Autor Tópico: O Saltitar nas competições, porquê?  (Lida 21820 vezes)

Lezon

• Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #30 Online: Julho 04, 2007, 23:15:42 »
Caro A.Pêcego,

Tem absoluta razão no que disse.

Ninguém é obrigado a “saltitar” em competição, mas experimentem fazê-lo ante um alvo “móvel” e facilmente  constatarão que o saltitar não é despropositado.

Contúdo é importante realçar que este saltitar requer uma condição fisica bastante boa, resultando num desgaste fisiológico. Se o atleta conseguir gerir bem a sua movimentação só irá usufruir ao utilizar este tipo de movimentação.

Hai!!!

Neto110

• Visitante
« Resposta #31 Online: Julho 05, 2007, 16:54:40 »
Lezon, com 14 anos comecei a treinar karate e vi algumas lendas lutarem... quando iniciei meu estudo da arte foi por incentivo de cursos do Mestre Yassuiuki Sassaki, professor de Educação física da USP e ele me abriu o entendimento de várias questões que nunca me importavam.

Mais recentemente dei aulas na Faculdade de Educação Física numa universidade federal e acompanho o desenrolar das discussões nesta área porque tenho amigos que especializaram-se em treinamento desportivo.

Uso estes fatos para mostrar que acompanho o que tem de novo na área e reafirmo: naõ há estudos aceitos publicados mostrando eficácia de um modo de postar-se no DOJO sobre outro e o senso somum grita que saltitar cansa e desgasta.

O que conheço e aprendi, se chamava "marcar o tempo" e parece mesmo com saltitar mas naõ é, memso porque ninguém consegue se defender quando está no alto de um "saltito".

MInha resposta para esta pergunta é simples: é um recurso possível para quem está em postura ofensiva e quer ocultar seus movimentos. Para quem assume postura defensiva naõ é aconselhável ficar saltitando, mas ele pode "marcar o tempo" de outros modos.

Simples e direto: quando vejo atletas lutando de modo defensivo saltitando sei que ele naõ sabe tática de luta: pode estar condicionado, ter bons colegas de treino, ser campeão, mas naõ sabe tática de combate.

Lezon

• Visitante
« Resposta #32 Online: Julho 06, 2007, 12:23:34 »
Caro Augusto,

Se for rever tudo o que eu tenho dito, eu afirmei que nem toda a gente que anda na competição sabe utilizar o saltitar e que por vezes se saltita por saltitar, é o termo.

Também eu disse que quem o sabe fazer é alguém que levará sempre muita vantagem perante aqueles que num combate utilizam posições mais estáticas.

Eu disse também que é preciso ter um ótima preparação física para utilizar este tipo de postura num combate. Mas caro Augusto, não tenha a menor dúvida que um atleta sabedor de todos os conteúdos técnico-tácticos e tendo um bom preparo físico, tirará todo o partido do saltitar que nunca o fará no mesmo local, mas sim como movimentação relaxante e para deslocamentos, e para em explosão com velocidade supersónica aplicar a técnica que pretendia.

Eu disse aind amais coisas mas que agora não vou repetir. Lembro-me que há uns bons 40 anos me deparei em frente a um "pastel de nata" e eu disse, não gosto disto...alguém que estava ao meu lado perguntou, alguma vez comeste? Como disse que não, fui praticamente obrigado a comer o famigerado pastel de nata...e hoje eu digo uma delícia!!!

Bom, dentro da pastelaria há muitos bolos deliciosos, muito bons, uns assim assim, outros nem tanto e outros que não gostamos mesmo nada. Ora ao dizer isto é porque os provamos todos para podermos afirmar o que gostamos e não gostamos, certo?

Meu caro Augusto, um dia falaremos destas coisas todas, tá?

Saudações. Hai!! Oss!!
José Lezon

Neto110

• Visitante
« Resposta #33 Online: Julho 06, 2007, 12:37:33 »
Certamente Lezon, mas eu não comeria pastel de nata não... :)

Como indiquei eu aprendo a usar o saltito como recurso, e vejo muita gente usando, mas como você mesmo entende, não era para ser uma marca registrada de uma confederação inteira.

De nosso lado, estamos zuando e muitos lutadores da CBK acabam recebendo rótulos que naõ merecem, mas muita gente relalmente acredita que saltitar é mais "moderno" que lutar mais firme.

