Material de Sensei D'elia "As fotos são do Campeonato Paulista de 1974 quando a final foi entre o Sasaki e eu. Como árbitro central o Tanaka Sensei que, como já comentei, gostava de arbitrar luta com boa troca de golpes, ele falava que para "tira ponto" (sic) o golpe "precisa como derrubar", o golpe precisa ser limpo ... bem, o gyaku está como ele gostava e na outra foto eu já tinha mandado um kizame na cabeça pontuando também. Foi uma luta que ganhei no tempo regulamentar, em que não houve prorrogação, por um ponto e meio, com um wazari e um ippon, o Sasaki era um bom lutador e companheiro de treino ... de treino ... na Butoku-kai. Tive lutas duras, todas com prorrogação, por exemplo: com o Ronaldo, com o Ennio, com o Antonio Fernando, com o Paulão, com o Gomes, com o Fernando Athayde, com o Vitinho, com o Luciano, com o Flávio, com o Robson ... todas lutas muito duras e com adversários bons de porrada. PS. ainda nesta luta puxei no ashibarai , derrubando-o, e mandei um mawashi jodan, e o Tanaka não marcou ponto. Quando digo, jodan é que foi golpe na região alta e quando digo na cabeça é que bati mesmo."OSS
Esse negocio de Dan é coisa de maluco mesmo. Takeuchi tinha um pergaminho lá que dizia que ele era 6oDan, com Tradução Juramentada do lado. 35 anos depois ele continuava 6o Dan.Como ele não era JKA, não sei de onde era essa graduação, na época não me interessei em saber. Ele mesmo não estava nem ai pro Dan. Acredito que a entidade graduadora tenha sido uma Faculdade ou a JKF, não sei.Como tem ate 22oDan bundão por ai, quantidade de Dans não me diz nada. Competencia sim.
Ari, lembra-se do Prof. Sérgio Yanaguisawa da Shorin? É dos antigos. Esta foto é da época que treinava com ele, bem no inÃcio da minha estrada.
Ricardo, lembra do China ? da esquerda para direita; Osório, Ari (eu), Masahiro, Júlio (China) e o Jair (foto de 1977.Ari - Santos/SP
O Senhor sempre menciona esse fato com muito orgulho, não é mesmo.Deve ter sido um momento e tanto em seu currÃculo.Por que o Sr. fez questão de dizer que o Sasaki era apenas companheiro "de treino...de treino...na Botukai" ? Que outro tipo poderia ser?Aproveita e posta também aquela foto bacana do Sasaki enfiando um mae gueri no Enio no Campeonato Paulista que ele não defendeu (procurei de novo aqui no fórum mas não achei. Será que deletaram?) . Pô Sensei!!! Bate com uma mão mas faz um agradinho com a outra, né?Muita gente já quebrou nariz, mão, dentes, quedas, chutes na lata e na barriga, costelas e até já deslocaram o ombro trocando porradas. Só não levou que não lutou.Karateca de verdade tem de dar a cara para o adversário bater para ter chance de vencer.Na minha humilde opinião, saber ganhar e saber perder é a verdadeira arte.Parabéns.Um forte abraço.OSS!Prezado,mesmo não tendo tido total compreensão do que vc falou, vou tentar responder e quem sabe atender os seus anseios, e lembre-se, estou contando fatos como comentários sobre fotos:- orgulho nenhum, teria muito orgulho se tivesse ganho do Ronaldo, do Ennio, do Ugo, e de muitos outros, foi apenas um momento psicológico interessante, já que ele dizia que nunca havia perdido aqui em São Paulo e era prepotente, e cheio de marra;- para o meu currÃculo somente levei coisas importantes e nunca na minha carreira de karateca escreveria sobre a minha vitória sobre ele;- sim, ele era companheiro de treino, nada mais ... bem diferente dos outros, do treino profissional, à quem eu viraria as costas, sabendo que estaria entre amigos;- esta foto eu não tenho, mas teria a maior satisfação de mostrá-la porque o Ennio nunca perdeu para ele, já que quem ganhou do Ennio no Paulista, fui eu;- vc não me conhece ... bater e alisar é coisa para criança, nem em meus filhos eu bati e alisei, nunca quem esteve perto de mim pôde fazer tal afirmação;- por favor, me traduza o que vc quis dizer com: "Pô sensei"?Quanto as suas afirmações de quebrar dentes, chute na lata, trocar porrada ... dar a cara prá bater ... saber ganhar e perder ... a verdadeira arte ... são bem próprias para um karateca de verdade ... vc é muito sábio.Agora, não me elogie com "Parabéns" sem motivo, senti certa hipocrisia ... assim me soou!Mesmo vc sendo um karateca, vou tomar a liberdade de sugerir o seguinte: será um "karateca de verdade" aquele que usar de respeito com outro karateca que igualmente lhe tratar de forma respeitosa. Oss