Autor Tópico: WKF 2008 WORLD CHAMPION SHIPS TOKYO JAPAN promotion2  (Lida 4973 vezes)

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: WKF 2008 WORLD CHAMPION SHIPS TOKYO JAPAN promotion2
« Resposta #15 Online: Outubro 27, 2008, 10:18:19 »
Bom, todos nós somos livres de expressar as nossa opiniões, e ainda bem. As divergências dão salutares e precisas, desde que acomteçam dentro das normas mais elementares do civismo.

Muitas vezes é nas divergências que nasce uma nova luz e se descobrem novas formas de opinião e consenso.

Na questão das reacções dos Karatecas, por exemplo, eu não me preocupo nada com elas e até as admito com toda a naturalidade. As emoções internas acompanhadas de uma imensa adrenalina, devemos saber compreender o extravazar das referidas emoções, em que uns são mais expansivos e outros não.

O problema é que quase sempre se esquece que se trata de Karate Desportivo. Mas para mim, é preferível que os Karatecas extravazem as suas emoções, do que aqueles que não o fazem, mas que durante o tempo que estão em prova, demonstrarem  posturas e /ou atitudes de revolta, de intenções maldosas para com o adversário, et,etc.. Isto para mim é que é grave.

Amigo Zé Pimentel, qualquer competidor que extravaze na comemoração de um ponto, sem que haja 1º.a voz de Yame dada pelo árbitro, ele será penalizado e não pontuado. Já vi muitas vezes competidores a transformarem os seus pontos em penalizações, precisamente por comemorarem antes da paragem do combate, isto sim, é que foge ao conceiro do Zanshin.

Esta é a minha opinião sobre as manifestações dos pontos e das vitórias nas Competições Desportivas de Karate.

Hai!

« Última modificação: Outubro 27, 2008, 10:19:56 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #16 Online: Outubro 27, 2008, 15:10:18 »
E quem foi que disse que não somos livres para expressar?
Assim como somos livres para discordar....E de novo, eu discordo de você ;D
O Lezon colocou algo aqui que é a minha grande questão, que todas as vezes eu levanto e sei que muitos discordam de mim, com todo o direito. Para mim não existe essa divisão, não existe esse negócio de Karatê desportivo e Karatê que não é desportivo. Karatê é Karatê. Não sou contra as competições de Karatê, sejam elas em que regra forem, desde que não se jogue no lixo o que faz do Karatê ser o que é....Deve-se manter sempre a etiqueta do Budô, seja no Dojo, seja no Koto.
OSS
« Última modificação: Outubro 27, 2008, 15:15:10 por RicardoCosta »
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Kihoken

• Full Member
  • Votos: +4/-0
« Resposta #17 Online: Outubro 27, 2008, 15:25:32 »
Os tradicionalistas reclamam da vaidade dos esportistas. Os esportistas reclamam da arrogância dos tradicionalistas e ambos reclamam da ingenuidade dos profetas.
Eu reclamo dos que reclamam y os que reclamam dos que não reclamam.
Em fim... estamos todos no mesmo barco.  ;D

Kohai Gabriel Bertazzoli.

Offline mar_curti

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
« Resposta #18 Online: Outubro 27, 2008, 15:27:18 »
 ;D :D
Marcelo

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #19 Online: Outubro 28, 2008, 07:04:28 »
Para mim não existe essa divisão, não existe esse negócio de Karatê desportivo e Karatê que não é desportivo. Karatê é Karatê. Não sou contra as competições de Karatê, sejam elas em que regra forem, desde que não se jogue no lixo o que faz do Karatê ser o que é....Deve-se manter sempre a etiqueta do Budô, seja no Dojo, seja no Koto.
OSS

Concordo plenamente....falou com propriedade.  Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu