OssPelo o tenho lido a coisa está tomando corpo,será que vai sair finalmente então?Como não conheço infelizmente Magno Sensei,Vezulli Sensei e Okuda Sensei aceitariam?Porque não Carlão Sensei e Katsumoto Sensei para liderarem esta proposta,que além de serem excelentes, vem da linhagem dos dois direta.A proposta do Pmax é muito boa e deveria ser aberta a todos os que estivessem em condições técnicas e fÃsicas,ou seja na graduação desejada para entendimento, independentes de escolas,já que graduados em geral se adaptam a quase tudo que aparece e aprendem o que for novo.Ossalberto/Santos.
Sendo o mais importante o reconhecimento oficial, tipo só pode dar aula de Karate Shotokan quem for formado pelo curso, tipo um registro, o dojo ou academia que empregasse um professor sem credencias seria multada, etc .... Fiscalização
Existe outra maneira de se treinar, por exemplo, um SEAL?Pode até existir, mas aà não seria um SEAL.
e vc tirar o fato pressão fÃsica e psicológica, não vai ter o mesmo resultado.
charlatões
Ao final de 2 anos poderia sair formado 2º Dan e Instrutor de Karate, sendo equivalente a professor de educação fÃsica, nÃvel superior, aprovado pelo MEC.
Respeito todas as opinioes aqui expostas, mas sou totalmente contra o Curso ser dado por Japoneses que aqui estao a mais de 30 anos e nada fizeram neste sentido.Por falar nisso, o unico que ja ministrou um Curso destes por aqui foi Okuda Sensei nos anos 70, de onde sairam Ennio Vezulli, Ricardo Delia, Antonio Gomes Martins e Okuyama Sensei....estes fizeram o treinamento completo. Outros nomes apareciam de vez em quando.Aqui no Brasil Professores nao japoneses nunca tiveram a chance de mostrar seu trabalho no Karate, sempre foram boicotados pelos japoneses que aqui ja ensinavam o Shotokan. Carlos Rocha Sensei, Ricardo Delia, Ennio Vezulli sao apenas alguns nomes de Karatecas infinitamente superiores a qualquer japones residente aqui no Brasil, que ate o momento so pensaram em si proprio.O unico que dividiu conheciemtno e NUNCA se colocou no pedestal foi Machida Sensei, tem meu total respeito.