A reflexão que eu queria propor é dentro da discussão esporte X arte-marcial. Alguns dizem que o karate serve para defesa-pessoal e tem como ideal matar/derrubar com um só golpe.
Existem várias situações em que existe a necessidade de defesa, sem a presença de uma arma de fogo (ex.: "briga de bar", assalto com "arma branca", agressão por pessoa embriagada ou drogada, agressão por desentendimento no trânsito, etc.). Para todos estes casos o karatê pode e deve ser usado como defesa pessoal, desde que o praticante (...)E me desculpe, mas se alguém aqui no Brasil acha que pode brigar sem ter medo de retaliações com arma de fogo, deve estar sem TV, rádio, internet e jornal a muito tempo (isto não existe).OSS
"ex.: "briga de bar", assalto com "arma branca", agressão por pessoa embriagada ou drogada, agressão por desentendimento no trânsito, etc."
Olá Tsuki!Bater e correr? Me lembrou WKF! OSS!
Segundo o relatório, a América Latina ainda é a lÃder no que se refere ao número de seqüestros por ano, com quase 700. O Brasil também aparece em situação crÃtica no que se refere ao número de estupros. "Hoje, a violência armada é o quarto motivo de mortes no mundo", afirmou Krause. O que mais assusta os governos e especialistas é que paÃses em guerra têm, na realidade, Ãndices de mortes inferiores a de paÃses em crise de segurança, como o Brasil.
Calculando a média anual de homicÃdios do paÃs em 30 anos, Julio Jacobo Waisefisz, pesquisador do Sangari, chegou ao número de 36,3 mil mortos no ano - o que, em números absolutos, é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.A média também é superior à s 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003 (a partir de números dos sites iCasualties.org e Iraq Body Count, que calculam as mortes civis e militares do conflito).
Olha só! CitarSegundo o relatório, a América Latina ainda é a lÃder no que se refere ao número de seqüestros por ano, com quase 700. O Brasil também aparece em situação crÃtica no que se refere ao número de estupros. "Hoje, a violência armada é o quarto motivo de mortes no mundo", afirmou Krause. O que mais assusta os governos e especialistas é que paÃses em guerra têm, na realidade, Ãndices de mortes inferiores a de paÃses em crise de segurança, como o Brasil. http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,brasil-registra-10-dos-homicidios-do-mundo-aponta-relatorio,240600,0.htmCitarCalculando a média anual de homicÃdios do paÃs em 30 anos, Julio Jacobo Waisefisz, pesquisador do Sangari, chegou ao número de 36,3 mil mortos no ano - o que, em números absolutos, é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.A média também é superior à s 13 mil mortes por ano registradas na Guerra do Iraque desde 2003 (a partir de números dos sites iCasualties.org e Iraq Body Count, que calculam as mortes civis e militares do conflito).http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111214_mapaviolencia_pai.shtmlUm absurdo!!! Agora no Dojo eu uso http://www.levels.com.br/public/album_photo/67/53/5314_f70b.jpg?c=2b77 e na rua eu uso http://tudosobreseguranca.com.br/portal/images/stories/colete.gif. OSS!