Autor Tópico: Karate na Olimpíada de 2016 ?  (Lida 12517 vezes)

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Karate na Olimpíada de 2016 ?
« Online: Julho 17, 2008, 20:43:35 »
Fonte: http://www.karatedasmeninas.com/

"Antonio Spinos: todas as fichas em Madri e no Karate

Antonio Espinós, presidente da WKF

O presidente da WKF joga todas suas fichas no karate para as olimpíadas de Madri em 2016. Antonio Espinos afirmou que será a candidatura ideal. Seus argumentos se valem do grande apoio que a espanha dá ao Karatê. São sete esportes aspirantes (karate, rugby , golf, squash, patinacão, softbol e béisbol).

A eleição ocorrerá na mesma época da decisão da sede, no ano que vem (outubro de 2009 em Copenhague). Espinós, que assumiu a presidência da WKF em 1998, e consiguiu un ano despois que este desporte fosse reconhecido pelo COI e desde então luta por incorporá-lo no programa olímpico.

No projeto de incorporação muito sóbrio, somente 120 competidores em cinco categorias participarão e ocupariam o tempo de um dia e meio e não requer nenhuma instalação especial. Por isso não contribuiria ao gigantismo.

Antonio Espinos disse que na opinião dele voltará o softbol e entrará um esporte novo. Este esporte novo é para o presidente da WKF, sem dúvidas, o Karatê. O Karatê será capaz de derrubar os argumentos de que o jogos já possuem artes marciais de mais."

Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Karate na Olimpíada de 2016 ?
« Resposta #1 Online: Julho 17, 2008, 21:11:23 »
Amigo António Pêcego,

Eu não duvido que o Karate vai entrar nos JO em 2016 como apresentação e depois como modalidade efectiva.

Ao contrário do que muitos pensam, penso que o Karate ganhará muito com isso, mesmo aqueles que não treinam para as competições...

Hai!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #2 Online: Julho 17, 2008, 21:19:03 »
Oss,

Eu vi uma reportagem que falava sobre isso. Parece que para o Karatê entrar nas olimpíadas um outros esporte deverá deixar de existir (olimpicamente)... Modalidades como Judô, Natação... Não podem sair (lógico). Quem tem cotação alta para entrar, um dos que estão esperando na fila, é o Sumô.

Eu heim...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Neto110

• Visitante
« Resposta #3 Online: Julho 17, 2008, 22:41:03 »
O representante da organização que se dizia (ou diz ainda, sei lá) olímpica precisa falar isto mesmo: um dia seremos. Quando não formos ele vai falar que da próxima vai e assim por diante. O sonho se mantém, quem quer acreditar nele fica feliz e o "status quo" não muda, nem para quem gosta da idéia como para quem isto é irrelevante.

Offline luciomarfisio

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #4 Online: Julho 18, 2008, 10:34:57 »
 Espero que a ideia de Karate nas olimpiadas nao seja um caminho aberto para que o conselho federal de educação fisica ou o mec venha a normatizar esta pratica como exclusiva dos educadores fisicos.
Digo isto porque enquanto estivermos praticando uma ARTE MARCIAL o principio de liberdade sera identico ao exercicio profissional da Acupuntura (grupo que faço parte), vejo com ressalvas esta participação em jogos olimpicos, isto se deve ao fato de que a longo de minha vida em artes marciais (atualmente pratico Brazilian jiu jtsu -Graice) tenho vivenciado o triste despreparo de "senseis" que ate mesmo desejam retirar a nomenclatura japonesa por termos abrasilieirados.Muitos nao sabem explicar a historia, dojo kun, escrever nomes das tecnicas ( creio isto ser importante tambem quando falamos de arte),e ainda desconhecem primeiros socorros, anatomia humana, ensinam da mesma forma errada que aprenderam, nao se preocupando em SABER SER o que FAZ....
 Nunca devemos nos restringir a treinar chutes e socos, isto se aprende muito bem na rua, devemos utilizar este caminho para aprimorar o fisico, o carater e a mente

Offline retsudo tanaka

• Sr. Member
  • Votos: +2/-2
« Resposta #5 Online: Julho 18, 2008, 10:42:44 »
Postado por mim há um mês:

"Um sonho, talvez, distante.

