Autor Tópico: Fotos e reportagens.  (Lida 47931 vezes)

Offline cuca

• Full Member
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Re: Fotos e reportagens.
« Resposta #120 Online: Março 13, 2009, 12:16:44 »
Delia, fazendo uma análise de tua vida lutando karate, considerando apenas o aspecto kumite, seja nos treinos, torneios ou em alguma luta real que tenha se envolvido, qual a técnica de ataque mais eficiente que tu considera e que tu mais usava?
OSS
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #121 Online: Março 13, 2009, 15:02:19 »
Delia, fazendo uma análise de tua vida lutando karate, considerando apenas o aspecto kumite, seja nos treinos, torneios ou em alguma luta real que tenha se envolvido, qual a técnica de ataque mais eficiente que tu considera e que tu mais usava?
OSS

Cuca,
não classifico uma única técnica de ataque como a mais eficiente, mas creio sim, como essencial, estabelecer em que condições deve ser utilizada determinada técnica.
Divido as condições em 3: luta de academia, luta esportiva e luta real, sem dissertar sobre inúmeras subdivisões dentro de cada uma delas, cito apenas algumas: os vários  fundamentos de lutas (na academia), luta por equipe ou individual (em campeonatos) e na rua ou em ambiente fechado (na real).
Bem, eu sempre procurei partir do princípio de usar "tiro de canhão", ou seja, "presentear" quem esteja na minha frente com o que tenho de "melhor", agindo assim vc treina melhor e valoriza seu companheiro de treino na academia, no campeonato vc tem mais chances de vencer e na real vc pode conseguir quebrar o cara logo. Concluindo, "pecar por excesso e não por falta ... de porrada!"
Respondendo a parte final da sua pergunta e só para exemplificar:
- na academia procurava usar golpes, chutes e socos dos mais variados, com prioridade para seqüencias, sempre tocando o adversário, antecedendo com fintas, visando o corpo na região central e a cabeça na região lateral;
- nos campeonatos procurava desequilibrar com ashi-barai, ou apenas tocando a perna do adversário, segurando ou apenas tocando a mão do adversário antes de golpear, com kizame e ura-ken, algumas vezes gyako e mae-geri, na região frontal do pescoço ou na lateral da cabeça (havia menor risco de provocar sangramento);
- na real sempre viso a cabeça dos olhos para baixo, com gyako e kizame (num cara cabeçudo tem que ser o nariz ou o queixo direto, sem pensar em outra coisa; algumas vezes tive sucesso com mae-geri / oi-zuki e poucas vezes com mawashi) bato até sentir que o cara amoleceu ou caiu, e se possível confiro com mais um.
O que relatei está longe de ser uma "receita" pronta, mas garanto que os ingredientes foram testados ... e meu bolo ficou bom!!!
Oss
« Última modificação: Março 13, 2009, 15:07:21 por DElia »
Ricardo

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #122 Online: Março 13, 2009, 15:19:41 »
Sensei Delia, sua participação enriquece o fórum demais.

Quanto a sua "Receita de bolo" pra "real", queria tirar 2 duvidas sem querer fazer apologia a briga mas sempre lembrando que boa parte das pessoas quer treinar karate porque a verdade é que no mundo e no dia a dia algumas pessoas sao folgadas e desrespeitosas em excesso.

Voce ja meteu um mawashi numa situação dessas? Em que situação numa "real" vc correria um risco desses sensei?

Em relação a mirar na cabeça dos olhos pra baixo, kizami e giaku acho q é nosso instinto, e tecnicas "menos ortodoxas" tipicas do karate como shuto ou nukite, na real, qual sua opinião?

