Impressionante semifinal de kumite no All Japan de 84.Sensei Yahara aplica dois golpes seguidos em uma única entrada e o sensei Kagawa contra golpea no mesmo instante, mas somente o olhar afiadÃssimo do sensei Asai vê que o sensei Yahara é miléssimos de segundos mais rápido.O engraçado é o sensei Kagawa com a boca arrebentada, olhanda para a mão que contra golpeou, e depois o sensei Yahara faz o mesmo na sua mão, deve ter doÃdo muito, pois acredito que esses verdadeiros karatecas não demonstrariam sua dor em público. Legal ver o clima do kumite esquentando, e o sensei Kagawa conseguindo um empate.Kumite de altÃssimo nÃvel, com dois dos maiores atletas do Japão, estratégia de tentar distrair o adversário com um puxar da mão esquerda é muito interessante, e com um renkizami-zuki, sensei Kagawa passa para final.Legal é o cumprimento do sensei Kagawa junto ao sensei Yahara, acho que o sensei Kagawa era kohai dele na JKA.
Citação de: MSKarate em Abril 30, 2009, 22:01:58Impressionante semifinal de kumite no All Japan de 84.Sensei Yahara aplica dois golpes seguidos em uma única entrada e o sensei Kagawa contra golpea no mesmo instante, mas somente o olhar afiadÃssimo do sensei Asai vê que o sensei Yahara é miléssimos de segundos mais rápido.O engraçado é o sensei Kagawa com a boca arrebentada, olhanda para a mão que contra golpeou, e depois o sensei Yahara faz o mesmo na sua mão, deve ter doÃdo muito, pois acredito que esses verdadeiros karatecas não demonstrariam sua dor em público. Legal ver o clima do kumite esquentando, e o sensei Kagawa conseguindo um empate.Kumite de altÃssimo nÃvel, com dois dos maiores atletas do Japão, estratégia de tentar distrair o adversário com um puxar da mão esquerda é muito interessante, e com um renkizami-zuki, sensei Kagawa passa para final.Legal é o cumprimento do sensei Kagawa junto ao sensei Yahara, acho que o sensei Kagawa era kohai dele na JKA. Uma luta de qualidade excepcional!Aproveito para comentar a tática empregada pelos dois ao criar uma "cortina" (mais definida do 1' e 20" ao 1'e 35") diferentemente de uma finta, o Yahara usa a mão da frente, lançando-a para frente e para trás , e o Kagawa usa também a mão da frente, movimentando-a de um lado para o outro, para dissimular a aproximação do quadril.Ao comentar sobre "referencia de distancia", usei como exemplo exatamente a conduta adotada pelo Yahara e pelo Kagawa, vi que criei dúvidas e conclui que não havia colaborado ao ler as postagens seguintes. Agora volto ao assunto quando vejo que o que impressiona são os golpes, ficando completamente relegada a um segundo plano a preparação dos mesmos.Acredito eu que, "ao se ver somente as folhas não se vê uma arvore por inteiro", quero dizer que o melhor dessa luta foi como eles preparam o golpe através de mudança de distancia e de direção, de fintas e de cortinas, e aà sim vemos que quem preparou melhor obteve mais eficácia nos seus golpes.Para que possamos fazer um exercÃcio de conhecimento, visto o nÃvel de discussão e de opiniões emitidas, coloco duas questões para quem quiser responder:No treinamento do Kihon o que se deve priorizar: o golpe, o deslocamento, a base utilizada, o quadril ou o Zanchin?No oizuki com deslocamento em zenkutsu, o que determina um movimento eficiente?OssPS. quem sabe seja ignorância minha, mas por vezes leio aqui termos na lingua japonesa que somente pela natureza do fórum sei que trata-se de Karatê. Bem, na minha humilde opinião, para quem quer aprimorar seus conhecimentos deve sempre ficar alguns "passos atrás" ou alguns "degraus abaixo" ou, ainda, "abaixar a bola".Sensei DElia,Vou arriscar:- Na 1a. questão, o deslocamento (considerando a movimentação da mão da frente para dissimular a aproximação)- Na 2a, o quadrilOss!