Autor Tópico: A morte do Karate...  (Lida 7961 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: A morte do Karate...
« Resposta #15 Online: Junho 07, 2007, 19:26:02 »
Oss !!!

Concordo com o Shihan José Lezon, sendo que nos últimos anos treino regularmente para aprimorar o controle da mente sobre o corpo, ou seja treino para me sentir bem comigo mesmo, porque o karate faz bem ao meu espírito e ao meu corpo de 49 anos de idade, na busca do necessário equílibrio.  A perfeição parece ser algo inalcansável e essa é a motivação que me faz continuar a trilhar esse caminho que não reclama idade, sexo, condições físicas, cor etc.

Não me preocupo com o grau que é uma conseqüência natural do tempo, treinamento e dedicação ao karate, mas sim com a sua essência, atento ao Dojo Kun.

Oss !!!

Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: A morte do Karate...
« Resposta #16 Online: Junho 11, 2007, 14:27:22 »
Olá!
Quando o Katsumoto diz que o Karate está morto,ele está falando do verdadeiro Karate que não é mais procurado para treinar,porque dói,requer muito sacrificio e,dedicação.
Mas o Karate como não está nas federações,organizações e confederações e sim nas academias sérias,ainda pode ser treinado com eficiência.
Se procurarmos o motivo dessa devalorização,o encontraremos nos campeonatos,
dirigidos por karatecas de gravatas usadas e kimonos novos.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline dida

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
Re: A morte do Karate...
« Resposta #17 Online: Junho 11, 2007, 14:36:17 »
Oss,
O Karate  não está morto , não....
Bastam poucos Senseis  sérios, aqui e fora do Brasil, e toda a essência marcial, brilha como fogo vivo.... A política dentro das Federações e Organizações do Karate, mais fez  dissidentes, que os uniu. Até afastou grandes Mestres, como recentemente aconteceu ao Mestre Y. Yonamine, que migrou para a Inter-Estilos.
 Karate e política, não combinam.( é uma mistura explosiva! ).
Mas que o PAN 2007  pode divulgar um pouco mais , o  Karate, como Arte marcial, ah isso pode....
Oss.

Neto110

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #18 Online: Junho 11, 2007, 18:52:14 »
Dida, o karate do PAn naõ tem nada a ver com o que ensino em minha academia.


Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: A morte do Karate...
« Resposta #19 Online: Junho 11, 2007, 22:54:32 »
Eu faço o seguinte:

Treino quando posso pra ficar cada vez melhor de porrada. Se eu brigasse comigo mesmo, numa luta entre eu com 20 e eu com 30 anos, o de 30 vencia. Se eu brigasse comigo mesmo, numa luta entre eu com 30 e eu com 40 anos, o de 40 vencia. O objetivo agora é eu com 50 empatar contra eu com 40.

Meu carater já ta formado, independentemente do karate, treino pra ficar bom de porrada, se quisesse estar em forma ia pra academia ver mulher bonita. Quero e poder aos 60 meter a porrada num cara de 20 é isso que quero.

Os mais velhos hão de se lembrar do Verdugo do telecath, pois bem foi assassinado com 6 tiros aos 80 anos por que foi tirar satisfação com um namorado da neta, coisa sublime, queria morrer assim.

Quero ser fodão e isso o bom e verdadeiro karate vai me deixar.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline dida

