Kohai_Taigen,mas a maioria dos mestres antigos treinavam com sundome, pelo menos no shotokan. Não usavam equipamentos de proteção, por isso o auto-controle era necessário. Seus kumites não eram eficazes pra treinamento de combate?
Olá! Caro Kohai, em nenhum momento postei ou dei a entender que não gosto de Vc. apenas postei que a sua visão e entendimento, como a de muitas pesoas, sobre o Sundome, está equivocada.Não queria aqui postar sobre Sundome, mas vou dar apenas uma restrita visão do que é e para que serve.Controle absoluto de distância, para ataques e defesasDefesas também são ataques.Uma boa razão em ter controle, Sundome, é a sua eficiência no ataque.Em tempo, sundome é parte integrante do Kihon e Kumite.Makiwara e Saco de areia são considerados Kihon Lembre-se caro Kohai, posso não gostar do Karate de alguma pesoa, mas isso não me faz desgostar dela.Minha mãe nada sabia de Karate, mas eu a amava.OssPedro
Estou acompanhando tudo, observe que tambem uso a mesma linguagem sua e do Big.Oss!
Peço perdão à ala mais antiga de Karate da comunidade se os ofendi com a minha afirmação.Oss!
Acho que é uma questão de treinar errado, inclusive o sundome.
Quem treina SUNDOME a vida inteira, sem praticar Makiwara, Saco de Areia e Aparador, qdo bater de verdade quebra a "munheca" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!