Recentemente tive a oportunidade de ler na internet uma entrevista de um membro do COI, de origem asiática, na qual o sujeito versava sobre a inclusão ou não de diversos esportes nos Jogos Olímpicos.

Minha posição particular é que o karatê não deveria ser incluído nos Jogos. Não gosto da forma que as coisas andam, no que se refere ao abandono de treinamento de base, principalmente nas academias que focam o shiai. Mas a questão que proponho aqui é outra. Gostaria que o pessoal mais envolvido com o karatê competitivo da WKF, após ler o que se segue, dessem suas opiniões e, mais que isso, dessem um panorama de como os  “WKF-istas” encaram as possibilidades reais de inclusão da WKF nas Olimpíadas.

O que se segue são as idéias principais da fala do asiático membro do COI. O que estiver entre parênteses  é opinião minha.

Sobre a inclusão de esportes de luta nos Jogos:

O comitê  olímpico não vê com entusiasmo a inclusão de novos esportes de luta nos Jogos. Para que e esporte entre é necessário que outro seja retirado. Como boxe amador, judô, esgrima e lutas olímpicas são esportes tradicionais, eles não serão retirados. O TD entrou agora, também não há perspectiva de retirá-lo.

Na verdade a grande chance do karatê foi na disputa contra TD. Agora é mais difícil.

Junto com o karatê outros esportes de luta pleiteiam sua inclusão. Tais como Sumô(japonês), uma luta indonésia (acho que é isso) e kung fu, está última com muito lobby (o governo chinês estaria fazendo muita pressão para sua inclusão. Como a China, aos poucos, vem ditando as regras a partir do seu potencial econômico. E como o COI e as empresas patrocinadoras gostam de dinheiro, acho que o lobby pode surtir efeito.)

Para complicar mais:

Existem outros esportes que tem maior mídia e movimenta mais dinheiro que o karatê. Squash, surf, golf e  Rugby (este último é o terceiro esporte mais assistido nas TVs mundiais. Só perde para os Jogos Olímpicos e para a Copa de Mundo de futebol).

Dito isto, ao que parece, a situação da WKF não é nada confortável. Acho que, para piorar as coisas, um país importante que poderia fazer Lobby a favor encontra seu karatê tão dividido quanto o Brasil. Nas principais universidades norte-americanas o que se vê é a presença maciça de clubes de karatê JKA. Universidades como Harvard, Yale, Columbia, Stanford, Berkeley.  Mas eu gostaria da opinião dos melhores informados."

PELO VISTO, ATÉ ENTRE OS DIRIGENTES-POLÍTICOS, CADA UM TEM SUA OPINIÃO.

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #6 Online: Julho 18, 2008, 11:04:35 »
Olá!
O que vai mudar no Karate entrando nos JO?
Os dirigentes vão ganhar mais do que já estão ganhando,
farão ainda mais politicagem,agradando alguns, por interesses pessoais,
os atletas continuarão cada vez mais sustentando esses dirigentes,
o Karate será cada vez mais, visto como um esporte ou um jogo,
vai perder ainda mais o seu conceito Marcial,
e, passará a denominar-se "Carate".
Espero não estar vivo para ver o Karate,ser somente um esporte.
$%&!-se o "Carate" olimpico.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Jose Fernando Pimentel

• Sr. Member
  • Votos: +5/-5
« Resposta #7 Online: Julho 18, 2008, 11:29:29 »
Seu chato de plantão vai atacar outra vez. Por quê não dá para "lutar" e "competir" ?
Vocês treinaram com japonês muito tempo, pois eles é que tem essa forma maniqueísta de pensar, se "A" é certo as outras letras estão erradas. Se meu estilo é coerente os outros estão errados. Se meu Karate é marcial e eu estou certo, quem faz competição é errado. Gostaria de saber se todo mundo que fala mal de competição aqui no forum já participou de competição. Vocês podem me responder ?

Oss.

