Pessoal,Primeiro deveria ser oficial, sei lá, talvez vinculado a alguma universidade, onde haveria formatura e reconhecimento oficial como instrutor profissional de KARATE SHOTOKAN. Tendo apoio governamental, tipo professor de Educação FÃsica, com teto salarial definido e etc ....Sendo o mais importante o reconhecimento oficial, tipo só pode dar aula de Karate Shotokan quem for formado pelo curso, tipo um registro, o dojo ou academia que empregasse um professor sem credencias seria multada, etc .... Fiscalização.É utópico, mas será bem legal se fosse verdade, salvaria o Karate Shotokan.
Pessoal,Não sei, alguém falou sobre, treinamento duro, violência gratuita, quebrar dentes, penso como o Lezon, vivemos em outros tempos, isto não molda Karateca nenhum, completamente desnecessário este tipo de treino.Sei do que estou falando, nunca deixei alguém me agredir, pode ser 10º Dan, respeito nada, nem por isso meu Karate é fraco.Luto com qualquer um, Já lutei e fui para cima de Campeões MUNDIAIS tanto da WKF como da ITKF.
Guilão, minha internet podre está me pregando peças, eu jurava que tinha postado algo ontem, mas vamos lá.CitarQuem passa por esse treino acaba se tornando da elite e acredito que não tenha como comparar com quem não passou. Não é apenas uma questão de repetição e questão que se vc não estiver treinando forte o tempo todo os sempais vem para te quebrar.Esta fala é complicada e considera que só existe este modo de formar bons karatekas, o que naõ é verdade.Sobre formar "os melhores", precisamos falar: melhor em que?A fala sobre o treinamento da Takudai mostra bem isto: eles também eram bons.No meu entender, porém, ambos treinamentos tinham uma meta que não temos hoje: fazer o karate ser reconhecido. Como modo de aperfeiçoamento eu entendo que seria muito bom, embora considere que conforme a lógica adotada eu, por motivo de saúde, tenha que declinar.As repetições são importantes sim para melhorar tanto a parte mecânica (músculos e articulações) como a circuitaria cerebral envolvida no movimento além do psicológico do atleta.Lembro a todos, porém, que a cultura japonesa é bem diferente da nossa. O que vale lá para fortalecer fibra pode naõ valer aqui.Acho que a discussão em torno de aprimoramento é essencial num fórum de karate, por isto posto aqui.Não concordo com formatos de curso que exigem imersão total. Acho que são ilusórios por considerar que a pessoa pode parar sua vida. No Brasil, acho temerário fazer algo assim.
Quem passa por esse treino acaba se tornando da elite e acredito que não tenha como comparar com quem não passou. Não é apenas uma questão de repetição e questão que se vc não estiver treinando forte o tempo todo os sempais vem para te quebrar.
Oss duvidas pertinentes?----a JKA permitiria este tipo de curso aqui?----Sasaki Sensei teria algum voto neste curso,afinal ele é o responsavel pela JKA no Brasil?Ossalberto/Santos.