Digo porque partilho e treino diariamente com Karatecas de mais de 60 anos que dá mêdo de ficar na frente.O Karate não tem validade, se não pela parte fisica mas pela vigorosa parte moral, espiritual e instintiva.Mas para isso precisa ser um Karateca na sua essência.OssPedro
O Yamamoto da JKA foi o primeiro atleta a usar os pulinhos no Karate de competição e ninguem fala nada??Volto a repetir. O Aghayev ganha de qualquer um hoje em dia numa competição de Karate, seja ela JKA, WKF, KWF etc....só nao ganha se os japas insisitrem nos roubos que sabem fazer tão bem, principalmente no Japão.
Obrigado Gem,Eu apesar de me considerar conservador quanto a forma de lutar karatê, não vou ficar na linha de espancamento das regras, mas eu acho que elas tem que ser mais claras, de forma que não gere tanta "interpretação" como o exemplo que colocou (Europa x Brasil). Essa falta de padrão na aplicação da regra é um problema sério. Veja, não estou nem mais criticando a regra. Eu mesmo, vejo um problema na regra, um antagonismo, quando ela fala que não pode ter contato excessivo, mas em outro ponto diz que se houver o contato de nocaute com golpe válido numa área pontuável, o atleta será penalisado, mas será feita uma contagem, e se este adversário não puder mais continuar na luta a vitória será dada a ao que acertou o golpe. Me corrija se entendi errado essa passagem da regra.No mais amigo, um abraço e fique com Deus!!!
Mas eu concordo com o Roberto-sensei... tem muita gente que critica, mas não põe os eu na reta. E nesse caso, SIM, meu amigo, pra vc criticar tem que dar a cara a tapa...
Acompanhando o papo de vocês de prazo de validade, alguém já tinha visto isto? Voltando a dizer, karate é para toda vida.Oss!!!!!!!!!!