Estava lendo um post do Marascas sobre Kimonos Pretos e Hakama e me veio a ideia de escrever alguma coisa sobre isso.
Desde o seu inÃcio, o Karate teve como seu uniforme oficial, o Karate Gi desenhado por mestre Funakoshi Gichin, inspirado pelo Judo-Gi mas manufaturado com um material mais leve para facilitar os movimentos do Karate do. NUNCA,em hipótese alguma, alguém usou o HAKAMA p/ treinamentos de Karate-do. O Hakama é uma vestimenta usada pelos antigos Samurais, que nada tem a ver com o Karate do.
O Karate do não tem nenhuma herança com Samurais, sómente os Japoneses aproveitaram o Bushido, como seu código de Honra e inspiram-se nos antigos Samurais como forma de manter-se a Tradição do Budo Japonês.
O Karate Tradicional resolveu implantar o uso do Hakama apenas para diferenciar do antigo Karate da WUKO, hoje WKF. SEus arbitros deverão trabalhar usando essa vestimenta, os atletas continuarão a usar o Karate Gi normal.
Sinceramente, e essa é a minha opinião pessoal, Mestre Nishiyama, sentindo-se envergonhado em ver o caminho que o Karate estava tomando, fez algumas modificaçÕes para que fosse preservada a Tradição do Karate que ELE mesmo havia aprendido, e que, sem dúvida alguma trazia a seus praticantes muito mais do que simples troféus e medalhas.
Também não concordo com muita coisa no Tradicional, como por exemplo, suas regras de competição, Kumite, Kata, Fukugo, Embu e outras mais. Karate para mim é Kata e Kumite, simples.
Pode-se até treinar outras modalidades,mas na Competição o que atrai as pessoas é a luta e em menor escala o Kata.
Nunca consegui ficara até o final de uma competição do Tradicional, é muito entediante, perante tantas modalidades oferecidas.
Não há duvidas que existe um Display de excelentes lutadores e técnicas, assim como também há em Campeonatos da WKF,mas de um modo geral é muito chato de ver.
Sobre o regulamento usado pela JKA, que na verdade era usado por toda a FJK(federacao japonesa de karate), considero ideal, pois assim comofica mais facil a arbitragem tendo 5 juizes para avaliar o score, as regras eram mais simples e com certeza o publico admirava muito mais.
Sistema Shobu-Ipon, preserva-se o Budo da arte marcial, respeita-se mais um ao outro, pois qualquer vacilo, acabou....
Sempre retorno meus estudos aos meus antigos livros, onde posso notar a diferença em atitude e comportamento dos atletas da epoca.
Hoje de manhã, estive assistindo uma matéria no SPORTV sobre o nosso Judo e pude notar a diferença DE ATITUDE de alguns de nossos atletas de ponta como Flavio Canto e Rogerio Sampaio, sempre humildes e com um largo sorriso no rosto.
Sobre a FKP, conheço pessoalmente o fundador da Entidade e posso garantir que ele é uma das pessoas mais sérias que conheço no Karate e sua entidade é, se não a única no paÃs, uma das unicas a reverter dinheiro em beneficio de suas proprias afiliadas,mantendo total transparencia em sua administração, têm onibus próprio para seus atletas, area reservada para treinamento e tudo o mais.
Exemplo de organização.
É uma pena que não tenhamos mais algumas entidades assim no Brasil
E pensar que a WKC resolveu aceitar a filiação de outra Entidade aqui no Brasil em detrimento desta, devem estar agora se revirando de raiva, haja visto o atual momento vivido pela WKC.