Enquete

Você é favor do esforço mundial de tornar o Karatê um desporto olímpico ?

sim
10 (38.5%)
não
16 (61.5%)

Votos Totais: 23

enquete encerrada: Julho 31, 2007, 19:21:46

Autor Tópico: Karatê esportivo (Enquete)  (Lida 17522 vezes)

Offline TaeKwonDoII

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: Karatê esportivo (Enquete)
« Resposta #15 Online: Julho 03, 2007, 09:46:21 »
Olá, apesar de não lutar karate, luto taekwondo, mas acho e espero que de para fazer uma comparação que pelo menos em minha cabeça é claro, espero que vcs entendam também.

O taekwondo se tornou um esporte olimpico se não me engano em 2000, depois disso vieram todas estas frescuras, colete,capacete,protetor de antebraço , caneleiras(talvez eu seja um fresco,utilizo canaleiras..), que luta que é esta? com esse tanto de protetor vc pode ir pra luta que nem um louco cair, que vc se levanta vc nem sente o impacto só sente os colchoes, raro os casos em que vc cai em combate.. eu ja cai com um chute na boca do estomago , porém a diferença de peso e graduação era grande.Fico vendo lutas no youtube as vezes penso que em algumas lutas na olimpiada onde pessoas levam algum chutes na cabeça,mandibula,etc.. e saem de la com maca mesmo de capacete.. imagine sem capacete.. algumas não estariam la para contar a história..Isto é fato com o aumento da tecnologia os atletas(não os artistas marciais) melhoram, hidroginástica,nutricionistas,etc.. tudo para ele ter um rendimento e preparo fisico melhor..porém na luta não tem nada a ver.. Eu não gostei da minha luta ir para a olimpiada ficou mta frescuras, treino baseados em vespera de campeonato,etc..gosto mais de arte marcial,treinos tecnicos,etc..Porém vejo muitas pessoas daqui reclamando que o karate não é chamado para isto aquilo, assim como na tocha do pan, ou vocês decidam querem marketing ou arte marcial.. o taekwondo carregou ( eu acho) pra mim tanto faz se carregam ou não.. eu prefiro treinar minha luta forte, na academia normal.. treino mto forte(pelo menos tento, e acho que é forte..) e em lutas,etc.. tento me adaptar as regras.. porém na academia vc acha um companheiro de luta mesmo e sempre treine com ele dps do treino, uma luta pura mesmo..O problema é que as pessoas hoje em dia não querem mais saber de uma luta tradicional mesmo..tem um colega meu achei que o cara tinha futuro como luta mesmo.. faz as coisas mto bem e talz.. mas não treina comigo, fala que eu faço as coisas mto forte,rapido,etc.. pura frescura,odeio isto.. mas fazer o que né.

Eu votei SIM, porque vc se quiser lute tradicionalmente não participe de campeonatos ou lute tradicionalmente se adapte as regras.. porém não  é porque alguns tradicionalista não gostam deste tipo de competição que tem que tirar a maior competição do mundo deles..

Espero que tenham gostado

Lezon

• Visitante
« Resposta #16 Online: Julho 03, 2007, 10:11:21 »
Meu caro Ari,

Há uns tempos para cá é que o sensei Nishiama começou a utilizar esse discurso...porque no inicio não era assim. Ele foi à partida contra a própria ciração da WUKO original, hoje a WKF.

O Ari sabe bem que quando se critica, fcamos também sujeitos a que nos critiquem. Por isso, a forma e o sistema de competição utilizado na ITKF é também criticado.

Acho muito bem que cada deva expressar as suas preferências, mas não deve deixar de saber respeitar as dos outros.  Eu também já me expressei quanto à minha preferência e não deixo de o fazer novamente. Eu me identifico e me sinto mais realizado com o tradicional, mas também não tenho nenhum pejo em que o Karate se torne olímpico, acho até que pode trazer benefícios a todos.

Agora o Ari sabe muito bem que isso vai fazer com que muitos instrutores tenham que se preparar para enfrentar a realidade esportiva, em que outros vetores estarão em causa e que devem ser treinados e estudados, desde as regas, a arbitragem, as tácticas, etc,etc. E não se pense que é fácil...

