Autor Tópico: O karate promove a mudança profunda de consciência?  (Lida 2736 vezes)

Offline yinyang

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
O karate promove a mudança profunda de consciência?
« Online: Setembro 12, 2005, 11:43:34 »
Me preocupa, o fato de restringir o Karate apenas à prática fisica.   A prática repetitiva de kihon, kata e kumite, sem uma abordagem que trabalhe a consciência do corpo, meditação e outras possibilidades que amplie a consciência de si mesmo, dificilmente  promove a mudança profunda nas atitudes em nivel psiquico e emocional do karateca, penso eu.

Quero abrir aqui um espaço para trocas de experiências com quem vem desenvolvendo um trabalho  cuja abordagem, sem abandonar os fundamentos e a busca da eficácia do Karate, está direcionada neste sentido. Por exemplo, há pouco tempo tive a grata surpresa de participar de um curso com o Prof. Johannes que direcionou o trabalho para a consciência do corpo através das posturas, mudanças do centro de gravidade, direção, olhar etc. Em um site de Portugal, um Professor apresenta um relato de experiências com alunos através de aparelho que verificavam a alteração do estado de consciencia após um treino.

Se você tem algo a acrescentar, espero pela sua contribuição.

Offline kaleo

• Full Member
O karate promove a mudança profunda de consciência?
« Resposta #1 Online: Setembro 12, 2005, 13:01:46 »
yinyang, qual é endereço do site que você se refere?

Abraços.

Offline yinyang

• Newbie
  • *
site
« Resposta #2 Online: Setembro 13, 2005, 08:05:00 »
Kaleo, dê-me um tempo, farei uma busca. O que recordo, é que se trata de um professor da linha Goju-ryu.
Oss

Offline yinyang

• Newbie
  • *
site
« Resposta #3 Online: Setembro 13, 2005, 08:56:43 »
Kaleo,
o site é www.cao.pt. O artigo é "Estados alterados de consciencia nas artes marciais". Há outros artigo interessante que aborda o assunto.
Oss

Offline yinyang

• Newbie
  • *
erro
« Resposta #4 Online: Setembro 13, 2005, 08:58:54 »
Corrigindo: www.cao.pt

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: O karate promove a mudança profunda de consciência?
« Resposta #5 Online: Outubro 09, 2009, 15:38:13 »
parece interessante esse assunto,né?
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)