obrigado novamente pela paciencia e dedicação que tem tido

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #123 Online: Março 13, 2009, 15:39:51 »
Pedro, Katsumoto e Delia, fique tranquilos quanto a mim porque meu objetivo não é polemizar nada. Eu estou mesmo é defasado no tempo, isso sim...
Eu era aluno do Robson e passei mais de 20 anos afastado do karate e de repente muita coisa havia mudado e eu não acompanhei. Conheci toda a família do Robson, sua mãe Sra. Ãurea, sua irmã Kátia e seu casal de sobrinhos que ele tanto gostava.
Foi como se tivesse acordado de um coma de mais de 20 anos e quando acordei estava tudo diferente (WKF, Tradicional, etc).
Um dia visitei a Lembukan e o Robson não trabalhava mais lá e ninguém comentou nada nem eu fui atrás de saber porque havia  perdido completamente o contato com ele. Agradeceria muito inclusive se alguém me passar o telefone do Robson Maciel.
Não sabia de nada dessas coisas que o Delia falou, pois para mim é tudo novidade, sempre fomos aluno e professor dentro da academia e nunca tive queixas de nenhum dos dois e o Robson na época não comentava nada talvez até por respeito.
Um belo dia achei um site de karate bacana na Internet (Karateca.net) e vi um grupo de pessoas falando algumas coisas que pessoas que conheci que me pareceram estranhas e portanto resolvi indagar tudo o que me causou surpresa.
De que outra maneira eu poderia saber o que houve nesse tempo todo?
Não duvido de suas palavras Delia, apenas estou tentando juntar os pedaços das informações que não tenho para entender o que se passou entre vocês e porque da "bronca" e aos poucos estou começando a entender o que deve ter se passado.
Infelizmente não vivi essa época, portanto, me dêem um "desconto" nas minhas perguntas.
Ninguém questiona de maneira alguma o merecimento da graduação do S. Okuda, pelo contrário, contudo, não fazia nenhum sentido para mim ele ter graduado 8º Dan depois de ter saido da JKA. Agora com a explicação de Katsumoto e Pedro eu já entendi como foi.
No meu pequeno universo, ambos (Robson e Sasaki), foram pessoas importantes para mim.
Por tudo que deve ter acontecido no passado e pelo que vivi com eles cheguei a conclusão que vocês conhecem uma pessoa e eu conheço outra.  
Se tudo isso tudo é verdade eu prefiro realmente não ficar mais remoendo o passado nem defender ninguém e buscar minhas eventuais respostas fora do fórum (entre meus amigos, com MP's ou se algum dia pessoalmente se tiver a oportunidade) e realmente falar de karatê.
Como já disse antes, gosto de você Delia sem mesmo conhecê-lo pessoalmente, por "intermédio" do Robson e por sua impecável atuação nesse fórum (é um gentleman) e não faria tamanha indelicadeza em insistir com minhas perguntas que só interessam à mim na realidade.
Beleza então, vamos falar então só de karatê !!!!
Obrigado pela resposta elucidativa e bem educada que me deu.
Atenciosamente.
Oss!
« Última modificação: Março 13, 2009, 15:57:28 por Chicão1956 »

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #124 Online: Março 13, 2009, 16:36:30 »
Sensei Delia, sua participação enriquece o fórum demais.

Quanto a sua "Receita de bolo" pra "real", queria tirar 2 duvidas sem querer fazer apologia a briga mas sempre lembrando que boa parte das pessoas quer treinar karate porque a verdade é que no mundo e no dia a dia algumas pessoas sao folgadas e desrespeitosas em excesso.

Voce ja meteu um mawashi numa situação dessas? Em que situação numa "real" vc correria um risco desses sensei?

Em relação a mirar na cabeça dos olhos pra baixo, kizami e giaku acho q é nosso instinto, e tecnicas "menos ortodoxas" tipicas do karate como shuto ou nukite, na real, qual sua opinião?

obrigado novamente pela paciencia e dedicação que tem tido

oss

Avi,
agradeço muito seu elogio, mas eu sou o maior beneficiado, o Fórum tem sido um instrumento valioso para meu lazer, e para exercitar minha memória, sempre revestido com uma forte dose de emoção.
Como vc não faço apologia a "briga de rua", mas sou favorável a manter um status mínimo de respeito. O que cito abaixo são experiências vividas das quais não me orgulho e certamente também não me envergonho, apenas existiram e reafirmo que se  passasse por situações, e pressões, semelhantes reagiria com os meios de defesa disponíveis, que naquele momento eram socos e chutes treinados arduamente.
Dentro dos golpes usados em luta real,  usei mawashi-geri mais de uma vez, nunca como primeiro golpe, mas sempre como definitivo, e lembro, imediatamente, de duas vezes ... uma delas chutei depois de bater com gyako e no momento que o cara ia caindo, eu levantei-o com um mawashi ... na outra eu dei o mawashi com o cara pendurado numa grade de um portão ... lembrei de outra ... quando eu achei que o cara já era ele começou a levantar-se, quando estava com as mãos no joelhos chutei com um mawashi-geri.
Quanto ao uso de shuto e nukite não posso afirmar quanto a sua efetividade pois nunca usei destas técnicas, em luta real.
Oss

