Muay Thai só de nome, essa moda que os caras treinam é KickBoxing!
reparem como as defesas não tem nada a ver com aquela defesa de guarda fechada e alta oriunda do boxe e do kick
Parece polêmico o tÃtulo do tópico (mas essa é a intenção), e o principal que quero mostrar é sobre as defesas do Thai. Tudo que tem chute virou Muay Thai (e o que é soco é Boxe). Sem distinção nenhuma de técnicas diversas de artes-marciais.Vejam esse vÃdeo que confirma minha "tese". VÃdeo tailandês que mostra como são as autênticas defesas do Muay Thai, totalmente diferente dessa que é treinada em academias de "Muay Thai" no Brasil e em Vale Tudo. Reparem curiosamente que algumas se assemelham a algumas defesas do Karate como "ague uke" e "uti uke" (guardada as devidas proporções).Resumindo, Muay Thai só de nome, essa moda que os caras treinam é KickBoxing!
...Alguém lembra do Rei Zulu? Pois é, teve uma época que ele rodou o paÃs oferecendo uma grana para quem ficasse 5 minutos com ele no ringue. Reza a lenda, que quando veio aqui para Curitiba desafiou a galera da Chute Box, dizem que ele foi lá e levou um cacete do Rudimar. Se é verdade ou não eu não sei, mas este papo foi bem quente na época... ...
Alguns "bons alunos" que aprenderam com ele foram: Rudimar Fedrigo (Chute-Boxe), Flávio Molina (Tai Naja), Narany, LuÃs Alves, Marco Ruas, Marinho, entre outros. Gerações filhas, netas, bisnetas e tataranetas desta são: Wanderlei Silva, Artur Mariano, Pedro Rizzo, Anderson Silva, Shogun, Ninja, Pelé, Noguchi, Paulo Nikolai, entre outros. Até hoje pode se observar que os campeonatos da CBMT não se usam cotovelos, herança desta época. Apreciadores de Muay-Thai tradicional tripudiam esta linhagem por estes motivos: não há um DNA tailandês nesta história. É o mesmo Muay-Thai tradicional que foi apresentado neste vÃdeo. É uma espécie de ippon kumite deles e, como o Marquinhos disse, é doutrinário, isto é, visa o que os nossos kihons objetivam. Com o dinheiro ganho no MMA, à época chamado de Vale-Tudo, os lutadores deste tipo de Muay Thai, tanto do Rio quanto de Curitiba e já de outras localidades, partiram para sorver das fontes, na Tailândia e na Holanda. Mas não observo o resultado de tais investimentos nos campeonatos, pois, esperarÃamos que, depois de tais "reciclagens", os alunos de tais lutadores "reciclados" viessem com mais troféus de torneios, mesmo que não valendo cotoveladas...rs pode uma coisa dessas? E hoje em dia, é possÃvel visitarmos uma academia de Muay Thai verdadeiro. Só não me pergunte onde, pois sempre que a gente investiga a linhagem tem um pézinho de Nélio nesta história. Por esta narração gostaria de voltar a defender o argumento, mui respeitosamente, que este tópico não aborda karatê. Nem indiretamente. Só pelo fato do vÃdeo mostrar uma técnica que é análoga no Muay Thai tradcional ao nosso kihon e kihon ippon.
Alguns "bons alunos" que aprenderam com ele foram: Rudimar Fedrigo (Chute-Boxe), Flávio Molina (Tai Naja), Narany, LuÃs Alves, Marco Ruas, Marinho, entre outros. Gerações filhas, netas, bisnetas e tataranetas desta são: Wanderlei Silva, Artur Mariano, Pedro Rizzo, Anderson Silva, Shogun, Ninja, Pelé, Noguchi, Paulo Nikolai, entre outros.
Depois apareceu o Brazão, do Telecatch Internacional, que levou um supê, quebrando a clavÃcula e desmaiando fora dos ringues. Daà o Metralha que fugiu pelas cordas, alegando uma lesão.