Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Janeiro 17, 2025, 16:42:45
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Duvida...Kobudo e kendo
 
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Duvida...Kobudo e kendo (Lida 3196 vezes)
User27
Visitante
Duvida...Kobudo e kendo
«
Online:
Fevereiro 15, 2005, 19:19:07 »
Escuto muitas pessoas discutindo sobre a arte de armas dos samurais e no karate, ouço sobre o Kendo e outros falando sobre o Kobudo.
Algum karateca ou historiador poderia me esclarecer essa duvida q eu tenho sobre essas duas artes?Se são semelhantes ou distintas e qual a diferença tecnica e historica?
Desculpem-me tantas questões mais a vontade de saber é grande!
Abraços
Registrado
Shogun
Full Member
Mensagens: 137
Votos: +0/-0
Duvida...Kobudo e kendo
«
Resposta #1 Online:
Fevereiro 15, 2005, 19:39:39 »
Oss!
O termo Kobudo, que traduzido literalmente significa "arte marcial antiga", tem um significado muito mais amplo na cultura Japonesa. Formado por três ideogramas (KO = Antigo, BU = Marcial, DO = Caminho), a conotação de Kobudo evoca memórias antigas, sendo o autêntico legado dos samurais, sua tradição guerreira chegando intocada aos dias de hoje.
Datadas do Sengoku, o sangrento periodo onde guerras assolaram o Japão, ou do perÃodo Edo, onde a paz de Tokugawa fez, paradoxalmente, surgirem alguns dos maiores guerreiros da história, estas artes trazem as técnicas utilizadas pelos samurais, refinadas nos campos de batalha e em inúmeros duelos de vida ou morte.
Além da espada, considerada a alma dos samurais, estes guerreiros também possuÃam habilidade em outras armas, não menos nobres e letais. Sejam armas de campos de batalha, como a Naginata (alabarda), ou de policiamento, como a Jitte, usada especialmente para desarmar espadas, cada uma destas ferramentas exige anos de dedicação para serem dominadas. É um Caminho (DO) para ser trilhado a vida toda, que acrescenta a riqueza dos detalhes não só à técnica, mas também a todos os elementos da vida de quem o trilha.
Cada arma tem sua história, seja ela o Jo (bastão), que pode fazer frente ao mais habilidoso samurai de todos os tempos, ou a Kusarigama, a foiçe com corrente, que se descobriu ser mais antiga que o mais antigo estilo de espada registrado ou o Tanjo (bengala), introduzido por ocidentais e aprimorado como uma forma de Budo.
O Kobudo perdura no século XXI graças a poucos Mestres que mantém intacto o legado dos fundadores dos estilos, dedicando toda sua vida à tradição que herdaram das gerações anteriores. Mesmo no Japão, a oportunidade de treinar em uma tradição de Kobudo autêntica é rara. No Brasil o Kobudo autêntico é praticado no Instituto Niten, através de seu fundador, o sensei Jorge Kishikawa, que há muitos anos se dedica em trazer aos brasileiros a oportunidade de trilhar este Caminho.
Sendo autorizado diretamente pelos Mestres destes estilos, o sensei representa alguns dos mais importantes estilos, entre eles o Niten Ichi Ryu, o Shindo Muso Ryu e o Suio Ryu. São estilos que ensinam a manejar armas como Katana, Jo, Naginata, Kusarigama, Jitte, Tanjo (bengala), Bo (bastão maior) Kodachi (espada curta) e Nito (duas espadas), cada um com suas caracterÃsticas próprias. A oportunidade de estudar os diferentes estilos oferece a possibilidade de conhecer a fundo o Kobudo.
Kata de Jitte com o sensei Jorge Kishikawa e Osato sensei, do Japão
E o Instituto Niten foi mais além, trazendo ao Brasil em 2002 um dos maiores Mestres de Kobudo do Japão, o sensei Kaminoda, do Shindo Muso Ryu. O Mestre e uma comitiva de mais 4 senseis da cúpula deste estilo passaram 15 dias no Instituto Niten, transmitindo diretamente aos alunos as técnicas seculares deste estilo, que incluem, entre outras, Jo, Tanjo, Jitte e Kusarigama.