« Última modificação: Março 13, 2009, 16:58:10 por DElia »
Ricardo

Offline cuca

• Full Member
« Resposta #125 Online: Março 13, 2009, 17:34:04 »
Obrigado Delia, muito interessante teu comentario.
Falando do mawashi, queria frisar que tive oportunidade de desferi-lo em duas situações reais e tive a sorte de encaixa-lo direitinho, ele é definitivo, acaba na hora.
Mas teve uma diferença entre eles, o primeiro acertei o alvo com o pé e na segunda vez acertei com a canela. Embora em ambos o cara caiu e ali ficou, o que acertei com a canela tive a certeza de ter matado o cara. O efeito foi devastador, pois pegou meio  na testa, além de cortar, saiu um galo que parecia uma bola de tenis.
Assim, aproveito e lhe pergunto: no kyokushin e muai thai acerta-se com a canela via de regra. Demais estilos é com o pé, certo? Tu ja utilizou-se de chute que pegue a canela, seja chute baixo ou alto ( tu conhece bem a linguagem do K1 e MMA, tipo low /high kick )? O que acha desta técnica comparada ao chute com o pé?
OSS
Camaquã/RS

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #126 Online: Março 13, 2009, 17:53:07 »
no shotokan o corpo é a arma. canela, pé, o que for...  ;)
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #127 Online: Março 13, 2009, 18:12:19 »
cuca, no seu caso os chutes foram aplicadas tambem ja com o cara caindo ou levantando ou vc mandou com o cara em pé de prima?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #128 Online: Março 13, 2009, 18:29:39 »
Obrigado Delia, muito interessante teu comentario.
Falando do mawashi, queria frisar que tive oportunidade de desferi-lo em duas situações reais e tive a sorte de encaixa-lo direitinho, ele é definitivo, acaba na hora.
Mas teve uma diferença entre eles, o primeiro acertei o alvo com o pé e na segunda vez acertei com a canela. Embora em ambos o cara caiu e ali ficou, o que acertei com a canela tive a certeza de ter matado o cara. O efeito foi devastador, pois pegou meio  na testa, além de cortar, saiu um galo que parecia uma bola de tenis.
Assim, aproveito e lhe pergunto: no kyokushin e muai thai acerta-se com a canela via de regra. Demais estilos é com o pé, certo? Tu ja utilizou-se de chute que pegue a canela, seja chute baixo ou alto ( tu conhece bem a linguagem do K1 e MMA, tipo low /high kick )? O que acha desta técnica comparada ao chute com o pé?
OSS

Cuca,
eu sempre treinei tendo a área do contato o peito ou a ponta do pé, nunca a canela. Em treinamento na academia pude algumas vezes desferir um mawashi-geri e o adversário encurtou a distância, e o contato se deu com a canela ... o adversário sentiu, mas repito não foi intencional.
Enfim, não tenho dúvida quanto ao efeito demolidor do mawashi-geri, seja com o pé ou a com canela.
Oss
« Última modificação: Março 13, 2009, 18:33:59 por DElia »
Ricardo

Offline cuca

• Full Member
« Resposta #129 Online: Março 13, 2009, 20:00:46 »
cuca, no seu caso os chutes foram aplicadas tambem ja com o cara caindo ou levantando ou vc mandou com o cara em pé de prima?