Se todos pensarmos com calma e serenidade, estou em crer que a entrada nos JO a todos beneficiará, mesmo aqueles mais anti, pois acabarão por ter mais presença física nos dojos.

Hai!!! e Oss!!!
Lezon   

Offline Domingos

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #17 Online: Julho 03, 2007, 10:43:11 »
Olá a todos.

Eu sou novato no forum mas tenho a minha opinião.

Eu pratico karate shotokai no dojo mais antigo de Portugal (Bushidokan do Porto). A diferença que há entre o karate desportivo e o karate tradicional (arte marcial) é que no karate-do eu ensino os meus alunos a defenderem a sua vida e no karate desportivo sou obrigado a contrariar essa ideia.

Apesar da linha shotokai não aceitar o karate desportivo, eu tenho atletas que o fazem (participando em vários torneios tanto a nível oficial como particular) porque cada um é livre de experimentar o que quiser mas os treinos têm que ser distintos, não se pode misturar técnicas desportivas (controladas ou o atleta é penalizado) com técnicas perigosas como por exemplo socos à garganta, etc.

Todos os estilos de karate têm qualidade, tudo depende dos seus estudantes ou atletas.

Domingos Silva

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #18 Online: Julho 03, 2007, 15:28:21 »
Então Domingos, seja bem-vindo !!! mas vote na enquete existente no topo do tópico pelo NÃO ou pelo SIM, uma vez que muitos colegas estão se manifestando mais deixando de efetivamente manifestar o seu voto no lugar devido, sem deixar de considerar as centenas de visitas para tão-somente 15 votos computados até agora.

Oss !!!

Antonio Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Neto110

• Visitante
« Resposta #19 Online: Julho 03, 2007, 18:36:52 »
Cada vez que entra alguém aqui conta uma visita.

Para votar tem que estar cadastrado no fórum.

Lezon

• Visitante
« Resposta #20 Online: Julho 03, 2007, 18:47:09 »
Amigos,

Fugindo um pouco ao tópico mas com assunto interligado ao mesmo, alguém aqui do fórum colocou há dias um video de um combate em que um atleta, no caso AKA executou uma técnica de difícil controlo, um ura sokuto geri jodan em salto que atingiu o AO no pescoço e o derrubou completamente.

Não sei o nome do tópico nem como lá chegar...só sei que eu comentei o que vi de forma como se fosse eu o arbitro naquele combate. Infelizmente, ninguém mais fez qualquer comentário ao assunto. Será que ninguém quer comentar qual a decisão que devia ser tomada pelo painel de arbitragem, perante aquela situação? Não será interessante dialogar sobre isso? Lembrem-se que situações como a que mostra no vídeo podem acontecer a todo o momento.

Acho que se deve conversar mais sobre assuntos de interesse para a modalidade, quer se goste ou não da vertente que ela esteja inserida. Acho que criticar esta ou aquela via, já passou à história...

Lezon   

Offline Domingos

• Newbie
  • *
« Resposta #21 Online: Julho 03, 2007, 19:36:58 »
Meu caro A. Pêcego,

Obrigado pelas boas vindas ao forum.

Já votei e dei a minha opinião sobre este tópico.

Oss

Domingos (Porto - Portugal)

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #22 Online: Julho 04, 2007, 11:15:32 »
Olá!
Concordo quando dizem que o que chamam de karate,entrando como esporte olimpico terá maior visibilidade.
Porém,isso é grave,essa maior visibilidade mostrará para um sem número de pessoas o quanto é fraco e ineficiênte esse tipo de luta.
É um tiro de misericórdia ao Karate,que além de estarem usando ( que não deveriam),o nome Karate,para um esporte que não é nem de longe uma arte de ataque e defesa eficiênte,vão mostrar para o mundo uma $%&! desorganização.Afinal todos nós conhecemos bem a CBK.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Lezon

• Visitante
« Resposta #23 Online: Julho 04, 2007, 11:33:01 »
Caro Pedro,

Ainda bem que concorda que o Karate esportivo, quer se queira quer não, ele terá grande importância como visibilidade, porque de facto é mesmo. Agora o que diz a seguir, eu compreendo aonde quer chegar, mas não concordo tanto assim...