Offline jion

• Full Member
  • Votos: +3/-2
« Resposta #8 Online: Julho 18, 2008, 11:52:46 »
o karate tem tudo pra entrar nos jogos olimpicos se conseguir novamente os votos que teve na eleição passada, acho que não perderia sua marcialidade tendo como exemplo o judo que acho uma grande arte marcial.
sendo olimpico a termos mundial(pq continental já o é) teria muito mais adpetos do que já tem, muito mais pessoas conheceriam está nobre arte e aumentaria ainda mais nossa familia.
 abraço a todos

Offline Pedro

• Hero Member
« Resposta #9 Online: Julho 18, 2008, 12:52:46 »
Olá!
Caro José Fernando,
para saber se já participamos de campeonatos,não precisa perguntar,basta olhar as marcas no rosto de cada um para saber que participamos sim de campeonatos,mas de campeonatos em uma época em que um faixa preta ainda era respeitado.
Agora,chato mesmo,não são aqueles que não curtem campeonatos,chato é o próprio campeonato,é muito engraçado ver caratecas fingindo atacar e outros fingindo defender,mas para quem gosta....rsrsrsrs
E para encerrar esse papo que tbm. é chato,vão se $%&!!
rsrsrsrsrs
Oss!
Pedro

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #10 Online: Julho 18, 2008, 13:45:35 »

para saber se já participamos de campeonatos,não precisa perguntar,basta olhar as marcas no rosto de cada um para saber que participamos sim de campeonatos,

Em 1986 estava num curso preparatório para exame de faixa preta dado pelo Sensei Enio e ele deu essa mesma resposta a algum dos presentes que lhe questionou se ele competia.

Se não foi com essas palavras foi muito parecido.

Amigo Fernando, eu sou um dos que muito critica o atual sistema de competição e participei de muitas competição em tempos passados, não tome ao pé da letra que todos são contra competição, alguns podem ser, mas a maioria é contra o que estamos vendo hoje.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Juliana

• Full Member
« Resposta #11 Online: Julho 18, 2008, 19:41:47 »
Eu acho que não vai entrar... aliás, até o Nostradamus devia achar! (Opa, isso nem é bom, ele tbm não acerta nada, kkkkkkkkkkkkkkk). Sinceramente, apesar da WKF estar se direcionando pra uma coisa muito bem organizada, os concorrentes não vão deixar nem começarem a falar o nome do karatê... são muito fortes e MUITO MAIS RICOS. Agora, SE esse milagre acontecer, vai competir lá quem quer, não vai quem não quer ir. Se você gosta ou não gosta, vai assistir ou não. Vai se incomodar de te perguntarem se aquilo é o teu karatê? E alguém que não nós praticantes sabe o que é karatê? Não vai mudar nada... ADO ADO ADO, CADA UM NO SEU QUADRADO! ;D
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #12 Online: Julho 18, 2008, 20:37:49 »
Na Espanha o karate é muito forte e é sabido que todo país sede de uma Olimpíada tem o direito de indicar um desporto que queira incluído, tendo grande peso a sua escolha, acreditando que sejam essas fichas que estão sendo apostadas.  Aguardemos...o tempo é o senhor da razão.  Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline luciomarfisio

• Newbie
  • *
« Resposta #13 Online: Julho 20, 2008, 18:17:29 »
 Em toda esta discussão o que podemos perceber é que muitos infelismente, como diria o ditado: Estao olhando o dedo e esquecendo a lua..., Nao é simplesmente a questão de estar em uma competição internacional ou não, o mais importante é o que isto vai beneficiar esta arte marcial. De que forma engrandecerá para os praticantes, atuantes ou não.
Particularmente questiono sempre os caminhos que vejo estarem sendo trilhados para o Karate, em particular pelo despreparo de "senseis" e a politicagem existente.
 Temos "atletas", ou deveria ser karatecas? que mesmo participando de campeonatos, se apresentam incompletos de tecnica, conhecimento e controle. No karate a competição deveria ser apenas uma parte de sua existencia e nao sua forma.
 Muitos de vcs que hoje são shodan,sabem que a arte somente é livre enquanto fizer parte de uma cultura. Assim volto a quesionar o que podera acontecer c as escolas/dojos de karate, quando nao estiverem mais ministrando aulas de Arte Marcial e sim esporte marcial, sera que todos deverão ter um responsavel tecnico formado em que?

Offline Pedro

• Hero Member
« Resposta #14 Online: Julho 20, 2008, 18:23:06 »
Olá!
Caro Lucio,quem participa de campeonatos é Atleta (as vezes até dos bons),Karateca é quem pratica uma Arte Marcial chamada Karate.
Oss!
Pedro