Historiadores costumam classificar como Kobudo os estilos fundados antes da modernização do Japão, que começou com o inÃcio da era Meiji (1868). As técnicas e os estilos praticados no Instituto Niten são anteriores à era Meiji, vindo de uma linha contÃnua dos fundadores até todo aluno do Intituto. É o legado dos samurais, que atravessou o mundo, dos samurais de ontem para os samurais de hoje.
O Kendo é uma arte marcial que tem origem nas técnicas de combate dos antigos guerreiros japoneses.
Enquanto que, por exemplo, o Judo deriva de técnicas de combate corpo a corpo, o Kendo é uma adaptação das técnicas de luta com espada.
Pode então, considerar-se o Kendo esgrima Japonesa.
Contudo não se pense que estamos a falar de uma actividade violenta e perigosa, muito pelo contrário. O Kendo evoluiu no sentido de se tornar uma actividade segura, divertida e muito recompensadora em termos fÃsicos e psÃquicos. Todo o equipamento de protecção, bem como a espada (de ripas de fibra de carbono ou bambu), reduzem a zero o risco de acidentes.
Tal como na Esgrima um assalto de Kendo consiste no confronto entre dois praticantes. O objectivo destes é a marcação de pontos, feita através de um correcto uso da técnica de maneira a atingir o adversário num dos quatro pontos permitidos.
No Japão, depois do Baseball, o Kendo é a actividade com maior número de praticantes. Isto deve-se ao facto de ter um papel muito importante na Educação FÃsica dos Japoneses, desde as crianças das escolas primárias até aos estudantes universitários.
De facto, o Kendo é uma modalidade muito versátil podendo ser praticada por crianças desde os cinco, seis anos até pessoas de idade avançada, como é o caso dos grandes mestres. Cerca de 7 milhões de pessoas praticam Kendo neste paÃs, no resto do mundo o número de praticantes eleva-se a 213 mil, distribuÃdos por vários paÃses, principalmente Europeus.
Em Portugal ainda se encontra pouco divulgado, embora possamos contar com a Associação Portuguesa de Kendo que nos proporciona representação a nÃvel internacional.
Esta importância atribuÃda ao Kendo pelos Japoneses tem uma razão de ser. Evidentemente existem razões culturais, mas as mais importantes estão relacionadas com aquilo que o Kendo tem para oferecer aos seus praticantes. Para além de proporcionar um treino fÃsico muito completo, permite ao atleta desenvolver capacidades que lhe são muitÃssimo úteis não só como kendoka, mas também como pessoa. O poder de concentração, a capacidade de resolução, a autoconfiança, lealdade, o respeito e outros aspectos directamente relacionados com a constante evolução e melhoramento de si próprio, são alguns exemplos daquilo que se pode obter através da prática regular do Kendo.
Um abraço e bons treinos
SHOGUN
Oss!
Registrado
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€
Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
Andretta
Sr. Member
Mensagens: 277
Votos: +0/-0
"E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: Duvida...Kobudo e kendo
«
Resposta #2 Online:
Março 06, 2009, 21:36:38 »
Olá,
A matéria postada pelo
Sr. Shogun
é de fato interessante e bem elaborada, porém acredito que seria interessante mencionar que está falando do
Kobudô
Japonês... é verdade existem duas Artes Marciais as quais chamamos
Kobudô
... uma original de
Okinawa
e outra do Japão. Apesar de terem o mesmo nome são artes diferentes que possuem suas caracterÃsticas próprias e arsenal de armas diferenciado.
A palavra
Kobudô
é escrita em japonês utilizando-se três ideogramas:
-
Ko
[古] - Velho(a), antigo(a);
-
Bu
[武] - Marcial;
-
Dô
[道] - Via, Caminho.
Assim sendo, este termo pode ser traduzido por "As Vias Marciais Antigas" ou "Os Caminhos Marciais Antigos".
Mas, "quais são estas vias... estes caminhos"?
Na realidade, como já havia mencionado na introdução, existem duas "Vias" ou "Caminhos" distintos em se tratando de
Kobudô
propriamente dito:
1. O
Kobudô
Japonês e
2. O
Kobudô
de Okinawa.
