Autor Tópico: Mestre Taketo Okuda  (Lida 33681 vezes)

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +2/-1
Re: Mestre Taketo Okuda
« Resposta #120 Online: Maro 02, 2010, 12:47:03 »
Em minha opinião o que temos aqui são pontos de vistas.

Se todos os finais de semana, ao longo de 25 anos, eu fosse aos treinos com Okuda Sensei, também diria que treinei com ele 25 anos. Mesmo porque, se não estando lá estivesse treinando com Okuyama Sensei seria muito parecido, uma vez que o mesmo foi aluno direto de Okuda Sensei.

De semelhante forma, se eu passasse dois meses na África do Sul treinando e depois fosse a cada ano passar 15 dias lá, eu também diria que ao longo de 10 anos treinei com Stan Sensei.

Agora, é obvio que há diferença nestas coisas. Eu não diria que fui aluno de Okuda Sensei como Carlos Rocha Sensei o foi; e não diria que fui aluno do Stan Sensei como o Dave Friend foi.

São níveis diferentes, mas eu entendo que me consideraria sim, aluno destes mestres, se eu tive a oportunidade de treinar com eles.

Meu Sensei sempre foi Okuyama, eu nunca tive o privilégio de treinar com Okuda Sensei, apenas fiz cursos com ele quando foi na Butoku-kai em Ribeirão Preto, mas hoje tendo a oportunidade de, por exemplo, treinar, ainda que poucas vezes, com Sensei Carlos Rocha, o considero como meu Sensei, ainda mais pelo fato dele ser Sempai de Okuyama Sensei.

Portanto, em minha humilde opinião, é tudo uma questão de ponto de vista.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
« Resposta #121 Online: Maro 02, 2010, 13:13:52 »

Se todos os finais de semana, ao longo de 25 anos, eu fosse aos treinos com Okuda Sensei, também diria que treinei com ele 25 anos. Mesmo porque, se não estando lá estivesse treinando com Okuyama Sensei seria muito parecido, uma vez que o mesmo foi aluno direto de Okuda Sensei.

De semelhante forma, se eu passasse dois meses na África do Sul treinando e depois fosse a cada ano passar 15 dias lá, eu também diria que ao longo de 10 anos treinei com Stan Sensei.

Agora, é obvio que há diferença nestas coisas. Eu não diria que fui aluno de Okuda Sensei como Carlos Rocha Sensei o foi; e não diria que fui aluno do Stan Sensei como o Dave Friend foi.

OSS

Você está de parabéns Ricardo Costa !!!!
Conseguiu transmitir o que quero dizer com um poucas palavras.
Passei 15 dias na Disney quando era garoto e nem por isso morei nos EUA.
O que custa falar a verdade ao invés de induzir as pessoas a pensar que vc fez algo que nunca fez?
Imagino que vc seja um excelente Professor e Karateca e não precisse desse lançar mão desse tipo de propaganda...

Offline Chicão1956

• Jr. Member
  • **
« Resposta #122 Online: Maro 02, 2010, 13:15:14 »
eu só acho...
(olha eu me metendo na parada... doido pra levar um fora! hehehe)
.. que contra fatos não há argumentos.

e se há fatos, então apresentemos os fatos.

(no meu score, nessa luta, o chicão tá vencendo por pontos... mas qualquer um dos dois pode nocautear...)

Vinteedois, isso não é um jogo e não é motivo de orgulho ter de fazer essas críticas ao Sensei Roberto em público, muito pelo contrário, é constrangedor.
Apesar de não conhecer pessoalmente o Sensei Roberto, eu sei que ele é  um dos melhores Professores de Karatê do Brasil (isso é incontestável) e justamente por isso ele tem o seu "peso específico" e "brilho próprio", portanto, não necessita desse tipo de propaganda.
Eu o respeito muito como Karateca e Prof. de Karatê (profissional) e o recomendaria sem restrições para qualquer amigo ou parente como professor, mas acho que ele deveria pegar leve nas suas diferenças pessoais e não tentar torná-las coletivas, pois essas acabam ofuscando completamente o seu brilho e as suas opiniões no fórum, manchando a sua imagem.
É triste ver uma pessoa tão cheia de qualidades morrer pela boca com esse tipo de bobagem. Se é pessoal, mantenha pessoal pois não interessa a mais ninguém.
Por isso que falei em outro tópico que ninguém dá a mínima para o Dojo-Kun (formacão de caráter, respeito, conter agressividade, etc.). São apenas palavras vazias que se repete automaticamente ao final de cada treino na maioria das vezes.
« ltima modificao: Maro 02, 2010, 13:23:49 por Chicão1956 »

