Citação de: DElia em Janeiro 01, 2010, 21:39:06Citação de: André125 em Janeiro 01, 2010, 20:35:44Bom não entendo muito porque nem pensava em nascer na época mas pelo que meu sensei me disse ele era aluno do Akamine e só parou de treinar porque o obrigaram a fechar a academia e outros mestres que continuaram com suas academias foi por terem alunos militaresAndré,a academia do professor Akamine teria sido então a única sujeita a uma ação repressora.Um dos primeiros alunos do Professor Akamine foi o Pedro, nosso companheiro do Fórum, certamente ele contará as razões que levaram o mesmo a encerrar as atividades da academia.Por outro lado, não foi um sentimento nacionalista que deu origem à revolução, mas sim um movimento anti comunista.Oss Opa então ele explica pra gente, posso não ter vivido na época mas tenho pleno conhecimento que a ditadura militar foi um movimento anti comunista só que ao decorrer dela o nacionalismo foi imposto sim,o que gerava um falso amor a patria e o dever de não dar valor a nada que não fosse brasileiro coisa totalmente diferente de patriotismo
Citação de: André125 em Janeiro 01, 2010, 20:35:44Bom não entendo muito porque nem pensava em nascer na época mas pelo que meu sensei me disse ele era aluno do Akamine e só parou de treinar porque o obrigaram a fechar a academia e outros mestres que continuaram com suas academias foi por terem alunos militaresAndré,a academia do professor Akamine teria sido então a única sujeita a uma ação repressora.Um dos primeiros alunos do Professor Akamine foi o Pedro, nosso companheiro do Fórum, certamente ele contará as razões que levaram o mesmo a encerrar as atividades da academia.Por outro lado, não foi um sentimento nacionalista que deu origem à revolução, mas sim um movimento anti comunista.Oss
Bom não entendo muito porque nem pensava em nascer na época mas pelo que meu sensei me disse ele era aluno do Akamine e só parou de treinar porque o obrigaram a fechar a academia e outros mestres que continuaram com suas academias foi por terem alunos militares
Citação de: André125 em Janeiro 01, 2010, 22:47:40Citação de: DElia em Janeiro 01, 2010, 21:39:06Citação de: André125 em Janeiro 01, 2010, 20:35:44Bom não entendo muito porque nem pensava em nascer na época mas pelo que meu sensei me disse ele era aluno do Akamine e só parou de treinar porque o obrigaram a fechar a academia e outros mestres que continuaram com suas academias foi por terem alunos militaresAndré,a academia do professor Akamine teria sido então a única sujeita a uma ação repressora.Um dos primeiros alunos do Professor Akamine foi o Pedro, nosso companheiro do Fórum, certamente ele contará as razões que levaram o mesmo a encerrar as atividades da academia.Por outro lado, não foi um sentimento nacionalista que deu origem à revolução, mas sim um movimento anti comunista.Oss Opa então ele explica pra gente, posso não ter vivido na época mas tenho pleno conhecimento que a ditadura militar foi um movimento anti comunista só que ao decorrer dela o nacionalismo foi imposto sim,o que gerava um falso amor a patria e o dever de não dar valor a nada que não fosse brasileiro coisa totalmente diferente de patriotismoAndré,parece que vc quer aprender e conhecer sobre o Karatê, então vou transcrever (parte do que já foi postado aqui mesmo no fórum) um episódio no qual tive participação ativa, na época da Ditadura Militar, que me levam a afirmar que há um grande engano na afirmação de que a academia foi fechada por ter um estrangeiro como dono."Grifei os pontos mais importantes, mas enviei a postagem integralmente para não perder o contexto".A fundação da FPK ocorreu num momento crítico da vida nacional, sob o regime militar, sendo na época, entre outras coisas, vedada a reunião ou associação de pessoas sem autorização prévia, por outro lado no aspecto técnico, propriamente dito, haviam mestres e professores abrigados, e agrupados, sob diversas metodologias ou estilos, com objetivos e interesses não alinhados.Sem dúvida, o grande mentor e líder do movimento que fundou a FPK foi o Professor Okuda, sua obstinação surda e cega, fez com que todos os obstáculos fossem superados ou esmagados.Vale ressaltar que o processo para regularização do Esporte foi iniciado pelo Sagara Sensei, na Federação Paulista de Pugilismo, com um departamento especializado e auxiliado pelo Professor Sasaki. Quando o Okuda Sensei (por fortes razões pessoais) abandonou a academia do Sagara Sensei, foi seguido pelo Professor Sasaki, e criou uma nova liderança para o Shotokan, inclusive usando a sigla NKK Nihon Karate Kyokai e não o nome Shotokan. Neste processo o Sagara Sensei foi excluído pelo Okuda Sensei.Os players na época eram os representantes dos estilos mais influentes como o Shorin-ryu, o Gojiu-ryu, o Wado-ryu, o Shito-ryu e a NKK do Okuda Sensei e seu grupo de trabalho, onde existiam “cabeças e peões”, os “cabeças”, indivíduos ligados ao regime vigente (pessoas leais e amigas que deram uma contribuição fundamental) e os “peões”, karatecas Antonio Gomes Martins, Ennio Vezulli, Morio Seki, Yasuiuki Sasaki e eu, (deram meses de trabalho, tempo e dinheiro). As portas eram abertas pelos “cabeças” e os “espaços” ocupados pelos peões, ou seja, uma reunião no CND antigo Conselho Nacional de Desportos (a entidade máxima do Desporto no País), era agendada pelos cabeças, os peões iam para fazê-la, era obtido um modelo para o estatuto, os peões tinham incumbência de datilografá-lo (eu tive a honra de realizar o trabalho