Autor Tópico: A Verdade sobre as Org. do Japão  (Lida 10548 vezes)

Offline erickdavi

• Full Member
  • Votos: +0/-0
  • Oss!
Re: A Verdade sobre as Org. do Japão
« Resposta #15 Online: Novembro 25, 2010, 16:12:58 »
Aqui em minha cidade teve gente que até colocou dan a mais na faixa sem ter feito exame, na maior cara de pau e quando preguntaram a ele sobre o pq dele ter feito isso ele argumentou que não tem esse dan formalmente mas informalmente.

Essa é a palhaçada que tem se tornado o Karate em minha cidade.

sandraherbst

• Visitante
« Resposta #16 Online: Dezembro 16, 2010, 22:05:16 »
Oss
Desde 80 , venho acompanhando o karatê em São Paulo.
A kyokoshin sempre foi uma coisa fora, suas regras são muito diferentes e nunca fizeram parte de federações de outros estilos.
Já as outras eram unas entre sí, racharam em 2, no decorrer de 20 anos viraram sei lá eu quantas. Tinha um trabalho para fazer para a faculdade sobre a história do karatê shotokan no Brasil. Ficou quase impossível, pois as federações com presença do shotokan se multiplicavam em PG. Todas elas oferecendo cursos, workshops e em um caso particular farta distribuição de dans em troca de apoio político em eleição para presidência da federação. Era de dar nojo. A fundação do Karatê tradicional, como forma de manter a integridade no ensino do karatê se isolou das demais e, pelo que pude depreeder, também sucumbiu na fogueira das vaidades com alguns de seus membros participando de campeonatos de MMA.
Nunca gostei defazer exame de faixa, meu primeiro mestre dizia sempre que, karatê é para a vida. Você treina, você aprende, você melhora, você treina a mesma coisa amanhã, você vê novas possibilidades e você evoluí. A faixa só serve, no dojô, para separar os alunos pelo nível de treinamento no qual estão. Para a sua vida karatê será sempre um eterno aprendizado. Quem pensa que já sabe tudo, não sabe karatê, porque não evoluí mais, karatê é evolução. Pode-se cobrar pela aula, pelo exame, pelo gi, mas não se pode deixar com um grau de mestre quem ainda não evoluiu até este ponto pois é nocivo para a própria arte.
Fiquei muito triste ao retornar e ver esfacelado, pela vaidade e pelo apelo meramente comercial, a luta do Caribé.
Ví pessoas queridas que já não se falam e em lados opostos.Vejo isto tudo com tristeza e indignação.  :'(

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #17 Online: Dezembro 16, 2010, 22:59:35 »
e (quase) ninguém faz nada pra mudar isso...

a meu ver, apenas treinar seu excelente e excepcional karate fechado em seus dojos, sem se envolver de alguma forma nas organizações propriamente ditas, ou pelo menos combater a farta falcatruagem, não é suficiente a longo prazo... a tendencia inexorável desse comportamento é daqui a duas ou três gerações, esse karate de fato, praticado por verdadeiros expoentes do mesmo calibre de Caribé Sensei, morrer atropelado pelo mercantilismo e corrupção dos caça-bolsa-família-cbk-cbki-etc como diz Dan Sensei...

Sou um $%&!, um zero a esquerda no karate, faixa branca aos quase 40 anos de idade, mas não perco nenhuma oportunidade de bater nessa tecla, pois vejo pessoas próximas, amigos, parentes e família serem prejudicados por esses pseudo-dirigentes de araque daqui da minha região. Para algumas pessoas que tem empregos em estabelecimentos "tradicionais" como escolas, prefeituras e projetos sociais, simplesmente NÃO é suficiente treinar seu karate sem ter a documentação de alguma coisa parecida com uma federação.

Se fechar em seu círculo apenas faz com que os picaretas se proliferem sem combate, sem resistência, e crescerem fazendo sua propaganda esportivista, mercantilista e falsa para prováveis incentivadores, divulgadores e patrocinadores de dojos sérios e pessoas sérias.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #18 Online: Dezembro 17, 2010, 09:38:27 »
e (quase) ninguém faz nada pra mudar isso...

a meu ver, apenas treinar seu excelente e excepcional karate fechado em seus dojos, sem se envolver de alguma forma nas organizações propriamente ditas, ou pelo menos combater a farta falcatruagem, não é suficiente a longo prazo... a tendencia inexorável desse comportamento é daqui a duas ou três gerações, esse karate de fato, praticado por verdadeiros expoentes do mesmo calibre de Caribé Sensei, morrer atropelado pelo mercantilismo e corrupção dos caça-bolsa-família-cbk-cbki-etc como diz Dan Sensei...

