Eu conheço um sensei que usa a coral em aulas de karatê por ser também rokudan (6o) de judô (e 8o de karatê), fato que o permite usar a coral.
André, qual o destino daquela associação do Mão de Ferro? A BKK? Está ativa? Dia desses eu vi um exame de marrom pra preta (fotos) em que o processo durou da manhã à noite... hehehe.[]´sBigBoy
Essa talvez seja a uma das coisas que me entristeceram no Benedito, amigo Kohai. Eu fui aluno dele no Clube de Sargentos da Marinha, no Méier. Treinava diretamente com o Sensei Carlos Alberto (Kung, conhece?), que pelo que soube também rompeu com ele. Na época, a nossa associação era a Bukai-kan. O Benedito, sempre pregou um karatê de muita qualidade... arte marcial pra ele é coisa muito séria... tanto que no começo do MMA, agente naquela empolgação, ele friamente disse que aquilo tudo era besteira, e que não via eficiência em nenhum dos combates, pois pra que chutar coxa, se chutar a rótula do joelho é mais eficaz? Entretanto, ele sempre viajou nessas idéias de comunidades fechadas... ele reunia a galera num sítio que ele tinha no Rio, e dava uns chás doidos que fazia a galera viajar, e entrou numa "paranóia" de ensinar o que sabe para um grupo fechado. Até aí, tudo bem... direito dele... agora, ele como um dos mais renomados e respeitados karatecas do Brasil, reconhecido inclusive internacionalmente, tinha o dever e obrigação de não se calar aos absurdos que acontecem no Brasil no que tange aos mandos e desmandos das federações, e contribuir com mais vigor na melhoria da qualidade do karatê. Ele tem esse peso para junto com outros mestres que também se escondem, mudar a realidade de nosso karatê.Mas voltando ao tópico.Realmente são diversos os erros de linkagem com o karatê né? Karatê e samurais, karatê e jutsu, e outras coisas mais...rsrsrsrsTópico interessante e bem abordado e explanado pelo amigo Eros.
Conheço vários que cairam nessa, gostaram e ficaram... assim como conheço vários que optaram em seguir só com o karatê... aí acabaram saindo...Mas veja, eu apesar da chateação com o estilo de vida do Benedito e seus adeptos, eu vejo nele um dos melhores karatecas que já conheci e conviví. Um abraço!!!