Autor Tópico: Início da desgraça do karatê  (Lida 23738 vezes)

Offline akev

• Full Member
  • Votos: +0/-0
Re: Início da desgraça do karatê
« Resposta #60 Online: Fevereiro 19, 2010, 11:21:02 »
OSS, A TODOS...

Como eu já comentei em outros tópicos, nós temos que encontrar um meio termo entre o caminho Marcial e a Competição.
Já que a competição existe, vamos fazer o bom uso dela em prol do Karatê-Dô Marcial.
A forma atual de competição arruinuo a Imagem de nossa arte, mas através da competição poderemos tambem resgatar o verdadeiro Karatê-Dô Marcial.
Creio ser possível criarmos uma Competição de Karatê-Dô onde:
1- A luta seja contínua;
2- A luta seja de Contato, similar ao nosso Jyiu-Kumitê;
3- Que tenha régras rígidas de segurança para proibir contato em certas áreas.
4- E o mais importante: Regras que coibam a luta truculenta onde os competidores abandonam a técnica e buscam apenas a mutua agressão.

Isso é viavel?!
Sem dúvida que é!
O probléma é que os atuais DIRIGENTES, PROFESSORES e ATLETAS de Shiai não querem nem ouvir falar nisso.
Por que será?...
Ora...
Se você não quer participar não vá!
Mas eles preferem proibir.

Creio que a única solução seria um grupo seleto de professores (a nível Nacional) se unirem e criarem uma Entidade voltada a prática Marcial, inclusive uma competição com esse enfoque.
Completando a frase de O-Sensei NAKAYAMA: "a competição é um mal necessário"...
Digo... "o veneno tambem pode ser a cura".

OSS...

Caro HIGINO, vc bateu no ponto certo,  temos mesmo que criar competições que realmente atenda aos pontos q  vc  citou, tenho esse entendimento, só não entendo pq  tem grandes professores que  não  entram nessa luta com objetivo de resgatar o nosso verdadeiro Karatê, forte, treino duro , técnica apurada e não pancadaria. Isso é possível, agora fica a pergunta: pq  grandes professores preferem o Karatê Faz de conta ( faz de conta que é forte, faz de conta que ataca, faz de conta que defende, faz de conta que sabe karatê....).
 Desculpe o desabafo, + conheço vários faixas pretas que se encaixam nesse rol do faz de conta, que acham  que são os  caras e não são nada, não participam  nem de Kumitê, apenas ficam criticando, muito até dizem que meu karatê é da época dos dinossauros! + eu até gosto, pq sei que levo a sério oq faço, treino forte, me cobro muito. " Treino duro, jogo fácil"  oss...

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #61 Online: Fevereiro 19, 2010, 13:11:27 »
OSS...

Creio que nós temos duas opções para modificar esse quadro atual...
1- O mais difícil: Tomar a direção das principais Confederações.
E depois o mais improvável: convencer milhares de Karatê-kas que o caminho que eles tomaram estava errado, que o que eles se tornaram não condiz com a verdade (DAN's), que teremos de rever muita coisa.
Ou...
2- O mais simples: Romper abertamente com as Confederações existentes e promover uma nova era do Karatê-Dô Marcial através de uma nova Entidade composta por professores compromissados com a causa, inibindo assim a adesão de última hora dos pelêgos.
3- Desenvolver uma régra para Competição compatível com a aquilo que compreendemos ser digno do Karatê (luta de Contato).

Muita gente boa, apenas observa inerte tudo que de errado há, como se intocáveis fossem. E normalmente se atem a causas menores, gerando conflitos contra outros Karatê-Dôkas de boa índole, enquando os inimígos verdadeiros se deleitam da nossa desunião.

"Para o triúnfo do mal, basta que os bons nada façam" (E. Burke)

OSS...

