Autor Tópico: Início da desgraça do karatê  (Lida 23766 vezes)

A. HIGINO

• Visitante
Re: Início da desgraça do karatê
« Resposta #30 Online: Fevereiro 16, 2010, 21:39:29 »
OSS, A TODOS...

Como eu já comentei em outros tópicos, nós temos que encontrar um meio termo entre o caminho Marcial e a Competição.
Já que a competição existe, vamos fazer o bom uso dela em prol do Karatê-Dô Marcial.
A forma atual de competição arruinuo a Imagem de nossa arte, mas através da competição poderemos tambem resgatar o verdadeiro Karatê-Dô Marcial.
Creio ser possível criarmos uma Competição de Karatê-Dô onde:
1- A luta seja contínua;
2- A luta seja de Contato, similar ao nosso Jyiu-Kumitê;
3- Que tenha régras rígidas de segurança para proibir contato em certas áreas.
4- E o mais importante: Regras que coibam a luta truculenta onde os competidores abandonam a técnica e buscam apenas a mutua agressão.

Isso é viavel?!
Sem dúvida que é!
O probléma é que os atuais DIRIGENTES, PROFESSORES e ATLETAS de Shiai não querem nem ouvir falar nisso.
Por que será?...
Ora...
Se você não quer participar não vá!
Mas eles preferem proibir.

Creio que a única solução seria um grupo seleto de professores (a nível Nacional) se unirem e criarem uma Entidade voltada a prática Marcial, inclusive uma competição com esse enfoque.
Completando a frase de O-Sensei NAKAYAMA: "a competição é um mal necessário"...
Digo... "o veneno tambem pode ser a cura".

OSS...

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
« Resposta #31 Online: Fevereiro 16, 2010, 22:05:22 »
Higino, não creio que nada disso seja necessário.
É só retornar as regras que sempre existiram antes da chegada dessa $%&! de "estilo WKF ou karatê esportivo"  e  tudo estará resolvido e muito atual de novo.
Oss!

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #32 Online: Fevereiro 16, 2010, 22:29:59 »
OSS, Chicão1956...

Tem um ditado que diz o seguinte:
"Tudo que começa errado só pode terminar em ruinas, é somente uma questão de tempo".

Por melhores que fossem as competições antigas, e eu testifico isso, já se questionava isso naquele tempo. A coisa só foi se agravando com o tempo.
Veja o caso da "CBKT"...Por maiores que tenham sido os esforços deles em manter a regra e o estilo original das primeiras competições, eles também fracassaram! Basta comparar!

Para mim o jyiu-Kumitê é a única solução.
A partir dele, elaborarmos uma nova régra e um novo rumo para o Karatê-dô.

OSS...

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #33 Online: Fevereiro 16, 2010, 22:45:52 »
Acho que Jyu Kumite deve ser praticado com frequência no final dos treinos, mas para competição, fica difícil avaliar a pontuação e não creio que seja o ideal.
Os shiai kumites da JKA (basta ver nos capeonatos japoneses da "All Japan Karate Championship"), se avaliarmos bem, são praticamente jyu kumite que é interrompido pela marcação do ponto. Se se o golpe pega, arranca a cabeça do neguinho fora.
Um coisa com certeza, golpe anêmico, fraquinho, para marcar pontinho é coisa de viadinho!
Pronto! Virei poeta !!!
OSS!

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #34 Online: Fevereiro 16, 2010, 22:56:25 »
OSS, Chicão1956...

Seria...
Competição sem pontuação.
HANTEI (julgamento) é o mais justo!

EX:
Quando você assiste uma competição qualquer de luta, ao final exprime sua opinião e normalmente acerta, correto?
Seria assim...Como é no boxe, Muai-thay, Kyokushi, etc.

OBS:
Para evitar que se arranque as cabeças com socos, restringe essa área a essas técnicas.

OSS...

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #35 Online: Fevereiro 17, 2010, 11:37:38 »
Okuda Sensei dizia que o Karate real era o Kihon e Kata. Kumite, como nao pode acertar, nao é realidade, vc nunca usara seu golpe de misericordia.
Karate do é para a vida toda. Me mostre só um praticante de MT e Kyokushin com mais de 60 anos e ainda treinando....
Ninguem faz Jiu Kumite com contato pleno. NInguem.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #36 Online: Fevereiro 17, 2010, 11:39:56 »
Okuda Sensei dizia que o Karate real era o Kihon e Kata. Kumite, como nao pode acertar, nao é realidade, vc nunca usara seu golpe de misericordia.
Karate do é para a vida toda. Me mostre só um praticante de MT e Kyokushin com mais de 60 anos e ainda treinando....
Ninguem faz Jiu Kumite com contato pleno. NInguem.

Eu concordo com você plenamente nesse aspecto.

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #37 Online: Fevereiro 17, 2010, 11:51:35 »
OSS, katsumoto...

Concordo...
No entanto temos que encontrar um meio termo entre o Jyiu-Kumitê e a Competição, pois do geito que está só irá piorar, se algo não for feito.
Nós temos que ter propostas que sejam diferentes do Shiai por pontos. Quando enfóco o Jyiu-Kumite o faço apenas como referência do que seria uma luta que realmente representaria os anseios do Karatê-Dô Marcial, não tem que ser igual a ele, apenas temos que a partir dele nos nortearmos.