Sou um $%&!, um zero a esquerda no karate, faixa branca aos quase 40 anos de idade, mas não perco nenhuma oportunidade de bater nessa tecla, pois vejo pessoas próximas, amigos, parentes e família serem prejudicados por esses pseudo-dirigentes de araque daqui da minha região. Para algumas pessoas que tem empregos em estabelecimentos "tradicionais" como escolas, prefeituras e projetos sociais, simplesmente NÃO é suficiente treinar seu karate sem ter a documentação de alguma coisa parecida com uma federação.

Se fechar em seu círculo apenas faz com que os picaretas se proliferem sem combate, sem resistência, e crescerem fazendo sua propaganda esportivista, mercantilista e falsa para prováveis incentivadores, divulgadores e patrocinadores de dojos sérios e pessoas sérias.

É que cansa, cansa muito.

OSS
« Última modificação: Dezembro 17, 2010, 14:02:50 por Luiz »
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #19 Online: Dezembro 17, 2010, 12:20:48 »
Oss,

Farkatt,

O tempo que se gasta para agir contra essas pessoas, se gasta de forma igual para nos aperfeiçoarmos e com isso atrair mais boas pessoas para o Karate-do. Entendo sua posição; concordo, mas infelizmente, como disse o Luiz, isso cansa...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

sandraherbst

• Visitante
« Resposta #20 Online: Dezembro 17, 2010, 21:45:30 »
Oss
É fácil falar que não se faz nada a respeito.
Tentei abordar o assunto com quatro pessoas respeitadíssimas do meio, cujos nomes vou me abster de citar, e não ví em nenhuma delas o empenho de fazer nada a respeito. Uma delas , uma pessoa que respira karatê, se retirou praticamente do meio. Jogou a toalha.
Não sei de vcs, mas sou de um tempo em que os campeonatos eram meras desculpas para nos reunirmos. O pessoal, competia e depois iamos todos, gente do Brasil inteiro e até do exterior, passear, jantar, quem podia mais chorava menos, se um colega tinha problemas de dinheiro ia do mesmo jeito. Quem não conseguia ficar hospedado em hotel ou pela federação ficava na casa de algum karateca do local.
Foi uma festa geral quando foi fundada a FPK, separada do pugilismo. As academias reuniam-se nos Gashukos, em Cotia.
O último Universitário, na USP, estava vazio. Lembro-me destes campeonatos lotados.
Agora o karatê, parece, não tem mais espírito.
Eles (Os Senseis, da velha guarda) tem que definir se o racha para ou continua. Não adianta fazer nada, pois qualquer atitude isolada só vai gerar mais problemas. O binômio vaidade e dinheiro corrompeu o espírito de alguns deles, só a mudança de paradigmas deles poderá reverter esta situação.Sou uma "m" de faixa roxa, apesar do tempo de karatê fiquei muitos anos sem treinar e não gosto de fazer exame de faixa, assim como nunca gostei de competições.
Oss  :'(

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #21 Online: Dezembro 18, 2010, 20:17:23 »
Enquanto  o Karate stiver na mão dos CANALHAS, nada mudará.
No maximo,vc encontrara um bom Dojo onde treinar um bom Karate..e nada mais.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Dan

• Visitante
« Resposta #22 Online: Dezembro 18, 2010, 21:28:21 »
Roberto e Prezados...

Eu acho que é um falso debate, no sentido de que morde a cauda, sem pensar... e acho que "é por isso" que bastante Dirigente benefícios de vocês ! Os anciãos já mostraram o caminho para algum lugar e eu diria até que ele continua a partilhar a sua presença, mesmo que se eles já não estão mais jovem na pratica. É também a nós para assumir e resolver problemas relacionados à corrupção e à vontade de cada um.

Acho que a questão está mal colocada.