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #62 Online: Fevereiro 19, 2010, 16:01:27 »
Prezado Igatasu,
sabe o que é honra, dignidade, moral? Então, quando um homem defende esses valores ele vai até as últimas consequencias, aí pode haver um combate real.
Oss
PS. poucos tem esses valores e muito menos tem culhão pra isso!!!

Ótima definição.
Sensei tem sangue napolitano ou Siciliano, hehehehehehe....?? ;D

Chicão,
o sangue é italiano, mas calabrês, um pouquinho "pior" do que os outros paesanos!
Vc conhece o lema: "É meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora."? 
Oss

Não conhecia o ditado mas entendi o significado, hehehehehe....
Também tenho sangue muito ruim nesses assuntos.
Oss!

Offline Anderson Santana CHIKARA

• Full Member
« Resposta #63 Online: Fevereiro 19, 2010, 16:07:14 »
oss!

Prezados

Como já afirmei em outros tópicos a formação de uma entidade compromissada com o bom Karate é uma ótima idéia.

Inclusive pelo que vejo muita gente respeita o karate de Yahara sensei, inclusive eu, e a federação dele ainda não tem representação no Brasil. Nao seria o caso de fazer algum contato.

Ou então convencermos Sensei Roberto a dar continuidade ao projeto da Brasil Kiokay.

OSS.
Voar para servir! Águia.

Offline Igatasu

• Jr. Member
  • **
« Resposta #64 Online: Fevereiro 19, 2010, 19:53:34 »
O Rio de Janeiro já chegou a marca de 20 federações de Karatê. E o discurso é sempre o mesmo: criar uma entidade de respeito, que represente o verdadeiro karatê, com karatecas respitáveis, com regras de combate verdadeiro e blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá,......

Isto sim foi a verdadeira e derradeira desgraça do Karatê!

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #65 Online: Fevereiro 19, 2010, 21:52:51 »
OSS, Igatasu...

O discurso será sempre o mesmo, mas os objetivos podem ser diferentes.
Em todas essas Federações que você citou, certamente a Competição mudou algumas regrinhas mais no final manteve a régra básica "Shiai por pontos", estou certo?! Simplesmente trocaram 06 por meia-dúzia.
Agora eu te digo com toda convicção, uma entidade do Shotokan-Ryu que tenha uma Competição de Contato, certamente somente Karatê-Dôkas respeitáveis, e como diz DElia Sensei... teriam "culhão" para isso.

OSS...
« ltima modificao: Fevereiro 19, 2010, 21:55:29 por A. HIGINO »

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #66 Online: Fevereiro 20, 2010, 00:51:24 »
O Rio de Janeiro já chegou a marca de 20 federações de Karatê. E o discurso é sempre o mesmo: criar uma entidade de respeito, que represente o verdadeiro karatê, com karatecas respitáveis, com regras de combate verdadeiro e blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá,......

Isto sim foi a verdadeira e derradeira desgraça do Karatê!

Aqui em Pernambuco a coisa anda mais ou menos por aí... dezenas de federações...
e a que se diz "oficial" que rebaixa todos os outros que não fazem parte dela e que se outorga detentora do melhor karate, não passa de uma entidade meramente esportiva, que vive de lobby, nepotismo e marketing, onde os princípios do karate marcial já se perderam a muito tempo, persegue os desafetos e usa de subterfúgios escusos para manter esse panorama na mesma coisa...

de "boas intenções" o inferno está cheio... também não acho que a saída seja criar mais uma entidade, pois a corrupção e o desejo de poder por um lado, ou o desejo de mamar nas tetas da parte esportiva vão cedo ou tarde colocar pessoas inescrupulosas a frente dessa nova entidade.

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #67 Online: Fevereiro 20, 2010, 10:19:27 »
OSS, Farkatt...