OSS...

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #38 Online: Fevereiro 17, 2010, 12:29:34 »
Olá!
Caro Amigo Higino, agora seus textos estão mais agradáveis de ler
(não estão me dando aflição), mas quero acrescentar ao seu post, que realmente existe esse meio termo entre Karate de verdade e o que chamam de karate de competição.
O melhor jeito de se fazer um jiu kumite mais perto da realidade, é o frente a frente
possibilitando ataques fortes e precisos que devem gerar fortes e precisas defesas.
Assim nos primeiros acidentes, o karateca que teve sua boca cortada avaliará melhor seu tempo e a sua defesa e o karateca que o acertou avaliará melhor seu tempo e distância.
Somente desta forma será aumentado gradativamente o numero de golpes, e todos eles com real kime.
Oss
Pedro   
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Anderson Santana CHIKARA

• Full Member
« Resposta #39 Online: Fevereiro 17, 2010, 12:32:49 »
 OSS!

Bem vejo o seguinte: O Karatê que precisamos saber para um possível combate real se diferencia bastante do Karatê que precisamos saber para um campeonato.

Assim, compartilho da idéia de que o praticante precisa saber a essencial diferença entre um e outro, pois acredito que nunca poderemos utilizar o Karatê Marcial em uma competição esportiva.

Em analogia, podemos ver, nas devidas proporções, o tiro olimpico e  o tiro de sobrevivência.

OSS.
Voar para servir! Águia.

Offline Pedro

• Hero Member
« Resposta #40 Online: Fevereiro 17, 2010, 12:52:36 »
Oss!
Caro Aimigo Anderson, Vc. está enganado, pois o Karate que devemos saber para combate real é o unico Karate que existe, pois além de não precisarmos saber além do real o outro não existe porque não é Karate.
Agora se Vcs não acreditarem, perguntem a quem viu, e não foram poucos, como eram os exames de graduaçao feitos por Kenshuseis.Só no meu para shodan com o Kenshusei Ennio Vezzuli, quebraram o meu nariz, 4 costelas, super cilio direito, e minha boca ficou parecendo um $%&!, isso em 5 jiu kumites intermitentes.
Vcs. entendem porque eu fico puto quando um garotinho mimado é graduado shodan
tendo feito um lindo unsu e uma grande batalha num ipon kumite que até minha mãe
de 98anos encara?
Oss
Pedro

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #41 Online: Fevereiro 17, 2010, 16:03:56 »

Em analogia, podemos ver, nas devidas proporções, o tiro olimpico e  o tiro de sobrevivência.

Anderson,
muito bom, concordo com a analogia é objetiva.
Nas palavras do Pedro que, para combate existe um "'único Karatê", faço uma análise pessoal, já que em qualquer combate seja ele real, em treinamento na academia ou em competição, sempre fiz de quem estivesse à minha frente um "gigante", não importa se era um inimigo, um companheiro de treino (o Pedro deve lembrar) ou um atleta adversário, sempre usei do único Karatê que tenho ... pondo tudo em cada golpe! O golpe com tudo é aquele que leva o que há de melhor (emoção, razão, equilíbrio, ...) e o de pior (ódio, vontade de ferir, desejo de aniquilar, ...), com uma boa dose de controle,  adquirido com treinamento intenso.
Então, sempre acreditei no meu soco e no meu chute, e usei-os conforme era necessário. Se competindo, e o atleta viesse para tirar ponto eu procurava ser mais rápido tentando rachá-lo no meio, se treinando, e o karateca batesse forte eu batia mais forte ainda, se na vida, o cara viesse para cima, aí eu mostrava o que era maldade!
Desta forma, sempre senti e mantive meu KARATE, forte, prestigiado e inatacável.
Oss
« ltima modificao: Fevereiro 17, 2010, 20:42:00 por DElia »
Ricardo

Offline Pedro

• Hero Member
« Resposta #42 Online: Fevereiro 17, 2010, 18:57:35 »
Olá!
Caros Amigos, acreditem no que o D'Elia falou, pois quando ele abria o saco de maldades,( e abre até hoje, pois a pouco tempo quase arrancou meu dente num frente a frente) era muito dificil ficar na frente, precisava ter muito colhão.
Karate é assim, o resto é dançinha.
Oss
Pedro

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #43 Online: Fevereiro 17, 2010, 21:11:20 »
OSS!

Bem vejo o seguinte: O Karatê que precisamos saber para um possível combate real se diferencia bastante do Karatê que precisamos saber para um campeonato.

É verdade, e isso só se adquire fazendo kumite na academia, com uma boa orientação e sem pensar em campeonato nem pontos (e esquecer que existem os malditos pulinhos). :D

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #44 Online: Fevereiro 17, 2010, 21:13:08 »
Vcs. entendem porque eu fico puto quando um garotinho mimado é graduado shodan
tendo feito um lindo unsu e uma grande batalha num ipon kumite que até minha mãe
de 98anos encara?
Oss
Pedro

Hahahahahahahahahahahaha.....!!!!!!
É isso ai !!