A resposta é que não existe uma verdadeira solidariedade partilhada entre vocês numa idéia e um desejo de destruir essa corrupção mesmo se as pessoas estão tanto "cansadas" dessa gentes... Enquanto vocês continuem a aceitar que haja uma liderança que você zomba de competições ou dos outros real problema, que levam você através de seu dinheiro em que nem sequer reinvestido nas prestações de contas para uma necessidade anual para o praticante para serviços publico a todos, então percebi que eles vão continuar... Todo mundo reclame e não tem saco de verdade a parte alguns. Eu nunca disse que era fácil mudar as coisas, mas devemos compreender claramente que quanto mais você continue desta forma eles (Dirigentes...) não tem mais preocupações tem a ver com você ! E Simples como isso. O pior do que se pode imaginar é que você tem o direito de ser e de voto na Assembleia Geral das Confederação ou Federação se você é um Dirigente ou membro Honorarios dependo dos Estatutos, mas você preferir fechar a boca junto ! Eu tenho dito repetidamente que o único direito de exigir explicação sobre o Ordem do Dia o dia da Assembléia Geral e votar consequentamente e juntamente, isto continua a ser um dever. Claro está muito bem apresentado documentos falsos para os contabilistas, que tem sido feito. Eu vi com meus próprios olhos varias vez... Nós somos amigos com o contabilista da Federação ou Confederação, a prática e criar documentos falsos para que quer ou mesmo doar o 1° Dan para 5° Dan para ganhar um voto de confiança. É uma prática comum. Mas ninguém quer dizer que é suficiente para nos levar para idiotas ! Se você não fizer nada o dia da AG para mudar tudo, o único direito que você tem... é fechar a boca !!...

Devemos, portanto, perguntar ao real sentido, se vocês quer mudanças tais como:

- Qual é objetivo de vocês ?
- Qual é o Karatê que vocês quer progedir ?
- Qual são as linhas diretrizes para uma ideia comum a todos ?
- Qual é a preocupação do praticante Tradicional, Desportivo no centro de sua prática ?
- Como adaptar-se a natureza da prática: lazer ou competição, conforme ao pedido necessário ?
- O que justifica o preço da Carteira para atingir todos aos sentidos da pratica Competitiva e Tradicional  ?
- O que justifica o preço da graduação ?
- O que justifica o preço da Academia, Clube, Associação, Grupo, Federação, Confederação, Orgão, ONG's, Autarquia ?
- O que justifica o preço de uma Formação para ser Instrutor e depois... Professor de Karatê ?
- Por que vale a pena ter uma gestão rigorosa ? etc... etc... etc...

E UMA GUERRA e você sabe as respostas... mas poucas pessoas têm o desejo comum de mudar o processo. Se fosse tão simples como quando Pedro fala: "$%&!-se"... então seria mais fácil para vocês ? Tanto OPACIDADE assim não pode continuar ! Qualquer pessoa com um "link" direto ou indireto tem o dever de tomar medidas para impedir esse tipo de problema. Ajudá-lo a pontapé para botar fora do negócio esses "vagabundos de sem vergonho" incompetentes e fome de poder pelo Karatê do Brasil. A vocês de mudar as coisas em unidade ou em desunida para melhor ou para pior (mas você já está lá no pior !!).

Toda verdade passa por três fases.
- Primeiro, é ridicularizada...
- Secundo, ela sofre uma forte oposição...
- Terceira, é considerada como tendo sido sempre óbvio !...

Oss
« Última modificação: Dezembro 19, 2010, 18:14:55 por Dan »

Offline katsumoto

• Hero Member
« Resposta #23 Online: Dezembro 19, 2010, 15:42:50 »
Um povinho $%&! como o nosso só vai pegar na Baioneta quando acabar o carnaval e a cerveja caro DAN.
Vc foi um que tentou fazer alguma coisa por aqui e NAO CONSEGUIU.
O Prefeito de Jandira foi OUTRO, o Celso Daniel foi outro, e tantos o serão quantos tentem.
Tentou mudar algo, leva bala..e assim continua a andar o pais Privada.
Portanto, melhor segurar o próprio Jardim. SE alguem ousar pisa-lo, esmague-o logo de primeira.

