Autor Tópico: Minha mulher que fazer Muai Thai, e agora?  (Lida 14876 vezes)

Offline Kohai_Taigen

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Minha mulher que fazer Muai Thai, e agora?
« Resposta #105 Online: Novembro 03, 2012, 17:53:38 »
Kohai_Taigen,
mas a maioria dos mestres antigos treinavam com sundome, pelo menos no shotokan. Não usavam equipamentos de proteção, por isso o auto-controle era necessário. Seus kumites não eram eficazes pra treinamento de combate?

Oss Gon,

Os mestres antigos treinavam Kata até a exaustão. A eficácia em combate era testada em bares, brigas de rua e desafetos entre praticantes de lutas diferentes. Só pra ter uma idéia, os alunos da Kodokan nunca saiam sozinhos na rua, porque para qualquer um, era considerado sinal de status social ter abatido um aluno do Gigoro Kano em combate, fosse este iniciante, ou não.
Choki Motobu era famoso por isto. Anku Itosu também. Sokon Matsumura idem... é só procurar em suas biografias.

O treinamento de frente-à-frente foi criado pelo Nakayama e o SUNDOME idem. Acredito que este treinamento era eficaz para a época, onde os recursos e a tecnologia de proteção esportiva era "nula"... lembram das luvas de 10oz de boxe?
Acho que o SUNDOME ficou "perdido" com o ESPORTE KARATE, pois um aluno que treina para não acertar fica condicionado a não acertar na hora H de uma luta.
Imagine você treinar durante 6 anos a sua postura de combate parando o golpe a um centímetro do seu oponente. Se você for lutar à vera, entrando no estado de Mushin, onde não há pensamento, e sim manifestação inconsciente de técnica, você pode, com uma boa certeza se pegar parando o golpe antes de acertar. Caso clássico foi o vídeo do Mestre Luciano. O rapaz tinha um deai superior, um bom deslocamento, porém uma sequência de golpes ineficazes.
Os Kumites antigos tinham mais contato que as regras atuais dos campeonatos, por isso que os vídeos dos grandes nomes como Ugo Arrigoni, Délia e muitos outros são tão mais interessantes do que os atuais.

Acredito que treinos com proteção eficaz, como o capacete da Daido Juku, permite que você se teste de maneira mais próxima da realidade. Eu garanto que qualquer aluno que treine dessa maneira não tem "travas" ao enfrentar um praticante de MuaY Thai.

Grande abraço.

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Kohai_Taigen

• Sr. Member
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
« Resposta #106 Online: Novembro 03, 2012, 17:58:35 »
Olá!
 Caro Kohai, em nenhum momento postei ou dei a entender
 que não gosto de Vc. apenas postei que a sua visão e entendimento, como a de muitas pesoas, sobre o Sundome, está equivocada.
Não queria aqui postar sobre Sundome, mas vou dar apenas
uma restrita visão do que é e para que serve.
Controle absoluto de distância, para ataques e defesas
Defesas também são ataques.
Uma boa razão em ter controle, Sundome, é a sua eficiência no ataque.
Em tempo, sundome é parte integrante do Kihon e Kumite.
Makiwara e Saco de areia  são considerados Kihon
Lembre-se caro Kohai, posso não gostar do Karate de alguma pesoa, mas isso não me faz desgostar dela.
Minha mãe nada sabia de Karate, mas eu a amava.
Oss
Pedro

Ufa, Sensei! Fico feliz com isso!

Oss!

André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline GEM

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #107 Online: Novembro 03, 2012, 19:20:46 »
Estou acompanhando tudo, observe que tambem uso a mesma linguagem sua e do Big.

Oss!

OSS!
Karate Wado Ryu

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #108 Online: Novembro 03, 2012, 19:26:57 »
Peço perdão à ala mais antiga de Karate da comunidade se os ofendi com a minha afirmação.

Oss!

Caro Kohai_Taigen, eu não me ofendi com seu comentário sobre o sundome, somente não concordo com ele.
O objetivo primário do sundome é a preservação física nos treinamento, mas existem benefícios adicionais como a precisão, controle, etc.
Não é necessário sundome no makiwara, nos aparadores, ou o mesmo pode ser bem menor quando usam-se luvas e protetores bucais. Pode-se por exemplo só ter sundome no rosto (tronco liberado), etc.
Portanto, não vejo este como o motivo por alguns praticantes de karatê não saberem golpear.
Acho que é uma questão de treinar errado, inclusive o sundome.

OSS.
Karate Wado Ryu

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #109 Online: Novembro 03, 2012, 20:20:33 »
Acho que é uma questão de treinar errado, inclusive o sundome.

GEM resumiu essa conversa toda em uma frase!

Treinem Karate! Treinem certo! Treinem muito e, principalmente, treinem sempre!

Confiem no treinamento! O resto acontece...

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Sem esperança

• Newbie
  • *
« Resposta #110 Online: Novembro 03, 2012, 20:35:24 »
Estou lendo o tópico desde o inicio, paralelamente o outro que fala sobre o Oyama.

