Ninguém está querendo agregar novas técnicas no karate, as discussões são sobre a viabilidade, eficiência e praticidade de certos métodos de treinamento da arte em detrimento de outros.Também não acho que mudanças excluam o Budo do karate.Sobre Jigoro Kano, não sou especialista nem de longe, mas tenho certeza que jamais treinou, efetivamente karate com Funakoshi, até porque naquela época Funakoshi ensinava Kata, não Karate, e Kano achou 3 anos tempo demais para aprender um kata. O que sei é que ouve troca de informações entre amigos.Aliás isto é interessante a qualquer artista marcial inteligente, e não tem absolutamente nada a ver com MMA como toda hora alguém trás o assunto.Acho este o melhor tópico que já vi neste fórum. Isto sim é assunto digno de discussão por quem é realmente ESTUDANTE da arte das mãos vazias.
"Os praticantes desses 02 grandes estilos (JuDô e Jiu-Jitsu) sempre se mantiveram fieis a sua origem e a essência de sua Arte e esse é o motivo do seu sucesso, diferentemente dos praticantes de Karatê que insistentemente tentam modificar o estilo original, seja com as desculpas das competições seja devido ao MMA."Cuidado pra não falar bobagem. O Jujutsu original tinha socos e chutes sim, inclusive o Jiu Jitsu praticado pelo Carlos Gracie (Se não sabe quem é, wikipedia tá aí pra isso). O Jiu Jitsu praticado hoje também é muito diferente do Jiu Jitsu desenvolvido pelo mestre Helio. Posso te citar pelo menos uma dezena de variações de posições e golpes que a família Gracie dos anos 70-80 não utilizava. Aliás, golpes que vieram do Judo e da Luta Livre.Mestre Luciano, que é Judoka deve conhecer a história do "Ezequiel", famoso estrangulamento que Judokas adoravam dar em praticantes de Jiu Jitsu, e que hoje em dia é um dos estrangulamentos mais praticados (e doloridos).No caso do Jiu Jitsu, Higino, não é praticado técnicas de "strike" apenas na versão tupiniquim, o Jiu Jitsu japonês tem sim uma quantidade grande de socos e chutes, aliás, do que já pude ver - tenho um amigo Italiano faixa preta de Jujutsu japonês - parece inclusive uma mistura de Karate com Judo, bem interessante, inclusive.Nessas horas gosto muito da máxima do mestre Marco Ruas, na minha opinião o pai do MMA:"Se ele me agarrar eu soco e chuto, se ele me socar e chutar, eu agarro" - Simples assim.
"No futuro, em uma competição entre praticantes de judô e lutadores ou boxeadores, os organizadores deverão decidir se os praticantes competirão de acordo com as regras do boxe ou as do judô. Entretanto, essas competições nunca deveriam ser abertas ao público, mas ser apenas testes entre voluntários com o propósito de pesquisa. Se, de alguma maneira, elas se tornarem um espetáculo, se forem cobrados ingressos e isso se tornar um esporte de espectadores, é preciso entender que essa será uma violação completa ao espírito do judô Kodokan."Trechos do livro Energia Física e Mental, escrito por Jigoro Kano.
Pessoal, encontrei este video; acho que tem a ver com o papo.kempo][url=http://www.youtube.com/watch?v=9372ncsVxoI#]kempo[/url]Se não tiver desculpa rsrsrs.OSS!
Pedro-sensei,acho que depende muito do objetivo de cada um, no fórum temos pessoas que praticam sim artes marciais voltadas pro MMA, Bruno Cabrera por exemplo trabalha com a maior (e atualmente MELHOR) equipe de MMA do Brasil (ou seria do mundo?). Além disso todos nós estamos sujeitos a violência urbana, o senhor com seus 47 anos de Karate é uma enciclopédia desta arte (ainda que a humildade te impeça de confirmar isso), mas acredito que a sua linha de pensamento, apesar de correta em muitos aspectos, serve para um determinado tipo de pessoa.Acho que estamos discutindo a coisa de uma maneira mais ampla.Por exemplo, se eu resolvesse me aventurar no MMA, o senhor acredita que apenas o Karate serviria?Isso não desqualifica o Karate como arte marcial, do contrário, muitos atletas do MMA estão procurando profissionais do Karate para complemento de suas habilidades. Isso pq Jiu Jitsu e Muay Thai se tornou a cesta básica do MMA, se o cara não tiver noção disso ele simplesmente não se cria. Mas se ele quiser se tornar um verdadeiro campeão terá que buscar os diferenciais, e é aí que entram, na minha opinião, as artes marciais mais tradicionais, no qual incluo o Karate.O que não consigo aceitar é a postura "no pedestal" de muitos praticantes de Karate, que se fecham eu seu mundinho. Convenhamos aqui podemos postar tudo, brincar de super-heróis, mas confio muito mais nos posts coerentes (como do Alexander, Katsumoto e demais) do que em fanfarronices típicas de filmes de artes marciais dos anos 80. Ora, ninguém aqui vai lutar na Cúpula do Trovão, mas também não precisamos brincar de Karate Kid.OSS!