datilográfico em 3 vias do primeiro estatuto da FPK), alguém seria homenageado num jantar, os peões rateavam a conta , e por aí vai!A primeira reunião foi realizada na Butoku-kai, academia do Okuda, estavam presentes o nosso time e representantes das outras linhagens, como o Mestre Shinzato, o Mestre Buyo, o Mestre Matsumi, o Professor Ito, o Professor Yanaguisawa, o Professor Castanho, e alguns outros, e discípulos destes mestres e professores eventuais candidatos à dirigentes da FPK.Momentos antes da reunião, percebi o clima da parada, (pensei f...) o Okuda Sensei estava com aquela cara quando chegava para puxar o treino da manhã, e um de nós cinco (Ennio, Gomes, Robson, Sasaki e eu) faltava ou “ele tinha respirado fundo”(sim porque para ele ficar puto não precisava de nada), ele ficava literalmente amarelo e mal abria os olhos, pode parecer redundância, mas é a expressão da verdade, o cara ficava transtornado. Ele tinha por vezes reações estranhas, estávamos todos ali para tentar estabelecer um objetivo comum, consolidar o Karatê, porque uma entidade federativa mesmo que esportiva, independente da qualidade técnica, deve adotar princípios democráticos. Só que com ele não era fácil, dizia na cara de todo mundo que só o nosso Karatê prestava e tinha valor, o dos outros não era nada ... ele balançava a mão na frente do rosto como se estivesse sentindo um cheiro desagradável ... percebi que, aquela primeira reunião onde havíamos investido muito tempo, muito trabalho, e muito dinheiro, poderia virar um desastre.Pela minha origem no Karatê ser em outros estilos, eu era visto pelos outros mestres como uma cara amiga naquele monte de gente fazendo careta, é isso mesmo, os mestres foram recebidos de forma nada gentil. Eu tinha por todos e, especialmente, pelo Shinzato Sensei, um grande apreço e respeito. No grupo que o acompanhava aquele dia, como sempre, estava um político cassado pelo AI5 que foi logo identificado por integrantes do nosso grupo que faziam parte do regime vigente. Criou-se um clima que excedia toda e qualquer previsão, uma coisa era Karatê e seus descompassos técnicos, agora coisas de política na época não se podia medir as conseqüências. Mas felizmente as coisas tomaram um rumo de equilíbrio e realizou-se a primeira reunião ...Não foi fundada a Federação, durante aquela reunião, já que o Okuda Sensei no meio do caminho deu uma guinada na trajetória e fez com que apenas cinco associações assinassem a ata “em cima do joelho”, meses depois, que foram a Associação Butokukai, Associação Ito, Associação Matsumi, Associação Augusta e Associação D’Elia.Reafirmo, que o mérito da criação e fundação da FPK é do Okuda Sensei, nós, seus seguidores, apenas trilhamos o caminho ditado por ele, já que só víamos o que ele queria e ouvíamos o que ele falava ... afinal ele era o Sensei e nos ensinava o melhor Karatê do mundo.OssPS eu disse que o movimento revolucionário iniciou-se era anticomunista, e os livros de história contam isso, e mais, estrangeiros eram nossos parceiros na empreitada contra os comunistas (norte americanos participavam ativamente), criou-se sim, um sentimento de ufanismo.Nacionalismo, segundo o Houaiss, referência pelo que é próprio da nação a que se pertence, exaltação de suas características e valores tradicionais, à qual em geral se associam a xenofobia e/ou racismo, além de uma vontade de isolamento econômico e cultural; como doutrina, subordina todos os problemas de política interna e externa ao desenvolvimento, à dominação hegemônica da nação
Oss André saneu era criança e aqui em Santos,tinha a cavalaria na rua após as 19h00 e qdo os caras vinham,nem na calçada tu ficava,a ordem era ou entra ou apanha.eu tenho um tio-avô que era presidente do sindicato dos estivadores que foi colocado com mais companheiro em um navio cadeia " Raul " a margem da costa da baía de Santos,então tudo pode ter acontecido.e este era o trabalho de quem o tinha,se fosse nos dias de hoje,muitos estariam brigando dos dois lados e obecendo as ordens dadas ou não.Masahiro Sensei me contou outro dia que ficou na Federação com o Dr. Nassin,que era advogado,detido por um oficial do Exército que só saiu depois que o Mestre Shinzato intercedeu no caso,pois eles,o governo militar, achavam que era reunião de agitação.....Ossalberto
Olá! Caro André, O Sensei Akamine não foi isolado por regime politico e sim por problemas pessoais de teimosia japonesa.Quando iniciei meus treinamentos de Goju, vindo da academia do Sensei Harada,foi na ABK Associação Brasileira de Karate, e ainda eram os responsáveis os Senseis Watanabe e Akamine,mas logo nos primeiros meses houve um problema entre os dois e o Akamine afastou-se da ABK (esse problema deve ter sido gerado como uma gota d'agua, porque o Watanabe inseriu o zenkutsu nos kihons e o Akamine abominava essa postura ) Me parece que o Akamine após sua saída deu aulas em outro lugar, mas apos algum tempo, eu o reencontrei atravéz de um aluno seu (Onohiko Tanaka-terceiro grau) onde reiniciei meus treinamentos e logo após na residência do próprio Akamine na rua Oriente.( ver foto no tópico fotos de antigamente ou coisa que o valha.Porém, essa história do Akamine ter sido impedido pelo regime militar é conversa, nunca existiu.OssPedro
...tinha a cavalaria na rua após as 19h00 e qdo os caras vinham,nem na calçada tu ficava,a ordem era ou entra ou apanha.
Caros colegas,Desculpem mas ao pude deixa de registrar meus comentários sobre essa baboseiras política que escreveram!