Se ele foi verdadeiro ou não nos desafios dele, talvez a idéia dele era justamente trazer o Karatê mais pro lado marcial, com mais treino de contato e prático.
Creio que o kihon e kata sejam fundamentais, mas começar a lutar lá pela faixa verde ou roxa é pra esvaziar qualquer academia mesmo.
Ninguém aprende dirigir só olhando ou fazendo de conta com o carro parado.

Sinceramente voltei ao Karatê, mas estou pensando em sair e voltar a outra modalidade que fui faixa marron, lá tinhamos combate todo treino. Obviamente os iniciantes eram diferentes.

Voltei ao ver o Lyoto em 2007, 2008 + ou -. Vi no site da JKA Brasil o nome do Mestre Yoshizo encabeçando a diretoria e por isso achei que tivesse ocorrido mudanças. Mas sinceramente ir na academia p/ ficar fazendo kihon e kata em 90% das aulas com algum gohon kumite ou outro é para desanimar qualquer um. Mesmo porque já tenho 30 anos e não vou ficar esperando 10 anos. Para quem eu falava que tava no Karatê dizia "Vc ta loco!?!, ficou velho!? aposentou!?"

Na minha opinião, o Karatê dentre as lutas em pé é a mais completa. Porém a forma de treinamento não é de acordo. O Karatê funciona há tempos, certamente os antigos lutadores faziam bastante kihon, porém o detalhe é que não treinavam 2x por semana e 1:15h em cada treino.

Estava há muito tempo afastado e um vizinho meu com tanta insistência entrei numa academia de Muay Thai ao lado de casa. Desde a primeira aula há treino com aparadores, saco, etc. Embora não goste do MT.

Ninguém entra numa academia de artes marciais p/ saber lutar só de um jeito e outro não saber, por ex.: saber dar um soco mas não saber se defender de uma queda ou então demora alguns anos p/ poder começar a se sentir apto a um combate, por mais que seja amistoso.

O Karatê Machida talvez seja isso, o Shotokan treinado e aplicado de forma diferente. Talvez fosse interessante a cópia disso. Mas como o que alguns Senseis dizem tem mais peso o que se Deus aparecer em carne e osso na frente e falar, o pessoal certamente "batizou" de Karatê Machida por politicagem, porque certamente teve as dorzinha de cotovelo. Deve ser isso, não sei se é, é suposição.

Não sei, mas acho que dificilmente alguém aprende dirigir olhando o outro dirigir. A maioria dos treinos de Karatê é assim.

Fico vendo os faixas coloridas, alguns marrons dizendo: "eu sei o kata tal, o kata x, y". Ta mais é ai?!?!?! Olhando de lado a barriga p/ frente do peito e não aguenta um golpe bem encaixado. Estranho né!?!?!

Desculpe, mas como Forum é democrático e livre (embora só na teoria) essa é minha opinião.

Oss!

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #111 Online: Novembro 03, 2012, 20:58:06 »
Pelo nick que escolheu nem devia ter entrado no fórum. Melhor continuar no seu MT (assim como eu ::)).
« Última modificação: Novembro 03, 2012, 21:00:39 por GEM »
Karate Wado Ryu

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #112 Online: Novembro 03, 2012, 20:59:22 »
"Sem esperança",

Seu relato longo mostra que vc esta interessado em alguma ajuda, para que possamos ajudar vc, qual a sua localidade, kyu, e objetivo ?

Por enquanto eu posso lhe adiantar apenas que não é uma questão de esperança e sim de dedicação, em qualquer arte que vc pratique: desde da dedicação de encontrar o dojo que atenda a seus objetivos até não deixar que rótulos lhe criem frustrações ou expectativas...

E a comparação em dirigir um carro não é boa, a menos que fosse de fórmula um.  :)

Offline Mestre Luciano

• Hero Member
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
« Resposta #113 Online: Novembro 03, 2012, 22:23:10 »
Acho que esta discussão já aconteceu dezenas de vezes no tópico e serve para que possamos observar as razões do Karatê Do estar ficando esquecido nas academias...

Acho que o "sem esperança" falou algumas verdades.

Compartilho parcialmente a opinião do André sobre SUNDOME. Quem treina SUNDOME a vida inteira, sem praticar Makiwara, Saco de Areia e Aparador, qdo bater de verdade quebra a "munheca" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Cabadapest

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #114 Online: Novembro 03, 2012, 22:43:27 »
Quem treina SUNDOME a vida inteira, sem praticar Makiwara, Saco de Areia e Aparador, qdo bater de verdade quebra a "munheca" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Isto é uma grande verdade.
A academia que treinava quando adolescente não tinha saco nem makiwara, certa vez acertei um mawashi daqueles que faz um barulhão nas costas, ganhei o Ippon, mas voltei para casa com o pé parecendo uma bola de basquete.
Mas isto não tem nada a ver com SUNDOME, tem a ver com não treinar corretamente e ser limitado, pois treinar karate sem bater em makiwara e saco é uma péssima idéia, e eu sabia disso.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.