Olá!Caros Amigos essa fraze do Oyama é muito boa se não fose dita por ele que divulga para os quatro cantos sua idiotice ao arrancar chifres de touros drogados.Essa é a verdadeira brutalidade, que não corresponde a um Artista Marcial.OssPedro
Se "agradinho" é ser educado, saber brincar sem debochar.e se deboche agora é visto como sinceridade, me desculpe, mas prefiro ser tremendamente falso.Realmente, é uma passagem bastante interessante, podemos aplicar nas mais variadas situações. Mas ainda bem que você sabiamente citou que não se aplica exatamente para essa questão.O que talvez não tenha ficado claro, é que eu e os outros colegas que se manifestaram favoráveis a minha opinião não estamos queimados pelas pessoas brincarem, e sim pela falta de sensibilidade de algumas pessoas em não perceber o momento de fazê-la. Aliás, se fosse um novato tirando sarro de um "mestre" eu acredito que a reação seria oposta. Como citado aqui, as vezes algumas declarações beiram a arrogância, acredito sim que tem muita gente aqui que manja muito, e muito tem a nos acrescentar. O problema é que alguns são exÃmios Karatecas, mas o mesmo não se pode falar da sua habilidade de interação social - a virtual, principalmente.Bom, é melhor eu deixar esse assunto para lá... acabo escrevendo demais quando o tema me agrada (adoro uma polêmica, hehehe)
Essas posições politicamente corretas que fuderam com tudo.
Oss,Peps, meu querido, SUA PERGUNTA FOI RESPONDIDA?S/N_Oss.
Chávena de Chá Um professor de filosofia foi ter com um mestre zen, Nan-In, e fez-lhe perguntas sobre Deus, o nirvana, meditação e muitas outras coisas. O Mestre ouviu-o em silencio e depois disse:- Pareces cansado. Escalaste esta alta montanha, vieste de um lugar longíquo. Deixa-me primeiro servir-te uma chávena de chá.O Mestre fez o chá. Fervilhando de perguntas, o professor esperou. Quando o Mestre serviu o chá encheu a chávena do seu visitante e continuou a enche-la. A chávena transbordou e o chá começou a cair do pires até que o seu vistante gritou:- Pára. Não vês que o pires está cheio?- É exactamente assim que te encontras. A tua mente está tão cheia de perguntas que mesmo que eu responda não tens nenhum espaço para a resposta. Sai, esvazia a chávena e depois volta.
Peps,uma coisa que não ficou claro. Estamos discutindo competição ou Karate?Como o PSekiMG, competição é outra história. Sem denegrir a imagem de um ou de outro, para mim são duas coisas distintas. Mas em uma competição muda completamente a dinâmica. Mesmo porque em uma competição existem regras a serem seguidas.Pelo que pude notar aqui, o pessoal é meio avesso a competição, eu particularmente não tenho nada contra, não participo, mas gosto de assistir. Abstraio a parte marcial, e assisto como um esporte - como o boxe, por exemplo, que eu adoro. Quando estamos iniciando nosso treinamento no Karate é comum confundirmos as duas coisas, mesmo porque pelo menos até a faixa roxa você estará muito envolvido apenas com Shiai Kumite, competições e afins. O conselho que posso te dar é que a carreira na competição, como em qualquer esporte, é bastante curta. O que vai ficar para sempre é toda a essência do Karate-Do.Discordo de quem falou que Kohai "nem perguntar pode", não vivemos mais no Japão Feudal, onde se perdia a cabeça por falar amém. Acho que Kohai, se o faz de forma respeitosa, pode sim e deve perguntar, é com o questionamento que nos aprimoramos, e nesse caso, Sensei, Shihan, Shihandai e Senpai tem como obrigação retribuir com o mesmo respeito em sua resposta.Claro que, faltou com o respeito, quis colocar a prova... O negócio muda de figura...Oss!
Pelo que entendi da sua resposta, com o tempo se passa a essa postura, mas que de qualquer forma é uma dada postura.O que eu queria saber é se um karateca se beneficiaria de, em uma luta, analisar por algum tempo o estilo do seu oponente e adotar uma base que lhe traga boas possibilidades. Eu vi uma luta entre karatecas ainda não muito graduados em que um deles ficou boa parte do tempo lutando em, se eu nao me engano, Zenkutsu Dachi, ao inves aquela posição meio de lado em que se tem os pulinhos, sabe? Queria saber se fazer algo desse tipo pode ser proveitoso ou não.E outra, falando com um amigo meu que treinou Goju bastante tempo, inclusive participando se alguns campeonatos, descobri que ele prefere uma posição de frente pra lutar.