Dan

• Visitante
« Resposta #123 Online: Maro 02, 2010, 13:40:12 »
Prezados,

Roberto (Katsumoto) é uma pessoa que gosta de Karatê. Prática com grande dificuldade, dada a conjectura económica mundial sempre, mas ele tem esse lado que estamos em falta é que o lado pelo qual lutamos todos os dias para ser melhor...
E é essa diferença que eu gosto no caso por Roberto. Às vezes eu quero dar-lhe "raspados", mas ao contrário de muitas pessoas, por vezes, ele sabe reconhecer seus erros ao longo do tempo ! Ele é franco, fraco é chato apesar de ser um excellente "cabeção" Karateca quando ele quer no mesmo tempo ! O objetivo não é o 25 anos de prática, mas com a personalidade que ele tem praticado com oportunidade sem ofensa nenhuma por alguns de vocês. Isto já é enorme...

Oss
« ltima modificao: Maro 02, 2010, 13:50:39 por Dan »

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #124 Online: Maro 02, 2010, 14:13:50 »
Passei 15 dias na Disney quando era garoto e nem por isso morei nos EUA.

Vinteedois, isso não é um jogo e não é motivo de orgulho ter de fazer essas críticas ao Sensei (...)É triste ver uma pessoa tão cheia de qualidades morrer pela boca com esse tipo de bobagem. Se é pessoal, mantenha pessoal pois não interessa a mais ninguém.

Pra mim morreu o assunto...

(não quer mesmo saber qual foi a contagem dos juízes?)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
« Resposta #125 Online: Maro 02, 2010, 15:41:49 »
Oss!
Certa vez ao ler o livro "como evitar preocupações, e começar a viver" do  Dale Carnegie, li algo que faz muito sentido; A melhor maneira de ganhar uma questão, é evitando-a, segundo o escritor, se você ganha a questão, quem perde não se conforma, se você perde, provavelmente, também não se conformará, portanto "a melhor maneira, de ganhar uma questão é evitando"
Sei que isso é bonito para ler, más no dia a dia é dificil, más, devemos evitar ao máximo, particularmente procuro ao máximo evitar agravos, com quem quer que seja.

O próprio Karate nesses praticamente 40 anos respirando karate-Do, têm me ajudado bastante.
Olha, sobre o livro, vale muito a pena, e mudará sua vida para melhor, podem apostar
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Vinteedois

• Hero Member
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #126 Online: Maro 02, 2010, 16:02:19 »
Oss!
Certa vez ao ler o livro "como evitar preocupações, e começar a viver" do  Dale Carnegie, li algo que faz muito sentido; A melhor maneira de ganhar uma questão, é evitando-a, segundo o escritor, se você ganha a questão, quem perde não se conforma, se você perde, provavelmente, também não se conformará, portanto "a melhor maneira, de ganhar uma questão é evitando"
Sei que isso é bonito para ler, más no dia a dia é dificil, más, devemos evitar ao máximo, particularmente procuro ao máximo evitar agravos, com quem quer que seja.

O próprio Karate nesses praticamente 40 anos respirando karate-Do, têm me ajudado bastante.
Olha, sobre o livro, vale muito a pena, e mudará sua vida para melhor, podem apostar
Oss!

Então o Dadá (como eu chamo o Dale CArnegie) não mudou muita coisa, nem teve preocupação de não ser repetitivo...

Há exatos 14 anos, li um livro dele chamado "como fazer amigos e influenciar pessoas", e ele já dizia a mesma coisa.. o mesmo argumento.

E verdade, gostei de ter lido esse livro naquela época...
mas se é pra ler agora a mesma coisa, com outras palavras, então eu passo...
mas pra quem nunca leu nada do cara, deve ser mesmo uma boa dica...
e outra, legal você ter falado, tocado nesse assunto Katashotokan, "ressuscitado" o Dadá pra discussão.. tava pensando nele outro dia e pensando: "como nunca mais ouvi falar desse cara?"...
caraca! que coincidência!

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
« Resposta #127 Online: Maro 02, 2010, 16:23:13 »
Conheço Katsumoto e sei de usa integridade e não questiono de modo algum sua honra.
Não sei se entenderam bem minhas colocações, mas o que disse é que acho que quando ele diz que treinou 25 anos com Okuda Sensei é porque ele esteve ao longo deste tempo indo ao Dojo do Sensei Okuda e de fato treinou com ele.

Quanto ao Stan Sensei, eu sou testemunha pessoal de que Stan Sensei considera o Roberto como seu aluno e torno a dizer, se todos os anos ele vai a África do Sul, e ele vai, sou testemunha disto também, acho que está certo ele considerar-se discípulo de Stan Sensei.

