Olá Chucrutis! Escrevi minha mensagem quase ao mesmo tempo da sua e não deu tempo de responder. Então, eu até hoje não consegui entender isso de evolução através das artes-marciais (ou o que elas viraram). Pode ser coisa de ocidental, influências dos norte-americanos mas eu não consigo entender mesmo.Se eu quiser me desenvolver espiritualmente eu acho melhor ir para uma igreja, num psicanalista, ler alguns livros, ser voluntário, praticar ioga, etc. Até Tai Chi Chuan é eficaz para a mente.Mas o karate está entre arte-marcial/defesa pessoal X esporte+defesa pessoal. O tal DO entrou no nome mas serve como evolução do corpo e da mente com o passar dos anos, o entendimento dos katas, a superação de si. Isso eu entendo. Mas tem que ser defesa pessoal! E por isso tem que ser eficaz em derrubar o oponente.O karate esportivo defende o condicionamento fÃsico, a concentração, a competição e tudo mais mas não esquece a defesa-pessoal. Se esquecer isso, ai vira dança mesmo!OSS!
Caro Masamune,Acho que está havendo uma pequena confusão em relação ao conceito de defesa pessoal. Como próprio nome já diz, trata-se de uma defesa (e não de uma agressão do nada) ao ataque de um ou mais indivÃduos. A grande maioria das técnicas de DP (se não todas) é desenvolvida a partir de uma agressão (ou tentativa de) por parte do agressor.As mesmas podem ir de simples imobilizações, até danos sérios ao agressor (ou em casos extremos a morte do mesmo).Portanto, não se trata de agredir alguém do nada ou sem motivo e sim de se defender de quem lhe está agredindo, protegendo assim sua integridade fÃsica. Neste contexto, a fuga também seria uma forma de defesa pessoal (desde que a pessoa não tenha vergonha de fazê-lo )P.S: como já escrevi antes, infelizmente já tive a necessidade de me defender em mais de uma ocasião (uma delas um assalto onde o indivÃduo portava um canivete). Felizmente para mim (não tanto para o agressor ), me sai ileso na situação.
Acho que está havendo uma pequena confusão em relação ao conceito de defesa pessoal. Como próprio nome já diz, trata-se de uma defesa (e não de uma agressão do nada) ao ataque de um ou mais indivÃduos.
É preciso sobretudo, e antes de tudo no Karate, treinar coragem!Coragem, o meio-termo entre covardia (falta) e temeridade (excesso). O equilÃbrio, ou também "caminho-do-meio".Se precisar morrer ou matar, você vai ter que morrer ou matar!Se uns vagabundos começarem a seguir sua mulher, ou querer estupra-lá, ou lhe dar tapa na cara, e não der para evitar, tu vai ter que exterminar os caras, se possÃvel.Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!
Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!
Contra gente desarmada. No máximo 3 oponentes.
Olá GEM!Concordo com você e ainda fico na dúvida sobre porque algumas pessoas fazem Karatê. Acho que todo maluco brigão hoje deve fazer bjj e muai thay. Ninguém vem pro Karatê para sair batendo nos outro por ai. mas se não servir pra se defender serve pra que?
Se uns vagabundos começarem a seguir sua mulher, ou querer estupra-lá, ou lhe dar tapa na cara, e não der para evitar, tu vai ter que exterminar os caras, se possÃvel.Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!