Bom, todos nós somos livres de expressar as nossa opiniões, e ainda bem. As divergências dão salutares e precisas, desde que acomteçam dentro das normas mais elementares do civismo.
Muitas vezes é nas divergências que nasce uma nova luz e se descobrem novas formas de opinião e consenso.
Na questão das reacções dos Karatecas, por exemplo, eu não me preocupo nada com elas e até as admito com toda a naturalidade. As emoções internas acompanhadas de uma imensa adrenalina, devemos saber compreender o extravazar das referidas emoções, em que uns são mais expansivos e outros não.
O problema é que quase sempre se esquece que se trata de Karate Desportivo. Mas para mim, é preferÃvel que os Karatecas extravazem as suas emoções, do que aqueles que não o fazem, mas que durante o tempo que estão em prova, demonstrarem posturas e /ou atitudes de revolta, de intenções maldosas para com o adversário, et,etc.. Isto para mim é que é grave.
Amigo Zé Pimentel, qualquer competidor que extravaze na comemoração de um ponto, sem que haja 1º.a voz de Yame dada pelo árbitro, ele será penalizado e não pontuado. Já vi muitas vezes competidores a transformarem os seus pontos em penalizações, precisamente por comemorarem antes da paragem do combate, isto sim, é que foge ao conceiro do Zanshin.
Esta é a minha opinião sobre as manifestações dos pontos e das vitórias nas Competições Desportivas de Karate.
Hai!