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
Re: A morte do Karate...
« Resposta #20 Online: Junho 12, 2007, 09:20:22 »
Oss
Quando me referi ao PAN,  apenas quis dizer que o Karate tb. está lá, mesmo que sendo apenas na forma de competição, e como dizem.... com pulinhos.... mas ainda assim estão falando de  Karate.  Veja no site da INFRAERO:  eles disponibilizaram
um  enorme.... espaço  destinado à C.Bras. de Judô, só para área de treinamento, quase 5.000 m2.  É a nova SEDE  da CBJ  no R.J.  No aeroporto de Recife, a Infraero destinou  outro enorme.... espaço  para um programa destinado à divulgação e  prática do Judô( Programa Caminha Judô). Muitos praticantes que não têm condições  financeiras  de pagar uma  melhor Academia, têm assim acesso a  bons
treinos, e bons e sérios  Professores.
Agora, para quem falou que treina Karate, para ficar bom de porrada.... Acho que neste caso um pequeno - shuriken -  é suficiente... rs.rs.rs.rs.
Oss.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: A morte do Karate...
« Resposta #21 Online: Junho 12, 2007, 12:15:48 »
Olá!
Amiga Dida,não fique brava com o Gustavo,ele é assim mesmo,até que ele tem suas razões,afinal,treinar Karate e não saber bater ou apanhar não tem sentido,só serve prá tirar ponto e,carater forma-se no seio de uma bem estruturada familia e com um bom DNA,o Karate só ajuda.
Mas o que eu quero lhe perguntar é "E O LIVRO?"
Mande um grande abraço ao meu Amigo e diga-lhe que devo-lhe muito do que aprendi no Karate e que passarei para uma visita.
Mas uma coisa eu vou discordar de Vc.;campeonatos,pans e olimpiadas só divulgam bem o Karate se for apresentado como o Karate deveria ser.Uma arte marcial e não um jogo de pontuar.
Assim,cada vez mais, quem assiste ao espetáculo do pula pula,percebe que o Karate não tem a eficiência de uma Arte Marcial.Isso,sem contar com a politca que corre nos bastidores das confederações,federações, arbitragem e outros afins.
Tudo isso só faz em divulgar de modo incorreto e negativo,uma Arte Marcial que jamais deveria ter perdido o seu misticismo como tbm. não deveria ser popularizada.
Karate é para gente inteligente e correta,não é para qualquer um.
Estamos esperando-a com o seu pessoal em nosso encontro do dia 23,se for possivel,nos horraria muito a presença do seu Professor e meu grande Amigo.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Lezon

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #22 Online: Junho 12, 2007, 13:51:53 »
Caríssimo Pedro,

Com o devido respeito, venho discordar do que diz sobre o pula pula e todo o resto da envolvência do Karate esportivo. Na 1ª.página deste tópico eu já comentei sobre o assunto, mas agora que o meu caro voltou a lembrar, vou aproveitar para lhe dizer algo que por certo deve passar a ter em conta, a fim de nos próximos comentários que tiver a fazer, o meu amigo tenha também isso em conta.

Então que que o meu amigo saiba e fique bem ciente de que enquanto treinador de alunos que desejavam enveredar pelo caminho da competição, todos eles eram treinados primeiramente no duro, tradicionalmente, utilizando o Jyu Kumite sério e honesto, em que o contato era por vezes excessivo. Falei no passado porque agora dou aulas apenas a faixas pretas e marrons, a não ser quando dou algum estágio e aí entram normalmente todas as graduações.

Mas quero dizer ao meu amigo que eu tinha a preocupação de preparar os meus alunos nas duas vertentes do Karate, sendo certo que a 1ª.era o Karate duro e de puro combate. Depois eles eram devidamente instruidos e preparados mentalmente para a competição e davam cartas cumprindo as regras do jogo.

Bom, pensando nos pulas pulas e naqueles que são assim tão cépticos  nesses pulas pulas, no próximo ano e no Gashuku que fizer eu estou pensando trazer cá o treinador dos atuais pulas pulas da selecção portuguesa, e depois facilmente se aperceberão se ele tem ou não interiorizado o Karate puro e duro de que vocês e eu tanto gostamos.

Portanto meu amigo Pedro, há que ter em conta algumas situações que podem estar subjacentes ao tal Karate dos pulinhos, porque não tenha a menor dúvida que muitos desses atletas são grandes tradicionalistas.

Penso ter ajudado a esclarecer alguma coisa. E para que não tenha a menor dúvida a meu respeito, devo dizer-lhe que eu sou um defensor acérrimo do Karate radicional, mas saiba que dadas as circunstâncias atuais e pela tendência que não pára sobre a via esportiva, eu me fui envolvendo nele, na arbitragem e noutros cargos federativos, com o mesmo amor e carinho que tenho pelo radicional,daí me sentir à vontade para saber separar o que o Karate esportivo trouxe de positivo e negativo.

Abraço. Hai!!!

José Lezon   

   

Lezon

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #23 Online: Junho 12, 2007, 14:24:55 »
Caro Pedro,

É só para dizer que por eu escrever rápido verifiquei agora que o texto contém algumas falhas de letras, tais como o T ficando a palavra racional,etc.
Desculpem mas eu costumo escrever diretamente e não revejo o comentário, mas daqui para a frente vou tentar fazê-lo.