Avi, na primeira situação, em que chutei e pegou o peito do pé bem no maxilar, na linha do queixo em direção a orelha, o cara tava em pé vindo na minha direção com o dedo em riste, discutindo. Minha reação foi o mawashi naturalmente, pela distancia e porque eu queria me testar e sabia que aquele cara não me oferecia risco nenhum em caso de sair errado o plano...Eu estava de calça jeans e tenis, em frente a Prefeitura de Candiota, onde eu era secretário de finanças  e o cara um credor muito desaforado que foi até lá me ameaçar. Ele nem teve reação, o clima ja tava descambando pra briga mesmo e eu aproveitei que ele tava querendo primeiro dar show pra platéia.
No segundo caso, em que pegou a canela, o cara tava meio bebado, soube depois por um policial que foi chamado. Ocara era da minha altura, deu um soco no meu cunhado e tava meio de lado pra mim ainda preocupado com meu cunhado querendo acertar outro. Quando ele me viu chegando, eu ja tava com a perna no ar. Ele meio se abaixou em minha direção e foi vanela na testa. Parecia que tinha morrido, olhos virados, galo gigante e muito sangue. A canela ficou inchada e roxa uns quantos dias.
Entendo que o principal para o mawashi é o sangue frio ( que não foi meu caso ) e saber chutar. Pegar sem o cara esperar é o melhor, não a traição, mas com finta de soco, ou algo assim.
OSS
Camaquã/RS

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #130 Online: Março 13, 2009, 21:34:28 »
cuca, mesmo que tivesse sido traição, o importante é sair ileso e o adversario na $%&! como aconteceu com voce..
se ele não ta prestando atenção em sua volta é problema dele...
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #131 Online: Março 13, 2009, 22:05:31 »
Olá Cuca,

Li com atenção os comentários e posso também dizer que o que aconteceu ao amigo DElia, também aconteceu comigo, isto enquanto treinava no Dojo. Porém, fora dele e na real, aconteceu algo que desaconselho fazer-se num treino entre karatecas, pois, é bastante perigoso, mesmo demolidor!

Estou a falar de um Mawashi sim, mas atenção, executado como se fosse um Josokutei, nome dado a um maegeri que é dado com a parte mais calosa do pé. Não sei como se chama nos restantes estilos, mas presumo que também assim seja. Bom, o que é facto é que descalço, o movimento circular do Mawashi, é perfeitamente viável desferir o golpe com a sola do pé. Agora imagine-se ele a atingir as costelas flutuantes e/ou na coluna...

Como disse antes, na real aconteceu-me fora do Dojo, e como estava de sapatos de sola, a um avanço na minha direcção, desferi este Mawashi que acertou em cheio com o bico do sapato nas costelinhas do inergúmeno. O amigo dele que também vinha na minha direcção, ao ver que o amigo gritava com dores estatelado no chão, parou de repente e me perguntou o que é que eu fiz...bom, estão ver a coisa...a seguir me preocupei em sair do local a fim de não ser identificado.

Hai!!   Oss!!

« Última modificação: Março 13, 2009, 22:07:53 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #132 Online: Março 13, 2009, 22:24:15 »
Aha, e não é que o sensei lezon tambem teve seus momentos de mau menino! E ainda saiu na surdina pra não ser identificado, achei que essas coisas só aconteciam comigo.

oss

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #133 Online: Março 25, 2009, 12:02:49 »
Material enviado pelo Sensei D'elia.

As fotos são do primeiro e do segundo, "Torneio Nacional Especial" nos anos de 73 e 74.

a Equipe Paulista desfilando: Yasuyuki Sasaki, Ricardo D'Elia, Robson Maciel, Ennio Vezzuli, Pedro Okuyama, Antonio Gomes.

Watanabe e D'Elia, na luta semi-final, perdi por ippon, dois wazaris à um, e ele acabou perdendo na final para o Antonio Fernando, grande campeão, ainda faixa marrom, que foi promovido a faixa preta, imediatamente depois, já que havia sido convocado para a Seleção Brasileira.

D'Elia e atleta do Rio (infelizmente, não lembro do nome dele, ele representava também a Gama Filho na época, peço o auxílio do Gustavo para identificá-lo), aí estou me "apoiando" e puxando o braço da frente do adversário, por vezes só batia na mão como finta (uma das 3 que eu aplicava), mas como ele era mais alto, mais pesado e mais lento que eu, utilizava deste expediente para aumentar o impacto do golpe e me "jogar" sobre ele para encurtar a distancia, evitando assim uma possível reação dele.

OSS

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #134 Online: Março 25, 2009, 13:21:57 »
Ricardo Delia, Nascido para o Karate.Olha só o Kamae dele.
Oishi Sensei tinha razão mesmo.Impressionante
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna