Mas isso só da pra descobrir fazendo experimento: Pegar uma grande amostra de pessoas, dividir em dois grupos, e colocar pra praticarem karate. Um grupo sem kata, outro grupo com kata, e ver qual o resultado dos dois pra defesa pessoal e luta depois de x tempo.Mas óbvio que um experimento desses nunca vai acontecer.
Em termos de defesa pessoal e luta, o que se pode aprender em kata que não se pode aprender em exercÃcios em dupla ou kihon?Com que base pode-se afirmar que tekki vai ensinar o cara a se defender em lugares estreitos e bassai dai vai ensinar a "romper fortaleza" (superar um oponente mais forte)? Ou entao heian godan ensinar a esquivar de golpes baixos pulando por cima? Me parece uma crença e nada mais. Mas só de falar isso a maioria já surta.
que ao invés de perder 20 minutos por aula treinando kata, pra fins de defesa pessoal e kumite, não seria mais útil estar treinando kihon, yakusoku kumite, ou condicionamento fÃsico? Será que não estamos tratando de uma metodologia que foi criada a centenas de anos e pode estar ULTRAPASSADA?
eu juro, que eu queria entender o que tem em outras lutas que não tem no karate....
Citação de: Felipe Andradeeu juro, que eu queria entender o que tem em outras lutas que não tem no karate....Ao meu ver é simples: Baseado em sua visão pacifista o sensei Gishin Funakoshi modificou o karatê para ser assim... só isto, sem mistério. As outras artes possuem versões abrandadas também porem os idealizadores adotaram outras formas de ver a arte.O Karatê (independente do estilo) é uma arte de contato forte, contundente e extremamente eficiente, é bem completa; possui centenas de anos de estudo e testes pois é oriundo de outras artes mais antigas e etc... Como todo sistema ele sofre e sofreu com o tempo e a cultura dos povos que o pratica - os vários estilos estão aà para provar. Não se engane é uma arte de combate corpo a corpo e é fiel a isto, se quiser adotar um treinamento que fique próximo de um combate real, como ela se propõe, você tem que fazer sacrifÃcios e construir artifÃcios para simular (sacos de pancada e etc...). Em uma luta para defender sua integridade você ira sentir dor ao defender e atacar pois haverá revide do oponente com certeza.Não sei que mal tem em usar caneleira, capacete, luvas, usar sacos de pancadas, BOM SENSO e etc... - haverão aqueles que irão preferir só utilizar capacete, e dai? Haverão ainda aqueles que não irão querer se machucar e nem machucar o outro mesmo que levemente, simplesmente estarão afim de se expressar através da arte, e daÃ?.Por que treinar outra arte ou mesmo outro estilo se basta se organizar e reunir os realmente interessados e ajustar o treino - quem sabe em outro horário e etc...?OSS!
Eu acho que esa trollagem quis também mostrar foi que o karatê nos apetece. Gostamos da arte marcial. A gente se identifica com a mesma por diversos aspectos. Em segundo lugar, continua uma arte marcial, seja do lado tradicional ou da WKF, uma arte marcial que dá oportunidade real de podermos nos defender. É, isso mesmo...rs há artes marciais hoje que, infelizmente não servem mais nem a esse propósito. Utilizarmos os princÃpios do karatê em nosso dia a dia, isto é, fora do dojo, é algo difÃcil de explicarmos para leigos. Mas qualquer faixa laranja de um bom sensei já sabe concretizar tais ações. Presencio, por exemplo, na extinta Budokan e no Thalia (ambas de Curitiba) aulas de Judô com pais, filhos, sobrinhos e netos. Já nas aulas de Jiu Jitsu na academia Arena (Curitiba), já ocorrem aulas com pais, filhos e sobrinhos. Há inclusive horários pros "velhas guardas". Destes, uma penca frequenta o Portal do Vale Tudo, comentando treinos, campeonatos, histórias antigas e mais recentes. Poderia emendar exemplos que também vi na Behring Jiu Jitsu em São Paulo ou ainda na Gracie Barra e Humaitá do Rio. Minha própria filha, nunca a induzi a luta nenhuma: procurou o Judô e o Jiu Jitsu. Mas o karatê não acabará, assim como não acabou o Kendô e não acabará outras lutas. Sempre haverá pessoas que se identifiquem com os princÃpios apresentados. Daà o porquê de eu defender a ideia de mantermos o karatê com ele é, pois outras variações estão disponÃveis aÃ, pra quem queira.