Por isto digo que é questão de pontos de vistas. Alguns acham que para você dizer que treinou com alguém você precisaria estar com este Sensei o tempo todo, para outros basta estar sendo mentoreado pelo Sensei. Eu treinei com Okuyama Sensei ao longo de 12 anos initerruptamente, tenho 30 de Karatê e considero que, mesmo sem estar todos os dias ao lado de Okuyama Sensei, treinei com ele estes 30 anos, porque meu Karatê é o Karatê que ele me ensinou e transmitiu.

Contudo, como disse, hoje considero Carlos Rocha, Pedro Campana, Roberto Santana, também como meus "senseis", pois meu Karatê tem sido enriquecido por cada um deles.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Vinteedois

• Hero Member
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #128 Online: Maro 02, 2010, 16:52:55 »
(...)Por isto digo que é questão de pontos de vistas. (...)

Entendi perfeitamente suas colocações, Ricardo Costa. E admito que concordo plenamente com as mesmas! foi muito bem colocado!

Oss!

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #129 Online: Maro 02, 2010, 17:36:29 »
Conheço o Roberto há mais de 30 anos, quando o conheci era aluno do Okuyama meu companheiro de treino, sei que treinou com o Okuda Sensei e com o Stan Sensei. Hoje em dia, eu o tenho como um karateca sério e um defensor do Karatê como poucos, aí incluo brasileiros e japoneses.
Oss
Ricardo

Offline Anderson Santana CHIKARA

• Full Member
« Resposta #130 Online: Maro 02, 2010, 19:15:43 »
Oss a todos!

Ricardo Sensei eu conheço uma Butoku-Kai, mas a que conheço tem como diretor Ito Sensei.

Okuyama Sensei também tem um Dojo chamado Butoku-Kai?

OSS!
Voar para servir! Águia.

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
« Resposta #131 Online: Maro 02, 2010, 20:09:26 »
Olá Anderson.

Houve um tempo em que Okuyama tinha este nome no Dojo dele em Rib. Preto, mas hoje ele não tem mais. Mas mesmo nesta época, Okuyama Sensei era ligado diretamente a Okuda Sensei.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Zé do berço

• Newbie
  • *
« Resposta #132 Online: Maro 02, 2010, 21:04:45 »
Alguem por aqui conhece o Sensei Paulo Isamu Yamaguti da Associação Shokukan de Karate-do, 6° Dan - Estilo Shotokan, ministra aulas
de Karatê Shotokan há mais de 35 anos em Santana ?

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #133 Online: Maro 02, 2010, 22:33:48 »
Oss a todos!

Ricardo Sensei eu conheço uma Butoku-Kai, mas a que conheço tem como diretor Ito Sensei.

Okuyama Sensei também tem um Dojo chamado Butoku-Kai?

OSS!

Prezado Anderson,
a academia do Okuda Sensei chamava-se Butoku-kan, quando ele reuniu o nosso grupo, há trinta anos, passou a usar o nome de Butoku-kai associado a uma região, como por exemplo  Butoku-kai Matriz, Butoku-kai Ribeirão Preto (Okuyama), Butoku-kai Vila Mariana (Ito) e outras mais. Acontece que o único a manter a designação é o Professor Ito e alguns dos seus filiados.
Oss
Ricardo

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
« Resposta #134 Online: Maro 02, 2010, 22:49:16 »
Oss!

Oss!

Então o Dadá (como eu chamo o Dale CArnegie) não mudou muita coisa, nem teve preocupação de não ser repetitivo...

Há exatos 14 anos, li um livro dele chamado "como fazer amigos e influenciar pessoas", e ele já dizia a mesma coisa.. o mesmo argumento.

E verdade, gostei de ter lido esse livro naquela época...
mas se é pra ler agora a mesma coisa, com outras palavras, então eu passo...
mas pra quem nunca leu nada do cara, deve ser mesmo uma boa dica...
e outra, legal você ter falado, tocado nesse assunto Katashotokan, "ressuscitado" o Dadá pra discussão.. tava pensando nele outro dia e pensando: "como nunca mais ouvi falar desse cara?"...
caraca! que coincidência!
Do dale Carnegie, existe outras obras, tais como;
1)Como fazer amigos e influenciar, pessoas,
2)Lincoln, esse desconhecido
3) como desfrutar sua vida e seu trabalho,
4)Como falar em público e influenciar pessoas, no mundo dos negócios,
Porém reportei-me a obra " Como evitar preocupações, e começar a viver" ressalto que esse livro é somente para quem acha que precisa, pois muitos já nascem iluminados.
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."