Há uma confusão generalizada no que se refere a estas duas vertentes quando as pessoas falam de um deles e apresentam o outro... ou ainda falam de um deles sem mencionar o outro.
Kobudô
japonês é
Kobudô
japonês,
Kobudô
de Okinawa é
Kobudô
de Okinawa!
Como não pretendo "escrever um livro" sobre esta questão, pois há pessoas muito mais qualificadas do que eu para o fazer, digo apenas que, em caráter informativo, estas duas vertentes não tem nada a ver uma com a outra e estas diferenças devem ser observadas na transmissão deste ensinamento nas escolas pertinentes.
Enquanto que o
Kobudô
japonês prima pela escolha das armas utilizadas nas "artes tradicionais japonesas" (algumas já abordadas no artigo acima), o
Kobudô
de
Okinawa
prima pela utilização de instrumentos agrÃcolas usados no dia a dia devido, acima de tudo, à proibição do porte de armas, primeiro na unificação do reino de
Ryûkyû
(
Okinawa
) e, posteriormente, pelos ocupantes japoneses.
Assim, quando alguém diz que pratica
Kobudô
sem especificar a origem (
Okinawa
ou Japão), não fornece informação suficiente para que se possa entender qual o tipo de armamento está sendo utilizado. E isto fica evidente no caso do
Karate
, onde nada é mais natural do que falar a respeito do
Kobudô
de
Okinawa
, uma vez que o próprio
Karate
é de
Okinawa
... Contudo, o
Bushidô
, a
Katana
fazem parte do
Kobudô
"Japonês"... mencioná-los ao tratar de
Kobudô
de
Okinawa
é um erro!
Misturar os dois tipos de
Kobudô
como sendo apenas "um" não corresponde à realidade histórica e cultural do treino marcial e induz em erro (consciente ou inconscientemente) aqueles que ainda não sabem muito sobre as Artes Marciais.
Mencionar um dos tipos sem alertar o leitor que existe outro... é passar informações parciais.
Apenas para exemplificar, aqui estão algumas das armas utilizadas pelo
Kobudô
de
Okinawa
:
1. 両節棍、ヌンチャク (
Nunchaku
) - A tradução literal dos ideogramas é "Bastão articulado". Dois bastões ligados por articulações.
2. 釵、叉、サイ (
Sai
) - A tradução literal do ideograma aponta para algo como "bifurcação" ou "garfo", pois é assim que esta arma se assemelha.
3. 旋棍、トイファー、トンファー (
Tonfa
) -
Tonfâ
, também conhecido por
Toifâ
ou
Senkon
, literalmente significa "Bastão rotativo".
4. 棍 (
Kon
) - "Bastão"
5. .三節棍 (
Sansetsukon
) - "Bastão articulado triplo" - Três bastões ligados por articulações.
6. 鎌 (
Kama
) - "Foice".
O
Kobudô
de
Okinawa
inclui ainda outros materiais do uso diário, tais como remos, enxadas etc..
Com relação ao
Kendô
(a outra arte abordada no artigo) não irei pronunciar-me, pois nada tenho a dizer que possa sanar dúvidas de qualquer pessoa, pois nunca tive contato com tal Arte.
Saudações,
Denis Andretta.
«
Última modificação: Março 06, 2009, 21:42:14 por Andretta
»
Registrado
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)
atusisushi
Visitante
Re: Duvida...Kobudo e kendo
«
Resposta #3 Online:
Março 07, 2009, 03:04:03 »
e o kendo..... é o caminho da espada...... como é (do )-caminho-igual karate do, judo, aikido. é a arte da espada usada para crescimento pessoal e espiritual, diferente do jitsu- técnicas- para combater melhor.... e ainda tem o iaido...que é uma espécie de kihon e katas, com um katana .....
Registrado
rapha.m.g
Visitante
Re: Duvida...Kobudo e kendo
«
Resposta #4 Online:
Março 07, 2009, 03:18:14 »
Musashi é um livro $%&! pra ter uma noção disso e de partes da história do japão em geral. Sério, mudou minha vida.
Osu!
Registrado
Imprimir
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Duvida...Kobudo e kendo