita gente ter um cartão da WKF com a graduação assinada.
Eu sou apologista de que as graduações devam ser feitas, assinadas e reconhecidas, pela entidade mundial do estilo que cada um pratica. No entanto, no paÃs de cada um, a Federação que rege o Karate e que tenha o reconhecimento legal e governamental, faça também o seu reconhecimento.
É assim que funciona em Portugal, cuja Federação tem uma Comissão Nacional de Graduações , da qual eu fiz parte durante vários anos, em representação nacional do estilo Wado, para analisar e decidir o reconhecimento ou não, de todos os pedidos de reconhecimento de graduações que vão surgindo. Refiro que algumas vezes se recusaram o reconhecimento, pois os certificados que enviaram não eram de organizações conhecidas e credÃveis.
Mas, tanto quanto eu sei pelo que é feito pela Federação Portuguesa, os pedidos de reconhecimento das graduações pela WKF, só podem ser solicitadas a esta, através da Federação do paÃs, o que já terá mais lógica na credibilização. Mas atenção, não sei bem o que se passa nos outros paÃses relativamente a federações, salvo um ou outro caso.
De qualquer modo, está bem patente que se trata de um negócio para entrarem mais uns cobres nos cofres da WKF.
Hai!!
-
Olá Sensei Lezon,
É bastante interessante fazer estas comparações estruturais das entidades em diferentes paÃses. Bem, acredito não ser a melhor pessoa para opinar neste quesito, mas acredito que no Brasil, a coisa tornaria-se um pouco mais complicada. Isto deve-se ao fato de existirem inúmeras federações, e vários filiados em cada uma delas. Cada um vai legitimar sua adesão à sua maneira...
A IKGA, em ata, há uma semana, ratificou a uniformização técnica da escola feita através de seminários mensais, e a graduação avaliada e corroborada, ou não, pelos senseis e examinadores pertencentes à organização. Cada dojo, e sensei filiado tem a liberdade de engajar-se na federação que lhe convier: FPK, Interestilos, etc. Todavia, no que diz respeito às questões técnicas/ tradicionais, a IKGA é a única organização que pode reconhecer as graduações. Não sei, mas me parece que isso pode gerar uma dupla graduação - uma pela escola, e outra pela federação... Bom, citei o exemplo da organização que conheço um pouco melhor, não sei como as outras procedem.
OSS