Conheço o tradicional o bastante para achar que exageraram também para outro lado, imobilizando demais. Tanto o karate ex-WUKO-agora-WKF como o tradicional exageraram um pouco, e quem ficou na raiz acaba levando a vantagem, no mínimo de naõ ter que se justificar.

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #34 Online: Julho 06, 2007, 13:00:02 »
É meu amigo Lezon

entendo bem a sua questão do pastel de nata, foi assim que conheci a cerveja,  ;D

Já hoje, são ordens medicas, pois tenho uma saude de ferro (de acordo com o medico) e agua enferruja o ferro. ::)

OSS

Offline José Ináico Lino de Almeida Júnior

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #35 Online: Setembro 14, 2007, 22:48:28 »
Caro Pedro,

Eu respeito a sua opinião, mas não vá por aí fazendo essa analogia...Os Katas também de utilizam os saltos, mas não serve para se tirar as conclusões apropriadas ao que realmente se pretende com o tópico apresentado.

Eu agora pergunto a todos que lêm este fórum se acham descabido o atleta de competição utilizar o saltitar durante a prova, será que acham? Será que sabem de algo justificativo para o não fazer? Eu desde já assumo dizer que não encontro nada que justifique a ausência do saltitar numa prova desportiva, isto no pressuposto de que se compete para ganhar algo. Mas eu aguardo mais comentários ao tópico porque na realidade eu tenho mais algo a dizer sobre o saltitar...

Hai!
Lezon

Os grandes nomes da história Karate não davam, e não dão, pulinhos, por grandes nomes leia-se Funakoshi, Watanabe, Machida e por aí vai. O ideal seria a troca de peso entre as pernas e não os pulinhos. Uma arte que nos ensina, com toda autoridade, como a movimentação deve ser feita é o Muay Thai. Essa nova onda de "Karate de competição" tem "jogado a última pá de cal" sobre a memória e a honra do Karate. Oss.

Offline Marcio Santos

• Sr. Member
  • Votos: +0/-3
« Resposta #36 Online: Setembro 15, 2007, 00:53:57 »
Da onde esse cara saiu????? Às vezes, aparece cada um nesse site......

To com saudades é do Rei Zulu.......Será que ele ainda vive??? Deve estar dando porrada em algum mané por aí!!!!!

OSS!!!!

Offline Luiz

• Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #37 Online: Setembro 15, 2007, 07:51:12 »
Ou ta correndo do Samurai até hoje... :D

Rei Zulu, Shogun, e aquele outro mestre da apostila....realmente cada figura...

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #38 Online: Setembro 15, 2007, 08:13:27 »

O Yamamoto da pulinhos e foi o melhor de todos eles. E e da JKA....
 Para competicoes, os pulinhos tem seu lugar..por isso o treinamento de pliometria e necessario hoje em dia. Nao tem nada a ver com Karate ewficiente ou nao...
Basta ver o Atleta Lefevre e tirar suas coinclusoes..
O problema e que tem gente que nao gosta..ai e outra coisa.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #39 Online: Setembro 15, 2007, 12:51:25 »
Imaginem uma luta entre mim e o Yama, lutando pulando  :o

Iam achar que era terremoto.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #40 Online: Setembro 15, 2007, 15:51:05 »
Oss Gustavo

Seria realmente um desespero total,quem corresse mais na assistência, se salvaria ;D ;D

ahahahahahahahahahahahahahahahahaque dureza :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

thoryu

• Visitante
« Resposta #41 Online: Setembro 15, 2007, 20:27:50 »
Se eu estiver na base, defendo metade dos Mae Geris. Se eu estiver pulando, não defenderia nenhum.

Para quem não acredita experimente defender - pulando que nem um boneco- um Mae Geri de um Karateca Tradicional que não esteja pulando.

Não sei quem treina com quem, com qual estilo ou forma de Karate, e isso não vêm ao caso.

Apenas façam a experiência aqueles que não acreditam.

Em competição onde o que conta é "tirar ponto" o que "aconteceria", e que o Karateca Tradicional seria desclassificado por excesso de contato, ou o que é pior "por carência de elementos estéticos na aplicação de golpes para possivel finalização" e coisas do gênero.

Nem sei o motivo de ficar puto com essas coisas. Tô ficando velho.

É uma $%&!, mas pode-se fugir pulando quando se trata de shobu sambon, ou pior ainda como rounds.