Dan

• Visitante
« Resposta #24 Online: Dezembro 19, 2010, 18:07:18 »

Roberto tu ta certes mas... eu sei perfeitamente sobre a... bala que alguns amigos e eu mesmo têm sido seriamente ameaçada, no fone, nas caixas de mail, no Internet, no Orkut, no Palacio de Justica, na rua etc... etc... mas já dei meus arranjos nesse sentido. Eles conhece uma linha para não atravessar !!
Se, infelizmente, poucas pessoas se aventuraram a este tipo de negociação, ele vão ter rapidamente varias problemas Juridicos e acima das coisas. Especialmente desde que não sou uma afigura transparente para eles... Aprendi muitas coisas na minha vida e eu continuo com uma palavra do meu Pai, que disse:

"Nós não enfrentar o futuro, nós que fazemos..."
« Última modificação: Dezembro 19, 2010, 18:16:09 por Dan »

Offline katsumoto

• Hero Member
« Resposta #25 Online: Dezembro 19, 2010, 18:09:33 »
lamento dizer DAN, mas o nosso Judiciario TAMBÉM ESTA VENDIDO!!!
NAO VAI ACONTECER NADA A NINGUEM.....

Dan

• Visitante
« Resposta #26 Online: Dezembro 19, 2010, 18:13:35 »

Espero que non ! Nós, que não são FDP como esses caras da "Bolsa Familia CBK-CBKI e Blabalbla-Bundão", é com poucos verdadeiros amigos e conhecidos e alguns... podemos contar de verdade !

Isso não é ruim ?... Já é um começo e uma continuadade contra eles e vai ser trabalha pesada ! En não comeci isso, mas acredite...
« Última modificação: Dezembro 19, 2010, 18:34:28 por Dan »

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #27 Online: Dezembro 19, 2010, 20:43:50 »
só pra exemplificar o que o Roberto Sensei falou acima, ontem eu li uma notícia que na Argentina tinha tido confusão na desocupação de um prédio tomado por sem-tetos que moravam numa "favela" lá e resolveram tomar o tal imóvel...

pois bem... eu fui logo pensando que tinha sido ordem da justiça, que foi confusão com a polícia tentando tirar eles, que os "direitos humanos" tavam lá metendo a colher, a opinião pública a favor dos pobres coitados dos sem-teto e contra os infames facínoras donos do prédio e os jornalistas metendo o pau...

ENGANO MEU, foram os populares, moradores da vizinhança que se juntaram e foram lá dar um jeito nos sem-teto, juntaram-se e obrigaram eles a se retirarem, debaixo de pau e pedra, e saíram...

até na argentina, país cucaracha que nem nós, o povo reage mais do que aqui... impressionante...

Offline katsumoto

• Hero Member
« Resposta #28 Online: Dezembro 19, 2010, 21:37:34 »
Agora experimenta acabar com o Carnaval ou a cerveja aqui.

Povo Burro merece CHIBATA!!!

sandraherbst

• Visitante
« Resposta #29 Online: Dezembro 23, 2010, 00:24:06 »
Oss Katsumoto,
Em duas breves linhas e sem muita frescura vc resumiu o verdadeiro sentido do que se deve fazer com relação à verdadeira prática do karatê mediante os posicionamentos atuais e multiplicidade de Federações : "buscar um bom dojô para treinar.
Para mim parece perfeito. Não se filie a nenhuma, deixem-nas morrer à mingua. >:(
O importante do Karatê é a prática. Se não concordo com os dirigentes não preciso me abster da prática, apenas não vou mais alimentar o sistema. Sei que muitos pensam que precisam estar filiados para continuar trabalhando, ou fazendo os exames de seus alunos.Não creio que isto seja necessário. Se alguns dos Grandes Mestres se dispuserem a dar uma "Grande Banana" para este pessoal e fundar o grupo dos "Sem Federação", dirigidos por um conselho de Mestres, levando em consideração apenas e tão somente as normas inerentes à propria Arte, levando consigo os seus alunos, duvido que esta situação permanecesse a mesma.
Conheço, pelo menos, 4 dos grandes que se disseram insatisfeitos com os rumos que o Karatê tomou. Talvez seja esta a hora de ver se o que dizem é verdade, onde está a coragem e, principalmente, se o karatê foi por eles de fato reduzido a pancadaria em campeonatos de MMA, caça níqueis em "bolsas Dan", alimento para a vaidade e única fonte de muita renda de gente inescrupulosa que se diz karateca.
Que se manifestem os "Feliz Natal " e dêem um grande presente aos dirigentes das Federações "desfiliem-se delas", "Ano Novo Vida Nova"
Sandra ;) :-*