em Musubi-Dachi, inclinar-se para frente ângulo 20º aproximadamente braços relaxados, colados ao corpo, coluna ereta; não olhar para o rosto da pessoa que está sendo cumprimentada, mas devemos ter uma visão geral da pessoa que estamos cumprimentando, bem como do ambiente.Oss!
Eu sempre achei que isso era mentira.... enfim,Eu acho que esse negocio de cumprimentar olhando nos olhos é coisa de ocidental.Já vi em algum lugar que cumprimentar assim é falta de respeito.Eu não olho nos olhos, inclino o tronco e a cabeça acompanha o movimento.
Uma ideia seria perguntar para o Pinto San. Ele não esta morando no Japão?OSS!
Prezados, sei que muitos vão querer me bater, mas eu não sou japonês, nem mesmo oriental... sou brasileiro, ocidental e capitalista...rsrsrsrsNão faço saudação para imperador, nem pra Funakosh, mas para meus colegas de treino, os cumprimento apertando a mão e abraçando dependendo do nÃvel de amizade que tenho com cada um. Com adversários me inclino o mÃnimo possÃvel e parto pra dentro... Sinceramente não vejo necessidade de mantermos padrões que não são de nossa cultura, principalmente porque se adotamos uma parte da cultura é demagogia. Ou adota tudo ou não adota nada... e duvido que alguém aqui adote toda a cultura japonesa, e isto eu digo em tudo, inclusive na vida fora do dojo!Eu creio fielmente que o karatê ele independe de certas coisas!Um abraço a todos!
Citação de: Felipe AndradeEu sempre achei que isso era mentira.... enfim,Eu acho que esse negocio de cumprimentar olhando nos olhos é coisa de ocidental.Já vi em algum lugar que cumprimentar assim é falta de respeito.Eu não olho nos olhos, inclino o tronco e a cabeça acompanha o movimento.Já ouvi falar essa do professor, que a ideia de olhar nos olhos para os orientais pode parecer ofensivo e quanto mais se curvar mais respeito será demonstrado.Uma ideia seria perguntar para o Pinto San. Ele não esta morando no Japão?OSS!