Que eu saiba, se se respeitar ao princícpio do "golpe único" a coisa tem que se resolver em shobu ippon, e ninguém recua além do necessário para respirar, mudar de base...  Essa coisa de wazari já é uma concessão. Ninguém recua para esperar o cronômetro zerar. Isso não é digno de um Karateca
Já lutas de 10 minutos como a que existe  na net entre o Pinna e o Bennetelo... com rounds e tudo... Aquela $%&! é Karate?
Oss.

Lezon

• Visitante
« Resposta #42 Online: Setembro 16, 2007, 11:05:09 »
Continuo a ficar triste com certos comentários sobre o saltitar nas competições e que me obrigam a ter que dizer mais qialquer coisa...

O problema é que se confunde o saltitar preparatório para os deslocamentos, com os tais pulinhos que muitos atletas erradamente fazem na vertical.

Para quem pensa que é facil entrar com um Maegeri a um atleta que saltita como deve ser, está redondamente enganado. Estou evidentemente a falar de atletas com nível.

E já agora, aproveito para dizer que aqueles famosos atletas dos anos 70/80, e que  por grande respeito e admiração que tenho por eles não cito os nomes, hoje, se lutassem como o faziam naquela época, não teriam hipóteses nenhumas. Digo isto sem qualquer receio de ser criticado. Todos nós estamos sujeitos a críticas, por isso me expus com a afirmação que fiz.

Mas meus amigos, um fórmula 1 dos anos 70 já não faria frente a um fórmula dos dias de hoje, tal como uma qualquer prova de atletismo comparativamente com as de hoje e assim por diante.

A grande maioria dos críticos também se esquece quase sempre que o que está em causa são os pontos e as regras, além de outras coisas... 

E agora para terminar, peço que meditem no que disse o Roberto Pimentel no tópico "será que o Karate realmente morreu?". Deixem de criticar para não serem criticados que é bem melhor para todos. 

Hai!! Oss!!
« ltima modificao: Setembro 16, 2007, 14:15:42 por Jose Lezon »

thoryu

• Visitante
« Resposta #43 Online: Setembro 16, 2007, 18:14:02 »
Sensei Lezon, com todo o respeito, acho que finalmente conseguimos nos entender.

1- Se os saltos são para ajustar a distância, ganhar distância, ou sair da distância de ataque do adversário, acho correto. E existe no tradicional.

2- Se os saltos são são para esconder uma técnica que a seguir vai ser aplicada, acho correto. E existe no tradicional.

3- Se os saltos são para propiciar sen sen no sen, acho correto.  E existe no tradicional. Alguns até abrem a guarda para deixar explicito o gesto.

O que é uma imbecilidade em minha opinião, é ficar pulando (VERTICALMENTE - como o Senhor sabiamente diferenciou) fora da distância, gastando energia e marcando o tempo para que o adversário possa fezer uso, já que explicita o o rítmo do karateca.

sobre a luta do Pinna com o Benetello que citei, somente encontrei a primeira parte dela no Youtube.

Eu havia assistido a coisa completa, mas pelo P2P.

Isso é Tae Kwon Do, Capoeira, o que quer que queiram, mas não é Karate. E o Pinna veio do TKD para o Shotokan WKF.

É uma luta bonita? Claro que é... Aqueles chutes machucam? Claro que machucam. Mas Volley Feminino é bonito e Futebol machuca e nenhum deles é Arte Marcial. Muito menos Karate.

Em última instância, o Senhor e muitos do Tradicional pensamos o mesmo. Oss, Hai.

Sobre sua última frase;...

"Deixem de criticar para não serem criticados que é bem melhor para todos."

Eu quero mais é que haja crítica, pois quando não existe crítica, e no seu lugar surge a unanimidade ou temos uma Ditadura, ou a expressão da mais mais absoluta e completa burrice humana.

OSS. A riqueza e o avanço do conhecimento está na diversidade.

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #44 Online: Setembro 16, 2007, 18:36:23 »
Ta ai a segunda

Eu assisti e não gostei. A luta tem descanso no meio? Não entendi.

Pensei que fosse uma demonstração. Isso parece tae kwon do e não karate. O kimono do cara tem um escrito nas costas, tem tatame, coisa de louco.

Nem tudo evolui ou vc prefere o Negritude Junior ao Pixinguinha? Isso sem falar no Funk. A musica é um exemplo da decadencia.

Não vou comparar o Funk a essa luta, isso seria demais mas acho um retrocesso, perdeu-se a forma. Não tem o espirito de antigamente.

Quero deixar claro que tb não gosto da JKA de hoje em dia.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