Lamentavelmente essa realidade de Pernambuco é a mesma aqui na Paraíba.
Agora eu te pergunto:
O que fazer então?
Você acha que um grupo sério conseguiria mudar esse quadro que você descreveu, e
que todos esses praticantes já viciados com toda essa farsa iria seguir esse grupo?
Creio que não!...
Karatê é como Religião...
Quando não dá mais, você sai e forma outra denominação, sabe por quê?, porque ninguem vai lhe dá ouvidos por mais evidente que seja a verdade.

OSS...

Offline Ilson MSP

• Sr. Member
« Resposta #68 Online: Fevereiro 20, 2010, 20:18:07 »
Oss

Caros Farkatt e Higino, Se é assim em Pernambuco e na Paraíba, imaginem então como é em Alagoas...
     Creio que esse cancer se espalhou por todos os estados brasileiros, e concordo com ambos quando dizem que deve ser criada uma nova entidade e que essa entidade pode ser corrompida...
     Então o que fazer, fazer o que?  ???
     Apenas acredito que não se pode deixar do jeito que estar...

Oss

PS. Falei demais em um tópico aonde muitos que aqui estão postando possuem a minha idade de vida em tempo de Karate Do e eu sou apenas uma criança engatinhando nessa jornada!
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Dan

• Visitante
« Resposta #69 Online: Fevereiro 21, 2010, 16:54:50 »

...e em relação que "não se pode deixar do jeito que estar" como de costume perfeito nesta realidade "supostos" ou cada um bota-de-elástico e passa a perna a seu "amigo" ou "colegue", tudo acabou em Pizza "Al dente" !...

Este é um clássico.

Offline marenykai

• Newbie
  • *
  • Mareny Defensa Personal Urbana - Aguadulce, Panamá
    • Mareny Defensa Personal Urbana - Aguadulce, Panamá
« Resposta #70 Online: Maro 08, 2010, 13:46:55 »
Oss a todos do Forum.

Só gostaria de contribuir com os beneficios que a pratica do Karatedo tem me dado. Pratico e ensino o Karatedo Marcial e Tradicional. Não treino ninguém para o Karate olimpico e cada novo aluno que me questiona a respeito, na inscrição deixo isso claro tentando explicar da melhor forma o porque... Possuo autorização de meu Mestre para tal. A seu tempo, como para varios amigos do forum, o Karate Kid foi importante de uma ou outra forma para mim. Nunca vou julgar o filme já que é isso, um filme, e serviu para muita gente se animar a praticar a arte. Tem um dito popular que se vê muito nos para-choques de caminhões pelo mundo a fora, "Falem mal mas falem de mim...". A realidade é que quando não se é visto é esquecido e é melhor uma má propaganda do que simplesmente não se comentar nunca sobre isso ou aquilo... O importante é que quando te questionem você saiba defender sua posição, então termina a má propaganda servindo como uma forma de você dar seu melhor parecer e defender seu ponto de vista.
Tive a grata oportunidade de treinar diretamente com o Shihan Fumio Demura, naquele então ainda defendendo as cores da Itosu-Kai. Atualmente o Shihan Demura esta a frente da Genbu-Kai. Segui na linha Mabuni mas sempre sabendo respeitar e admirar ao Shihan Demura. Seu papel nas sequencias técnicas de Karate Kid foi fundamental e o Karatedo só lhe tem a agradecer...
Pelo contrario do titulo "Inicio da Desgraça do Karatê", particularmente acho que as sequencias Karate Kid tiveram sua serventia, só cabe a nós Senseis ter bem focado qual o segmento de cada um e suas crenças de como deve ser praticado seu Karatê. O meu Karatedo vai muito bem obrigado.

Saudações Marciais a todos... No Budo,

Sensei Marcos
www.shitoryubrasil.hpg.com.br
Marcos Paluma Correa
Sensei - 3er. dan en Seito Shito-ryu Karatedo
Instructor - 1er. dan en Full Combat Krav Maga
Instructor nivel A en Combate con Cuchillos
https://sites.google.com/site/marenykaipanama/