Saudaçõe. Hai!!!
José Lezon

Offline dida

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
Re: A morte do Karate...
« Resposta #24 Online: Junho 12, 2007, 16:49:44 »
Oss
Sensei Pedro,
obrigada pelo convite para treinar com esse ilustre grupo de Karatecas, na Mushin Kan.
Que bom que vc. está novo, de novo!
Nosso amigo agradeçe seu abraço, ele está cada dia mais jovem!
Agora com 82 anos de idade!  um jovem cheio de entusiasmo!
E bem me lembro, quando começei a treinar, no século XVII , na  época vc. era faixa marron, eu era faixa  laranja, vc.  puxava o aquecimento.....
O bom e verdadeiro   Karate, nos mantendo vivos, fortes , inteligentes  e
as veredas  seguem paralelas, pelo mesmo caminho....
ai ! desculpe  tanta  filosofia!
Saudações
Oss
Oss

Piá

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #25 Online: Junho 12, 2007, 19:17:59 »
É incrível que um tópico idiota como este que não enuncie nada consiga gerar tantos posts de pessoas que eu acredito sejam tão qualificadas.
A intencão seria gerar confusão? Polêmica, Criar algum tipo de pânico entre os participantes? Algum enigma intrincado que meu Q.I. ou meu Karate não detectou?
Se pode haver a criação de tópico sem propósito assim, pode haver resposta hiper realista assim como esta. Hai, Oss.

Lezon

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #26 Online: Junho 12, 2007, 19:37:01 »
Bom, meus amigos,

Eu entrei neste blog com sérias intenções de poder interagir e dialogar com intencionalidade pura de contribuir com algo que somasse para o bem da arte que tanto gostamos.

Sei e estou consciente de que não se pode agradar a todos. Por vezes, perante perguntas que nos fazem, sentimo-nos impelidos a responder a essas mesmas perguntas, mesmo que elas fujam do contexto do tema em discussão.

Todavia, custa também ver que umas vezes somos incompreendidos ou somos apanhados no meio de um contexto cuja conversa não tem nada a ver com a nossa maneira de ser, agir e de pensar.

Por isso, e para que ninguém fique melindrado com o que digo e eu também não fique com o que dizem, vou passar apenas a ser somente mais um visitante deste fórum.

Saudações.Hai!!!
Lezon 

Piá

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #27 Online: Junho 12, 2007, 19:46:41 »
Sensei Jose Lezon,

Mais uma vez divergências vernaculares ou interpretativas. Milhões de desculpas se eu o ofendi, ou se por algum motivo me fiz incompreensível. O que eu quis dizer e reafirmo, é que ou eu sou muito idiota, mal informado ou péssimo Karateca, ou este Tópico na sua criação foi mal enunciado.

O Senhor está, sem pestanejar entre os Karatecas competentes que responderam este tópico, e que eu e todos nós consideramos.

Peço que reconsidere e não se torne apenas visualizador do Forum,  e continue contribuindo.

Sua pessoa enriquece e muito nos honra, ao Forum e aos Karatecas do Brasil.

Sobre o que "Eu" disse sobre os termos do tópico original, não retiro um espaço ou uma vírgula.

Hai, Oss. Aos que concordarem e aos outros.
« Última modificação: Junho 12, 2007, 20:03:29 por Piá »

Lezon

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #28 Online: Junho 12, 2007, 20:06:34 »
Caro Piá,

Agradeço suas palavras que me sensibilizaram e fizeram retroceder na minha decisão e por isso aqui estou.

O meu desabafo não teve só um destinatário mas sim vários. De qualquer modo, esta insignificante divergência, creia que está totalmente ultrapassada. Creia também que estarei sempre aqui com a firme disposição de tudo fazer para melhorar a imagem do Karate.

Como já disse em outro tópico, penso que se deve ter em consideração que este blog é visto por muita gente, pelo que se devia utilizar um tipo de linguagem mais moderada, não concorda?

Descaulpe também se o fiz sentir desconfortável com as palavras que proferi.

Hai!!!
José Lezon   

Piá

  • Visitante
Re: A morte do Karate...
« Resposta #29 Online: Junho 12, 2007, 20:21:08 »
Já me sinto grato pelo Sensei ter aceitado minhas desculpas.

Com relação à linguagem, às palavras usadas, usamos palavras rudes - quando e se ouvidas por um Europeu -  mas que são até carinhosas, conforme o contexto aqui no Brasil. A língua Portuguesa é tão rica, e sofisticada... Só em Portugal, quantos não devem ser os dialetos, as expressoões particulares de um local? Imagina o Senhor no Brasil. Se todos escrevessem o que quisessem, isso seria uma Torre de Babel. Ainda bem (às vezes ainda mal) que temos uma "espécie de bom senso" ou seja a Televisão. Muito devido à ela aqui todos nos ententemos.

Hai, Oss...