Um dia, espero poder conversar com o meu amigo, para então sim, cada um de nós dizer o que se lhe aprouver sobre todos os males que se vive no Karate, quer no esportivo, quer no tradicional, porque como o meu amigo sabe, no tradicional nem tudo são rosas, também muitas coisas negativas há.

Agora quanto à desorganização existente na CBK, eu não estou minimamente por dentro dessa questão, apenas tenho ouvido e lido muitos lamentos sobre ela. No entanto, alerto que para se organizar o que está mal, para acabar com a tal "bagunçada" ou "corrupção" existente, não se consegue criticando cá fora, tem que se "lutar" por dentro para se inverter a situação. Creia que se as pessoas não se disponibilizarem a ir ao cerne da questão, as coisas jamais mudarão!

Não concorda comigo?

Saudações. Hai!

Lezon

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #24 Online: Julho 04, 2007, 11:58:01 »
Olá!
Caro Lezon,
Sem dúvida a divulgação com uma visibilidade negativa decretará a morte definitiva do verdadeiro Karate que hoje agoniza nas competições.
Porém,não acho que para treinar e continuar no caminho,temos necessidade de participamos de organizações pagas a preço de ouro,nem que fossem gratuitas.
Como dizia um grande Sensei do qual tive a honra de treinar,o tempo que Vc. vai gastar participando de organizações,gaste treinando mais Karate.
Eu,pelo menos não tenho nenhum interesse em que essas organizaçoes piorem nem melhorem,eu as ignoro e,para mim isso tudo não tem importância e,muito menos acrescentam nada em meu Karate.
Treinar eu vou,independente das organizações ou de regras que os entendidos evacuam.
Quanto a nossa conversa,estarei a disposição,pois tenho a impressão que Vc. é um
otimo papo,pois mostra-se cortes e educado.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Lezon

• Visitante
« Resposta #25 Online: Julho 04, 2007, 12:18:15 »
Caro Pedro,

Claro que pelo facto de termos algumas divergências, não vamos enveredar por posições extremadas que não levariam a lado nenhum...

Como pessoas civilizadas temos o dever de saber conviver e alimentar o diálogo, seja ele divergente ou não. Terei imenso prazer em conversar consigo, logo que esse dia nos proporcionar "divergir". É nas divergências de opinião que se podem criar novas formas de pensar.

Saudações amigas. Hai!!! Oss!!!
Lezon

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #26 Online: Julho 04, 2007, 13:30:14 »
Oss

Já votei no sim.

Mesmo que eu não goste muito, mas torço para os que chegam lá, bem ou mal para mim: gostaria que ficassemos no topo da escala mundial.

Prefiro o tradicional; mais não me impede de passear no esportivo,vou com o barco se balançar estarei junto.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #27 Online: Julho 04, 2007, 22:39:24 »
Prezados,

Aos poucos vai se delineando o real perfil deste importante fórum, mas ainda há diferença pequena, ao contrário do que previam alguns, julgando de suma importância a manifestação positiva ou negativa de todos que tiverem interesse na votação.

Digo sempre que, atualmente, sou a favor do karatê esportivo, sem deixar de lado a essência do karatê tradicional que deve acompanhar a natural evolução.

Oss !!!

A.Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

• Visitante
« Resposta #28 Online: Julho 04, 2007, 22:42:55 »
Prezados Amigos,

Nada melhor que estarmos bem por dentro das duas vertentes, para deitarmos fora o que não presta e ficarmos com o que nos interessa.

Mas todos se devem consciencializar que em ambas as vertentes, existem coisas boas e más.

Hai!!!
Lezon

Offline K_1

• Sr. Member
« Resposta #29 Online: Julho 05, 2007, 00:45:17 »
Minha historia é parecida com a do colega Pmax,

chego a conclusão hoje que para o verdadeiro karatê é melhor não.

votei não.
Mas só lembrando qualidade e quantidade não andam juntas.
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.